HABILIDADES: (EF07LP12) Reconhecer recursos
de coesão referencial: substituições lexicais (de
substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos –
pessoais, possessivos, demonstrativos). (EF07LP13) Estabelecer relações
entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de
substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos
– pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do
texto. (EF67LP38) Analisar os
efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora,
metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
PRONOMES – REVISÃO:
1. Leia o texto de
revisão sobre os pronomes.
Os
pronomes são palavras que substituem ou acompanham nomes, evitando
repetições desnecessárias ao texto. Os pronomes pessoais indicam
as pessoas do discurso (eu, tu, ele...). Os pronomes de
tratamento referem-se às pessoas com quem se fala e indicam o grau
de formalidade entre os interlocutores (senhor, você...). Pronomes
demonstrativos são aqueles que indicam a posição no tempo ou no
espaço (este, esse, aquele...). a) Quais os pronomes pessoais presentes no texto? b) Dê exemplo de dois pronomes de tratamento. c) Retire do texto três pronomes demonstrativos
|
SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
– REVISÃO:
2. Leia com atenção a conversa
entre uma professora e duas alunas. — Quem gostou
do conto que acabamos de ler? — perguntou a professora — Eu achei a
história engraçada — respondeu Bia. — Eu achei a
história divertida — comentou Larissa.
a) Bia e Larissa tiveram opiniões diferentes ou iguais
sobre a história? b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as. c) As palavras que você escreveu na alternativa B são sinônimas.
Complete a frase a abaixo com o que você entendeu através do exercício acima. Sinônimos são palavras que:_______________________________ 3. Leia a
conversa entre dois amigos. — A professora
deu uma tarefa difícil — disse Bruno. — Eu achei a
tarefa fácil — comentou Eduardo. a) Os dois meninos tiveram opiniões diferentes ou iguais
sobre a tarefa? b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as. As palavras da alternativa B são chamadas de antônimos.
Complete a frase a seguir com o que você entendeu através do exercício acima. Antônimos são palavras que:_____________________________________
|
Os antônimos
também podem ser representados pelo acréscimo de uma partícula de negação. Ex.: feliz – infeliz,
ligar – desligar, legal – ilegal.
|
Disponível em: < http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2013/05/sinonimoseantonimos.html > acesso em:16 /10/20
COESÃO
Leia a anedota:
Juninho é muito comilão. Um dia Juninho chegou na cozinha,
pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai
explodir.
E o menino:
— Então me dá o salgado e sai de perto!
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
4. Quais pronomes
pessoais poderiam ser usados para substituir
os substantivos abaixo?
a) Juninho
b) cozinheira.
5. No texto,
foram utilizados dois sinônimos para
substituir as palavras Juninho e
pastel. Qual sinônimo, no texto, se refere a:
a) Juninho
b) pastel
COESÃO
A coesão é a relação entre as partes de um texto. Entre os
recursos coesivos temos a SUBSTITUIÇÃO
de substantivos por pronomes ou sinônimos.
|
Leia o texto.
O Círculo da Tolerância
Um famoso senhor com
poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa, porque
estava com ódio naquele momento.
O diretor,
chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que estava
gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa.
Sua esposa gritou
com a empregada que quebrou um prato.
A empregada chutou o
cachorrinho no qual tropeçara.
O cachorrinho saiu
correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela rua,
porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.
Essa senhora foi à
farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico,
porque a vacina doeu ao ser aplicada.
O farmacêutico,
chegando à casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do
seu agrado.
Sua mãe, tolerante, um
manancial de amor e perdão, acariciou lhe seus cabelos e beijou-o na testa,
dizendo:
“Filho querido, prometo que
amanhã farei os seus doces favoritos. Você trabalha muito, está cansado e
precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama por outros
bem limpinhos e cheirosos para que você descanse bem. Amanhã você se sentirá
melhor.”
E abençoou-o, retirando-se e
deixando-o sozinho com os seus pensamentos…
Naquele momento,
rompeu o círculo do ódio, porque esbarrou com a tolerância, a doçura, o perdão
e o amor…
Disponível em: < https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/ > acesso em:16 de out.2020.
6. Substituas as
palavras retiradas do texto por sinônimos.
a) o diretor
b) sua esposa
c) cachorrinho
d) essa senhora
7. Substitua as
palavras abaixo por pronomes pessoais.
a) o farmacêutico
b) sua mãe
8. “Naquele
momento” A qual acontecimento essa expressão se refere. (Resuma com suas
palavras)
FIGURAS DE LINGUAGEM E A COESÃO DO TEXTO – METONÍMIA E ANTÍTESE.
METONÍMIA A
metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre
ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo: 1 - Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra de
Machado de Assis.) 2 - Símbolo pelo objeto simbolizado: Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.) 3 - Efeito pela causa: Sócrates bebeu a morte. (= Sócrates tomou veneno.) 4 - Causa pelo efeito: Moro no campo e como do meu trabalho. (= Moro no campo e
como o alimento que produzo.) 5 - Continente pelo conteúdo: Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no
cálice.) 6 - Instrumento pela pessoa que utiliza: Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres
foram atrás dos jogadores.) 7 - Parte pelo todo: Várias pernas passavam apressadamente. (= Várias pessoas
passavam apressadamente.) 8 - Marca pelo produto: Minha filha adora Danone. (= Minha filha adora o iogurte
que é da marca Danone.) 9 - Símbolo pela coisa simbolizada: A balança penderá para teu lado. (= A justiça ficará do
teu lado.)
|
Disponível em: < https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil3.php > acesso em16de out.2020.
Antítese Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre
si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras
ou expressões de sentidos opostos. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para
dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a
exposição isolada dos mesmos. Observe os exemplos: "O mito é o nada
que é tudo." (Fernando
Pessoa) O corpo é grande
e a alma é pequena. "Quando um muro separa,
uma ponte une." "Desceu
aos pântanos com os tapires; subiu
aos Andes com os condores." (Castro Alves) Felicidade e tristeza tomaram conta de sua alma.
|
Disponível em: < https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil5.php> acesso em 16 de out.2020.
O emprego de ANTÔNIMOS
em um texto cria a ANTÍTESE. Leia a
tirinha abaixo e faça os exercícios de 09 a 11 para compreender o assunto:
(Jim Meddick – Robô. Em Folha de S. Paulo, 2/3/1993)
9. Qual alternativa NÃO apresenta antônimo:
a) ganhar/perder
b) forte/fraco
c) corajoso/covarde
d) ainda/aula
10. Qual alternativa NÃO apresenta a figura de linguagem chamada
de ANTÍTESE;
a) É preciso saber ganhar e saber perder.
b) Saber ser forte... E saber ser fraco.
c) Saber ser corajoso... E saber ser covarde.
d) Ainda estou na primeira aula.
11. Se um aluno compreende o que são antônimos, ele também
compreende o que é uma ANTÍTESE.
a) Antônimos são palavras:__________
b) Antítese é o emprego de palavras______________ em uma oração.
A METONÍMIA é uma
figura de linguagem que é bastante usada como elo coesivo por substituir uma
palavra por outra. Faça os exercícios 12 e 13 sobre a metonímia, se precisar retorne
à página 3 para ver a explicação..
Leia a tirinha.
12. Ao dizer “Meu pai tem oitocentas cabeças de gado!” a
intenção do Primo Zeca era dizer que o pai possuía oitocentos _______________. Essa
figura de linguagem é chamada de____________________
13. Complete os espaços abaixo com o significado das
palavras destacadas.
a) Comprei Omo. Comprei________________
b) Bebi Coca Cola. Bebi________________
b) Ele tem várias bocas para alimentar. Ele tem
várias__________ para alimentar
c) Vou pedir sua mão em casamento. Vou pedir
_________em casamento.
d) Comi um prato de arroz. Comi o________ do prato.
Leia o texto abaixo.
O
espelho de Vênus (♀) e o escudo de Marte (♂) são símbolos criados
pela alquimia e que aludem aos deuses da Roma antiga. Na
mitologia romana, Vênus era a deusa do amor, associada com harmonia, beleza e
empatia, enquanto Marte era o deus da guerra, associado com agressão, força e
impulsividade.Durante a
Idade Média, os alquimistas retomaram os estudos gregos que associavam
metais, planetas e deuses. Marte representava o ferro e Vênus o cobre.
Durante esse processo, os nomes originais deram origem aos símbolos que
conhecemos hoje (veja abaixo). Por muito
tempo, esses símbolos permaneceram esquecidos até que, no século 18, o sueco
Carolus Linnaeus (criador da classificação científica) passou a se referir às
plantas de linhagem feminina com o símbolo de Vênus, às de linhagem masculina
com o símbolo de Marte.
|
https://pre.super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-origem-dos-simbolos-de-masculino-e-feminino/
14. “Por muito tempo,
esses
símbolos permaneceram esquecidos” Nesse fragmento a expressão destacada
se refere a:
a) aos deuses da
Roma antiga
b) O espelho de Vênus (♀) e o escudo de Marte (♂)
c) mitologia romana
15. “Durante
esse
processo, os nomes originais deram origem aos símbolos que conhecemos hoje.”
O termo destacado faz referência a:
a) os nomes originais
b) Durante a Idade Média.
c) associavam metais, planetas e deuses
Leia o poema abaixo.
BUSCANDO A CRISTO (Gregório de Matos)
A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.
A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.
A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, pra chamar-me
A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.
Disponível em: < https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo > acesso em 16 de out.2020.
16. No poema Gregório de Matos utilizou sete metonímias para
substituir CRISTO. Quais foram elas.
Lei abaixo um fragmento do Poema de Sete faces de Carlos
Drummond de Andrade
Poema de Sete Faces
As casas espiam os homens
que correm atrás de
mulheres.
A tarde talvez fosse
azul,
não houvesse tantos
desejos.
O bonde passa cheio de
pernas:
pernas brancas pretas
amarelas.
Para que tanta perna, meu
Deus, pergunta meu coração.
Disponível em: < https://www.culturagenial.com/poema-de-sete-faces-drummond/ > acesso em: 16 de out.2020.
17. Explique o significado das METONÍMIAS.
a)
As casas espiam os homens
b) O bonde passa cheio
de pernas:
Leia a canção de Lulu Santos observando a presença de
ANTÍTESES.
Certas Coisas (Lulu Santos)
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração
Silenciosamente eu te falo com paixão
Eu te amo calado
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz
Nós somos medo e desejo
Somos feitos de silêncio e som
Tem certas coisas que eu não sei dizer
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
Disponível em: < Lulu Santos / Nelson Motta. Disponível em:< https://www.letras.mus.br/lulu-santos/35063/ > acesso em: 16 deout.2020.
18. Retire do texto três exemplos de ANTÍTESES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos,
2000. p. 102.)
http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2013/05/sinonimoseantonimos.html
https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/coesao
https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo
https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/
https://www.culturagenial.com/poema-de-sete-faces-drummond/
https://www.escritas.org/pt/t/6226/buscando-a-cristo
GABARITO APOSTILA 15
1.
a) Eu, tu, ele.
b) Senhor, você.
c) Este, esse, aquele.
2.
a) Iguais.
b) Engraçada, divertida.
c) possuem o mesmo significado.
3. Diferentes.
b) Difícil, fácil.
c) Possuem significados diferentes.
4.
a) Ele
b) Ela.
5.
a) Menino.
b) Salgado.
6.
a) empregado
b) mulher
c) animal
d) essa pessoa
7.
a) Ele.
b) Ela.
8. O momento em que a mãe foi tolerante com o
filho e o tratou com amor.
9. D
10. D
11. Com significados opostos.
12. Com significados opostos.
13. Bois, metonímia.
14. B
15. C
16. Braços sagrados, divinos olhos,
pregados pés, sangue vertido, cabeça baixa, lado patente, cravos preciosos.
17.
a) as pessoas expiam os homens.
b) O bonde passa cheio de pessoas.
18.
1.Não existiria som
Se não houvesse silêncio
2.Não haveria luz
Se não fosse a escuridão.
3. Dia e noite, não e sim.