Preencha os balões com situações de preconceito, racismo,.. na segunda página crie um final educativo mostrando a mudança de comportamento da personagem após bater a cabeça na placa. No último quadrinho coloque seu nome e a sua turma.
1
2
Preencha os balões com situações de preconceito, racismo,.. na segunda página crie um final educativo mostrando a mudança de comportamento da personagem após bater a cabeça na placa. No último quadrinho coloque seu nome e a sua turma.
1
2
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO PARTE 1
CONTO - O profeta e os tigres
O falso profeta chegou a
aldeia e assustou a todos com ameaças de males
que viriam da floresta. As
pessoas, assustadas, reuniram uma enorme quantia de dinheiro e entregaram a ele
para que conseguisse afastar o perigo.
O
homem comprou alguns pães velhos,
e começou a espalha-los em torno da floresta, recitando palavras incompreensíveis. Um
rapaz se aproximou:
- O que está fazendo?
-
Salvando os seus pais, seus avós, e
seus amigos da ameaça dos tigres.
-
Tigres? Mas não existem tigres neste país!
- Por
força da minha magia – disse o falso profeta. – Ela funciona sempre, como está
vendo.
O rapaz
ainda tentou argumentar. Mas os habitantes resolveram expulsá-lo da cidade,
pois ele estava atrapalhando o trabalho daquele homem santo.
1. Qual a TIPOLOGIA do texto acima?
a) argumentativo – defende uma ideia utilizando argumentos...
b) descritivo – descreve um cenário, pessoa, acontecimento...
c) narrativo – conta uma história, possui personagens, narrador...
d) injuntivo – explica como fazer algo, orienta como realizar uma ação...
2. No texto temos o discurso, ou seja, as falas do:
a) narrador, falso profeta, rapaz
b) falso profeta, narrador, pessoas
c) tigres,narrador, homem santo
d) pais, avós, narrador
3. Que pontuação foi usada pelo narrador para introduzir o discurso (a fala) do rapaz?
a) aspas
b) dois pontos e travessões
c) travessões e aspas
d) dois pontos e aspas
FÁBULA – O Cavalo e o Seu Cuidador
O fingimento é a natureza original do
Hipócrita...
Um
zeloso empregado de uma cocheira, costumava passar horas, e às vezes dias
inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.
Agindo
assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que
se preocupava com o seu bem estar.
Mas, ao
mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse,
roubava a maior parte do milho destinados à alimentar o pobre animal, e o
vendia às escondidas para obter lucro.
Então o
cavalo se volta para ele e diz "Acho apenas que se o senhor de fato
desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava
mais..."
Moral da
História: Devemos desconfiar sempre dos exibicionistas que fazem questão de
promover publicamente suas próprias virtudes. Os Bajuladores não são confiáveis.
4. Qual a TIPOLOGIA do texto acima?
a) argumentativo – defende uma ideia utilizando argumentos...
b) descritivo – descreve um cenário, pessoa, acontecimento...
c) narrativo – conta uma história, possui personagens, narrador...
d) injuntivo – explica como fazer algo, orienta como realizar uma ação...
5. O gênero do primeiro texto é CONTO e o gênero do segundo texto é FÁBULA. Os dois são narrativos, pois contam histórias. Qual a afirmação correta sobre eles?
a) Na fábula os animais falam e no conto não.
b) No conto os animais falam e na fábula não.
c) O conto possui moral da história.
d) A fábula não possui narrador.
6. Que pontuação foi usada pelo narrador para introduzir o discurso (a fala) do cavalo?
a) aspas
b) dois pontos e travessões
c) travessões e aspas
d) dois pontos e aspas
7. Para introduzir a fala das personagens o narrador pode usar:
a) somente dois pontos e travessões.
b) somente aspas.
c) aspas ou dois pontos e travessões.
d) parênteses
8. Na tirinha acima o que o pato está fazendo?
_____________________________________________________________________________
9. No segundo quadrinho o que a avó do pato fala?
_____________________________________________________________________________
10. No terceiro quadrinho que pontuação ele usou para colocar a fala da avó no livro?
____________________________________________________________________________
11. O pato está escrevendo um livro. Nesse livro há um narrador. Quem é o narrador?
____________________________________________________________________________
Conclusão: Autor é quem escreve. Narrador é um personagem que no texto conta a história.
As falas das personagens são chamadas de discurso.
PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO PARTE - I
Faça um texto agumentativo sobre os trabalho de casa praticado por crianças e adolescentes.
Título: ________________________________________________ Em relação aos trabalhos de casa, considero que eles deveriam ser abolidos. Em primeiro lugar, penso que os trabalhos de casa roubam o tempo que as crianças poderiam gastar no estudo, fazendo as crianças terem notas baixas. Em segundo lugar, os trabalhos de casa tiram o tempo que as crianças poderiam usar para atividades musicais, esportivas, e até mesmo ocupam o tempo de convívio entre elas. Em terceiro lugar, os trabalhos de casa causam várias e graves perturbações cerebrais que já afetaram milhares de crianças. Por todas estas razões, considero que os pais não deveriam exigir que seus filhos fizessem trabalhos domésticos. |
1. O texto está sem título. Escreva um título para ele.
2. Qual a TESE? (Posição do autor sobre o tema)
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Qual o primeiro argumento?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. Quais palavras foram usadas para introduzir os três parágrafos argumentativos..
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5. Qual a conclusão do autor sobre o trabalho de casa?.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. Que expressão ele utilizou para introduzir a conclusão?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Obs:
Há várias há várias perguntas, algumas são parecidas.
Fiz o trabalho de produção com os aluno de transformar o poema em notícia. O resultado foi bom. Também fica legal fazer paródias.
Dá para transformar o poema em HQ também como no exemplo abaixo:
Poema tirado de uma notícia de jornal (Manuel Bandeira)
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
1. Qual o espaço da narrativa?
2. O narrador participa da história?
3. Qual o tempo?
4. Qual o personagem?
5. Como era o nível social de João Gostoso?
6. Qual a profissão e a possível condição financeira de João?
7. Como você explicaria o final trágico de João?
8. O nome do bar faz referência a quê?
9. Por que o nome do homem é João? A sua história é parecida com a de outras pessoas?Justifique sua resposta.
10. Esse texto se parece com uma notícia de jornal ou um poema?
11. Que motivos teriam levado João Gostoso a um gesto tão extremo?
12. Qual é a tema (assunto) dessa narrativa?
13. Sobre quem é a história?
14. Quais características físicas(Exterior) e psicológicas(interior) poderíamos atribuir a essa personagem?
15. Por que será que João tinha o sobrenome de Gostoso?
16. O que representa ser Carregador De Feira Livre e morar em um morro?
17. Na sua opinião, ele era feliz ou infeliz com a vida que levava?
18.O que ele foi fazer no bar?
19. Ele resolveu nadar na Lagoa ou se suicidar?
20. Mesmo sendo um poema, este
texto apresenta características de uma notícia,vamos buscá-las?
a) Quem participou do fato?
b) Qual a profissão de João
Gostoso?
c) O que aconteceu?
d) Onde ele morava?
e) Onde aconteceu o fato?
f) Como aconteceu o fato narrado
no poema?
g) Qual foi o possível motivo de
ter acontecido a situação narrada?
21.Por que você acha que o título
é “Poema tirado de uma notícia de jornal”?
22. Por que o poema se aproxima
de uma notícia de jornal?
23. Como é a estrutura de uma notícia e qual a sua função? A função e a estrutura do poema são as mesmas da notícia? Explique
(obs:Dividir a turma em qutro grupos. A atividade pode ser respondida em forma de debates ou recolher as respostas em caixas e ler algumas. Enquanto dois grupos debatem os outros dois julgam quem usou o melhor argumento. Faça a sua adaptaçao, adicione ou retire perguntas.)
VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA? POR QUÊ?
RESPOSTA: ARGUMENTO DO ALUNO.
1. CASAMENTO HOMOAFETIVO.
2. ABORTO
3. MACONHA
4. DESMATAMENTO
5. PORTE DE ARMAS
6. PENA DE MORTE
7. PASSARINHO NA GAIOLA
8. CELULAR
9. BOLSA FAMILIA
10. MAIORIDADE PENAL
11. TRAIÇAO
12. BANHEIRO UNISEX
13. ENSINO RELIGIOSO
14. BOLSONARO
15. MORADOR DE RUA
16. ALUNO BAGUNCEIRO
17. PROFESSOR RIGIDO
18. COTA RACIAL
19. EUTANASIA
20. PRIVACIDADE DOS FILHOS
21. PICHAÇAO
22. TODES
23. FILA PREFERENCIAL
24. SEGURAR FILA NO MERCADO
25. TALARICO
26. FEMINISMO
27. INCLUSÃO
28. BBB
29. RELIGIAO AFRO
30. PREGAÇAO NO ONIBUS
31. EMPODERAMENTO
32. CANCELAMENTO
33. FUNK
34. EDUCAÇAO SEXUAL
35.
BNCC - (EF89LP37) Analisar os
efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo,
antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
CONHECIMENTO PRÉVIO:
DENOTAÇÃO/CONOTAÇÃO
SENTIDO DENOTATIVO OU DENOTAÇÃO = SENTIDO REAL DA PALAVRA
SENTIDO CONOTATIVO OU CONOTAÇÃO SENTIDO FIGURADO DA PALAVRA
FIGURAS DE LINGUAGEM
As várias formas de se utilizar as palavras no SENTIDO CONOTATIVO são chamadas de FIGURAS DE LINGUAGEM.
EUFEMISMO Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis. Assuntos tristes (morte, demissão, acidentes); Palavras de baixo calão (palavrões); Palavras que possuem um sentido mais negativo; Temas que são tabus na sociedade (suicídio, drogas, sexo); Temas que geram polêmica (política, religião, futebol); Assuntos que despertam um sentimento negativo (pobreza, discriminação). Exemplo: Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer) Os homens públicos envergonham o povo. (homens públicos = políticos). |
1. No segundo quadrinho da tirinha foi usado um eufemismo “Você que é vivido” Complete o espaço pontilhado no segundo quadrinho com o significado dessa expressão.
Disponível em:
https://thaisnicoleti.blogfolha.uol.com.br/2015/08/19/homem-legenda-um-cacador-de-eufemismos/
2. Escreva o significado dos eufemismos abaixo;
a) Ele descansou em paz: .......................................................
b) O deputado é acusado de enriquecimento ilícito......................................
c) Acho que eles faltaram com a verdade................................................
d) Você foi desligado da empresa. .................................................
e) Ela foi convidada a se retirar do mercado......................................
f) O prefeito desviou verbas públicas..............................................
g) Ricardo é um boa-vida. ................................................
h) Baile da terceira idade. ..........................................
i) Ele sempre foi “cheinho” ...............................
j) Ela foi convidada a retirar-se da festa. .................................................
3. Toda vez que você utiliza uma palavra por outra para não ser grosseiro ou mal educado você está usando uma figura de linguagem chamada de:
....................................................................................................
3. Dê três exemplos de EUFEMISMOS que você conhece. Não use os do exercício.
______________________________________________________________________________
4. O EUFEMISMO é uma figura de linguagem que consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis. Escreva as palavras que foram usadas nnas tirinhas abaixo como EUFEMISMOS para as palavras em destaque:
a) CHEIO:
______________________________________
B) A LATARIA DO SEU CARRO GANHOU UM FORMATO ÚNICO, DIFERENTE E PERSONALIZADO:
___________________________________________________________________
C) ESTOU PRÉ-DEMITIDO:
_______________________________________________
D) TRABALHO NA INDÚSTRIA DE ENTRETENIMENTO.
___________________________________________________
E) SUBTRAEM:
_______________________________________
Obs: Passei a parte teórica e as perguntas no quadro. Imprimi as imagens e utilizei em várias turmas as mesmas cópias. As tirinhas estão postadas como hq pois na prática trabalho mais a interpretação dos textos multissemióticos sem ater as diferenças dos gêneros. BNCC - (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –,o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagensambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
HQ – ironia, deboche, sarcasmo
A ironia procura satirizar falando exatamente o
contrário.Para isso pode-se perguntar algo fingindo não saber a resposta.
O sarcasmo é um tipo de ironia mais amarga e
provocatória, transformando-se, às vezes, quase num insulto.
O deboche ( O mesmo que sarcasmo, de origem francesa) não demonstra respeito
pela pessoa que é vitima dele. O próprio rosto da pessoa demonstra.
·
Deboche
é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No
entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar, diminuir, ou constranger o receptor da mensagem.
Pontuação: Uma das formas de se marcar a ironia em textos é utilizando as aspas.
ATIVIDADES
Leia as tirinhas abaixo:
Texto 1
Texto 21. No texto 1 a personagem foi irônica, o que ela quis dizer com a frase “ Eu fico muito feliz”?
______________________________________________
2. No texto 1 há uma onomatopeia ( tentativa de reproduzir sons, ruídos ...) identifique-a.
______________________________________________
3. No texto 2 a personagem Dona Anésia utilizou qual recurso para ser irônica?
_______________________________________________________________________
4. Quais características podemos atribuir a personagem Anésia a partir de suas expressões faciais?
________________________________________________________________________
5. Há amigos e “amigos” Por que na segunda palavra amigos o autor utilizou aspas?
_______________________________________________________________________
6. Qual o significado da palavra “amigos” no contexto da tirinha?
_______________________________________________________________________
7. A personagem Helga foi irônica. O que ela queria que o Hagar fizesse?
_______________________________________________________________________
8. A ironia utilizada por Helga foi uma boa forma de diálogo? Por quê?
_______________________________________________________________________
9. Há alguém próximo a você que utiliza ironia?
_______________________________________________________________________
10. Você acha que ser irônico ajuda na comunicação? Por quê?
_______________________________________________________________________
EXTRA:
Leia os textos e explique o significado das ironias:
TEXTO 1
b) Fascinante!
_____________________________________________________
TEXTO 3d) Desse mundo redondo.
_______________________________________________________