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sábado, 8 de fevereiro de 2020

CONECTORES CONJUNÇÃO

TIPO DE CONEXÃO / FUNÇÃO DA CONEXÃO
CONECTORES
Adição
e, alem disso, além do mais, e ainda, e até, também, igualmente, do mesmo modo, não só ...como também, não só ... como ainda, bem como, assim como, por um lado ... por outro, nem...nem, de novo, incluindo...
Certeza
com certeza, decerto, naturalmente, é evidente que, certamente, sem dúvida que,...
Oposição / contraste
mas, porém, todavia, contudo, no entanto, doutro modo, ao contrário, pelo contrário, contrariamente, não obstante, por outro lado...
Concessão
apesar de, ainda que, embora, mesmo que, por mais que, se bem que, ainda assim, mesmo assim..., a despeito de,  independentemente de, nada obstante, sem embargo de.
Conclusão / síntese / resumo
pois, portanto, por conseguinte, assim, logo, enfim, concluindo, em conclusão, em síntese, consequentemente, em consequência, por outras palavras, ou seja, em resumo, em suma, ou melhor...
Confirmação
com efeito, efetivamente, na verdade, de fato, sem dúvida, de certo, deste modo, na verdade, ora, aliás, sendo assim, veja-se, assim...
Explicitação / particularização
quer isto dizer, isto (não) significa que, por outras palavras, isto é, por exemplo, ou seja, é o caso de, nomeadamente, em particular, a saber, entre outros, especificamente, ou melhor, assim, ressalte-se, saliente-se, importa salientar, é importante frisar ...
Opinião
Na minha opinião, a meu ver, em meu entender, no meu ponto de vista, parece-me que, creio que, penso que, para mim,  ...
Dúvida
talvez, provavelmente, é provável que, possivelmente, é possível, porventura...
Alternativa
fosse...fosse, ou, ou então, ou ...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja, alternativamente, em alternativa, senão ...
Comparação
como, conforme, também, tanto...quanto, tal como, assim como, tão como, pela mesma razão, do mesmo modo, de forma idêntica, igualmente, ...
Consequência
por tudo isto, de modo que, de tal forma que, de sorte que, daí que, tanto...que, é por isso que...
Causa
pois, pois que, visto que, já que, porque, dado que, uma vez que, por causa de, posto que, em virtude de, devido a, graças a ...
Fim / intenção
com o intuito de, para (que), a fim de, com o fim de, com o objetivo de, de forma a ...
Hipótese / Condição
se, caso, a menos que, salvo se, exceto se, a não ser que, desde que, supondo que, admitindo que ...
Sequência temporal / espacial.
em primeiro lugar, num primeiro momento, antes de, em segundo lugar, em seguida, seguidamente, então, durante, ao mesmo tempo, quando, simultaneamente, depois de, após, até que, enquanto, entretanto,  logo que, no fim de, por fim, finalmente, 
acima, abaixo, atrás, ao lado, à direita, à esquerda, ao centro, adiante, diante, em cima, em baixo, no meio, naquele lugar, detrás, por trás (de), próximo de sob, sobre...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

PONTUAÇÃO NA BNCC

1.    PONTUAÇÃO
• Identificar implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem, da pontuação e de outras notações, da escolha de determinadas palavras ou expressões e identificar efeitos de ironia ou humor.

• Utilizar, ao produzir textos, os conhecimentos dos aspectos notacionais – ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc., sempre que o contexto exigir o uso da norma-padrão.

• Conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos) e de pontuação e sinalização dos diálogos (dois-pontos, travessão, verbos de dizer).

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.

(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –,  o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.


(EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc.

(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).




FIGURAS DE LINGUAGEM NA BNCC

1.    FIGURAS DE LINGUAGEM
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

(EF69LP04) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

(EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO TEORIACOM POEMA


DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO TEORIA

Nos textos literários nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele apresentado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.
Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente.
Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente. Este recurso é muito explorado na Literatura.
A linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia a dia, etc.

Observe um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Note a caracterização do sol: ele foi empregado conotativamente.

O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão

O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão
...
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção

Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DITADOS POPULARES



DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

DITADOS POPULARES

01 – Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

02 – Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és.

03 – Nada como um dia após o outro.

04 – Cada cabeça, uma sentença.

05 – É melhor não cutucar a onça com vara curta.

06 – À noite todos os gatos são pardos.

07 – Mais vale um pássaro na mão do que cem voando.

08 – Gato escaldado tem medo de água fria.

09 – Cada macaco no seu galho.

10 – Quem não tem cão caça com gato.

11 – Antes tarde do que nunca.

12 – Quem espera sempre alcança.

13 – De grão em grão, a galinha enche o papo.

14 – Não adianta chorar sobre o leite derramado.

15 – É melhor prevenir do que remediar.

16 – A união faz a força.

17 – Uma andorinha só não faz verão.

18 – Papagaio come milho, periquito leva fama.

19 – Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.

20 – Depois da tormenta, sempre vem a bonança.

21 – Aqui se faz, aqui se paga.

22 – Quem ri por último ri melhor.

23 – Não conte com o ovo na barriga da galinha.

24 – Em boca fechada não entra mosca.

25 – Devagar se vai longe.

26 – Em casa de ferreiro, espeto de pau.

27 – As aparências enganam.

28 – Quem tem boca vai a Roma.

29 – Nem tudo que reluz é ouro.

30 – Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.


  


31 – Dia de muito, véspera de pouco.
32 – Santo de casa não faz milagre.

33 – Em terra de cego, quem tem um olho é rei.

34 – Os últimos serão os primeiros.

35 – Um homem prevenido vale por dois.

36 – Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.

37 – A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?

38 – Um homem está não onde mora, mas onde ama.

39 – Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos.

40 – Quando o dinheiro fala, a verdade se cala.

41 – Nunca foi um bom amigo quem por pouco quebrou a amizade.

42 – Não importa o quanto você foi longe no caminho errado. Volte para trás.

43 – Muitas vezes se diz melhor calando do que falando em demasia.

44 – Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.

45 – Mente vazia, oficina do diabo.

46 – Censura teus amigos na intimidade e elogia-os em público.

47 – Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães.

48 – Se quiser conhecer verdadeiramente um homem, dê-lhe autoridade.

49 – Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar.

50 – A palavra é prata, o silêncio é ouro.

FORMAÇÃO DE PALAVRAS DERIVAÇÃO COMPOSIÇÃO EXERCÍCIOS QUIZ