PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

FILOSOFIA A ATITUDE CRÍTICA 8 ANO - ATIVIDADE

 

ALUNO: ____________________________________________________Turma:___Data:___

A atitude crítica – Iniciação à Filosofia - Marilena Chaui –pág.: 22

 

          A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer NÃO aos “pré-conceitos”, aos “pré-juízos”, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.

          Em outras palavras, é tomar distância de nossas crenças para poder interrogar quais são suas causas e qual é seu sentido.

        A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas,as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.    É também uma interrogação sobre o porquê e o como disso tudo e de nós próprios.

E “O que é?”

E “Por que é?”

E “Como é?”

        Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

        A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica. Por que crítica? Em geral, julgamos que a palavra crítica significa ‘ser do contra’, dizer que tudo vai mal, que tudo está errado, que tudo é feio ou desagradável. Crítica lembra mau humor, coisa de gente chata ou pretensiosa que acha que sabe mais que os outros. Mas não é isso que

essa palavra quer dizer.

        Crítica provém do grego e tem três sentidos principais: ‘capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente’; ‘exame racional, sem preconceito e sem prejulgamento de todas as coisas’; ‘atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica’.

        A atitude filosófica é uma atitude crítica porque apresenta esses três significados da noção de crítica. Esta, por sua vez, é inseparável da noção de racional, que vimos anteriormente.

       A filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do dia a dia para que eles possam ser avaliados racional e criticamente. Para a filosofia, não sabemos o que imaginávamos saber – ou, como dizia Sócrates, começamos a buscar o conhecimento quando somos capazes de dizer: “Só sei que nada sei”.

        Para Platão, discípulo de Sócrates, a filosofia começa com a admiração. Já Aristóteles, discípulo de Platão, escreve que a filosofia começa com o espanto. Admiração e espanto significam que reconhecemos nossa ignorância e, exatamente por isso, podemos superá-la.

        Nós nos espantamos quando usamos o pensamento para tomar distância do nosso mundo costumeiro, olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes. Seria como se tivéssemos acabado de nascer para o mundo e para nós mesmos e precisássemos perguntar o que é, por que é e como é o mundo, e também o que somos, por que somos e como somos.

        A filosofia inicia sua investigação num momento muito preciso: naquele instante em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las. Em outras palavras, a filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos seres humanos) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando as opiniões estabelecidas já não nos podem satisfazer. Ou seja, a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é neles que se torna mais clara a exigência de fundamentar ideias, discursos e práticas.

        Cada um de nós, quando tem desejo de saber, vai em direção à atitude filosófica ao perceber contradições, incoerências, ambiguidades ou incompatibilidades entre nossas crenças cotidianas. Também a filosofia tem especial interesse pelos momentos de crise ou momentos críticos. Nesses momentos, os sistemas religiosos, éticos, políticos, científicos e artísticos estabelecidos apresentam contradições internas ou contradizem-se uns aos outros. Para superar esse impasse, buscam transformações e mudanças cujo sentido ainda não está claro e precisa ser compreendido.

 

 

 

 

RESPONDA:

1. Qual a característica negativa  da atitude filosófica?

_______________________________________________________________________

 

2. Qual a característica positiva da atitude filosófica?

__________________________________________________________________________

 

3. Quais são as indagações fundamentais da atitude filosófica?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Quais os significados da palavra crítica de acordo com o texto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Como começa a busca pelo conhecimento de acordo com:

a) Sócrates

_________________________________________________________________________

b) Platão

_________________________________________________________________________

c) Aristóteles

_________________________________________________________________________

 

7. Em que momento a filosofia começa a sua investigação?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

8. Quando vamos em direção a atitude filosófica?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Você é honesto?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. O que é ser honesto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Obs.: Após a atividade podemos fazer alguns questionamentos para por a prova até que ponto a pessoa que respondeu que é honesta realmente seria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário