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sábado, 10 de outubro de 2020

CARTA DE RECLAMAÇÃO WANEL VILLE PARTE 2

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO PARTE 2
 
Wanel Ville
31/ 12/17 Equipe Online - oniine@jcruzeíro.corn.br
       A central de atendimento ao munícipe, que funciona através do canal 156 deixou há muito de ser uma via de atendimento eficiente aos cidadãos.
        Em reclamação feita a respeito do mato alto e abundante que toma conta da área pública da Prefeitura, localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV (que traz muitos problemas de animais peçonhentos e segurança pública aos moradores), a resposta foi que "seria realizada uma vistoria técnica no local, para avaliarmos as necessidades no prazo de 90 dias".
       Ocorre que faz meses que as mencionadas áreas não são roçadas pela Prefeitura, encontrando-se em completo estado de abandono.
       Ademais, não faltam reclamações dos munícipes a respeito da mencionada rua. Durante a realização de terraplenagem para a construção de um condomínio na avenida José Caetano Graziosi, a circulação intensa de caminhões e maquinário pesado ocasionou um buraco imenso no pavimento asfáltico na rua José Abel Buckart, o que cada dia fica pior. Neste caso, foi obtida a resposta que "se encontra cadastrada a reclamação no banco de dados e será inserida na programação".
      Em suma, o munícipe do bairro somente é lembrado para a cobrança de tributos, porém quando precisa do serviço público é obrigado a tolerar respostas que indicam que sabem do problema, contudo sem prazo algum para a solução do mesmo.
       Tomo a liberdade de sugerir à municipalidade, que tanto gosta de reforçar a escassez dos recursos públicos, que afetam diretamente a qualidade e a periodicidade da prestação do serviço público, que passe a economizar verbas com a contratação de assessores.
L.
 
      Resposta - Prezado L. informamos que a Área de Paisagismo e Manutenção da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Seroa} vistoriou a área pública localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV, e programou o serviço de roçagem para a segunda quinzena de janeiro de 2018. Com relação ao buraco na rua José Abel Buckart, informamos que uma equipe técnica da Secretaria de Serviços Públicos, Conservação e Obras (Serpa) foi ao local e o serviço foi executado na última quarta-feira (20).
PREFEITURA DE SOROCABA
WANEL Ville. Jorna do Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 31 dez. 2017. Disponível em https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/848217/wanel-ville
     1. Nas cartas pessoais, comerciais, de reclamação, entre outras, alguns elementos são importantes, como a data e o local de onde se escreve, a saudação a quem ela é dirigida, o conteúdo da men­sagem, a despedida e o nome de quem escreve.
a) Quais dos elementos citados não aparecem na carta de reclamação que você leu?
      O local, a saudação, a despedida e a data em que foi escrita, aparece apenas a data de publicação no site.
b) Em sua opinião, por que isso aconteceu?
     Sugestão de resposta: por se tratar de um site, alguns elementos das cartas publicadas podem não estar presentes como a data em que o leitor escreveu ao site. Também é possível que alguns elementos sejam omitidos por questão de espaço, entre outros motivos.
c) Que outros elementos você observa na carta de reclamação lida?
    A carta possui um titulo, a data de publicação e o e-mail do jornal no topo e a resposta da Prefeitura.
Releia este trecho da carta.
     Em reclamação feita a respeito do mato alto e abundante que toma conta da área pública da Prefeitura, localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV (que traz muitos problemas de animais peçonhentos e segu­rança pública aos moradores), a resposta foi que "seria realizada uma vistoria técnica no local, para avaliarmos as necessidades no prazo de 90 dias".  Ocorre que faz meses que as mencionadas áreas não são roçadas pela Prefeitura, encontrando-se em completo estado de abandono.
                       
2. O que causa a insatisfação do autor da carta?
      O fato de o lugar estar a quatro meses sem ser roçado, encontrando-se em estado de abandono e , ainda assim, a resposta da Prefeitura prever o prazo de 90 dias para uma vistoria técnica de avaliação das necessidades.
3. O autor tenta justificar sua insatis­fação com os serviços prestados pela Prefeitura e convencer o leitor a respeito de sua opinião. Para isso, ele usa explicações e argumentos. Releia este trecho da carta. “A central de atendimento ao munícipe, que funciona através do canal 156, deixou há muito de ser uma via de atendimento eficiente aos cidadãos.”    Que argumentos o autor da carta apresenta para justificar sua afirmação e convencer o leitor a respeito de sua opinião?
      Para justificar sua opinião a respeito dos serviços prestados pela Prefeitura e convencer os leitores do site, o autor da carta usa como argumento os problemas existentes no bairro e as respostas dadas pela Prefeitura.
 

       O argumento é um recurso utilizado para convencer alguém a respeito de algo por meio de dados, fatos, exemplos.

      A presença de argumentos para justificar opiniões é uma das  características da carta de reclamação

 
4.  Releia a resposta dada pela Prefeitura à carta de reclamação.
            Resposta - Prezado L, informamos que a Área de Paisagismo e  Manutenção da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) vis­toriou a área pública localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV, e programou o serviço de roçagem para a segunda quinzena de janei­ro de 2018. Com relação ao buraco na rua José Abel Buckart, informamos que uma equipe técnica da (Serpa) foi ao local e o serviço foi executado na última quarta-feira (20).
 
a) É possível dizer que o autor da carta alcançou seu objetivo? Justifique.
      Sim, porque a roçagem do local foi programado pela Prefeitura com data específica e o buraco foi fechado.
b) Em sua opinião, o fato de a reclamação ter sido publicada em um site e se tornado pública ajudou na resolução do problema? Explique sua resposta.
     Sim, pois a divulgação pública do caso pode criar uma imagem negativa da Prefeitura perante um grande número de pessoas, forçando a resolução do problema com mais rapidez.
5. Em sua opinião, escrever e enviar uma carta de reclamação ou solicitação, com argumentos válidos, é uma forma de refletir sobre problemas cole­tivos e ajudar a resolvê-los? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que reclamar por seus direitos apresentando argumentos válidos e sólidos aos responsáveis pelo problema e solicitando sua solução, é exercer os direitos do cidadão.
6.  Em seu bairro ou cidade, há problemas parecidos e que ainda não foram solucionados pelo órgão responsável ou houve demora para resolvê-los? Se sim, escreva abaixo.
Resposta pessoal.
 
REFERÊNCIA BIBLIGRÁFICA:
Português: CONEXÃO E USO, 6ºano: ensino fundamental, anos finais/Dileta Delmanto, Laíz B. Carvalho,1ª ed. São Paulo: Saraiva,2018.p.49...

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