PáginasDESCRITOR

sábado, 12 de agosto de 2017

PROVA GRAMÁTICA 7º ANO PAULO FREIRE

NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 7º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7-105
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  Avaliação de Gramática DATA: ________   VALOR:  09 PONTOS     NOTA - ____

Texto 1
"seria um atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber injustiças sociais de maneira crítica".
( Paulo Freire)
1. Explique o significado dos adjetivos grifados.
a) atitude ingênua:
.................................................................................................................................................................
b) classes dominantes:
.................................................................................................................................................................

2. Classifique as palavras destacadas em artigo, adjetivo, substantivo, pronome ou numeral:
a) “às classes dominadas perceber injustiças sociais de maneira crítica
....................................................................................
b) “às classes dominadas perceber injustiças sociais de maneira crítica”
....................................................................................

3. "seria um atitude ingênua” O verbo em destaque indica que tempo verbal?
.......................................................................................

4. “as classes dominantes desenvolvessem” ,  o verbo destacado está em que modo verbal?
.......................................................................................

Texto 2
Os Ministérios da Educação e da Fazenda divulgaram, nesta segunda-feira (19), o valor anual mínimo nacional investido por aluno da educação básica em 2016. Segundo as pastas, esse valor foi de R$ 2.739.
5. “Segundo as pastas, esse valor foi de R$ 2.739.” Escreva o numeral que representa o número em destaque.
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Texto 3   Pela primeira vez escolas aplicam recuperação semestral
Alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal estão tendo a chance de recuperar as notas abaixo da média apresentadas nos primeiro e segundo bimestres letivos. A oportunidade serve para os alunos melhorarem os resultados e se envolverem, ainda mais, nos estudos. A aplicação das provas que começam, neste sábado (5), tem como objetivo assegurar a permanência do aluno na sala de aula com foco para melhor rendimento e concentração. Outra proposta é orientar o trabalho do professor quanto aos avanços e dificuldades do aluno. A educação de Macaé conta com 106 escolas municipais, das quais 25 atendem alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9° ano.
“Alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal estão tendo a chance de recuperar as notas abaixo da média apresentadas nos primeiro e segundo bimestres letivos. A oportunidade serve para os alunos melhorarem os resultados e se envolverem, ainda mais, nos estudos.”
6. A palavra em destaque se refere a?
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. “A oportunidade serve para os alunos melhorarem os resultados” O sujeito destacado se classifica como simples, composto,  oculto, indeterminado ou oração sem sujeito?
.................................................................................................................................................................
8. A partir da leitura do texto 2 e texto 3 podemos afirmar que se um aluno reprova ele custará para os cofres públicos.:
a) nada porque a educação é publica;
b) nada porque a educação é de graça;
c) menos de dois mil e setecentos reais;
d) mais de dois mil e setecentos reais.
9. Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em:
ü  lo, la, los, las – quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z.
ex: Ele vai vender o carro.
      Ele vai vendê-lo.
ü  no, na, nos, nas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.
ex: Eles levaram o cachorro.
      Eles levaram-no.

a) Vou pagar o empregado
 ______________________________________________________________________________
b) Mário cortou a grama. _______________________________________________________________________________
c) Resolveram os problemas. ______________________________________________________________________________
d) Vou chamar a menina. ______________________________________________________________________________
e) É preciso trazer os cadernos diariamente. ______________________________________________________________________________
f) Os alunos deixaram o recado. ______________________________________________________________________________
g) Ele quebrou os brinquedos. ______________________________________________________________________________
h) As meninas fizeram a vitamina. ______________________________________________________________________________
i) Eu esqueci as chaves
______________________________________________________________________________
j) Eu vejo você em casa.
______________________________________________________________________________


10.  Reescreva as frases, substituindo os sujeitos sublinhados pelo pronome pessoal correspondente:

a) Cláudia gosta muito de estudar.
___________________________________________________________________________
b) As mulheres rodearam a criancinha.
___________________________________________________________________________
c) Os estudantes participaram da festa.
___________________________________________________________________________
d) Mauro é o melhor advogado da cidade.
_____________________________ ______________________________________________
e) As pessoas mudam com o tempo.
_________________________________________________________________________________





segunda-feira, 7 de agosto de 2017

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL FONOLOGIA FRASES ARTIGO ADJETIVO SUBSTANTIVO NUMERAL FÁCIL 6º ANO







Leia as explicações e responda os exercícios.

Fonema e letra:
a) Letra: é a grafia (escrita da palavra).
b) Fonema: é cada som de cada letra de uma palavra.
c) há sons que são representados usando duas letra. (CARRO, CARO).
d) Há sons que podem ser representado por letras diferentes (S) TEXTO, TESTE, VEZ.



1.Quantas letras há em cada palavra abaixo?
a) casa..............
b) pássaro.........
c) caro..........
d) carro.......
e) mulher......

2. Quantos fonemas há em cada palavra abaixo?
a) casa..............
b) pássaro.........
c) caro..........
d) carro.......
e) mulher.....



SÍLABA: é um fonema ou grupo de fonemas pronunciados numa só emissão de voz.
a) Classificação das palavras quanto ao NÚMERO DE SÍLABA:
- monossílabo – uma sílaba.
- dissílabo – duas sílabas.
- trissílabo – três sílabas.
- polissílabo – quatro sílabas ou mais.

b) Classificação das palavras de acordo com a SÍLABA TÔNICA (sílaba pronunciada com maior intensidade).


antepenúltima
penúltima
última


proparoxítona
paroxítona
oxítona



CA


CO
GIO
MA
TE
TI
CA            





3. Dê um exemplo de palavra:
a) monossílaba........................................
b) dissílaba...............................................
c) trissílaba..............................................
d) polissílaba............................................


4. Dê um exemplo de palavras
a) oxítona..................................................
b) paroxítona.............................................
c) proparoxítona.........................................





ENCONTROS VOCÁLICOS: é o encontro de vogais na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
a) Hiato: duas vogais pronunciadas em sílabas separadas. Ex.: di-a ; sa-í-da.
b) Ditongo: duas vogais na mesma sílaba. Ex.: pai, co-lé-gio, pou-co.
c) Tritongo:  três vogais pronunciadas juntas. Ex.: U-ru-guai, sa-guão.

ENCONTROS CONSONANTAIS: encontro de consoantes na mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Ex.; problema; corte.

DÍGRAFOS: é a combinação de duas letras que representam um único fonema (som). São dígrafos: nh, lh, ch, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Ex.: chuva; pássaro; ...



5. Circule os encontros vocálicos e os classifique em hiato, ditongo ou tritongo.
a) caixa...................................................
b) iguais..................................................
c) saúde..................................................
d) saída..................................................
e) peixe..................................................


6. Circule os dígrafos.
a) carro
b) pássaro
c) telha
d) chapéu
e) linha



SUBSTANTIVO: palavra que dá nome a seres, coisas, objetos, emoções, ações, lugares, etc.
ADJETIVO: palavra que atribui qualidade ao substantivo.
ARTIGO: o, a, os, as, um, um, uma, umas.
NUMERAL: palavras que indicam quantidade.

PIADA
O professor pergunta aos alunos: Para que serve o adjetivo? Vitória responde: caracterizar o substantivo em algo bom ou ruim. Depois fala para Gabriel: Diga uma frase com adjetivos. “Professor irritante, você não explica a matéria direito e só faz pergunta boba.” Ganhou dez na prova oral.

7. Classifique as palavras em artigo, adjetivo, numeral e substantivo:
a) irritante....................................................
b) professor...................................................
c) dez..............................................................
d) o.................................................................

Para os itens 8,9 e 10 não se esqueça de iniciar a frase com letra maiúscula e colocar a pontuação adequada no final.
8. Elabore uma frase interrogativa.
....................................................................................................................................................

9. Faça uma frase declarativa.
.....................................................................................................................................................

10. Crie uma frase exclamativa.

.....................................................................................................................................................

sexta-feira, 7 de julho de 2017

PROVA PRODUÇÃO CONTO BIOGRAFIA 8º 2º B 2017 ANO REC

NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 8º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F8-
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  Avaliação de Produção textual DATA: ______  VALOR:  05  PONTOS     NOTA - ____

Espelho no cofre

De volta de uma longa peregrinação, um homem carregava sua compra mais preciosa adquirida na cidade grande: um espelho, objeto até então desconhecido para ele. Julgando reconhecer ali o rosto do pai, encantado, ele levou o espelho para sua casa. Guardou-o num cofre no primeiro andar, sem dizer nada a sua mulher. E assim, de vez em quando, quando se sentia triste e solitário, abria o cofre para ficar contemplando “o rosto do pai”. Sua mulher observou que ele tinha um aspecto diferente, um ar engraçado, toda vez que o via descer do quarto de cima. Começou a espreitá-lo e descobriu que o marido abria o cofre e ficava longo tempo olhando para dentro dele. Depois que o marido saiu, um dia ela abriu o cofre, e nele, espantada, viu o rosto de uma mulher. Inflamada de ciúme, investiu contra o marido e deu-se então uma grave briga de família. O marido sustentava até o fim que era o seu pai quem estava escondido no cofre. Por sorte, passava pela casa deles uma monja. Querendo esclarecer de vez a discussão, ela pediu que lhe mostrassem o cofre. Depois de alguns minutos no primeiro andar, a monja comentou ainda lá de cima: — Ora, vocês estão brigando em vão: no cofre não há homem nem mulher, mas tão somente uma monja como eu!

ESPELHO no cofre. In: Os cem melhores contos de humor da literatura universal. Seleção e tradução de Flávio Moreira da Costa. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 29-30.

O texto O espelho no cofre é um conto. Nele, a ação pode situar-se em qualquer época, mesmo no futuro. No entanto, o espaço onde se passa a história costuma ser limitado. Pode existir mais de um cenário, mas a ação principal geralmente transcorre num lugar só.

No conto, é o conflito que organiza a ação. É em torno dele, geralmente estabelecido nos primeiros parágrafos, que a ação será desenvolvida e concluída.

1. Identifique no conto alguns elementos do enredo. Para cada um, escreva uma frase com suas palavras.
a) O conflito
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O clímax
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) A situação final
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 Onde está o humor do conto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



3 Em que espaço a história acontece? Como você poderia caracterizá-lo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


04. A história ocorre:
a) num espaço aberto
b) num espaço fechado
c) dentro do cofre
d) no texto não há elementos para responder a pergunta


05. Em que consiste o humor do conto?
a) No homem reconhecer, no espelho, o rosto do pai.
b) Na mulher ver, no espelho, o rosto de uma mulher.
c) Na monja reconhecer, no espelho, outra monja, como ela.
d) No fato de que nenhuma das personagens conhece ou sabe para que serve um espelho.

06. Indique o clímax do texto.
a) O marido sustenta que era seu pai quem estava no cofre.
b) A mulher abre o cofre e vê sua própria imagem refletida no espelho.
c) A monja vê sua imagem no espelho.
d) Ocorre uma briga entre marido e mulher.

07. O importante, no conto, é:
a) A briga entre marido e mulher, ou seja, o conflito.
b) A intervenção da monja, isto é, o desfecho.
c) A mulher ter visto sua imagem no espelho.
d) O homem ter dito à mulher que era seu pai quem estava no cofre.

08. No texto, a personagem principal:                                                                                                 
a) É o marido.                                                                                                                                       
b) É a monja.                                                                                                                                   
c) É a mulher.                                                                                                                                 
d) São homem, mulher e monja.

09. A palavra espreitar, no texto, tem como sinônimo:
a) Indagar.
b) Espremer.
c) Vigiar.
d) Olhar.


10. Em “Encantado, julgou reconhecer o rosto do pai”, percebe-se que:
a) O homem gostou de ter encontrado seu pai.
b) O homem havia comprado um espelho.
c) O homem parecia-se com o pai.
d) No espelho havia o retrato de seu pai.

MÁRIO DE ANDRADE
Mário de Andrade (1893-1945) foi um escritor brasileiro. Publicou "Pauliceia Desvairada" o primeiro livro de poemas da primeira fase do Modernismo. Estudou música no Conservatório de São Paulo. Foi crítico de arte em jornais e revistas. Teve papel importante na implantação do Modernismo no Brasil. Foi amigo inseparável de Anita Malfatti e Oswald de Andrade. Foi diretor do departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Foi funcionário do Serviço do Patrimônio Histórico do Ministério da Educação. Seu romance "Macunaíma" foi sua criação máxima, levada para o cinema. Mário de Andrade (1893-1945) nasceu na rua da Aurora, São Paulo, no dia 9 de outubro de 1893. Filho de Carlos Augusto de Andrade e de Maria Luísa. Concluiu o ginásio e entrou para a Escola de Comércio Alves Penteado, tendo abandonado o curso depois de se desentender com o professor de Português. Em 1911 ingressou no Conservatório de Música de São Paulo, formando-se em piano.
         Em 1917, com a morte de seu pai, dava aula particular de piano para se manter. Nesse mesmo ano conhece Anita Malfatti e Oswald de Andrade, tornando-se amigos inseparáveis. Ainda nesse ano com o pseudônimo de Mário Sobral, publicou seu primeiro livro "Há Uma Gota de Sangue em Cada Poema", no qual critica a matança produzida na Primeira Guerra Mundial. No Primeiro Tempo do Modernismo (1922-1930) a lei era se libertar do modismo europeu, procurar uma linguagem nacional e promover a integração entre o homem brasileiro e sua terra. 1922 foi um ano importantíssimo para Mário de Andrade. Além da Semana de Arte Moderna, foi nomeado professor catedrático do Conservatório de Música. Publicou "Pauliceia Desvairada", onde reuniu seus primeiros poemas modernistas. Integrou o grupo fundador da revista Klaxon, que servia de divulgação para o Movimento Modernista.  
             Mário de Andrade fez várias viagens pelo Brasil, com o objetivo de estudar a cultura de cada região. Visitou cidades históricas de Minas, passou pelo Norte e Nordeste, recolhendo informações como festas populares, lendas, ritmos, canções, modinhas, etc. Todas essas pesquisas lhe renderam obras como "Macunaíma", "Clã do Jabuti" e "Ensaio sobre a Música Brasileira". Mário foi Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, entre os anos de 1934 e 1938. Afastado do cargo por motivos políticos, ainda em 1938 foi para o Rio de Janeiro, onde lecionou Filosofia e História da Arte na Universidade. Foi incapaz de ficar longe de São Paulo, a cidade que amava, e em 1940 estava de volta. Foi ainda funcionário do Serviço do Patrimônio Histórico do Ministério da Educação. Mário Raul de Morais Andrade faleceu em São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 1945, vítima de um ataque cardíaco.

11.  De acordo com o texto qual motivo levou Mario de Andrade a deixar os estudos na Escola de Comércio Alves Penteado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Como ele iniciou a sua carreira de escritor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Quem eram seus amigos inseparáveis?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Segundo o texto ele teve um importante papel na implantação do__________________________no Brasil.

15. O que é um texto biográfico?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


11. Sobre o texto biográfico de Mario de Andrade é correto afirmar que:
( ) É um texto literário porque conta fatos reais.
( ) Carlos Drummond de Andrade escreve sobre sua vida.
12.  De acordo com o texto qual motivo levou Mario de Andrade a deixar os estudos na Escola de Comércio Alves Penteado?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Como ele iniciou a sua carreira de escritor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. Quem eram seus amigos inseparáveis?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



15. Segundo o texto ele teve um importante papel na implantação do_________________________________no Brasil.


16. De acordo com o texto é correto afirmar que Mario de Andrade
( ) nasceu na rua da Augusta, Minas Gerais, no dia 9 de outubro de 1893.
( ) estudou música no Conservatório de São Paulo. Foi crítico de arte em jornais e revistas.
( )publicou seu primeiro livro "Há Uma Gota de Sangue em Cada Poema", no qual critica a matança produzida na Primeira Guerra Mundial.
( ) fez várias viagens ao exterior, com o objetivo de estudar a cultura de cada País. Todas as pesquisas internacionais lhe renderam obras como "Macunaíma", "Clã do Jabuti" e "Ensaio sobre a Música Brasileira".

17. No texto  biográfico, você encontrou várias datas, locais e nomes específicos. Releia o texto e retire exemplos de:
•             datas ou expressões que indicam tempo;
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
•             locais;
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
•             nomes específicos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18. Ao ler a nota biográfica, você percebeu que o texto
( ) traz informação sobre a data de nascimento e morte do biografado.
( ) faz descrições dos fatos mais importantes da vida.
( ) apresenta pouca preocupação com a precisão dos fatos narrados.
( ) discute a vida com destaque para a infância e juventude.
19/20. Explique o que é um texto biográfico.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROVA 7º ANO SUJEITO, MODOS VERBAIS, TEMPOS VERBAIS 2ºB 2017 REC

NOME DO ALUNO: __________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. G.   SÉRIE: 7º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7-105

INSTRUMENTO AVALIATIVO:  Recuperação de Gramática DATA: _______ VALOR:  09 PONTOS     NOTA - ____


1. Classifique os sujeitos das orações abaixo.
a) “Oh, Não fui assaltado!”
_________________________________________________________________________
b) Levaram tudo!
_________________________________________________________________________
c) “Eu mudei daqui ontem”
_________________________________________________________________________



2. Sobre o verbo na placa responda:
a) Qual o modo verbal?
__________________________________________________________________________

b) Qual o tempo verbal?
__________________________________________________________________________

c) Esse modo verbal indica dúvida, certeza ou ordem?
__________________________________________________________________________



Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim
Ivete Sangalo
 
Meu coração, sem direção
Voando só por voar
Sem saber onde chegar
Sonhando em te encontrar

E as estrelas
Que hoje eu descobri
No seu olhar
As estrelas vão me guiar

Se eu não te amasse tanto assim
Talvez perdesse os sonhos
Dentro de mim
E vivesse na escuridão

Se eu não te amasse tanto assim
Talvez não visse flores
Por onde eu vim
Dentro do meu coração


3.  Sobre os verbos grifados no fragmento da música responda:

a) Qual o modo verbal?
_______________________________________________________________________

b) Qual o tempo verbal?
________________________________________________________________________

c) O que esse modo verbal indica?
________________________________________________________________________

 Meu coração, sem direção
Voando só por voar
Sem saber onde chegar
Sonhando em te encontrar

4. Quem é o sujeito do verbo grifado no fragmento acima?
___________________________________________________________________________
                                                                                     

Boa sorte!

CEREJA 9º ANO FORMAÇÃO DE PAALVRAS PAG.151,152