PáginasDESCRITOR

sábado, 15 de abril de 2023

RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇAÕ ATIVIDADE

Preencha os balões com situações de preconceito, racismo,.. na segunda página crie um final educativo mostrando a mudança de comportamento da personagem após bater a cabeça na placa. No último quadrinho coloque seu nome e a sua turma.

1


 










2



quinta-feira, 13 de abril de 2023

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO PARTE 1 CONCEITO DE DISCURSO

 

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO PARTE 1

 

CONTO - O profeta e os tigres


O falso profeta chegou a aldeia e assustou a todos com ameaças de males que viriam da floresta. As pessoas, assustadas, reuniram uma enorme quantia de dinheiro e entregaram a ele para que conseguisse afastar o perigo.

          O homem comprou alguns pães velhos, e começou a espalha-los em torno da floresta, recitando palavras incompreensíveis. Um rapaz se aproximou:

         - O que está fazendo?

         - Salvando os seus pais, seus avós, e seus amigos da ameaça dos tigres.

         - Tigres? Mas não existem tigres neste país!

         - Por força da minha magia – disse o falso profeta. – Ela funciona sempre, como está vendo.

         O rapaz ainda tentou argumentar. Mas os habitantes resolveram expulsá-lo da cidade, pois ele estava atrapalhando o trabalho daquele homem santo.

 

1. Qual a TIPOLOGIA  do texto acima?

a) argumentativo – defende uma ideia utilizando argumentos...

b) descritivo – descreve um cenário, pessoa, acontecimento...

c) narrativo – conta uma história, possui personagens, narrador...

d) injuntivo – explica como fazer algo, orienta como realizar uma ação...

 

2. No texto temos o discurso, ou seja, as falas do:

a) narrador, falso profeta, rapaz

b) falso profeta, narrador, pessoas

c) tigres,narrador, homem santo

d) pais, avós, narrador

 

3. Que pontuação foi usada pelo narrador para introduzir o discurso (a fala) do rapaz?

a) aspas

b) dois pontos e travessões

c) travessões e aspas

d) dois pontos e aspas

 

FÁBULA – O Cavalo e o Seu Cuidador

        O fingimento é a natureza original do Hipócrita...

        Um zeloso empregado de uma cocheira, costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.

        Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.

       Mas, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte do milho destinados à alimentar o pobre animal, e o vendia às escondidas para obter lucro.

       Então o cavalo se volta para ele e diz "Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

        Moral da História: Devemos desconfiar sempre dos exibicionistas que fazem questão de promover publicamente suas próprias virtudes. Os Bajuladores não são confiáveis.

 

4. Qual a TIPOLOGIA  do texto acima?

a) argumentativo – defende uma ideia utilizando argumentos...

b) descritivo – descreve um cenário, pessoa, acontecimento...

c) narrativo – conta uma história, possui personagens, narrador...

d) injuntivo – explica como fazer algo, orienta como realizar uma ação...

 

5. O gênero do primeiro texto é CONTO e o gênero do segundo texto é FÁBULA. Os dois são narrativos, pois contam histórias. Qual a afirmação correta sobre eles?

a) Na fábula os animais falam e no conto não.

b) No conto os animais falam e na fábula não.

c) O conto possui moral da história.

d) A fábula não possui narrador.

 

6. Que pontuação foi usada pelo narrador para introduzir o discurso (a fala) do cavalo?

a) aspas

b) dois pontos e travessões

c) travessões e aspas

d) dois pontos e aspas

7.  Para introduzir a fala das personagens o narrador pode usar:

a) somente dois pontos e travessões.

b) somente aspas.

c) aspas ou dois pontos e travessões.

d) parênteses

 








8. Na tirinha acima o que o pato está fazendo?

_____________________________________________________________________________

9. No segundo quadrinho o que a avó do pato fala?

_____________________________________________________________________________

10. No terceiro quadrinho que pontuação ele usou para colocar a fala da avó no livro?

____________________________________________________________________________

11. O pato está escrevendo um livro. Nesse livro há um narrador. Quem é o narrador?

____________________________________________________________________________

Conclusão: Autor é quem escreve. Narrador é um personagem que no texto conta a história.


 As falas das personagens são chamadas de discurso.

quarta-feira, 29 de março de 2023

PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO PARTE I 6º ANO

 

PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO PARTE - I

Faça um texto agumentativo sobre os trabalho de casa praticado por crianças e adolescentes.

 

 

Título: ________________________________________________

 

Em relação aos trabalhos de casa, considero que eles deveriam ser abolidos.

 

     Em primeiro lugar, penso que os trabalhos de casa roubam o tempo que as crianças poderiam gastar no estudo, fazendo as crianças terem notas baixas.

 

    Em segundo lugar, os trabalhos de casa tiram o tempo que as crianças poderiam usar para atividades musicais, esportivas, e até mesmo ocupam o tempo de convívio entre elas.

 

   Em terceiro lugar, os trabalhos de casa causam várias e graves perturbações cerebrais que já afetaram milhares de crianças.

 

     Por todas estas razões, considero que os pais não deveriam exigir que seus filhos fizessem trabalhos domésticos.

 

1. O texto está sem título. Escreva um título para ele.

 

2. Qual a TESE? (Posição do autor sobre o tema)

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

3. Qual o primeiro argumento?

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

4. Quais palavras foram usadas para introduzir os três parágrafos argumentativos..

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

5. Qual a conclusão do autor sobre o trabalho de casa?.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. Que expressão ele utilizou para introduzir a conclusão?

............................................................................................................................................................................................................................................................................................................

quarta-feira, 8 de março de 2023

POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL PRODUÇÃO DE HQ

Obs:

Há várias há várias perguntas, algumas são parecidas.

Fiz o trabalho de produção com os aluno de transformar o poema em notícia. O resultado foi bom. Também fica legal fazer paródias.

Dá para transformar o poema em HQ  também como no exemplo abaixo:







Poema tirado de uma notícia de jornal (Manuel Bandeira) 

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

1. Qual o espaço da narrativa?

2. O narrador participa da história?

3. Qual o tempo?

4. Qual o personagem?

5. Como era o nível social de João Gostoso?

6.  Qual a profissão e a possível condição financeira de João?

7. Como você explicaria o final trágico de João?

8. O nome do bar faz referência a quê?

9. Por que o nome do homem é João? A sua história é parecida com a de outras pessoas?Justifique sua resposta.

10. Esse texto se parece com uma notícia de jornal ou um poema?

11. Que motivos teriam levado João Gostoso a um gesto tão extremo?

12. Qual é a tema (assunto) dessa narrativa? 

13. Sobre quem é a história? 

14. Quais características físicas(Exterior) e psicológicas(interior) poderíamos atribuir a essa personagem?

15. Por que será que João tinha o sobrenome de Gostoso? 

16. O que representa ser Carregador De Feira Livre e morar em um morro?

17. Na sua opinião, ele era feliz ou infeliz com a vida que levava?

18.O que ele foi fazer no bar? 

19. Ele resolveu nadar na Lagoa ou se suicidar?

20. Mesmo sendo um poema, este texto apresenta características de uma notícia,vamos buscá-las?

a) Quem participou do fato?

b) Qual a profissão de João Gostoso?

c) O que aconteceu?

d) Onde ele morava?

e) Onde aconteceu o fato?

f) Como aconteceu o fato narrado no poema?

g) Qual foi o possível motivo de ter acontecido a situação narrada?

21.Por que você acha que o título é “Poema tirado de uma notícia de jornal”?

22. Por que o poema se aproxima de uma notícia de jornal?

23. Como é a estrutura de uma notícia e qual a sua função? A função e a estrutura do poema são as mesmas da notícia? Explique

terça-feira, 7 de março de 2023

DEBATE TEMAS E ASSUNTOS POLÊMICOS

 

(obs:Dividir a turma em qutro grupos. A atividade pode ser respondida em forma de debates ou recolher as respostas em caixas e ler algumas. Enquanto dois grupos debatem os outros dois julgam quem usou o melhor argumento. Faça a sua adaptaçao, adicione ou retire perguntas.)

VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA? POR QUÊ?

RESPOSTA: ARGUMENTO DO ALUNO.

1.      CASAMENTO HOMOAFETIVO.

2.      ABORTO

3.      MACONHA

4.      DESMATAMENTO

5.      PORTE DE ARMAS

6.      PENA DE MORTE

7.      PASSARINHO NA GAIOLA

8.      CELULAR

9.      BOLSA FAMILIA

10.   MAIORIDADE PENAL

11.   TRAIÇAO

12.   BANHEIRO UNISEX

13.   ENSINO RELIGIOSO

14.   BOLSONARO

15.   MORADOR DE RUA

16.   ALUNO BAGUNCEIRO

17.   PROFESSOR RIGIDO

18.   COTA RACIAL

19.   EUTANASIA

20.   PRIVACIDADE DOS FILHOS

21.   PICHAÇAO

22.   TODES

23.   FILA PREFERENCIAL

24.   SEGURAR FILA NO MERCADO

25.   TALARICO

26.   FEMINISMO

27.   INCLUSÃO

28.   BBB

29.   RELIGIAO AFRO

30.   PREGAÇAO NO ONIBUS

31.   EMPODERAMENTO

32.   CANCELAMENTO

33.   FUNK

34.   EDUCAÇAO SEXUAL

35.    

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

EUFEMISMO ATIVIDADE TIRINHAS

 

BNCC - (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

CONHECIMENTO PRÉVIO:

DENOTAÇÃO/CONOTAÇÃO

SENTIDO DENOTATIVO OU DENOTAÇÃO = SENTIDO REAL DA PALAVRA

SENTIDO CONOTATIVO OU CONOTAÇÃO SENTIDO FIGURADO DA PALAVRA

FIGURAS DE LINGUAGEM

As várias formas de se utilizar as  palavras no SENTIDO CONOTATIVO são chamadas de FIGURAS DE LINGUAGEM. 

 

EUFEMISMO

       Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.

Assuntos tristes (morte, demissão, acidentes);

Palavras de baixo calão (palavrões);

Palavras que possuem um sentido mais negativo;

Temas que são tabus na sociedade (suicídio, drogas, sexo);

Temas que geram polêmica (política, religião, futebol);

Assuntos que despertam um sentimento negativo (pobreza, discriminação).

Exemplo: Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer)

Os homens públicos envergonham o povo. (homens públicos = políticos).

 

1. No segundo quadrinho da tirinha foi usado um eufemismo “Você que é vivido” Complete o espaço pontilhado no segundo quadrinho com o significado dessa expressão.



Disponível em: https://thaisnicoleti.blogfolha.uol.com.br/2015/08/19/homem-legenda-um-cacador-de-eufemismos/

2. Escreva o significado dos eufemismos abaixo;

a) Ele descansou em paz: .......................................................

b) O deputado é acusado de enriquecimento ilícito......................................

c) Acho que eles faltaram com a verdade................................................

d) Você foi desligado da empresa. .................................................

e) Ela foi convidada a se retirar do mercado......................................

f) O prefeito desviou verbas públicas..............................................

g) Ricardo é um boa-vida. ................................................

h) Baile da terceira idade. ..........................................

i) Ele sempre foi “cheinho” ...............................

j) Ela foi convidada a retirar-se da festa. .................................................

3. Toda vez que você utiliza uma palavra por outra para não ser grosseiro ou mal educado você está usando uma figura de linguagem chamada de:

....................................................................................................

3. Dê três exemplos de EUFEMISMOS que você conhece. Não use os do exercício.

______________________________________________________________________________

4. O EUFEMISMO  é uma figura de linguagem que consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.  Escreva as palavras que foram usadas nnas tirinhas abaixo como EUFEMISMOS para as palavras em destaque:


 









a) CHEIO:

______________________________________

 



 






B) A LATARIA DO SEU CARRO GANHOU UM FORMATO ÚNICO, DIFERENTE E PERSONALIZADO:

___________________________________________________________________

 

 









C) ESTOU PRÉ-DEMITIDO:

_______________________________________________

 



 




D) TRABALHO NA INDÚSTRIA DE ENTRETENIMENTO.

___________________________________________________

 



 






E) SUBTRAEM:

_______________________________________

 

IRONIA HQ 2023

 Obs: Passei a parte teórica e as perguntas no quadro. Imprimi as imagens e utilizei em várias turmas as mesmas cópias. As tirinhas estão postadas como hq pois na prática trabalho mais a interpretação dos textos multissemióticos sem ater as diferenças dos gêneros. BNCC - (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –,o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagensambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

HQ – ironia, deboche, sarcasmo

     A diferença entre o significado dessas palavras depende do contexto e da intenção dos interlocutores. no dia a dia podemos usar como sinônimas.

    Ironia e sarcasmo e deboche são formas de expressar uma afirmação com sentido conotativo, ou seja, figurado.

       A ironia procura satirizar falando exatamente o contrário.Para isso pode-se perguntar algo fingindo não saber a resposta.

        O sarcasmo é um tipo de ironia mais amarga e provocatória, transformando-se, às vezes, quase num insulto.

        O deboche ( O mesmo que sarcasmo, de origem francesa) não demonstra respeito pela pessoa que é vitima dele. O próprio rosto da pessoa demonstra.

 

  • Ironia é uma figura de linguagem que consiste em expressar o oposto do que se quer dizer, do que se pensa, geralmente com tom de humor
  • Sarcasmo é um dito ácido que, embora possa ser expresso também através de uma ironia, tem sempre o propósito de zombar, ofender ou escarnecer. 

·         Deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar, diminuir,  ou constranger o receptor da mensagem.

Pontuação: Uma das formas de se marcar a ironia em textos é utilizando as aspas.

ATIVIDADES

Leia as tirinhas abaixo:

Texto 1

Texto 2
Texto 3
Texto 4


1. No texto 1 a  personagem foi irônica, o que ela quis dizer com a frase “ Eu fico muito feliz”?

______________________________________________

2. No texto 1 há uma onomatopeia ( tentativa de reproduzir  sons, ruídos ...) identifique-a.

______________________________________________

 3. No texto 2 a personagem Dona Anésia utilizou qual recurso para ser irônica?

_______________________________________________________________________

4. Quais características podemos atribuir a personagem Anésia a partir de suas expressões faciais?

________________________________________________________________________

5. Há amigos e “amigos” Por que na segunda palavra amigos o autor utilizou aspas?

_______________________________________________________________________

6. Qual o significado da palavra “amigos” no contexto da tirinha?

_______________________________________________________________________

7. A personagem Helga foi irônica. O que ela queria que o Hagar fizesse?

_______________________________________________________________________

8. A ironia utilizada por Helga foi uma boa forma de diálogo? Por quê?

_______________________________________________________________________

9.  Há alguém próximo a você que utiliza ironia?

_______________________________________________________________________

10. Você acha que ser irônico ajuda na comunicação? Por quê?

_______________________________________________________________________


EXTRA:

Leia os textos e explique o significado das ironias:

TEXTO 1

a) Não está nem um pouco atrasado.
___________________________________________________

TEXTO 2

b) Fascinante!

_____________________________________________________

TEXTO 3
c) Aposto que Eliz regina está morrendo de inveja.
_______________________________________________________

TEXTO 4

d) Desse mundo redondo.

_______________________________________________________