PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

CONJUNÇÕES COORDENADAS QUADRO

 

 

CONJUNÇÕES COORDENADAS

 

 

CONJUNÇÃO

RELAÇÃO DE

EXEMPLOS

1

+

 

 

 

 

ADITIVAS

 

 

 

ADIÇÃO

 

SOMA

 

ACRÉSCIMO

e

nem

bem como

não só...mas também

não só...como também

não só ...mas ainda

2

X

 

 

 

ADVERSATIVAS

 

 

OPOSIÇÃO

 

CONTRASTE

mas

porém

todavia

contudo

entretanto

no entanto

não obstante

3

+/-

 

 

ALTERNATIVAS

 

ALTERNÂNCIA

 

SEPARAÇÃO

 

EXCLUSÃO

 

ou...ou

ora...ora

já...já

quer...quer

seja...seja

talvez...talvez

4

=

 

 

 

 

CONCLUSIVAS

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

logo

portanto

assim

então

por isso

por conseguinte

pois ( depois do verbo ) 

uma vírgula

5

?

 

 

EXPLICATIVAS

 

EXPLICAÇÃO

 

JUSTIFICATIVA

porque

porquanto

que

pois( depois do verbo)

duas vírgulas.

 

VOCATIVO EXERCÍCIOS

 Vocativo

 

        Vocativo é um termo (uma parte da oração) que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.

      Uma oração pode ser dividida em duas partes principais: sujeito e predicado. O vocativo não faz parte da oração, por isso sempre será separado por vírgula.

 

Exemplo 1: Professor, a atividade terminou.

Vocativo: professor

Sujeito: a atividade

Predicado: terminou.

 

Exemplo 2: Professor, nós terminamos a atividade.

Vocativo: professor

Sujeito: nós

Predicado: a atividade

 

Exemplo 2: Professor, terminamos a atividade.

Vocativo: professor

Sujeito: oculto (não está escrito)

Predicado: a atividade

 

CONCLUSÃO:

      Às vezes confundimos o VOCATIVO com o SUJEITO, porém o sujeito não pode ser separado por vírgulas.

      Às vezes quando usamos o VOCATIVO o sujeito não aparece escrito na oração, mas é possível identificar através do VERBO

 

Exercícios:

1. Abaixo há alguns versos de músicas. Grife os vocativos presentes neles.

 a) Oh baby, me atende

    Ai que vontade de tacar meu celular na parede (Dilsinho /Matheus Fernandes)

 b) Garçom, aqui nessa mesa de bar

     Você já cansou de escutar (Reginaldo Rossi)

 c)  Dona Maria,

     Deixa eu namorar a sua filha (Thiago Brava)

 d) Ô pacato cidadão, te chamei a atenção

    Não foi à toa, não (Skank)

 e) Hô mãe, to na balada

    Não se preocupe que eu to sendo bem (Trio Bravana)

 f)  Oh, Juliana,

     O que tu quer de mim? (MC Niack)

 g) Cara, ce não sabe o que me aconteceu ontem a noite

    Cê sabe que eu tava precisando sair (Guilherme e Benuto, Dilsinho)


2. Nas orações abaixo o VOCATIVO está destacado. Identifique o SUJEITO. Se o sujeito estiver oculto só escreva sujeito oculto..

 Senhor presidente, nós queremos aumento!

_______

2. Vamos viajar no fim de ano, Isabela?

________________________

3. A vida, minha amada, é feita de escolhas.

__________________

4. Rita, você vai jogar altinho?

_____________

5. Rita, vai jogar altinho?

____________________

 3.Grife os vocativos nas frases abaixo quando houver e identifique o sujeito.

 1. Mãe, vem aqui!

_______________________________________________________________

 2. Pedro disse que ficaria em casa no fim de semana.            

 _______________________________________________________________             

 3. Caraca, João, não vi esse detalhe no jogo!

_______________________________________________________________

4. Essa caneta é flexível, meninos.

_______________________________________________________________

5. Carla, traz meu chapéu?

_______________________________________________________________

6. Caros eleitores, minha gestão será baseada na confiança.

_______________________________________________________________

7. Maria conversou com Raquel no baile ontem.

_______________________________________________________________

8. Camila ficou muito triste, Carol.

_______________________________________________________________

9. Raquel está sentada na calçada da rua Brilhante, Pedro.

_______________________________________________________________

10. Marlene, você trouxe pão?

_______________________________________________________________

11. Eu fui, Carlos, para São Paulo, mas não visitei Maria.

_______________________________________________________________

12.  Eu preciso de mais atenção, José.

_______________________________________________________________

13. Você irá à festa hoje, Catarina?

_______________________________________________________________

 14. Jeferson, vamos ao baile sábado?

_______________________________________________________________

 15. Milena, preciso falar com você.

_______________________________________________________________

16. Suzy é uma moça inteligente.

_______________________________________________________________

17. Ana Clara, você está muito brava hoje.

_______________________________________________________________

18.  Rose foi ao baile vestida de rainha.

_______________________________________________________________

19. Julia, corre aqui!

_______________________________________________________________

 20. Vamos viajar no fim de ano, Isabela?

_______________________________________________________________

 21. Daniel caiu na cova dos leões.

_______________________________________________________________

 22.  Patrícia, corre aqui. Venha ver os filhotes.

_______________________________________________________________

 23. Marcio é professor.

_______________________________________________________________

24.  Rafaela, vá buscar café.

_______________________________________________________________

25. Preciso que você esteja aqui na segunda-feira, Marcos.

_______________________________________________________________

26. Boa tarde, turma!

_______________________________________________________________


EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARTE II

 

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARTE II

 

Leia o poema abaixo.

De Gramática e de Linguagem (Mario Quintana)
E havia uma gramática que dizia assim:
"Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta".
Eu gosto das cousas. As cousas sim !...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.
As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas cousas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso...João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. luminoso.
Sonoro. Lento.

https://www.pensador.com/frase/MTE0MjU0Mw/

 

 

 

1. De acordo com o poema, o que é um substantivo (concreto)?

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. O texto indica seis CARACTERISTICAS que podem ser atribuídas a João. Quais são elas?

____________________________ou________________________________

____________________________ou________________________________

____________________________ou________________________________

 

3. O eu poético – a voz presente no texto – prefere as coisas ao invés de pessoas? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. No final do poema há 8 adjetivos, palavras que indicam CARACTERÍSTICAS, quais são elas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

REVISÃO: SUBSTANTIVO E ADJETIVO

 

     1. Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, instituições, ações, ideias, qualidades, sensações e sentimentos, reais ou imaginários. Os substantivos podem ser classificados de diferentes modos:

a) Próprio ou comum;

b) Concreto ou abstrato;

c) Simples ou composto;

d) Primitivo ou derivado;

 

Exemplo da classificação dos substantivos AMOR e PEDREIRO

 

 

 

 

   AMOR        

Próprio

Comum

Concreto

Abstrato

Simples

Composto

Primitivo

Derivado

 

 

 

 

 

 

 

PEDREIRO 

Próprio

Comum

Concreto

Abstrato

Simples

Composto

Primitivo

Derivado

 

 

 

 

2. Adjetivos são palavras que indicam características ou qualidades do substantivo.

Ex.: azul, gostoso, frio.

 

 

 

 

 

Leia o texto abaixo.

Coração Cachorro (Matheus Fernandes)

(...)

Auh
Late, coração cachorro, late, coração
Auh
Late, coração cachorro, late, coração
Auh
Late, coração cachorro, solta aquele uivão

Late, coração, late, coração, wow!

https://www.letras.mus.br/matheus-fernandes/coracao-cachorro-part-avine/

 

5. No fragmento “coração cachorro” a palavra CACHORRO deve ser classificada como um:

(a) substantivo                       (b) adjetivo

 

6. Justifique a resposta da questão anterior.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia a canção abaixo:

ADJETIVO

Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo
Indicando qualidade, estado, modo de ser, aspecto.

 

Simples, ensolarado
Composto, sociocultural
Primitivo, amarelo
Derivado, amarelado

(...)

Adjetivos Pátrios
Acre, acreano
Se sou de Alagoas, sou alagoano
Se sou de Cabo Frio, sou cabo-friense
Se sou de Brasília, sou brasiliense
Se sou de São Paulo, sou paulistano
Se sou de Sergipe, sou sergipano
Se sou de Roraima, sou roraimense
Se sou do estado do Rio, então, sou fluminense

 

Flexão de gênero
belo/bela

Flexão de número
Singular ou plural
Flexão de grau

https://www.ouvirmusica.com.br/descomplicando-na-web/adjetivo/

 

7. Como a música define o adjetivo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Na segunda estrofe há QUATRO  classificações do adjetivo quanto a formação. Quais são?

_______________________________

_______________________________

_______________________________

_______________________________

9. Quais as três flexões do adjetivo?

______________________________

______________________________

______________________________

 

10. Os adjetivos pátrios indicam origem. Complete os espaços em branco.

a) Eu nasci no estado de (do)  .......................................sou........................................

b) Eu nasci no município de (do)  ......................................sou......................................

 

REVISÃO:  ARTIGO


Artigo é a palavra variável em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) que precede o substantivo, determinando-o de modo preciso ou vago, indicando-lhe o gênero e o número. Os artigos definidos são o, a, os, as. Os indefinidos são um, uma, uns, umas.

 

 

11. Complete o quadro abaixo com os artigos.

ARTIGOS DEFINIDOS

 

ARTIGOS INDEFINIDOS

 

SINGULAR

PLURAL

 

 

SINGULAR

PLURAL

MASCULINO

 

 

 

MASCULINO

 

 

FEMININO

 

 

 

FEMININO

 

 

 

12. Os artigos indicam o ________________________e _______________________ dos substantivos.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

 

Leia a tirinha.



Disponível em< https://vacilandia.com/o-porque-do-mau-humor-da-zinza/ > acesso em: 21/04/2021

1. A palavra MAL-HUMORADA é ANTÔNIMA de:

a) contente

b) aborrecido

c) zangado

d) ranzinza

 

2. A palavra MAL-HUMORADA é um ADJETIVO COMPOSTO, ou seja, formado por duas palavras ou mais. Esse adjetivo se refere:

a) ao sapo

b) à rã

c) às moscas ou abelhas

d) ao leitor

 

3. A palavra PACIÊNCIA é um:

a) substantivo concreto

b) substantivo abstrato

c) adjetivo composto

d) adjetivo derivado


4. O que provoca humor na tirinha?

a) O fato de a personagem ser mal humorada.

b) A personagem não ter paciência

c) o duplo sentido da palavra zangão: zangão abelha macho / zangão pessoa chata.

d) a grafia da palavra mal: MAL contrário de bem e MAU contrário de bom.

 

Leia a charge abaixo.


5. assinale a alternativa que NÃO apresenta verbo:

a) estudei

b) consigo

c) entender

d) então

 

6. No fragmente “Estudei, mas não consigo entender.”   A palavra destacada só NÃO pode ser substituída por;

a) porém

c) contudo

c) mais

d) no entanto

 

7.  Marque a única alternativa que pode ser completada com a palavra MAIS.

a) “O lobo pode perder os dentes, ______ sua natureza jamais.”

b) “Quando há um temporal, os passarinhos se escondem, ______as águias voam mais alto.”

c) “ Muito se perde por falta de inteligência, porém muito _________ por preguiça.”

d) “É bom ser importante, _________, ainda mais importante é ser bom.”


Leia a tirinha abaixo.


 8. No texto acima, os artigos A e O foram utilizados para indicar:

a) o número das palavras: singular ou plural

b) o gênero das palavras: masculino ou feminino.

c) a definição ou indefinição de uma palavra.

d) o gênero e o número das palavras

 

9. Marque a alternativa que NÃO possui ARTIGOS.

a) UM, UMA, UNS, UMAS

b) O, A, OS, AS

c) O, A, OS, AS, UM, UMA, UNS, UMAS

d) EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES.

 10. As palavras Laerte, Dolores, Angeli e Glauco são:

a) substantivos compostos

b) substantivos abstratos

c) substantivos próprios

e) substantivos comuns

 11. Explique as palavras abaixo e dê três exemplos. Utilize entre uma ou duas linhas somente.

a) SUBSTANTIVO :

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) ADJETIVO :

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12. Escreva quais são os artigos definidos e indefinidos. E explique para que serve um ARTIGO.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13. Quais são os pronomes pessoais do caso reto? Para que serve um pronome pessoal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------