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domingo, 29 de setembro de 2024

CRONICA - PAIS MAUS - ATIVIDADE

Aluno:................................................................................turma............data........

Prof. Diorges

PAIS MAUS ( MaricePiffer)

          Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:

          Eu os amei o suficiente para ter perguntado: "Onde vão, com quem vão e a que horas regressarão".

          Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio, e fazer com que eles soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

          Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé duas horas junto deles, enquanto limpavam o quarto: tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

          Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por eles, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

          Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

          Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que poderiam me odiar por isso - e em alguns momentos até me odiaram.

         Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

        

         Um dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer, quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má! Era a mãe mais má do mundo...

          As outras crianças bebiam refrigerantes, comiam batatas fritas e sorvete no almoço, e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.

          Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora - tocava nosso celular de madrugada. Era quase uma prisão; mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que eles faziam.

           Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade.

           E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler nossos pensamentos.

            Enquanto todos podiam voltar tarde à noite com12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16 para chegar mais tarde, e aquela "chata" levantava para saber se a festa foi boa - só para ver como estávamos ao voltar.

          Por causa de mãe, nós perdemos algumas experiências da adolescência:

          Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

          Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o nosso melhor para sermos "Pais Maus", tal como a nossa mãe foi.

https://www.udemo.org.br/Leitura_09.htm

COPIE AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA.

1. Copie do texto dois exemplos de amor aos filhos.

2. Escolha dois exemplos do por que os filhos diriam para os netos que seus pais eram maus.

3. De outros exemplos de coisas que você acha que poderia indicar o amor aos filhos.

4. Diga dois exemplos de experiências que os filhos perderam em sua adolescência.

5. Como você acha que os pais devem agir com seus filhos em relação a:

a) sair à noite.

b) ajuda nos trabalhos domésticos.

c) Tipos de amigos.


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

LISTA DE COMPORTAMENTOS - ÉTICA OU MORAL: ATIVIDADES

ÉTICA OU MORAL: VOCÊ FARIA OU NÃO FARIA?

FINALIDADE: Refletir sobre comportamentos e atitudes éticas e morais. 

(Questões elaboradas pelos alunos)

DINÂMICA

* Peça aos alunos para não colocar nome na folha. Dê um tempo para eles responderem ou faça a leitura de cada questão fazendo comentários.

* Após a atividade conte os não e os sim e comente a quantidade de sim e não de alguns tópicos.

* A atividade tamébm pode ser respondida com os alunos em pequenos grupos. Funciona bem.

Responda com SIM ou NÃO. Se quiser pode justificar sua resposta. 

1. Devolver carteira com dinheiro encontrada na rua.

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2. Falar a verdade, mesmo que magoe a pessoa.

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3. Furar a fila se tiver oportunidade.

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4. Oferecer o assento a alguém com necessidade no ônibus.

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5. Fofocar de alguém com meus colegas.

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6. Ouvir fofoca se alguém vier te contar.

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7. Contar para meu filho que a mulher dele o trai.

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8. Dar dinheiro ou comida a alguém que pede no sinal ou em outros lugares.

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9. Dividir meu lanche com amigos.

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10. Pedir desculpas se eu estiver errado.

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11. Respeitar as diferenças sexuais das pessoas.

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12. Aceitar as diferenças sexuais das pessoas.

_____________________________________________________________________________

13. Usar drogas.

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14. Ser a favor das pessoas poderem comprar usar drogas.

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15. Votar em político corrupto.

_____________________________________________________________________________

16. Cometer aborto.

_____________________________________________________________________________

17. Comprar remédio para uma amiga fazer aborto.

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18. Soltar pum dentro da sala.

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19. Soltar pum dentro da sala e dizer que foi outra pessoa.

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20. Furtar caneta na escola.

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21. Escrever na parede da sala de aula.

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22. Jogar papel no chão da sala.

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23. Matar aula.

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24. Mexer no celular durante a aula sem autorização do professor.

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25. Beber água na boca da jarra.

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26. Ficar com ex de amigo.

_____________________________________________________________________________

27. Ficar com duas pessoas ao mesmo tempo.

_____________________________________________________________________________

28. Trair o marido ou esposa.

_____________________________________________________________________________

29. Ficar com alguém que trai o marido ou mulher.

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30. Perdoar uma traição.

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31. Pedir para um amigo ou parente idoso passar algo para você no caixa preferencial.

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32. Sair sem permissão dos pais.

_____________________________________________________________________________

33. Responder alguém mais velho.

______________________________________________________________________________34. Responder aos pais ou mãe mesmo eles estando  errados.

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35. Desligaria o aparelho de alguém em estado terminal para ela parar de sofrer.

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36. Furtar chocolate nas lojas americanas

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37. Mijar na tampa do vaso sanitário.

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38. Bateria em animais, gato, cachorro

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39. Comprar um produto que foi roubado.

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40. Danificar o carro da alguém que não gosto.

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41. Gastar os colegas em sala de aula.

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42. Fazer gato na rede de energia ou de água.

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43. Colocar lixo em frente a casa dos outros.

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44. Queimar lixo no quintal.

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45. Pegar produtos de um caminhão tombado sem a permissão.

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46. Ajudar um amigo em uma briga contra outra pessoa.

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47. Ouvir música com o volume alto incomodando os vizinhos.

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quarta-feira, 18 de setembro de 2024

AS TRÊS PENEIRAS - FILOSOFIA - ATIVIDADE - 7º,8º,9º ANOS

 ADAPTAÇÃO - As três peneiras de Sócrates – TEXTO  E GABARITO  ORIGINAL NO FIM


          Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

          - Quero contar uma coisa a respeito de um amigo seu!

          - Espere um momento – disse Sócrates – Antes de me contar, quero saber se passou essa informação pelas três peneiras.

          - Três peneiras? Que quer dizer?

          - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção:

          A primeira peneira é a da VERDADE. Tem certeza de que isso que quer me dizer é VERDADE?

          - Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é VERDADE.

          - A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deve ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

          Envergonhado, o homem respondeu:

          - Devo confessar que não.

          - A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensou bem se é ÚTIL o que veio falar a respeito do meu amigo?

          - ÚTIL? Na verdade, não.

          Então, disse-lhe o sábio, se o que quer me contar não é VERDADEIRO, nem BOM, nem ÚTIL, então é melhor que o guarde apenas para você.

          Moral da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

 

RESPONDA?


1. Quem foi Sócrates?

_____________________________________

 

2. Quais são as três peneiras?

______________________________________________________________________________

 

3. O que ele quis ensinar com esse texto?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Qual o sentido das peneiras na leitura?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Há pessoas que costumam ter este comportamento do amigo de Sócrates. Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar. 

     Você já procedeu assim alguma vez ou conhece alguém que age ou agiu desta maneira?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

7. Como posso avaliar se o que vou falar é VERDADEIRO, BOM e ÚTIL?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história e guardar segredo? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Você já contou algo para uma pessoa e ela não guardou segredo?

_________________________

 

10. Como você se sentiu ou se sentiria se isso acontecesse?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11. Você já contou algo de alguém? O que isso provocou?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 12. Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca, assim?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13. Que aprendizado podemos tirar dá experiência de ter contado algo para alguém ou ter revelado um segredo?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. Por que algumas pessoas falam mal das outras?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

16. Por que algumas pessoas costumam ouvir quem fala mal das outras?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

17. Responda com uma palavra:

a) Qual o assunto do texto?

______________________________________

b) Qual o sinônimo de útil?

______________________________________

c) Qual o antônimo de verdadeiro?

______________________________________

 

 

 

TEXTO – FONTE   As três peneiras de Sócrates

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1293

 

Mary Alvarenga

Centro de Ensino Urbano Rocha

 

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

 

Moral da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

 

Você entendeu o texto?

 

1. Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?

 

2. Qual o sentido das peneiras na leitura?

 

3. As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?

 

4. Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.

 

5. Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?

 

6. É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.

 

7. Você já foi atingido por um mal entendido assim? Como você se sentiu? Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca, assim?

 

8. É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?

 

Desenvolvendo a criatividade

 

a) Elaborar um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou a atenção no texto: através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia, ou outra forma na qual melhor conseguir se expressar.

 

b) Criar um comentário em mais ou menos quinze linhas sobre as questões que envolvem... Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto.

 

Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

 

 

 

GABARITO - FONTE

https://brincardeestudar12.blogspot.com/2017/04/as-tres-peneiras-de-socrates.html

 

 

 

1 – Quem foi Sócrates e o que ele quis ensinar com o texto?

 

R à Foi um filósofo ateniense, sábio e inteligente. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, conhecido principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. O texto As três peneiras quis ensinar que é preciso pensar, refletir antes de se passar uma informação, um comentário adiante.

 

2 – Qual o sentido das peneiras na leitura?

 

R à Peneiras no sentido literal são instrumentos usados para filtrar alguma coisa, no caso do texto, filtra informações, dessa forma as peneira significam testes, crivos pelos quais a informação deve passar antes de ser passada adiante.

 

3 - As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?.

 

R à Muitas pessoas têm o comportamento igual ao amigo de Sócrates, Contam coisas inúteis, desnecessárias, com aspectos negativos e que não é uma certeza, mentirosa, e maldosa. Outros que se recusa a ouvir e propaga sua ideia, E a informação é parcial e não absoluta.

 

4 – Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as:

 

R à Às vezes, inimizades, prejuízos financeiros, comentários pejorativos, denigrem a imagem do outro, discussões, discórdias, desentendimentos, confusões e até mortes.

 

5 – Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?

 

R à Verdadeiro - procurar saber se o fato realmente aconteceu

Bom – se vai provocar alegria,  prazer, se  não é algo destrutivo

Necessário- se vai ser útil

 

6 – É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.

 

R à Quando realmente queremos, tudo se torna fácil, se corrermos atrás, nos esforçarmos é fácil adquirir o conhecimento almejado. Tendo caráter. Isso varia de pessoa a pessoa, umas com  mais facilidade em esquecer, outras mais dificuldades.

 

7 - Você já foi atingido por um mal entendido assim? Como você se sentiu? Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca assim?

 

R à Sim já fui. MUITO mal. Não, porque ninguém gosta de passar algo assim  é constrangedor e a pessoa não deve pagar pelo erro dos outros eu não gostaria que nenhum amigo meu passe por um processo semelhante porque é muito ruim é pode acaba até em morte

 

8 – Elaborar um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou atenção no texto. Através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia.

 

As três Peneiras de Sócrates: Verdade, Bondade e Necessidade.

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       As Parábolas, contadas de geração em geração, na maioria, trazem em seu conteúdo lições de moral relacionadas ao comportamento humano com o próximo, levando-o muitas vezes a refletir sobre suas atitudes diante dos desafios que a vida presenteia a quem quer que seja.

 

       Refletindo sobre a mensagem, ela se torna uma lição de vida, por ser interessante e fazer com que se reavalie certas ações humanas.

 

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Reportando sobre valores éticos, uma lição de vida na mensagem de Sócrates com a parábola; As três peneiras:

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    Mas, na verdade, não é tão fácil assim usar no dia a dia essas três simples peneiras, afinal, desde que o mundo é mundo, conversa vai, conversa vem e, quando menos se espera alguma história já se espalhou.

        Por isso, deve, submeta-o ao crivo das Três Peneiras: Verdade, Bondade, Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:

Pessoas inteligentes falam sobre ideias;

Pessoas comuns falam sobre coisas;

Pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.

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9 – Criar um comentário em mais ou menos 15 linhas sobre as questões que envolvem: Verdade, Bondade, Necessidade, existentes no texto.

 

             Em se tratando de uma bela lição de valores humanos, a parábola “As Três Peneiras de Sócrates: da Verdade, bondade e a da necessidade.” É uma delas, pois “Pessoas inteligentes falam sobre ideias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre pessoas”

         Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

          Esses pilares por sua vez, foram supostamente transformados em peneiras.

           Sempre que algo lhe ocorrer e sentir desejo de compartilhar com os demais, lembre-se das Três Peneiras:

         A primeira peneira é a da VERDADE. Pergunte-se se você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro. Se lhe sobrar no espírito alguma dúvida ou receio, então, não pode ser tido como verdadeiro.

         A segunda peneira é a da BONDADE. “Pergunte-se se o que você vai contar, mesmo que seja verdade, se gostaria que os outros também dissessem a seu respeito”. Se por qualquer motivo lhe causar horror ou transtorno, então não pode ser tido como algo bondoso.

        A terceira peneira é a da NECESSIDADE - Pergunte-se se você acha mesmo realmente necessário contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante? Respondendo: Porque? A pessoa te deu esta liberdade? Isto irá beneficiá-la? Irá fazer-lhe algum bem?

       Se o que você irá contar realmente passou pela terceira peneira, então, poderá passar adiante.

 

      Em fim, se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

domingo, 8 de setembro de 2024

CONTO PEQUENO TRAGEDIA BRASILEIRA

 

Tragédia Brasileira – Manuel Bandeira - 1933

 

       Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,

       Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.

       Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.

      Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.

      Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada.

      Não fez nada disso: mudou de casa.

      Viveram três anos assim.

      Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.

      Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...

       Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

 

1. faz quantos anos que esse texto foi publicado?

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2. “Podia dar uma surra, um tiro, uma facada.” Qual sua opinião sobre o que misael poderia fazer se a história se  passasse nos dias atuais?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Apesar de o texto não dizer, o que voc~e acha que aconteceu com o Misael?

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4. Em quantos endereços, presentes no texto, Misael morou durante os três anos com Maria Elvira?

_________________________________

 

5. Boca do Mato, Inválidos ...  Por que o autor utilizou reticências no final desse fragmento?

___________________________________________________________________

 

6. Misael tirou Maria Elvira da vida. A expressão destacada foi empregada em sentido conotativo( real) ou conotativo (figurado) ?

____________________________________________

7. Qual o significado da expressão “da vida” no texto?

___________________________________________

 

8. “a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal” Essa expressão significa:

a) deitada de lado.

b) deitada de barriga para baixo.

c) deitada de barriga para cima.

 

9. O adjetivo que indica uma característica de misael é:

a) inconformado

b) resignado

c) impaciente

 

10. A partir do texto podemos dizer que os fatos narrados se passam?

a) em São Paulo

b) no Rio de janeiro e em São Paulo

c) no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

O texto acima é um poema narrativo. Uma narrativa deve responder a algumas perguntas básicas:

O QUÊ?                – o(s) fato(s) que determina(m) a história;

QUEM ?                _ a personagem ou personagens;

COMO?                 _ o enredo, o modo como se tecem os fatos;

ONDE?                  _ o lugar ou lugares da ocorrência;

QUANDO?            _ o momento ou momentos em que se passam os fatos;

POR QUÊ?            _ a causa do acontecimento.

 

11. Destaque os elementos pontuados acima:

 

• O quê?

 

 _____________________________________________________.

• Quem?

 

 _____________________________________________________.

 

• Como?

 

 _____________________________________________________.

• Onde?

 

 _____________________________________________________.

•Quando?

 

 _____________________________________________________.

•Por quê?

 

 ____________________________________________________________

 

 

"Convencionalmente, o enredo da narração pode ser assim estruturado:

·       exposição (apresentação das personagens e/ou do cenário e/ou da época)

·       desenvolvimento( desenrolar dos fatos)

·       desfecho ( arremate da trama ).

 

 

12. Quanto à estrutura da narrativa convencional, destaque do texto Tragédia Brasileira os seguintes trechos:

    * a exposição:

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

o desenvolvimento:

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

O desfecho:

 

____________________________________________________________________________________________________________,      

 

13. Relacione as palavras que se referem, fisicamente, às personagens Maria Euvira e Misael:

 

MARIA ELVIRA

MISAEL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14. Separe as características de Maria Elvira, em duas colunas, antes e depois de ter se casado com Misael: Prostituída - com sífilis - dermite nos dedo - boca bonita - saldável - conforto

 

ANTES DO CASAMENTO

DEPOIS DO CASAMENTO