PáginasDESCRITOR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

TIRINHA KIMONO CEREJA INT. 6º ANO MAFALDA PAG.22
















1) A tira retrata uma situação cotidiana.
a) Quem são as personagens?
.........................................................................................................................................
b) Onde elas estão?
..........................................................................................................................................

2. observe o 2º e 3º quadrinho da tira.
a) Na sua opinião porque a Mafalda estica os olhos, puxando-os com os dedos?
.............................................................................................................................................
b) A que língua pertencem as palavras que ela diz a mulher?
.............................................................................................................................................
c) Converse com os colegas e tente descobrir o que significa cada uma das palavras faladas por Mafalda.
............................................................................................................................................
3. No 4º quadrinho da tira a mulher foge.
a) Você acha que a mulher entendeu o que a Mafalda disse?
..............................................................................................................................................
b) Deduza: O que a mulher pode ter pensado a respeito de Mafalda?
...............................................................................................................................................

4. O humor da tira concentra-se no ultimo quadrinho, quando Mafalda diz: “E depois ficam falando de maior compreensão entre o Oriente e o ocidente”.
a) Quem você acha que é o enunciador de uma fala como essa?
..............................................................................................................................................
b) Que tipo de compreensão é essa  a que Mafalda se refere?
............................................................................................................................................
c) na imaginação de Mafalda, qual das duas personagens representa o Ocidente?
 E o Oriente?

..........................................................................................................................................

CONTO O PATINHO BONITO CEREJA 6º ANO tbm em google drive

 O PATINHO BONITO
(Marcelo coelho)

           Era uma vez um pato chamado Milton. Sei que Milton não é nome de pato. Mas esse se chamava assim, e você vai logo saber por quê. Quando ele nasceu, todos tiveram a maior surpresa. Aliás, não foi quando ele nasceu, foi quando viram que o ovo dele - quer dizer, o ovo que depois seria ele.
            Não era um ovo de pato comum. Era meio azulado e brilhante, quase como um ovo de Páscoa. Mas ovos de Páscoa são embrulhados. Esse ovo não era; a casca é que era meio azul. Os pais de Milton, quando viram o ovo no ninho, foram logo perguntando:
           - Mas que é que este ovo está fazendo aí?
           - Isso não é ovo de pato.
           - Acho que é ovo de galinha.
           - Não seja bobo! Galinhas têm ovos brancos!
            - Brancos nada! Já vi uns que são meio amarelos, meio beges. Se ovos de galinha podem ser amarelos, por que é que não podem também ser azuis?
            - Bom, então pode ser que seja um ovo de pato. Vai ver que também existem ovos de pato que são azuis.
           Acharam melhor esperar para ver o que acontecia.
            Um dia, a casca azulada do ovo começou a se quebrar e de lá saiu um lindo patinho. Era azul? Não, não era. Era um patinho normal. Só que muito mais bonito que os outros. Não sei bem como é que um pato normal pode ser mais bonito que os outros; mas os patos sabem. Acharam ele tão bonito que resolveram logo uma coisa. Não era justo dar para ele um nome qualquer. Ele era diferente. Era mais bonito. Como é que poderia tem um nome comum, como "Quém quém?".
        - Esse nome é para patos comuns, disse a mãe dele.
        - Então vamos chamá-lo de Quá-quá, disse a madrinha dele.
         - Isto também é para patos comuns, sua boba!, respondeu a mãe. Eu quero que ele seu chame Milton.
          - Ela gostava do nome Milton. Todos acharam meio estranho, mas acabaram concordando que um patinho tão bonito merecia um nome especial.
           O tempo foi passando, e Milton era o patinho mais bonito da escola. Todos olhavam para ele e diziam: "Como ele é bonito!" Ele se olhava no espelho e dizia: "Como eu sou bonito!" E ficava pensando: "Sou tão bonito que talvez eu nem seja um pato de verdade. Tenho até nome diferente. Meu ovo era azul. Eu me chamo Milton. Quem sabe eu sou gente?
          E Milton começou a ficar meio besta. Diziam: "Milton, vem nadar!" Ele respondia: "Eu não. Pensam que eu sou pato como vocês?" Todos os outros patos começaram a achar o Milton meio chato. Ele foi ficando sozinho. E dizia: "Não faz mal. Sou mais bonito. Vou terminar na televisão. Vou ser o maior galã".
        Uma noite Milton resolveu fugir de casa. Foi até a cidade para tentar entrar na televisão. Quando chegou na porta da estação de TV, foi logo dizendo: "Eu me chamo Milton. Além de bonito, acho que eu tenho muito talento artístico". Ele tinha jeito para ser ator de novela. Juntou gente em volta.
          -  "Ih, não enche", disse alguém. "
           Todo dia alguém arranja uma fantasia de bicho e vem aqui procurar lugar na televisão".
- Mas você não vê que eu não estou fantasiado? Perguntou Milton. Seu eu estivesse usando uma roupa de pato, se eu fosse uma pessoa com roupa de pato, eu seria da sua altura. Mas eu sou baixinho como um pato! Como um pato de verdade!
            - Então como é que você sabe falar?
            - Mas os patos falam!! disse Milton, quase chorando.
             - Não vem com essa, ô malandro, disse um guarda que estava ali perto. Para mim você é um pato mecânico. Deve ser uma espécie de robô com um computador na cabeça!
E o guarda foi logo agarrando o Milton para arrancar a cabeça dele e ver o que tinha dentro.
            - Me larga! Me larga! Gritava Milton. "Eu sou um pato! Um pato de verdade! Sou um PATO! Um PATÔÔÔ..."!
De repente Milton teve um estremeção. Abriu os olhos e viu que estava em casa. Ele tinha sonhado. Olhou para seus pais, ainda meio assustado, e disse:
           - Eu sou um pato... eu sou um pato...
E seus pais disseram:
              - Puxa, ainda bem que você se convenceu!
              - É mesmo, já estava na hora de você achar que era um pato mesmo!
               - É, todo mundo estava cheio dessa história de achar que não era um pato, que era diferente...
             Milton ouviu tudo aquilo e ficou pensando: "Puxa, ainda bem que eu sou um pato, um patinho como todos os outros! Ainda bem!".
                 E daí por diante não havia pato mais contente, que tivesse mais vontade de nadar na lagoa, do que o Milton. De vez em quando ele ainda dizia: "Sou um pato! Um pato mesmo!". E dava um suspiro de alívio.

1. “ O Patinho Bonito”  é um texto criado a partir de um conhecido conto maravilhoso.
a) Qual é esse conto?
................................................................................................
b) Se você conhece esse conto, conte para os colegas como é a história.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................

2. A expressão ERA UMA VEZ, que tradicionalmente inicia os contos maravilhosos, remete a um tempo passado, distante e indeterminado. No conto O PATINHO FEIO o tempo também é indeterminado?
Justifique sua resposta.
............................................................................................................................

3. Em O PATINHO FEIO, as diferenças entre o patinho e os outros patos também começam pelo ovo. Comparando as duas histórias, responda:
a) Como era o ovo que deu origem ao patinho feio?
................................................................................................................................

b) Como era o ovo que deu origem a Milton?
................................................................................................................................

4. Um dia a casca do ovo se quebrou e “ de lá saiu um lindo patinho. Era azul? Não. Não era. Era um patinho normal”. Nessa situação o que o narrador que dizer com a expressão  “patinho normal”?
......................................................................................................................................................................................................................................................................

5. No conto O PATINHO FEIO, em nenhum momento o patinho desconfia de sua identidade. E com Milton, isso também ocorre?
........................................................................................................................................

6.Em O PATINHO FEIO, todos se afastam ado patinho por causa de sua feiura. No conto O PATINHO BONITO, Milton não tem esse problema, mas também não se relaciona bem com os outros patos. Por que?
...................................................................................................................................................................................................................................................................

7. No conto O PATINHO BONITO, há o momento em que uma história acontece dentro de outra. Qual é a história que há dentro da história de Milton? Onde ela começa e onde ela termina?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

8. No final do conto O PATINHO FEIO, o patinho descobre sua verdadeira identidade e, como cisne, encontra finalmente o seu grupo. Compare os dois contos e responda:
a) Milton também descobre uma nova identidade?
................................................................................................................................
b) Ele também encontra o seu verdadeiro grupo?
...............................................................................................................................
c) As duas histórias tem finais semelhantes? Porque?
...............................................................................................................................

9. Durante séculos, os contos maravilhosos e as fábulas têm contribuído para a educação das crianças. Apesar de os contos nem sempre apresentarem uma moral no final da história, como ocorre nas fábulas, eles também transmitem ensinamentos.
a) Que tipo de ensinamento o conto O PATINHO FEIO transmite?
...................................................................................................................................
b) E o conto O PATINHO BONITO?

...................................................................................................................................

MITO ASCLÉPIO CEREJA 7º ANO QUESTÕES

1. O início do MITO que você leu mostra que Asclépio não era como os seres humanos comuns.
a) Em relação à origem, ou seja, ao nascimento de Asclépio, o que o diferenciava das demais pessoas?
................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Levante hipóteses: O lugar onde Asclépio foi criado e a educação que ele recebeu de Quíron podem ter influenciado suas futuras atividades? Justifique sua resposta.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2. Os métodos medicinais de Asclépio também envolviam o usos de recursos incomuns, de caráter mágico.
a) Que recursos eram esses/ Como Asclépio os adquiriu?
................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Quais eram as atitudes de Asclépio em relação a esses recursos mágicos? O que tais gestos revelam a respeito do herói?
...............................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Esses recursos mágicos eram sempre necessários para Asclépio? Justifique sua resposta.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Asclépio é considerado o protetor dos médicos. As características do herói são  qualidades importantes para os médicos de hoje? Justifique sua resposta.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. Os feitos de Asclépio provocavam sentimentos diversos nas pessoas e nos deuses.
a) Quais sentimentos os feitos do herói despertavam nos seres humanos? Por que?
................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) E em Hades? Por que?
................................................................................................................................................................................................................................................................................

5. com a morte de Glauco, filho do rei Minos, e a invenção de Asclépio, Hades queixou-se com Zeus, dizendo:
“Não há vida sem morte mundo perde sentido quando os homens desejam alcançar a imortalidade (...) Quando os humanos tentam nos imitar, o universo se desiquilibra”.
A0 por que Hades entendeu que Asclépio imitava os deuses e desejava alcançar a imortalidade?
......................................................................................................................................

b) Por que, no modo de ver de Hades, ações como as de Asclépio desequilibram o universo?
................................................................................................................................................................................................................................................................................
c)pela lógica de Hades por que Glauco devia morrer?
................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. Hades afirma que não havia ninguém mais justo que ele. Por que? Justifique sua resposta com elementos do texto.
...............................................................................................................................................................................................................................................................................

7. Ao ouvir os argumentos de Hades, Zeus também começou a se preocupar com os futuros resultados do que Asclépio fazia.
a) qual seria a consequência para a Terra e para o inferno se Asclépio continuasse3 a agir?
........................................................................................................................................
b) E para os seres humanos?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................
c) E para os deuses? Levante hipóteses e justifique sua resposta.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

8. Leia o boxe “A hibris e a ordem natural das coisas”. Depois responda.
a) A hibris estava presente nas ações de Asclépio? Justifique sua resposta.
................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Asclépio tinha consciência de que suas atitudes desafiavam as leis da morte e, assim, desequilibravam a ordem do universo? Justifique sua resposta.
................................................................................................................................................................................................................................................................................
9. Asclépio foi punido por Zeus que lhe tirou a vida com um raio.
a) Sem deixar de admirar os feitos de Asclépio, Zeus, após a morte do herói, prestou lhe uma homenagem. Qual foi essa homenagem?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................
b) entre os seres humanos, em que consiste a homenagem a Asclépio?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................

10. Leia o boxe” o MITO de Asclépio é o símbolo da medicina”. A seguir levante hipótese: No bastão utilizado por Asclépio, o que a serpente pode simbolizar?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 A LINGUAGEM DO TEXTO

1. substitua nos seguintes trechos as palavras ou expressões em destaque por outras de sentido equivalente.
a) No templo de Apolo assistida pela desusa Artêmis, a jovem deu a luz a Asclépio.
.................................................................................................
b) Asclépio não hesitou e logo começou a preparar o medicamento com o sangue da Medusa.
...................................................................................................................
c) Glauco deveria morrer para que seu pai, Minos, sofresse com a perda do garoto e assim se compadecesse dos pais cujos filhos ele condena á morte no labirinto do Minotauro”
...................................................................................................................................
d) Ceifo a vida de todos, ricos, pobres, doentes, saudáveis, tanto faz. E , assim, instauro a igualdade entre as pessoas.
........................................................................................................................................2. releia o seguinte trecho do texto, observando os verbos destacados.
“ Filho de Apolo, Asclépio nascera a união secreta do deus com a jovem Coronis (...) o menino cresceu sob a proteção do pai e do sábio Quíron.”
a) Em que tempo estão os verbos dos enunciados: presente, passado ou futuro?
..............................................................................
b) Embora as formas nascera e cresceu sejam parecidas quanto ao tempo em que estão, que diferença de sentido há entre eles? Explique essa diferença, considerando qual é a ação anterior.
.......................................................................................................................................
c) Que forma verbal poderia substituir nascera, sem mudança de sentido: terá nascido, tinha nascido, ou teria nascido?
..................................................................................................................................

3. Relei o trecho do texto:
“ O menino cresceu sob a proteção do pai e do sábio Quíron. Logo se tornou hábil cirurgião e um estudioso das artes médicas. Daí Asclépio ser considerado entre vocês, humanos, o grande protetor dos médicos.”
Responda em seu caderno: Em qual das frases abaixo a palavra daí tem o mesmo sentido que no trecho?
·         Começou a chover, daí desliguei todos os aparelhos elétricos.
·         Retirou-se dos palcos, daí todos pensarem que desistira de ser ator.
·         Daí em diante ele nunca mais deixou de ajudar as pessoas.

AS TRÊS PENAS CEREJA 6º ANO CONTO INTERPRETAÇÃO PAG.15, 19 GABARITO

LINK PARA O LIVRO ONLINE
COPIE E COLE
 : api.plurall.net/media_viewer/documents/2595950

As três penas (irmãos Grimm)

            Era uma vez um rei que tinha três filhos. Dois deles eram inteligentes e sensatos, mas o terceiro não falava muito, era simpático e só chamado de Bobalhão.
            Quando o rei ficou velho e fraco e começou a pensar no seu fim, não sabia qual dos seus filhos deveria herdar o seu reino. Então ele lhes disse:
            - Ide-vos em viagem, e aquele que me trouxer o mais belo tapete, este será o meu herdeiro, após a minha morte.
            E para que não houvesse discussões entre eles, o rei levou-os em frente do castelo soprou três penas para o ar e falou:
            -Para onde elas voarem, pra lá ireis.
            A primeiro voou para Oeste, a segunda, para Leste e a terceira voou reto para a frente, mas não foi longe, logo caiu ao chão. Então um irmão partiu para a direita, outro para a esquerda, e eles zombaram o bobalhão, que teria de ficar lá mesmo, no lugar onde ela caiu.
            O bobalhão sentou-se no chão, tristonho. Aí ele reparou de repente que ao lado da pena havia uma porta de alçapão. Ele levantou-a, viu uma escada e desceu por ela. Então chegou a outra porta, bateu e ouviu lá dentro uma voz, chamando:
            "Donzela menina, / Verde e pequenina,
            Pula de cá pra lá, /  Ligeiro, vai olhar / Quem lá na porta está".
            A porta se abriu, e viu uma grande e gorda sapa sentada, rodeada por uma porção de sapinhos pequenos. A sapa gorda perguntou o que ele queria. Ele respondeu:
            - Eu gostaria de ter o mais lindo e fino tapete.
            Aí ela chamou uma sapinha jovem e disse:
            "Donzela menina, / Verde e pequenina,
            Pula de cá pra lá, / Ligeiro, vai buscar / A caixa que lá está".
            A sapa jovem trouxe uma grande caixa, e a sapa gordo abriu-a e tirou de dentro dela um tapete tão lindo e tão fino como não havia igual na superfície da terra, e o entregou ao Bobalhão. Ele agradeceu e subiu de volta.
            Os outros dois, porém, porém, julgavam o irmão caçula tão tolo, que achavam que ele não encontraria nem traria nada.
            -Para que vamos nos dar ao trabalho de procurar - disseram eles.
            Então, pegaram a primeira pastora de ovelhas que encontraram, tiraram-lhe do corpo as suas mantas grosseiras e levaram-nas ao rei.
            Mas na mesma hora voltou o Bobalhão, trazendo o seu belo tapete. Quando o rei viu, admirou-se e disse:
            -Por direito e justiça, o reino deve pertencer ao caçula.
            Mas os outros dois não davam sossego ao pai, dizendo que não era possível que o Bobalhão, a quem faltava principalmente juízo, se tornasse rei e pediram-lhe que exigisse mais uma condição. Então o pai falou:
            Herdará o meu reino aquele que me trouxer o anel mais belo.
            E ele levou os três irmãos para fora e soprou para o ar as três penas que eles deveriam seguir.
            Os dois mais velhos partiram de novo para Oeste e Leste, e para o Bobalhão a pena tornou a voar em frente e cair junto do alçapão. Então ele desceu de novo, e disse à sapa gorda que precisava do mais lindo anel. Ela mandou logo buscar a caixa, e tirou de dentro um anel que coruscava de pedras preciosas e era tão lindo como nenhum ourives da terra seria capaz de fazer.
            Os dois mais velhos zombaram do Bobalhão, que queria encontrar um anel de ouro, e nem se esforçaram. Arrancaram de um velho aro de roda e levaram-no ao rei. Mas quando o Bobalhão mostrou o seu anel de ouro, o pai disse novamente:
            -O reino pertence a ele.
            Mas os dois mais velhos não paravam de atormentar o rei, até que ele impôs uma terceira condição, e declarou que herdaria o reino aquele que trouxesse a jovem mais bonita. Ele soprou de novo para o ar as três penas, que voaram como das vezes anteriores.
            Então o Bobalhão desceu de novo até a sapa gorda e disse:
            - Eu devo levar para casa a mulher mais bonita de todas.
            -Ah, - disse a sapa- a mulher mais bonita? Esta não está à mão assim de repente, mas tu vais recebê-la.
            E ela lhe deu um nabo oco, com seis camundongos atrelados nele. Aí o Bobalhão falou bastante tristonho:
            - O que é que eu vou fazer com isso?
            A sapa respondeu:
             -Ponha uma das minhas sapinhas aí dentro.
            Então ele agarrou a esmo uma sapinha do grupo e colocou-a dentro do nabo amarelo; mas nem bem ela se sentou dentro, transformou-se numa lindíssima senhorita, o nabo virou carruagem e os seis camundongos cavalos. Aí ele beijou a senhorita, atiçou os cavalos e partiu com ela, para levá-la ao rei.
            Os seus irmãos vieram em seguida, e não tinham feito esforço algum para encontrarem mulheres bonitas, mas levaram as primeiras camponesas que encontraram. Quando o rei as viu, disse logo;
            -Depois da minha morte, o reino ficará para o caçula.
            Mas os mais velhos atordoaram de novo os ouvidos do rei com a sua gritaria: - Não podemos permitir que o bobalhão seja o rei!
            E exigiram que o preferido fosse aquele que cuja mulher conseguisse saltar através de um aro que pendia no salão. Eles pensavam: "As camponesas vão consegui-lo com certeza, elas são fortes e robustas mas a delicada senhorita vai se matar, pulando.
            O velho rei cedeu ainda essa vez. Então as duas camponesas saltaram através do aro, mas eram tão desajeitadas que caíram e quebraram seus grosseiros braços e pernas. Então saltou a linda senhorita que o Bobalhão trouxera, e atravessou o aro leve como uma corça, e então todos os processos tiveram de cessar.
            Assim, o Bobalhão herdou a coroa e reinou por muito tempo com sabedoria.


(Os contos de Grimm, Trad. Tatiana Belinky. São Paulo, Paulus 1997.)

1. No início do conto, o narrador apresenta os membros de uma família real e, em seguida, faz a caracterização dessas personagens.
a) Como são caracterizados os filhos mais velhos do rei?
........................................................................................................................................
b) Como é caracterizado o filho mais jovem? Suas características eram semelhantes ou opostas as dos irmãos?
.......................................................................................................................................

2. O rei, já velho e preocupado com o futuro de seu reino, resolve escolher o filho que, após sua morte, seria o herdeiro do trono.
a) O que o rei decide fazer para realizar essa escolha?
........................................................................................................................................
b) Para determinar a direção que cada filho deveria seguir, o que o rei faz? Que intenção ele tem ao adotar esse procedimento?
........................................................................................................................................
c) para onde o Bobalhão deveria ir? Por que os irmãos zombam dele?
........................................................................................................................................
3. Ao descer pelo alçapão ao lado do qual cai a pena que indicava a direção a ser seguida, o Bobalhão adentra a um mundo mágico.
a) Quando solicita a sapa gorda e recebe dela o tapete de que precisava, o Bobalhão se comporta com delicadeza ou com grosseria? Comprove sua resposta.
........................................................................................................................................
b) O Bobalhão segue a orientação da sapa gorda e, ao obterá “mulher mais linda de todas” beija-a. O que esse comportamento da personagem revela a respeito de seu caráter?
........................................................................................................................................
c) Levante hipóteses: por que a sapa gorda atende aos três pedidos do Bobalhão?
.......................................................................................................................................
 4. por três vezes, os filhos mais velhos do rei saem em viagem.
a) Sempre que retornam ao castelo, eles trazem, de fato, o que o rei tinha solicitado/ Por que, na sua opinião, isso acontece
..................................................................................................................................
b) por três vezes o rei determina que, por direito e por justiça, o Bobalhão seria o herdeiro do trono. Qual é a reação dos filhos mais velhos diante desses veredictos do pai?
........................................................................................................................................
5. Depois de três provas, os irmãos mais velhos, ainda insatisfeitos, pedem ao pai que proponha um novo desafio: a prova do aro. O que levou os irmãos mais velhos a supor que poderiam vencer essa última prova?
........................................................................................................................................
6. Aos poucos os fatos vão revelados como são, de fato, as personagens.
a) O que as atitudes dos irmãos mais velhos revelam sobre o caráter deles?
............................................................................................................................
b) O filho mais jovem era realmente um bobalhão, como as pessoas supunham?
...........................................................................................................................
c) O desempenho do bobalhão como rei confirma a resposta da questão anterior? Por que?
........................................................................................................................................

7. O título do conto é “As Três Penas”. O que as penas podem representar, no contexto da história narrada?
........................................................................................................................................

8. Os contos maravilhosos geralmente transmitem ensinamentos relacionados ao comportamento humano. Que ensinamento o conto lido transmite?
.......................................................................................................................................

1

a) São caracterizados como inteligentes e sensatos.

b) Eram opostas as dos irmãos, pois era simplório, não falava muito e era chamado de Bobalhão.

 

2.

a) Submeter os filhos a uma prova e deixar o trono para o que lhe trouxesse o mais belo tapete.

b) Ele sopra três penas para o ar e determina que cada filho siga a direção

 indicada por uma delas. Faz isso para evitar que haja discussão entre os filhos

c) um local muito perto do castelo, e os irmãos zombam dele porque pensam que ele nada ia encontrar por ali e, em consequência disso, estaria fora da competição.

3.

a) Ele se comporta com delicadeza, porque faz seu pedido de modo bem-educado ("Eu gostaria de ter o mais lindo e mais fino tapete") e agradece ao receber o que queria

b) Revela obediência, humildade, delicadeza, respeito e afeto.

c) Porque ele se mostra educado, simples e obediente.

 

4.

a) veem pela frente Isso acontece ou porque eram preguiçosos ou porque não acreditavam que Bobalhão pudesse executar a tarefa proposta

b) A de não aceitar o veredicto e atormentar o pai, diziam que Bobalhão não podia ser rei porque lhe faltava Juízo e sempre pediam ao pai uma

nova prova.

 

5.

a) O fato de imaginarem que as mulheres que encontraram, por serem camponesas e, assim, fortes e robustas conseguiriam atravessar o aro com facilidade.

 

6.

a) Revelam que eles eram ambiciosos, truculentos, aproveitadores, enganadores, preguiçosos.

b) Não, na verdade ele era simples, humilde, fiel e, sobretudo, dedicado, empenhado em cumprir a tarefa que lhe foi solicitada.

 

7. Professor, sugerimos abrir a discussão com a classe, pois há mais de uma resposta possível. As penas podem representar o acaso, a sorte de cada um dos irmãos, já que foi favorecido aquele que era crédulo, que tinha uma coração puro.

 

8. Professor, sugerimos abrir a discussão com a classe. Espera-se que os alunos percebam a ideia de que para alcançar um objetivo, é preciso ser fiel, obediente, esforçado, humilde, dedicado, ter boa vontade, etc. e também a de que não se deve julgar as pessoas pela aparência.







PRODUÇÃO DE TEXTO PAG. 19


O CONTO MARAVILHOSO: AS TRÊS PENAS
1. O conto maravilhoso geralmente se inicia situando o herói ou heroína em seu ambiente familiar, no espaço e no tempo, e apresentando suas características.
a) Quem é o herói no conto lido?
.......................................................................................
b) Quem eram as pessoas da família do herói?
......................................................................................................................................
c) Em que local a história se inicia?
....................................................................................................................................
d) o tempo em que acontecem os fatos narrados no conto é preciso, determinado ou impreciso, indeterminado, Justifique sua resposta.
.......................................................................................................................................
2. no início da história, o herói se vê diante de uma situação problemática a partir da qual seu destino se modifica.
a) Qual é o problema, ou o conflito, que é apresentado ao herói logo no começo da história?
............................................................................................................................................
b) Se o Bobalhão não tivesse olhado com atenção e reparado no local onde a pena caiu, qual teria sido provavelmente seu destino?
..............................................................................................................................................
c) o que modificou no destino do herói? Por que ele conseguiu modifica-lo?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Nos contos maravilhosos, é comum a presença de personagens com poderes mágicos?
a) No conto lido qual é essa personagem?
...............................................................................................................................................
b) Qual a principal função dessa personagem no conto?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. Depois que o herói vence as três provas propostas pelo pai, os irmãos mais velhos ainda sugerem uma ultima prova.
a) para vencer a última prova, o herói tem a ajuda sobrenatural? Justifique sua resposta.
.......................................................................................................................................
b) O conto tem um final feliz? Justifique sua resposta.
..........................................................................................................................................
5. Analisando os contos maravilhosos, o estudioso russo Wladimir Propp observou que quase todos apresentam situações parecidas. Veja algumas delas:
1. O herói se distancia de sua casa;
2. Uma proibição é imposta ao herói;
3. O herói desobedece a proibição;
4. O herói é submetido a provas.
5. O herói realiza as tarefas.
6. Meios mágicos são fornecidos ao herói.
7. Há luta entre o herói e seu antagonista.
8. O antagonista é vencido.
9. O herói regressa a sua casa ou país.
10. O antagonista é desmascarado.
11. O antagonista é punido.
12. O herói se casa ou sobe ao trono.

Quais dessas funções ocorrem no conto “As Três Penas”?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. Costuma-se fazer parte dos contos maravilhosos personagens como reis, rainhas, princesas, príncipes, fadas, bruxas, anões gigantes, monstros, mágicos, camponeses, animais e objetos falantes, pessoas sob encantamento, metamorfoses, pessoas com dons excepcionais e lugares como florestas, campos floridos, castelos, montanhas encantadas  e reinos distantes, além de objetos e poções magicas.
a) quais desses elementos aparecem no conto “As Três Penas” ?
.....................................................................................................................................................
b) Você conhece outro conto maravilhoso que contenha uma transformação parecida com a que ocorreu ao nabo e aos seis camundongos no conto lido? Qual?
.....................................................................................................................................................

7. Leia o boxe “ O narrador é personagem” releia um trecho do conto AS TRÊS PENAS e responda: Nesse conto, o narrador é personagem ou observador? Justifique sua resposta.
................................................................................................................................................

8. Releia o seguinte trecho do conto  AS TRÊS PENAS e observe as palavras destacadas:
Era uma vez um rei que tinha três filhos. Dois deles eram inteligentes e sensatos, mas o terceiro não falava muito, era simplório e só chamado de Bobalhão”
As palavras destacadas indicam que os fatos ocorrem no presente ou no passado?
................................................................................................................................................
9. No conto lido, há vários diálogos. Qual é o papel dos diálogos nos contos maravilhosos: tornar a história lenta ou tornar a história mais dinâmica?
.................................................................................................................................................
10. Observe a linguagem empregada no conto lido. Que tipo de linguagem predomina: uma linguagem culta, de acordo com a norma-padrão, ou uma linguagem popular?
.........................................................................................................................................

11. Reúna-se com seus colegas de grupo e, juntos, concluam: Quais são as características do conto maravilhoso?
................................................................................................................................................



QUESTÕES ADICIONAIS

1) O narrador participa da história? Justifique.
..............................................................................................................................
2) Como são descritos, no começo do texto, os filhos do rei?
.........................................................................................................................

3) Por que o rei propôs um desafio aos filhos? Qual era a sua preocupação?
..........................................................................................................................

4) Qual era a função da pena que o rei soprava ao ar?
.......................................................................................................................

5) Por que o Bobalhão ficou triste quando viu a direção que deveria seguir?
.......................................................................................................................................

6) A partir da leitura do texto, ficamos sabendo o nome da profissão que trabalha com ouro. Que palavra é usada, no texto, para referir-se a essa profissão?
.................................................................................................................................

7) Observe a frase: "Ela mandou logo buscar a caixa, e tirou de dentro um anel que coruscava de pedras preciosas e era tão lindo como nenhum ourives da terra seria capaz de fazer.". Reescreva a frase, substituindo o termo destacado por um sinônimo. Faça as alterações necessárias.
........................................................................................................................................

8) Há, no texto, um sinônimo da palavra "incomodar". Transcreva a frase onde ela aparece.
...................................................................................................................................

9) Quantas e quais foram as condições impostas pelo rei para que um dos filhos herdasse o trono?
...................................................................................................................................

10) Os irmãos mais velhos entregaram ao rei aquilo que ele pediu, em todas as provas? Comprove sua resposta com passagens do texto:
..................................................................................................................................

11) Observe a frase: "E ela deu-lhe um nabo oco, com seis camundongos atrelados nele."
a) Procure no dicionário o significado do termo destacado e responda: de que forma estavam os camundongos?
......................................................................................................................................

12) Por que os irmãos mais velhos acreditaram que a jovem senhorita não conseguiria cumprir a última prova proposta pelo rei? E por que acreditaram que as camponesas conseguiriam?
.......................................................................................................................................

13) Com o que a jovem senhorita foi comparada no final do texto?
.......................................................................................................................................

14) Há, no texto, um termo derivado de "carro". Transcreva a frase onde ele aparece.
........................................................................................................................................
15) Como eram as camponesas, segundo o narrador?
........................................................................................................................................

16) O narrador do texto é observador ou personagem? Comprove com uma passagem do texto.

.......................................................................................................................................