PáginasDESCRITOR

domingo, 26 de fevereiro de 2017

SUBSTANTIVO ADJ. ART. EXERCICIOS X

SIMULADO – SUBSTANTIVO, ADJETIVO, ARTIGO - 2

  1. A frase em que o adjetivo está no grau superlativo relativo de superioridade:
a)      Estes operários são capacíssimos.
b)      O quarto estava escuro como a noite!
c)      Não sou menos digno que meus pais.
d)     Aquela mulher é podre de rica!
e)      Você foi o amigo mais sincero que eu tive.

  1. O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo dado é:
a)      hibernal -  de inverno
b)      filatélico – de folhas
c)      discente – de aluno
d)     docente – de professor
e)      onírico – de sonho

  1. Talvez seja bom que o proprietário do imóvel possa desconfiar de que ele não é tão imóvel assim. A palavra destacada é, respectivamente:
a)      substantivo e substantivo
b)      substantivo e adjetivo
c)      adjetivo e verbo
d)     advérbio e adjetivo
e)      adjetivo e advérbio

  1. Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada não tem valor de adjetivo.
a)      A malha azul estava molhada.
b)      O sol desbotou o verde da bandeira.
c)      Tinha os cabelos branco-amarelados.
d)     As nuves tornavam-se cinzentas.
e)      O mendigo carregava um fardo amarelado.

  1. São substantivos abstratos:
a)      doença – beijo – ira – ternura
b)      alma – fada – saci – Deus
c)      lápis – lousa – fogo – água
d)     florista – pedreiro – antebraço – sol

  1. Assinale a alternativa em que, quanto ao gênero, todos os substantivos são epicenos:
a)      salmão,  zebra, elefante, tubarão
b)      artista, pernilongo, égua, lente
c)      pulga, jacaré, sapo, baleia
d)     selvagem, soprano, rinoceronte, cobra

  1. Indique a alternativa com os plurais corretos:
a)      cidadãos, bota-foras, salários-família, escrivães
b)      cidadãos, bota-fora, salários-família, escrivães
c)      cidadãos, botas-foras, salário-famílias, escrivões
d)     cidadães, botas-fora, salários-famílias, escrivãos

  1. Marque a alternativa em que todas palavras sejam masculinas:
a)      pijama / dó / telefonema / poeta
b)      cal / lança-perfume / apendicite / profeta
c)      estrofe / ator / elefante / esteta
d)     sanduíche / saca-rolhas / hélice / guaraná

  1. Aponte a alternativa em que o substantivo composto será flexionado incorretamente no plural:
a)      couves-flores / tenentes-coronéis
b)      cirurgiões / licenças-prêmios
c)      pães-de-ló / escolas-modelo
d)     navios-escola / guardas-chuvas

  1. “O guarda-florestal compareceu ao serviço sem guarda-chuva”. Passando para o plural os substantivos compostos teremos:
a)      guardas-florestal / guarda-chuvas
b)      guardas-florestais / guarda-chuvas
c)      guardas-florestais / guardas-chuvas
d)     guardas-florestal / guardas-chuva

  1. Indique onde há erro:
a)      os puros-sangues simílimos
b)      os navios-escola utílimos
c)      os guardas-mores agílimos
d)     as águas-vivas aspérrimas
e)      as oitavas-de-final antiqüíssimas

  1. Marque a alternativa verdadeira:
a)      O plural de mau-caráter é maus-caráteres.
b)      Chamam-se epicenos os substantivos que têm um só gênero gramatical para designar pessoas de ambos os sexos.
c)      Todos os substantivos terminados em –ão foram o feminino mudando o final em –ã ou –ona.
d)     Os substantivos terminados em –a sempre são femininos.
e)      São comuns de dois gêneros todos os substantivos ou adjetivos substantivados terminados em –ista.

  1. Identifique o erro:
a)      os habite-se agílimos
b)      os boas-noites sagradíssimos
c)      as poucas-vergonhas publicíssimas
d)     os social-democratas reacionariíssimos
e)      os anos-luz velocíssimos

  1. Indique onde há erro:
a)      os fora-da-lei chileno-colombianos
b)      os puxa-sacos catalãos
c)      as sinhás-moças mandrionas
d)     os pára-choques furta-cores
e)      os sofás-camas azul-celeste

  1. Em “...nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça...”, o substantivo quebra-cabeça forma o plural de modo idêntico a um dos substantivos abaixo:
a)      guarda-chuva
b)      tenente-coronel
c)      terça-feira
d)     ponto-de-vista
e)      caneta-tinteiro

  1. O segmento do texto que não apresenta qualquer processo de intensificação vocabular é:
a)      Arrumar o homem é a tarefa das tarefas...
b)      Em menos de uma hora era impossível.
c)      Era mais fácil.
d)     Nunca ouvi verdade tão cristalina.
e)      A idéia mais luminosa que ocorreu ao pai...

GABARITO


1. E
2. B
3. B
4. B
5. A
6. C
7. B
8. A
9. D
10. B
11. B
12. E
13. B
14. B
15. A
16. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário