PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

ORAÇÃO 6º OU 7º ANO

ORAÇÃO

OBS.: Essa atividade é complemento da atividade FRASE. A próxima atividade será sobre PERÍODO.

Leia os textos abaixo:

Texto 1



 

 






 

Texto 2














1. Que informação o texto 1 transmite?

_________________________________________________________

2. Que informação o texto 2 transmite?

_________________________________________________________

3. A palavra FAÇA é um:

a) artigo

b) substantivo

c) adjetivo

d) verbo

 4. A palavra SILÊNCIO é um:

a) artigo

b) substantivo

c) adjetivo

d) verbo

 Teoria 1

       No texto 1 há uma frase “Faça silêncio”. Quando a frase possui verbo ela pode ser chamada de frase verbal ou oração.

      No texto 2 há uma frase “Silêncio!Quando a frase NÃO possui verbo ela é chamada apenas de frase ou frase nominal.

 

Leia a tirinha abaixo







http://bichinhosdejardim.com/wp-content/uploads/2021/08/bdj-210802-web.jpg

 5. Nos fragmentos abaixo se tiver verbos identifique-os. Depois diga se o fragmento é uma oração ou frase nominal.

a) Um dia frio...

__________________________________________

b) A música de Djavan na cabeça...

___________________________________________

c) Com certeza é sinal pra eu retomar “Grande Sertão: Veredas”!

__________________________________________

 

Leia a tirinha



http://bichinhosdejardim.com/wp-content/uploads/2021/07/bdj-210524-web.jpg

 

6. Copie os verbos presentes em cada quadrinho.

a) Primeiro quadrinho:

_________________/________________/_________________/________________

b) Segundo quadrinho:

______________________/_____________________/____________________

c) Terceiro quadrinho:

_____________________

 

7. Cada verbo corresponde a uma oração. Quantas orações há em cada quadrinho?

a) Primeiro quadrinho:

__________

b) Segundo quadrinho:

__________

c) Terceiro quadrinho:

__________

 

Teoria 2

Locução verbal

       Locução verbal são dois ou mais verbos usados para indicar uma ação. Ex.:

       Meu tio vai viajar amanhã = Meu tio viajará amanhã.

       Maria não havia copiado a resposta. Maria não copiou a resposta

       Eu estou estudando muito = Eu estudo muito

      Cada verbo em um texto é uma oração.

      Cada locução verbal em um texto é apenas uma oração

 

 

Leia o texto abaixo.

CLARA GOMES

       Clara Gomes é a criadora da tira em quadrinhos Bichinhos de Jardim, publicada no jornal O Globo. Petropolitana, com formação em design gráfico e arte-educação, a autora busca a construção de um universo cômico, lúdico, poético e crítico em suas tirinhas. Participou de exposições em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro e fez parte da publicação MSP+50, da Mauricio de Sousa Produções. É mãe do pequeno Júlio e companheira do Kadu Castro

http://bichinhosdejardim.com/about/

 

















Foto: Nelson Toledo

8. “a autora busca a construção de um universo cômico, lúdico, poético e crítico em suas tirinhas.” Nesse fragmento temos:

a) um verbo, ou seja, uma oração.

b) um verbo, ou seja, duas orações.

c) um verbo, ou seja, uma frase nominal.

d)  dois verbos, ou seja, duas orações.

 

9. No fragmento “Participou de exposições em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro e fez parte da publicação MSP+50, da Mauricio de Sousa Produções.” há quantas orações?

a) uma

b) duas

c) três

d) quatro

 Teoria 3

     Nas locuções verbais o último verbo escrito termina em R, DO ou NDO.

 

Leia a tirinha do Armandinho.



https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/1489993617712606/?type=3&theater

10. Diga quantas orações há em cada fragmento. Justifique copiando o verbo ou a locução verbal.

a) Você sempre vai ouvir que não adianta!

______________________________________________________________________

b) Geralmente de pessoas que nunca tentaram!

________________________________________________________________________

c) Quando for assim, não liga!

_______________________________________________________________________

d) Nada incomoda mais quem não faz nada...

_______________________________________________________________________

e) ...do que alguém que tenta fazer alguma coisa !

_______________________________________________________________________

GABARITO ATIVIDADE 14 – ORAÇÃO

1. Para fazer silêncio.

2. Para fazer silêncio.

3. d

4. b

5.

a) Não há verbos = frase nominal.

b) Não há verbos = frase nominal.

c) Verbos: é, retomar. Duas orações.

6.

a) Curti, curti, dei, curti

b) Amei, favoritei, tasquei.

c) Sou

7.

a) quatro

b) três

c) um

8. A

9. B

10.

a) Duas orações: vai ouvir, adianta.

b) Uma oração: tentaram.

c) Duas orações: for, liga.

d) Duas orações: incomoda, faz.

e) Uma oração: locução verbal tenta fazer


QUIZ - DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.

 https://docs.google.com/forms/d/1nFrdQ16_77hnNaSiY4SHvnULT3mrP1QR4nTik17nv5k/edit?usp=sharing

domingo, 8 de agosto de 2021

DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.


DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

 

       O que é discurso direto e discurso indireto?

       Discurso direto e discurso indireto são dois tipos de INTRODUÇÃO DAS FALAS DAS PERSONAGENS DE UMA NARRATIVA.

      

O que é discurso direto?

       O discurso direto acontece quando o narrador faz a transcrição exata da fala das personagens. Possui TRAVESSÃO (_), DOIS PONTOS (:) ou ASPAS (“ ”).

       Exemplo de discurso direto:

a) A aluna afirmou: (voz do narrador)

— Preciso estudar muito para o teste.  (voz da personagem)

 

b) A aluna afirmou: Preciso estudar muito para o teste

(Voz do narrador)                              (Voz da personagem)

 

c) A aluna perguntou:     (Voz do narrador)

Haverá aula de Português?  (Voz da personagem)

 

       O que é o discurso indireto?

       O discurso indireto acontece quando narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens em um texto NARRATIVO. Aparecem as palavras QUE ou SE.

 Exemplo de discurso indireto:

A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

(Voz do narrador)                     (Voz da personagem reproduzida pelo narrador com suas palavras.)

A aluna perguntou se haveria aula de Português.

Adaptado de: https://www.normaculta.com.br/discurso-direto-e-indireto

 

CITAÇÃO DIRETA E CITAÇÃO INDIRETA

     

       O que é citação direta e citação indireta?

        Citação direta e citação indireta são dois tipos de introdução da “fala” (fragmento de texto) de outros autores quando fazemos um TEXTO DISSERTATIVO (redação, artigo de opinião...).

      

       O que é citação direta?

        A Citação direta é a transcrição exata da “fala” de outros autores. No texto aparece ENTRE ASPAS, CITANDO O nome do AUTOR antes ou depois da transcrição da fala.

       Ela deve ser usada somente quando você se lembra exatamente da frase a ser citada.

       Exemplo: Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras       

O que é citação indireta?

        Citação indireta é a transcrição da fala do autor com nossas próprias palavras, ou seja, é uma paráfrase da ideia original. Ela NÃO acompanha ASPAS, mas deve CITAR O AUTOR.

Pitágoras dizia que se nós educássemos as crianças não precisaríamos punir os adultos.

Adaptado de: https://querobolsa.com.br/revista/como-fazer-citacao-na-redacao-do-enem.

 

EXERCÍCIOS

 

       I. Classifique os fragmentos abaixo em DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.

Obs.: Se o texto for narrativo estará marcado entre parênteses para ajudá-los.

 

1. “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar” (Carlos Drummond de Andrade). (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

2. Para DRUMMOND ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é diferente, cada pessoa possui sua peculiaridade. (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

3. O treinador disse:

— Você precisa treinar mais. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

4. O treinador disse: “Você precisa treinar mais.” (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

5. O treinador disse QUE você precisava treinar mais. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

6. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. (Fernando Pessoa)  - (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

7. De acordo com FERNANDO PESSOA tudo vale a pena quando a alma não é pequena, tanto as adversidades como os momentos bons nos fazem crescer.     (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

8. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina) - (Texto dissertativo)

 

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

9. O instrutor perguntou SE estava chovendo. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

10. — Saia da quadra — Disse o juiz. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://professordiorges.blogspot.com/2021/04/quiz-discurso-direto-e-indireto-citacao.html

https://querobolsa.com.br/revista/como-fazer-citacao-na-redacao-do-enem.

https://querobolsa.com.br/revista/como-fazer-citacao-na-redacao-do-enem.

BNCC

• Identificar e refletir sobre as diferentes perspectivas ou vozes presentes nos textos e sobre os efeitos de sentido do uso do discurso direto, indireto, indireto livre, citações etc.

• Estabelecer relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a identificação e compreensão dos diferentes posicionamentos e/ou perspectivas em jogo, do papel da paráfrase e de produções como as paródias e a estilizações.

 

• Orquestrar as diferentes vozes nos textos pertencentes aos gêneros literários, fazendo uso adequado da “fala” do narrador, do discurso direto, indireto e indireto livre.

• Estabelecer relações de intertextualidade para explicitar, sustentar e qualificar posicionamentos, construir e referendar explicações e relatos, fazendo usos de citações e paráfrases, devidamente marcadas e para produzir

paródias e estilizações.

 

 


sexta-feira, 6 de agosto de 2021

LIVRO DO CEREJA 6º ANO 2018 PARTE 3 PAG. 201 A 300 MANUAL DO PROFESSOR

CLIC AQUI 

LIVRO CEREJA 6º ANO 2018 PARTE 2 MANUAL DO PROFESSOR PAG. 84 A 200

CLIC AQUI

LIVRO DO CEREJA 6º ANO 2018 PARTE 1 MANUAL DO PROF. ATÉ A PAG. 84

CLIC AQUI 

REVISÃO ARTIGO SUBSTANTIVO ADJETIVO

 

 

ATIVIDADE 10 – REVISÃO DE CONTEÚDOS


Artigo

Os artigos são apenas 8 palavrinhas.

O

A

OS

AS

UM

UMA

UNS

UMAS

 

Texto 1

Dispersão (Mário de Sá Carneiro).

Perdi-me dentro de mim

Porque eu era labirinto,

E hoje, quando me sinto,

É com saudades de mim.

https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=42594

 

1. Podemos afirmar que nesta estrofe há:

a) um artigo

b) dois artigos

c) três artigos

d) nenhum artigo

 

Texto 2:

Autopsicografia ( Fernando Pessoa)

O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

http://arquivopessoa.net/textos/4234

 

2. Podemos afirmar que nesta estrofe há:

a) um artigo

b) dois artigos

c) três artigos

d) quatro artigos

 

Substantivo

Quando uma palavra é usada para dar nome a algo, ela é classificada como substantivo. Ex.: casa, mar, pessoa, amor.

 

Texto 3:

Canção do Exílio (Gonçalves Dias)

"Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

 

3. Sobre as palavras TERRA, SABIÁ, AVES, podemos afirmar que:

a) são artigos

b) só terra e sabiá são substantivos

c) As três palavras são substantivos.

d) só a palavra terra é substantivo.

Substantivo composto

É formado por duas palavras ou mais. Ex.:

Segunda-feira, passatempo, guarda-roupa.

 

Substantivo simples

É formado por uma só palavra. Ex.: roupa, tempo, gato.

 

Substantivo próprio

Representa um único ser dentre outros. E para indicar isso escrevemos com letra inicial maiúscula. Ex.: Aroeira (existe só um bairro  com esse nome) aroeira (existem várias arvores)

 

Substantivo comum

Qualquer substantivo que não seja próprio será classificado como comum. Ex.: cidade, arvore, homem...

 

Texto 4:

HINO DE MACAÉ (Letra de Antônio Alvarez Parada, música de Lucas Vieira)

Onde o mar beija a areia morena,

Onde o rio se encontra com o mar,

Onde o sol banha a terra serena,

Tu estás, Macaé, a sonhar.

http://www.macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/titulo/hino-de-macae

 

4. Marque DUAS alternativas sobre a classificação do substantivo Macaé.

a) composto

b) simples

c) próprio

d) comum

 

5. Assinale a alternativa que NÃO apresenta substantivo composto.

a) Conceição de Macabu

b) Rio de Janeiro

c) mês de janeiro

d) beija-flor

6. Marque duas alternativas em que os substantivos destacados sejam próprios.

a) Carne de cordeiro é uma delícia.

b) Cordeiro é uma cidade linda.

c) No meu sítio há um rio bonito.

d) Moro na cidade de Rio Bonito.

 

Adjetivo

Qualquer palavra usada para dizer como é o substantivo é um adjetivo. Ex.: casa LIMPA, amor INFINITO.

 

Texto 5:

Eu Me Apaixonei Pela Pessoa Errada (Exaltasamba).

Eu me apaixonei pela pessoa errada Ninguém sabe o quanto que estou sofrendo Sempre que eu vejo ele do seu lado morro de ciúmes estou enlouquecendo...

https://www.letras.mus.br/exaltasamba-musicas/78847/

 

7. A única opção apresenta um adjetivo de acordo com o contexto é:

a) ciúmes

b) ninguém

c) errada

d) sempre

 

8. Coloque artigos antes dos substantivos abaixo:

a)...........casa.

b) .........carro.

c) .........pesquisas.

d) .........pensamentos

 

9. Acrescente adjetivos aos substantivos.

a) Aluno................................

b) Amizade...........................

c) Pessoas........................

10) Se passarmos a frase ( os meninos são comportados) para o feminino singular temos a seguinte forma:

a) o menino é comportado

b) os meninos são comportados

c) as meninas são comportadas

d) a menina é comportada

 

11) Se passarmos a frase ( Os alunos do 6º ano são dedicados ao estudo) para o feminino plural temos a seguinte forma:

a) as meninas do 6º ano são dedicadas ao estudo

b) a menina do 6º ano é dedicada ao estudo

c) o menino do 6º ano é dedicado ao estudo

d) os meninos do 6º ano são dedicados ao estudo

 

Substantivos derivados

São os substantivo formados a partir de outras palavras. Ex.: marinha, marinheiro, maremoto. Todos foram formados a partir da palavra mar.

 

Substantivos primitivos

São os substantivos que não derivam de outra palavra.

 

Substantivos abstratos

São os substantivos que dependem de outro para existir. Ex.: amor, esperança.

 

Substantivos concretos

São os substantivos que tem existência própria. Ex.: rio, árvore.

 

 

12. Classifique os substantivos abaixo em concreto ou abstrato.

a) fome

___________________

b) vento

___________________

c) medo

___________________

d) ar

___________________

 

13. Diga se os substantivos abaixo são primitivos ou derivados.

a) pedrada

_______________________

b) pedra

_______________________

c) caseiro

_______________________

d) casa

_______________________

 

14. Diga se a palavra destacada é adjetivo ou substantivo.

a) Meu pai é um homem velho

_____________________________

b) O velho entrou no ônibus.

_____________________________

c) Encontrei um menino zangado no caminho.

_____________________________

d) O Zangado é um dos sete anões.

___________________________

 

GABARITO ATIVIDADE 10 – REVISÃO DE CONTEÚDOS

 

1. D

2. C

3. C

4. B,C

5. D

6.

7. C

8. A, O, AS, OS,

9. Resposta pessoal- participação dos alunos:

a) legal

b) boa

c) ruins

10. D

11. A

12.

a) abstrato

b) concreto

c) abstrato

d) concreto

 

13.

a) derivado

b) primitivo

c) derivado

d) primitivo

 

14.

a) adjetivo

b) substantivo

c) adjetivo

d) substantivo