TIPOS DE FRASE
ENTONAÇÃO E PONTUAÇÃO
Fonte:Apoema:português 6 /Lucia
Teixeira...[et al] – 1. Ed.-São Paulo : Editora do Brasil,2018.P.30-32
1. Leia uma trecho do livro Se a minha memória não falhasse. De Sylvia Orthof, em que a autora
recria em escrita autobiográfica, um
episódio ocorrido na escola que frequentava quando menina.
[...]
Dona Sylvia não
adoecia. Tinha mania odiosa de, no meio da aula, de repente, me descobrir,
sumida, lá na última carteira...e dizer, com a voz meio cantada:
_ Minha xará...
ao quadro! (Eu sentava na última carteira, na aula de matemática.)
Lá ia eu, tremendo. E começava o desespero:
se um trem a tantos quilômetros vai de A a B, e outro, com velocidade xyz,
trafega de B a A, em qual ponto da reta eles se encontrarão?
[...]
Syilvia Orthof. Se a memória não me falha. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1987. P.53.
a) Para dar mais vivacidade à narrativa,
o narrador transcreve a fala direta da professora. Explique como isso é feito.
............................................................................................................................................................................................................................................................
b) Que sinal de pontuação foi usado na
fala da professora? O que essa pontuação indica?
.............................................................................................................................................................................................................................................................
c) A aula era de que matéria?
...........................................................................................................................
d) Que sinal de pontuação foi usado na
pergunta feita pela professora?
.......................................................................................................................
Em situações de fala, conseguimos certo
ritmo e melodia que fazem com que uma pergunta seja diferente de uma afirmação
ou de uma negativa, por exemplo. O ritmo e a melodia próprios a cada frase
caracterizam sua entonação.
Uma frase é um enunciado com sentido
completo e ritmo próprio, marcado pela entonação, na modalidade oral, e pela pontuação, na modalidade escrita
da língua.
2. Imagine que
você é a aluna Sylvia e foi chamada pela professora à lousa para resolver um
problema. Elabore frases para dizer à professora:
a) que você não sabe a resposta do problema.
...............................................................................................................................
b) que você sabe
a resposta na ponta da língua e está contente por isso;
.............................................................................................................................
c) que você tem
uma dúvida naquele problema. Formule uma pergunta sobre sua dúvida.
.................................................................................................................................................................................................................................................
3. Leia a tira da personagem Caramelo, de Bichinhos de
jardim, da cartunista Clara Gomes.
Clara Gomes, Novos Habitos, Bichinhos de Jardim:Historias mequetrefes, 11 de jan. 2017
Disponivel em: http//bichinhosdejardim.com/novoshabitos
a) Que história a tira narra?
........................................................................................................................
b) Em apenas um dos quadros há um balão de fala. Que tipo de
frase foi usada?
...............................................................................................................................
c) Que sentimentos da personagem as frases indicam?
...............................................................................................................................
4. Observe este cartaz de filme.
Cartaz do filme Que horas ela volta? A Anna Muylaert, 2015
a) Qual a função
comunicativa do cartaz de um filme? O que ele pretende?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
b) O nome do
filme é uma pergunta. Como sabemos disso?
...............................................................................................................................
c) Que frases do
cartaz fazem um apelo ao público expressando a qualidade do filme?
.................................................................................................................................................................................................................................................
d) Ao ver esse
cartaz, você tem vontade de assistir ao filme? Por quê?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
5. No livro O
sofá estampado, de Lygia Bojunga, a escritora conta a história de Vitor, um
tatu muito quieto, que se apaixonou pela gata Dalva, mas não tinha coragem de
contar a ela o que sentia. Depois de muitas dúvidas e hesitações, Vitor resolve
confessar seu amor a Dalva. Leia este trecho da narrativa.
Aí Vitor não aguentou mais: se agarrou no
telefone e desabou:
_ Dalva eu quero te namorar!
_Tá.
O Vitor nem acreditou:
_ Tá??
_ Tá, ué.
_ Então eu vou aí te visitar! _ e saiu
voando.
Lygia Bojunga. O sofá estampado. Rio de
Janeiro: José Olympio, 1998. P. 95.
a) Vitor esperava a resposta de Dalva? Como o leitor pode
saber disso?
...............................................................................................................................
b) A resposta de Dalva ( Tá.) demonstra entusiasmo,
indiferença ou outro sentimento?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
c) Transforme a resposta de Dalva usando outro sinal de
pontuação e explique que novo efeito ele causou na frase.
.................................................................................................................................................................................................................................................
6. Leia a tira a seguir e reescreva os diálogos no caderno
com a pontuação que considerar adequada.
Mauricio de Sousa. Tira turma da Mônica nº8580 publicada no expediente
da revista Saiba Mais Profissões, nº56 Editora Panini.
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Os tipos de frases
podem estar associados aos sinais de pontuação.
Sinal de pontuação
|
Tipo de frase
|
Ponto final
|
Frase declarativa
|
Ponto de exclamação
|
Frase exclamativa
|
Ponto de
interrogação
|
Frase interrogativa
|
Usamos ponto final
para fazer uma declaração, negativa ou afirmativa.
O ponto de exclamação
é empregado em frases que expressão ordem, admiração ou alegria.
O ponto de
interrogação serve para indicar perguntas.