PáginasDESCRITOR

terça-feira, 13 de outubro de 2020

SIMULADO INTERPRETAÇÃO

 

SIMULADO INTERPRETAÇÃO

 

Entenda como o humor influencia seu organismo

 

          Nosso organismo funciona de formas diferentes conforme nosso humor. E não há dúvidas: é melhor ficar alegre!

Bom humor

          Quando você está de bom humor, a hipófise (glândula localizada no cérebro) produz uma substância chamada endorfina, que ajuda a relaxar. Assim, você fica tranquilo, com sensação de conforto no corpo e dorme muito melhor, sem acordar várias vezes à noite.

          A sensação de bom humor funciona como um ciclo: quanto mais de bem com a vida você estiver, mais endorfina será liberada no sangue e a sensação de bem-estar aumentará. Ou seja, você fica cada vez mais bem humorado! Outra vantagem é que dar risada reduz os hormônios do estresse.

         Os bem-humorados adoram dar risada! E rir faz a pressão sanguínea baixar, além de aumentar a quantidade de oxigênio no sangue, o que só faz bem ao coração. Como nessa hora de empolgação muito ar é inalado, os pulmões são ventilados e ficam mais limpos.

         Dar risada também ajuda a aumentar a quantidade de células protetoras no corpo. Assim, o risco de ficar doente é menor. Além disso, a endorfina produzida quando você está de bom humor faz sentir menos dor.

        Uma boa gargalhada movimenta os músculos do abdômen, do rosto, das pernas, das costas... Ou seja, é uma ginástica e tanto! Para completar, os dutos lacrimais, que ficam nos olhos, são ativados e você acaba chorando de tanto rir.

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/entenda-como-o-humor-influencia-seu-organismo.phtml

 

 1. No trecho “Como nessa hora de empolgação muito ar é inalado” a expressão sublinhada indica:

a) causa.

b) finalidade.

c) lugar.

d) tempo

 2. O fragmento que NÃO apresenta uma opinião do autor é:

a) “Quando você está de bom humor”

b) “Quanto mais de bem com a vida você estiver”

c) “A sensação de bom humor funciona como um ciclo:”

d) “E não há dúvidas: é melhor ficar alegre!”

 Texto 2.

Uma Tragédia Maior que a Minha

         Quando eu tinha meus dez anos, manifestou-se em mim uma revolta íntima que me levaria por certo a um perigoso complexo de inferioridade. É que não me conformava com a pobreza em que vivíamos, a ponto de magoar meus pais.

         Certa ocasião, nas vésperas do natal, papai comprou-me um par de sapatos, de qualidade inferior. Quando cheguei em casa, chorei amarguradamente, pois desejava um de melhor qualidade, como alguns dos meus companheiros e vizinhos, para apresentar-me na festinha da escola.

         Quando me acalmei, mamãe, que tinha procurado convencer-me de que não faria má figura, saiu comigo, levando embrulhado, sem que eu percebesse, o meu par de calçados velhos.

         Ia cumprir a promessa que fizera a uma amiga de levá-los ao seu filho, mais ou menos da minha idade, pois o pai dele estava desempregado.

         Antes que ela me dissesse qualquer coisa, compreendi que a tragédia do menino era bem maior do que a minha.

         De volta, carinhosamente, mamãe comentou aquela boa lição que se gravou de maneira indelével em minha alma e até hoje, nos momentos de dificuldade, me serve de estímulo...

"A nossa desgraça, se avaliarmos bem, é sempre menor que a do nosso próximo..."

Relato de: B. Neves, Cidade de São Paulo - Brasil

https://www.sitededicas.com.br/contos-edificantes-tragedia-maior-que-a-minha.htm

 

 3. No texto é defendida a ideia de que:

a) As pessoas devem se revoltar diante da situação de pobreza.

b) As pessoas devem ficar tristes ao ganhar um presente de qualidade inferior.

c) Há pessoas que não cumprem suas promessas.

d) Há pessoas com adversidades maiores do que as nossas.

 4. Qual alternativa resume o tema do relato?

a) “Unidos venceremos. Divididos, cairemos.” (Esopo)

b) “Educa-se mais com exemplos do que com palavras” (Alberto Filho)

c) “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”(Augusto Cury)

d)“A pobreza e a preguiça andam sempre em companhia.”(Marquês de Maricá)

Leia a tirinha abaixo.

 

5. A leitura da tirinha permite inferir que:

a) Os pais aprendem com os exemplos dos filhos.

b) Os filhos aprendem com os exemplos dos pais.

c) As crianças aprendem na escola.

d) Raul Seixas é amigo do menino.

 Texto3.


Texto 4.

 LEI DE GERSON

       A tal Lei de Gérson tem origem em uma propaganda que Gérson, um dos melhores meio-campistas da história do futebol brasileiro e ex-jogador de grandes times como o São Paulo Futebol Clube, fez para os cigarros Vila Rica no ano de 1976. Na peça publicitária, o boleiro fala sobre as vantagens do cigarro e pronuncia a seguinte frase: "É gostoso, suave e não irrita a garganta". Na sequência diz: "Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?". Depois de propagandear o cigarro e falar sobre o quanto o produto era bom, Gérson dá um sorrisinho malandro e solta a última e infeliz frase da propaganda: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?". Desta forma, sintetizou de uma vez só o jeitinho brasileiro de fazer o errado parecer certo.

https://www.infoescola.com/curiosidades/lei-de-gerson/

 

 6. O texto 3 e 4 apresentam entre si  ideias:

a) divergentes

b) contraditórias

c) semelhantes

d) antagônicas

7.Podemos afirmar que o texto 3 é, exceto:

a) humorado

b) crítico

c) cômico

d) irônico

 Leia o texto abaixo.

 

Como eram os super-heróis na infância?

Descubra como era a vida dos heróis quando eles eram crianças, bem antes de combaterem vilões.

Super-Homem

O Super-Homem, ou Ka-El, nasceu no planeta Krypton, que explodiu. Antes disso, os pais (Jor-El e Lara) o enviaram à Terra, ainda bebê. Aqui, foi adotado por Jonathan e Martha Kent e recebeu o nome de Clark. Quando criança, vivia em Smallville, no Kansas (Estados Unidos), frequentava a escola e ajudava os pais em casa. Era solitário porque tinha medo de não controlar os poderes!

(...).

https://recreio.uol.com.br/entretenimento/como-eram-os-super-herois-na-infancia.phtml

 

8. No trecho “Quando criança, vivia em Smallville,” a expressão sublinhada indica:

a) causa.

b) finalidade.

c) lugar.

d) tempo

Leia o texto abaixo.

O Desenhista

A Professora flagrou Joãozinho na sala de aula desenhando caricaturas de seus amiguinhos. Tomou seu caderno e disse:

"Vamos mostrar para a diretora para ver o que ela acha disso!"

Chegando na sala da diretora, após esta olhar com atenção para os desenhos, comenta com ironia:

"Muito bonito isso não é seu Joãozinho?"

Respondeu Joãozinho feliz da vida, com a maior naturalidade do mundo:

"Bonito e bem desenhado. Eu sempre soube que era um grande artista, e agora, depois desse elogio vindo da senhora, fico muito contente!"

https://www.sitededicas.com.br/piadas-infantis-criancas-na-escola2.htm

 

9.  Ao dizer "Muito bonito isso não é seu Joãozinho?" a intenção da diretora era:

a) elogiar o desenho

b) elogiar o aluno

c) desaprovar o comportamento do aluno

d) desaprovar o desenho do aluno

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário