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sábado, 10 de outubro de 2020

CARTA DE RECLAMAÇÃO WANEL VILLE GABARITO 1

 
CARTA DE RECLAMAÇÃO
 
1. Você já sentiu necessidade de fazer uma reclamação sobre um produto ou serviço que não atendeu às suas expectativas ou, ainda, sobre um problema em seu bairro? Se sim, conte aos colegas e ao professor qual foi a situação.
Resposta pessoal.
2. Você sabia que é possível publicar uma reclamação em sites, jornais e revistas? Em sua opinião, com que objetivo uma pessoa decide tornar pública sua reclamação?
Resposta pessoal.
3. De que outras formas, além de jornais, sites e revistas, você acha possível fazer uma reclamação?
Resposta pessoal.
 
Wanel Ville
31/ 12/17 Equipe Online - oniine@jcruzeíro.corn.br
       A central de atendimento ao munícipe, que funciona através do canal 156 deixou há muito de ser uma via de atendimento eficiente aos cidadãos.
        Em reclamação feita a respeito do mato alto e abundante que toma conta da área pública da Prefeitura, localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV (que traz muitos problemas de animais peçonhentos e segurança pública aos moradores), a resposta foi que "seria realizada uma vistoria técnica no local, para avaliarmos as necessidades no prazo de 90 dias".
       Ocorre que faz meses que as mencionadas áreas não são roçadas pela Prefeitura, encontrando-se em completo estado de abandono.
       Ademais, não faltam reclamações dos munícipes a respeito da mencionada rua. Durante a realização de terraplenagem para a construção de um condomínio na avenida José Caetano Graziosi, a circulação intensa de caminhões e maquinário pesado ocasionou um buraco imenso no pavimento asfáltico na rua José Abel Buckart, o que cada dia fica pior. Neste caso, foi obtida a resposta que "se encontra cadastrada a reclamação no banco de dados e será inserida na programação".
      Em suma, o munícipe do bairro somente é lembrado para a cobrança de tributos, porém quando precisa do serviço público é obrigado a tolerar respostas que indicam que sabem do problema, contudo sem prazo algum para a solução do mesmo.
       Tomo a liberdade de sugerir à municipalidade, que tanto gosta de reforçar a escassez dos recursos públicos, que afetam diretamente a qualidade e a periodicidade da prestação do serviço público, que passe a economizar verbas com a contratação de assessores.
L..................
 
Resposta - Prezado L............, informamos que a Área de Paisagismo e Manutenção da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Seroa} vistoriou a área pública localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV, e programou o serviço de roçagem para a segunda quinzena de janeiro de 2018. Com relação ao buraco na rua José Abel Buckart, informamos que uma equipe técnica da Secretaria de Serviços Públicos, Conservação e Obras (Serpa) foi ao local e o serviço foi executado na última quarta-feira (20).
PREFEITURA DE SOROCABA
WANEL Ville. Jorna] Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 31 dez. 2017.
 
1. Após a leitura do texto, responda às questões a seguir.
a) Você já tinha lido uma carta de reclamação como essa? Se sim, onde?
Resposta pessoal.
b) Sua hipótese sobre o assunto da carta foi confirmada?
Resposta pessoal.
2. Considere o primeiro parágrafo do texto.
a)Esse trecho introduz o assunto com uma afirmação. Qual é ela?
A central de atendimento da prefeitura, que funciona por meio do canal 156, deixou de ser eficiente.
b) Qual é a intenção do autor da carta ao fazer essa afirmação?
O autor da carta tem a intenção de expor uma opinião negativa a respeito da central de atendimento da Prefeitura, criticando a ineficiência do serviço oferecido pelo canal 156.
3. Anote no caderno quais dos problemas a seguir são relatados pelo autor da carta sobre o bairro.
a) O mato alto e abundante em uma área pública da Prefeitura.
b) A escassez de verbas para contratar mais assessores.
c) A existência de um buraco imenso em uma rua do bairro.
d) A via de atendimento aos cidadãos pelo canal 156 deixou de existir.
e) O longo prazo para a resolução dos problemas apontados.
Resposta A,C,E.
 
4. Qual foi a atitude tomada pelo autor diante dos problemas presentes no bairro?
Ele entrou em contato com o canal 156 e registrou a solicitação de reparos.
           
5. Analise o motivo da carta de reclamação.
a) Por que o autor da carta a enviou para o site de notícias?
Por não ter suas solicitações atendidas pelo canal 156.
b)Corri qual intenção o autor escolheu o site para sua reclamação?
Ao enviar a carta para o site, o autor teve o objetivo de tornar públicos os problemas do bairro e a ausência de solução pela Prefeitura.
 
6.  No último parágrafo, o autor da carta conclui o texto com uma crítica e uma sugestão. Releia.
       [...] Tomo a liberdade de sugerir à municipalidade, que tanto gosta de reforçar a escassez dos recursos públicos, que afetam diretamente a qualidade e a periodicidade da prestação do serviço público, que passe a economizar verbas com a contratação de assessores.
a) Explique qual é a crítica feita por ele.
O autor afirma que a prefeitura gosta de reforçar que não tem dinheiro (verbas, recursos), mas gasta com novos funcionários.
b) O autor da carta sugere que a Prefeitura:
(   ) não contrate mais assessores.
( X  ) contrate mais assessores.
 

REFERÊNCIA BIBLIGRÁFICA:

Português: CONEXÃO E USO, 6ºano: ensino fundamental, anos finais/Dileta Delmanto, Laíz B. Carvalho,1ª ed. São Paulo: Saraiva,2018.p.46-48.

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Gostei obrigado mas faltou a qestao 7

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  3. Cara vlw mano, eu tive esses dias no carnaval pensando como eu ia fazer essa porra e vc abriu o portão maravilhoso chamado: respostas. vlw tamo junto😼🤝

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