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segunda-feira, 19 de abril de 2021

BIOGRAFIA (FRAGMENTO): MIGUEL DE CERVANTES

 

 BIOGRAFIA (FRAGMENTO): MIGUEL DE CERVANTES  

 Miguel de Cervantes

Escritor e dramaturgo espanhol

 29/09/1547, Alcalá de Henares

♱ 22/04/1616, Madrid

 


Miguel de Cervantes Saavedra passou a infância na cidade de Valladolid (Espanha) e estudou em Madrid e Sevilha, mas não chegou a concluir nenhum curso.

Ingressou no Exército e lutou na batalha naval de Lepanto, contra o império turco, onde teria perdido o braço esquerdo — há divergências entre os historiadores e biógrafos em relação a essa passagem. Alguns especialistas na vida de Cervantes dizem que o escritor sofreu apenas um ferimento grave no braço e perdeu os movimentos da mão.

Também combateu na África, onde foi capturado e levado pelos turcos para Argel. Depois de ficar cinco anos detido, Cervantes retornou para Madrid e começou a trabalhar como comissário de víveres do rei Felipe 2o. Paralelamente ao trabalho, ingressou na literatura publicando alguns poemas e a novela “La Galatea” em 1585, quando se casou com Catalina de Salazar, 22 anos mais nova e com a qual manteve uma convivência matrimonial de apenas um ano. [...]

Outro fato que marcou a sua formação aconteceu na Itália, quando trabalhou como serviçal para um cardeal. Na época, o país estava em ebulição com a chegada do Renascimento, um movimento artístico que revelou celebridades como Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Somente aos 58 anos, com a publicação da primeira parte do livro “Dom Quixote”, Cervantes conseguiu a consagração como escritor e passou a se dedicar exclusivamente à literatura. A obra narra as aventuras de um fidalgo (Dom Quixote) e seu fiel escudeiro (Sancho Pança). [...]

A história de “Dom Quixote” atravessou os séculos e continua atraindo leitores de todo o mundo. No mesmo ano em que foi lançada, a obra ganhou seis edições, fato muito raro para a época. Além disso, o livro se transformou em fonte de inspiração para outras criações literárias, como filmes, novelas, peças teatrais, óperas, balés e desenhos animados. [...]

 MIGUEL de Cervantes. UOL. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/

biografias/miguel-de-cervantes.htm>. Acesso em: 8 ago. 2019.

Fonte: Livro – APROVA BRASIL- Língua Portuguesa – 9º Ano -  Editora Moderna;editora responsável, Thaís Ginícolo Cabral. --São Paulo : Moderna, 2019, p. 34/35.

 Questão 1

D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

  Há divergências sobre o fato de Cervantes ter perdido o braço esquerdo porque

( A ) ele nunca esteve em uma batalha de verdade, apenas lutava contra moinhos de vento.

( B ) ele nunca participou de uma batalha naval, apesar de ter servido o Exército na cidade de Lepanto.

( C ) alguns especialistas acreditam que, na verdade, ele sofreu apenas um ferimento grave no braço.

( D ) historiadores afirmam que ele apenas perdeu os movimentos da mão, enquanto biógrafos negam esse fato.

 

Questão 2

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 O texto tem a finalidade de

( A ) fazer uma crítica à violência praticada em batalhas espanholas.

( B ) relatar os principais acontecimentos da vida do autor Miguel de

Cervantes.

( C ) noticiar como o livro Dom Quixote se tornou um sucesso de

vendas.

( D ) narrar a história de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança.

 

Questão 3

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

  Nesse texto há dois sinais gráficos ( e ♱) comumente utilizados em produções desse gênero. Eles representam, respectivamente, as datas de

( A ) estrelato e morte do autor.

( B ) morte e nascimento do autor.

( C ) auge e declínio do autor.

( D ) nascimento e morte do autor.

 

 

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA JOSÉ PAULO PAES

 

 BIOGRAFIA (FRAGMENTO): JOSÉ PAULO PAES

 


     Poeta, ensaísta, jornalista e tradutor, José Paulo Paes nasceu em 22 de julho de 1926 em Taquaritinga, SP. Transferiu-se para Curitiba em 1944, onde conviveu com vários intelectuais da época, dentre eles o poeta Glauco Flores de Brito e Dalton Trevisan. Iniciou sua carreira literária com o livro O aluno.

    Retornou a São Paulo em 1949, e após trabalhar em uma indústria farmacêutica, iniciou sua carreira como editor na Editora Cultrix, onde permaneceu por mais de vinte anos. Autodidata no aprendizado das línguas inglesa, francesa, italiana, alemã, espanhola, dinamarquesa e grega, dedicou-se à tradução de vários autores de literatura fantástica, poesia erótica e poetas gregos modernos.

        No início de sua carreira como editor, aproximou-se de Cassiano Ricardo e do grupo da poesia concreta, chegando a colaborar na Revista Invenção e partilhar de algumas ideias sob a óptica do humor e do laconismo da economia verbal, recursos que usou para tornar mais acurada a ponta satírica de sua poesia.

        A partir de 1984, José Paulo Paes passa a escrever também poemas lúdicos para o público infanto-juvenil, trabalhando com conceitos em dicionários. Para ele "a palavra é o brinquedo que não gasta, pois quanto mais se brinca com elas mais novas ficam".

        José Paulo Paes faleceu em 9 de outubro de 1998 aos 72 anos. 

Fonte:https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/josepaulopaes/index.php?p=159

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 33-4.

 

Entendendo a biografia:

01 – O texto lido apresenta linguagem visual e verbal. Explique por quê?

      O texto apresenta uma foto do biografado e imagens das capas de algumas de suas obras (linguagem visual) e é composto por palavras (linguagem verbal).

02 – Qual é a função da foto que acompanha a biografia?

      Ilustrar o texto, mostrando para o leitor a imagem da pessoa retratada.

03 – As informações sobre o poeta são dadas por meio de alguns temas. Identifique cinco desses temas.

      Os temas revelam o nome completo, o nascimento, o trabalho como editor e poeta, a relação do poeta com as palavras, o falecimento e o nome de algumas de suas obras.

04 – A quem textos como esse normalmente se dirige?

      Aos leitores que apreciam a obra do poeta, pesquisadores de literatura, estudante, entre outros.

05 – Na biografia, afirma-se que para José Paulo Paes:

        [...] "a palavra é o brinquedo que não gasta, pois quanto mais se brinca com elas mais novas ficam". Como você entende essa forma de o poeta definir a palavra?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Qual tema você acrescentaria a essa biografia?

      Resposta pessoal do aluno.

       

 

 

SINOPSE FILME: O HOMEM BICENTENÁRIO

 

FILME: O HOMEM BICENTENÁRIO

Data de lançamento 11 de fevereiro de 2000 (2h 12min)

Direção: Chris Columbus

Elenco: Robin Williams, Wendy Crewson, Kiersten Warren mais

Gêneros Fantasia, Comédia dramática

Nacionalidades Alemanha, EUA

        Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai apresentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. O início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.

 

Entendendo o filme:

01 – De que trata o filme?

      Trata-se de inteligência artificial, livre-arbítrio e da possibilidade das máquinas tornarem-se autoconscientes.

02 – Quem é Andrew Martin?

      É um androide que vai morar com uma família para se tornar empregado da casa.

03 – Como ele se comporta com esta família?

      Ao chegar na casa ele se mostra sensível aos estímulos e comportamentos que observa a sua volta, sendo que, aos poucos começa a se assemelhar a um ser humano em características como amor, ciúmes, curiosidades, inteligência e etc.

04 – Que habilidades manuais Andrew com o passar do tempo aprende?

      Começa a ler e criar seus próprios objetos e invenções.

05 – Em que momento Andrew percebe sua condição de não livre?

      Quando começa a estudar a História humana e se enche de questões sobre sua condição e seu lugar no mundo.

06 – O que Andrew pede ao seu dono?

      Que o liberte em troca de uma quantia de dinheiro.

07 – Que cena do filme chama mais atenção?

      É a cena que ele pede a se referir a se como “isto” para se referir a si como “eu”. Essa cena mostra como naquele momento ele tomou consciência de um “eu”.

08 – Como Andrew segue sua vida?

      Ele inicia sua busca e luta para tornar-se humano, viajando pelo mundo e chegando a financiar um projeto para fazê-lo.

09 – A ciência e a tecnologia tem melhorado e se aperfeiçoado cada dia mais. Você acredita que deve haver um limite entre o ser humano e a tecnologia?

      Resposta pessoal do aluno.

10 – Qual a mensagem o filme quis passar ao longo de sua história?

      Resposta pessoal do aluno.

CRÔNICA: COM LICENÇA: A BARATA

 

 CRÔNICA: COM LICENÇA: A BARATA (Carlos Drummond de Andrade)

 

A barata. Por que este velho tema (chamemo-lo assim) volta sempre à máquina de escrever e daí passa ao jornal e entra na casa de todo mundo?

Há assuntos graves, eu sei, mas o teclado quer escrever é a palavra “barata”, assunto que no máximo pede inseticida. E, se for possível, certa expressão de asco. Se possível. Os emissários submarinos e outros despertadores de náusea reclamam prioridade e mal dão ensejo a que se sinta nojo diante de uma barata.

Há mesmo, até, quem cultive um sentimentozinho de ternura pela barata.

Pobre que ela é, desamparada, furtiva, aguardando a noite, o sono dos moradores, para cuidar da vida. Então, certa alma pura, como duas que conheci, consagra aos ortópteros* blatídeos* um amor feito de piedade, alimenta-os, deixa-os prosperar, salva-os do ataque indiscriminado de quem cultiva outro ponto de vista sobre a relação gente-barata:

— Essa não! Essa é minha amiga, não posso consentir que você liquide com ela!

— E como é que você sabe que essa aí é a sua amiga e não outra qualquer, se todas as baratas são iguais?

O protetor (ou protetora) de barata olha com desprezo quem lhe faz objeção tão boba. Há personalidade nas baratas, já não falando na variedade de espécies caseiras: a periplaneta americana, a blatella germanica, a blatta orientalis… Não se deve discutir com ignorantes. Basta mostrar ao desinformado que a baratinha sob nossa especial proteção tem cabeça alaranjada, com duas listras castanhas. As de sua raça ostentam (ostentar* é modo de dizer, barata não gosta de se exibir) cabeça amarela com listras pretas. Então você não vê, não sente a diferença?

Entenda-se. Não estou aqui para promover campanha sentimental em favor das baratas. Pertenço ao grupo fero* que trata de eliminá-las de qualquer jeito, e tanto recorre à dedetização como à pancada direta, aplastante*, com a sola do sapato. O naturalista Von Ihering recomendava que fossem caçadas a água fervendo. Recurso perigoso, que pode afetar tanto a caça como o caçador. Mas o próprio Von Ihering [...], ao descrever as baratas, põe de lado o nojo, para admitir: “Há delas de várias cores e tamanho, algumas até bem bonitas (se for permitida tal expressão), verde-gaio ou pintadas”.

Assim, esteticamente, a barata pode ser objeto de admiração, em alguns casos, e até mesmo, se for bastante colorida, ganhar capa de Manchete.

Temos de nos defender contra os insetos daninhos, e a barata é dos que mais fazem jus ao título. Para isto há o inseticida. Já não é tão eficaz a exclamação que assinala sua presença numa gaveta:

— Nojenta!

— Repugnante!

— Repelente!

— Imunda!

— Asquerosa!

— Sórdida!

— Porcaria!

— Vil!

Não lhes parece excesso de artilharia para alvo tão miúdo? Além do

mais, canhoneio* vão. A barata ignora nossos xingos, que não lhe atingem a estrutura. E daí, se formos tão severos com ela, que palavras terríveis guardaremos para qualificar indivíduos incomparavelmente mais daninhos, pois não devastam só uma gaveta, mas regiões inteiras do globo, e fazem recair seu poder maléfico sobre a humanidade em geral?

É prudente economizar certo tipo de objurgatórias*, para que não nos falte munição em hora adequada. E barata não merece tanto. Já é, por si, animal condenado à clandestinidade e ao desprezo. Se uma consegue despertar sentimento amistoso no peito de alguém, maravilha é, sobre me render mais este papocrônica.

 ANDRADE, Carlos Drummond de. Boca de Luar.

São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Fonte: Livro – APROVA BRASIL- Língua Portuguesa – 7º Ano -  Editora Moderna;editora responsável, Thaís Ginícolo Cabral. --São Paulo : Moderna, 2019, p. 36/37/38.

GLOSSÁRIO

 *ortóptero: ordem de insetos de corpo alongado, tamanho médio

a grande (grilos, gafanhotos, esperanças, bichos-paus, louva-a-deus, baratas).

*blatídeo: família de insetos ortópteros que compreende as baratas.

*ostentar: mostrar-se, exibir-se com alarde.

*fero: perverso, cruel.

*aplastante: cansativo, fatigante.

*canhoneio: tiros de canhão simultâneos ou sucessivos.

*objurgatória: repreensão severa.

Questão 1

D7 – Identificar a tese de um texto.

O autor desse texto defende a ideia de que as baratas

( A ) não merecem o desprezo e a severidade com que as tratamos, pois há indivíduos mais daninhos no mundo.

( B ) só podem ser exterminadas com o uso de água quente, pois qualquer outra forma seria excesso de crueldade com esses animais.

( C ) são admiradas pela maioria das pessoas, as quais somente não têm a coragem de admitir que gostam delas.

( D ) conseguem resistir aos inseticidas porque são as únicas que sobreviveriam a uma explosão nuclear.

 

Questão 2

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

 No trecho “— Essa não! Essa é minha amiga, não posso consentir que você liquide com ela!”, há uma fala

( A ) do narrador-personagem da história.

( B ) do narrador observador da história.

( C ) da personagem principal da história.

( D ) de uma personagem secundária da história.

 

 Questão 3

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 Esse texto tem como finalidade

( A ) ensinar ao leitor as melhores formas de exterminar baratas.

( B ) discorrer sobre um fato cotidiano: a difícil relação do ser humano com as baratas.

( C ) fazer uma crítica às pessoas que conseguem enxergar alguma beleza nas baratas.

( D ) divulgar informações científicas sobre as principais espécies de baratas existentes.

 

CAPA - SEGREDOS DE AGENDA TECENDO

 

 Capa: Segredos de agenda

   


     




















   Telma Guimarães Castro Andrade ANDRADE, Telma Guimarães Castro. Segredos de agenda. São Paulo: Quinteto, 2003.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 107.

 Entendendo a capa:

01 – A ilustração dessa capa forma um sinal de pontuação. Que sinal é esse?

      Ponto de interrogação.

02 – Qual é a relação entre esse sinal de pontuação e o título do livro?

      A interrogação representa o desconhecido, no caso, os segredos da agenda do personagem que a escreveu ou as dúvidas comuns a todo adolescente. Ou, que a interrogação indique uma dúvida em relação aos próprios segredos, ou seja, se de fato permanecerão secretos guardados.

03 – O título desse livro tem alguma relação com os fatos corridos com Carol, no livro A agenda de Carol, principalmente com a raiva que sentiu da mãe? Por quê?

      Sim, a briga de Carol com a mãe aconteceu porque ela não queria que a mãe lesse sua agenda e descobrisse os segredos que estavam guardados nela. Carol sentiu-se desconfortável com a possibilidade de a mãe ter descoberto sua intimidade.  

 

CLASSIFICADOS POÉTICOS - QUALQUER COISA

 

 Classificados Poéticos – Qualquer Coisa

 
 A - Vende-se, Alugar-se, Troca-se

Pai usado, em estado de novo, pouco cabelo branco, sem vícios, movido a gasolina (álcool de jeito nenhum), pega na primeira partida, não para nunca, está sempre de boa vontade, cara legal, nunca te deixa na mão, engata na primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e até na sexta se você topar.

Nunca falha aos domingos. Dá marcha à ré sempre que for preciso, deixa bater o maior vento em você, liberdade total. Faço doação no caso de nenhum interessado.

  B-  Vende-se, Alugar-se, Troca-se

Mãe usada, em estado de nova, cabelos pintados recentemente, sem vícios, movida a diesel, pega na subida e na descida, topa tudo sem reclamar, te deixa folgar legal! Se te deixar na mão é porque você esqueceu da água, de dar uma passada no posto, de conferir esses detalhes comuns. Tem um belo estofamento, freios perfeitos, breque em cima, direção de piloto de fórmula um.

Faço doação no caso de nenhum interessado.

 

          ANDRADE, Telma Guimarães Castro. Agência poética. São Paulo: Scipione, 1997.

Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa: 6º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.114/115.

 

 Por dentro do texto

1-   A primeira frase nas duas partes do texto “Qualquer coisa” é “Vende-se, Aluga-se, Troca-se”. Indique a alternativa que mostra a intenção com a qual essas expressões costumam ser utilizadas.

a)   Convidar.

b)   Contar uma história.

c)   Anunciar algo.

 

2-   As partes A e B remetem a que gênero textual?

Essas partes remetem ao anúncio classificado ou classificados.

3-   Aparentemente, qual é o objetivo dos classificados que compõem o texto?

Vender, alugar ou trocar o pai e/ou a mãe do eu poético.

4-   No texto, estão presentes as expressões “em estado de novo”, “movido a gasolina”, “pega na primeira partida”, “Dá marcha à ré”, “freios perfeitos”, “breque em cima” e “direção de piloto de fórmula um”.

a)   A que geralmente essas expressões se referem?

Geralmente, essas expressões se referem a automóveis ou veículos automotores.

b)   A quem as expressões estão se referindo no texto A e no texto B?

No texto A, referem-se ao pai da anunciante e, no texto B, à mãe.

c)   Faça uma lista com as expressões do texto que são comuns em anúncios classificado e outra com as que não são comuns.

Expressões comuns: “em estado de novo” e “movido a gasolina”.

Expressões que não são comuns: “pega na primeira partida”, “Dá marcha à ré”, “freios perfeitos”, “breque em cima”, “direção de piloto de fórmula um”.

 5-   Considerando a descrição realizada no Classificado, podemos dizer que ele retrata os pais com mais defeitos ou mais qualidades?

Mais qualidades.

 6-   Releia a frase a seguir.

Dá marcha à ré sempre que for preciso[...].

O que essa frase diz sobre o pai?

Informa que o pai é capaz de voltar atrás quando necessário.

7-   Esta frase se refere à mãe.

Tem [...] freios perfeitos, breque em cima, direção de piloto de fórmula um.

Que característica(s) dessa personagem ela ressalta?

A mãe sabe o momento em que deve colocar limites. Ela dirige as coisas de maneira muito precisa e certeira.

        8 – Como você pôde perceber, o texto emprega a linguagem figurada. Esse tipo de linguagem é comum em Classificados? Explique.

         Não. Em Classificados costuma-se encontrar a linguagem literal, que apresenta um produto real como ele é de fato. A linguagem figurada é utilizada principalmente a gêneros literários.

    9 – Observe a descrição dos pais anunciados no texto. Levante uma hipótese: O eu poético teria mesmo a intenção de se desfazer deles?

          Resposta pessoal.

          Resposta possível: Provavelmente não, porque o eu poético quer anunciar, de fato, não a venda dos pais, mas a boa relação que tem com eles.

CRÕNICA VINCULOS, AS EQUAÇÕES DA MATEMÁTICA DA VIDA

 

 Vínculos, as equações da matemática da vida (Maria Helena Matarazzo)

     Quando você forma um vínculo com alguém, forma uma aliança. Não é à toa que o uso de alianças é um dos símbolos mais antigos e universais do casamento. O círculo dá a noção de ligação, de fluxo, de continuidade. Quando se forma um vínculo, a energia flui. E o vínculo só se mantém vivo se essa energia continuar fluindo. Essa é a ideia de mutualidade, de troca.       Nessa caminhada da vida, ora andamos de mãos dadas, em sintonia, deixando a energia fluir, ora nos distanciamos. Desvios sempre existem. Podemos nos perder em um deles e nos reencontrar logo adiante. A busca é permanente. O que não se pode é ficar constantemente fora de sintonia.

        Antigamente, dizia-se que as pessoas procuravam se completar através do outro, buscando sua metade no mundo. A equação era: 1/2 + 1/2 = 1.

        "Para eu ser feliz para sempre na vida, tenho que ser a metade do outro." Naquela loteria do casamento, tirar a sorte grande era achar a sua cara-metade.

        Com o passar do tempo, as pessoas foram desenvolvendo um sentido de individualização maior e a equação mudou. Ficou: 1 + 1= 1.

        "Eu tenho que ser eu, uma pessoa inteira, com todas as minhas qualidades, meus defeitos, minhas limitações. Vou formar uma unidade com meu companheiro, que também é um ser inteiro." Mas depois que esses dois seres inteiros se encontravam, era comum fundirem-se, ficarem grudados num casamento fechado, tradicional. Anulavam-se mutuamente.

        Com a revolução sexual e os movimentos de libertação feminina, o processo de individuação que vinha acontecendo se radicalizou. E a equação mudou de novo: 1 + 1= 1 + 1.

        Era o "cada um na sua". "Eu tenho que resolver os meus problemas, cuidar da minha própria vida. Você deve fazer o mesmo. Na minha independência total e autossuficiência absoluta, caso com você, que também é assim." Em nome dessa independência, no entanto, faltou sintonia, cumplicidade e compromisso afetivo. É a segunda crise do casamento que acompanhamos nas décadas de 70 e 80.

        Atualmente, após todas essas experiências, eu sinto as pessoas procurando outro tipo de equação: 1 + 1 = 3.

        Para a aritmética ela pode não ter lógica, mas faz sentido do ponto de vista emocional e existencial. Existem você, eu e a nossa relação. O vínculo entre nós é algo diferente de uma simples somatória de nós dois. Nessa proposta de casamento, o que é meu é meu, o que é seu é seu e o que é nosso é nosso.

        Talvez aí esteja a grande mágica que hoje buscamos, a de preservar a individualidade sem destruir o vínculo afetivo. Tenho que preservar o meu eu, meu processo de descoberta, realização e crescimento, sem destruir a relação. Por outro lado, tenho que preservar o vínculo sem destruir a individualidade, sem me anular.

        Acho que assim talvez possamos chegar ao ano 2000 um pouco menos divididos entre a sede de expressão individual e a fome de amor e de partilhar a vida. Um pouco mais inteiros e felizes.

        Para isso, temos que compartilhar com nossos companheiros de uma verdadeira intimidade. Ser íntimo é ser próximo, é estar estreitamente ligado por laços de afeição e confiança.

           (MATARAZZO, Maria Helena. Amar é preciso. 22. ed. São Paulo: Editora Gente, 1992. p. 19-21)

Fonte: Práticas de Linguagem. Leitura & Produção de Textos. Volume 4. Ernani & Nicola. Editora Scipione. P. 86-9.

Entendendo o texto:

01 – Segundo a autora, qual é a grande mágica que todos nós buscamos hoje?

      “Preservar a individualidade sem destruir o vínculo afetivo”.

02 – O que representam as equações abaixo?

a)   ½  +  ½  =  1.

Uma pessoa era considerada como uma metade que se uniria a outra metade; a união dessas duas metades formaria um “inteiro”: o casal. Essa visão está consagrada em expressões como “cara-metade”, “a outra metade da laranja”, etc.

b)   1 + 1 = 1.

Nesta equação ressalta-se que o casal é a soma de duas individualidades (cada qual com suas qualidades e defeitos), ou seja, o casal é uma unidade de duas pessoas, e não um “inteiro” formado de duas “metades”.

c)   1 + 1 = 1 + 1.

Com essa expressão, a autora se refere ao casal formado por pessoas que desejam manter sua individualidade, sua independência (“cada um na sua”), mesmo que sacrificando a relação.

d)   1 + 1 = 3.

Por esta equação, a autora procura representar um novo tipo de relação, em que o casal é formado não apenas pela soma das individualidades (eu e você), mas também pela relação que os une.

03 – Do ponto de vista da matemática, algumas das equações apresentadas não são verdadeiras. Do ponto de vista do relacionamento afetivo, as equações são coerentes com os tipos de relação que representam?

      Evidentemente, do ponto de vista matemática, são falsas as equações 1 + 1 = 1 e 1 + 1 = 3. Porém, no contexto da argumentação elas passam a ter certa coerência: na equação 1 + 1 = 1, o 1 da soma representa o casal (uma unidade) e na equação1 + 1 = 3, o 3 representa o casal (2 pessoas) mais a própria relação que os une.

04 – Quais os perigos da equação 1 + 1 = 1?

      O casamento torna-se fechado e os parceiros se anulam mutuamente.

05 – Das equações apresentadas, qual é a melhor, segundo a autora? Por quê?

      A equação 1 + 1 = 3, pois respeita a individualidade das pessoas (1 +1), enquanto a relação torna-se um terceiro elemento (=3). Ou seja, a individualidade, representada pelo “meu” e pelo “seu”, continuará a ser preservado, mas cedendo espaço também para o “nosso”.

06 – Qual a conclusão do texto? Essa conclusão é coerente com a argumentação exposta?

      A conclusão é que podemos chegar ao ano 2000 menos divididos, mais inteiros e felizes, que é coerente com a argumentação exposta. Vale dizer: se seguirmos os conselhos que o texto nos apresenta, é perfeitamente plausível (embora não necessariamente verdadeiro) que venha a ocorrer o que nos diz a conclusão.

07 – Que conselho final o texto apresenta?

      “Temos que compartilhar com nossos companheiros de uma verdadeira intimidade”.

08 – A autora reduz um tema tão complexo, como a relação de casais, a equações matemáticas bastante simples. Você saberia explicar por quê?

      Ressaltar o caráter de auto-ajuda do livro e o perfil do consumidor desse tipo de leitura. Em publicações dessa natureza, assuntos complexos são, na maioria das vezes, tratados de forma banal.

09 – Segundo Fabrício Marques, da revista superinteressante, manuais de auto-ajuda são obras que abastecem as pessoas de conselhos práticos e referências de comportamento, embora não façam os milagres que prometem. Essas obras quase sempre não têm nenhum valor literário, apenas distribuem afagos, mensagens reconfortantes e conselhos práticos. Em sua opinião, o texto que acabou de ler tem valor literário? Justifique sua resposta.

      Obviamente, é um texto de auto-ajuda, sem valor literário ou artístico. O texto se limita as referências de comportamento e aos conselhos práticos do bem viver a dois, além de reforçar a auto-estima dos leitores.