PáginasDESCRITOR

terça-feira, 27 de outubro de 2020

ERA DIA DE CAÇADA CONTO FANTÁSTICO

ERA DIA DE CAÇADA GABARITO

https://www.youtube.com/watch?v=poxMR2hKUA0

 

       O príncipe acordou contente. Era dia de caçada. Os cachorros latiam no pátio do castelo. Vestiu o colete de couro, calçou as botas. Os cavalos batiam os cascos debaixo da janela. Apanhou as luvas e desceu.

      Lá embaixo parecia uma festa. Os arreios e os pelos dos animais brilhavam ao sol. Brilhavam os dentes abertos em risadas, as armas, as trompas que deram o sinal de partida.

       Na floresta também ouviram a trompa e o alarido. Todos souberam que eles vinham. E cada um se escondeu como pôde.

     Só a moça não se escondeu. Acordou com o som da tropa, e estava debruçada no regato quando os caçadores chegaram.

      Foi assim que o príncipe a viu. Metade mulher, metade corça, bebendo no regato. A mulher tão linda. A corça tão ágil. A mulher ele queria amar, a corça ele queria matar. Se chegasse perto será que ela fugia? Mexeu num galho, ela levantou a cabeça ouvindo. Então o príncipe botou a flecha no arco, retesou a corda, atirou bem na pata direita. E quando a corça-mulher dobrou os joelhos tentando arrancar a flecha, ele correu e a segurou, chamando homens e cães.

      Levaram a corça para o castelo. Veio o médico, trataram do ferimento. Puseram a corça num quarto de porta trancada.

     Todos os dias o príncipe ia visitá-la. Só ele tinha a chave. E cada vez se apaixonava mais. Mas a corça-mulher só falava a língua da floresta e o príncipe só sabia ouvir a língua do palácio.

     Então ficavam horas se olhando calados, com tanta coisa para dizer.

     Ele queria dizer que a amava tanto, que queria casar com ela e tê-la para sempre no castelo, que a cobriria de roupas e joias, que chamaria o melhor feiticeiro do reino para fazê-la virar toda mulher.

      Ela queria dizer que o amava tanto, que queria casar com ele e levá-lo para a floresta, que lhe ensinaria a gostar dos pássaros e das flores e que pediria à     Rainha das corças para dar-lhe quatro patas ágeis e um belo pelo castanho.

     Mas o príncipe tinha a chave da porta. E ela não tinha o segredo da palavra.

     Todos os dias se encontravam. Agora se seguravam as mãos. E no dia em que a primeira lágrima rolou dos olhos dela, o príncipe pensou ter entendido e mandou chamar o feiticeiro.

     Quando a corça acordou, já não era mais corça. Duas pernas só e compridas, um corpo branco. Tentou levantar, não conseguiu. O príncipe lhe deu a mão. Vieram as costureiras e a cobriram de roupas. Vieram os joalheiros e a cobriram de joias. Vieram os mestres de dança para ensinar-lhe a andar. Só não tinha a palavra. E o desejo de ser mulher.

     Sete dias ela levou para aprender sete passos. E na manhã do oitavo dia, quando acordou e viu a porta aberta, juntou sete passos e mais sete, atravessou o corredor, desceu a escada, cruzou o pátio e correu para a floresta à procura da sua Rainha.

     O sol ainda brilhava quando a corça saiu da floresta, só corça, não mais mulher. E se pôs a pastar sob as janelas do palácio.

COLASANTI, Marina. Uma ideia toda azul.São Paulo: Global, 1999. p. 35-40.

 

Vocabulário

Trompa: instrumento de sopro, de metal, usado nas caçadas.

Alarido: gritaria, algazarra.

Regato: riacho, pequeno e estreito curso de água.

Retesar: tornar tenso, esticar.

 

2. Responda de acordo com o contexto:

a) “Era o dia de caçada” é um conto. Com a ajuda do dicionário, transcreva o significado da palavra conto. Observe o significado mais adequado ao nosso estudo.

 

b) Castelos, florestas, príncipes, fadas são elementos de um conto maravilhoso. Quais personagens do conto lido representam o elemento mágico da narrativa?

 

c) A partir da leitura do oitavo e do nono parágrafos, explique de que modo o narrador demonstra conhecer os personagens da história.

 

d) O que revela a atitude da moça ao fugir do palácio?

- Leia o trecho abaixo:

“E no dia em que a primeira lágrima rolou dos olhos dela, o príncipe pensou ter entendido e mandou chamar o feiticeiro.”

 

e) Segundo o contexto da história, o que príncipe tinha compreendido?

 

f) De acordo com os fatos, o príncipe conseguiu interpretar o sinal dado pela mulher-corça? Explique sua resposta.

 

g) Quais elementos visuais presentes na imagem do início do conto revelam a reação de susto do príncipe ao ver a corça-mulher?

 

h) Apaixonado pela corça-mulher desde que a viu pela primeira vez, o príncipe a levou para o palácio. Você considera correta a forma como o príncipe a capturou e a manteve no castelo? Justifique sua resposta.

 

i) A construção do oitavo e do nono parágrafos é semelhante, mas o desejo dos personagens era totalmente diferente. Qual a diferença entre os sentimentos do príncipe e da moça?

 

j) A corça-mulher ama o príncipe, mas, mesmo assim, foge do palácio. O que a atitude de fuga da moça representa?

 

 

 

GABARITO:

a) Conto é uma narrativa falada ou escrita que se caracteriza por apresentar uma história com personagens que agem num determinado lugar e espaço de tempo, tendo um narrador que conta essa história.

 

b) A corça-mulher e o príncipe encantado. Há menção a um feiticeiro.

 

c) Porque ele fala dos sentimentos e desejos do príncipe e da corça-mulher.

 

d) Revela que a necessidade de viver em seu mundo é mais forte do que o amor que sente pelo príncipe.

 

e) O príncipe provavelmente compreendeu que ela estava triste de viver daquela maneira, interpretou de sua forma que ela gostaria de se transformar em mulher.

 

f) Não, pois o choro naquele momento não era de alegria e sim de tristeza por estar presa.

 

g) O espanto do príncipe fica claro através dos olhos esbugalhados, da sobrancelha levantada, da boca aberta e da expressão de surpresa.

 

h) Resposta pessoal.

 

i) Ambos se amavam, mas queriam viver na companhia um do outro sem sair do seu ambiente natural. Ela vivendo na floresta; ele, no palácio.

 

j) Revela que a necessidade de viver em seu mundo é mais forte do que o amor que sente pelo príncipe

 

 

5 comentários: