PáginasDESCRITOR

domingo, 7 de maio de 2023

CRÔNICA PEQUENA : DOIS VELHINHOS - ATIVIDADE

 

CRÔNICA: DOIS VELHINHOS - DALTON TREVISAN - Dalton Trevisan

        Dois pobres inválidos, bem velhinhos, esquecidos em um quarto de asilo.

        Ao lado da janela, retorcendo os aleijões e esticando a cabeça, apenas um podia olhar lá fora.

        Junto à porta, o outro espiava a parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz. Com inveja, perguntava o que acontecia.

        Deslumbrado, anunciava o primeiro:

        — Um cachorro ergue a perninha no poste.

        Mais tarde:

        — Uma menina de vestido branco pulando corda.

        Ou ainda:

        — Agora é um enterro de luxo.

        Sem nada ver, o amigo remordia-se no seu canto.

        O mais velho acabou morrendo, para alegria do segundo, instalado afinal debaixo da janela.

        Não dormiu, antegozando a manhã. Bem desconfiava que o outro não revelava tudo.

       Cochilou um instante — era dia. Sentou-se na cama, com dores espichou o pescoço: entre os muros em ruína, ali no beco, um monte de lixo.

 

Texto extraído do livro “Mistérios de Curitiba”, Editora Record Rio de Janeiro, 1979, pág. 110.

 

Dicionário:

Aleijão – deformação física de nascença ou causada por acidente.

Inválido – frágil, que tem pouca força física.

Espiava – olhava.

Deslumbrado – fascinado, admirado.

Remordia-se – ficava com raiva.

Entendendo a crônica:

Antegozar – ter o sentimento de algo bom antecipado.

 

1. Que imagens o velhinho que está na janela descreve ao outro velhinho?

a) um cachorro, uma menina, um monte de lixo.

b) uma parede, um crucifixo, um enterro.

c) um cachorro, uma menina, um enterro.

d) uma janela, um cachorro, uma menina.

 

2.Por que o velhinho que está no canto da parede não consegue ver a paisagem?

a) porque é aleijado

b) porque o outro não deixa

c) porque é invejoso

d) porque não se interessa.

 

3. Qual a intenção do velhinho ao descrever aquelas cenas para o outro?

a) enganá-lo

b) entretê-lo

c) causar inveja

d) causar raiva

4. O que o segundo velhinho consegue, finalmente, visualizar pela janela?

a) um circo

b) uma menina pulando corda

c) o cachorro no poste

d) um monte de lixo

 

5. Qual pode ter sido a sensação do velhinho ao perceber o que realmente poderia ver pela janela?

 

a) revolta

b) decepção

c) desolação

d) tristeza

 

FONTE: http://profjosi-lp.blogspot.com/2013/01/atividades-7-ano.html

 

 

 

1. Qual o assunto principal do texto?

O assunto principal ou tema do texto é o abandono de dois velhinhos no asilo e a vontade dos mesmos de viver o mundo fora dali.

 

2. Há, no texto, uma diferença, uma oposição clara entre os personagens. Qual é essa oposição?

Um dos idosos parece feliz próximo à janela e o outro parecia infeliz por não enxergar o mundo lá fora.

 

3. Por que o segundo ficou alegre com a morte do mais velho?

Porque finalmente tomaria seu lugar, perto da janela.

 

4. A fantasia e a realidade se misturam nesse pequeno conto. Marque os fatos que representam a realidade e os que marcam a fantasia dos idosos.

 a) Parede úmida __realidade_______________

 b) Menina de vestido branco __fantasia______________

 c) Enterro de luxo ___fantasia_______________

 d) Muros em ruína ___realidade_______________

 e) Um monte de lixo ___realidade_____________

 

5. Os personagens são anônimos, isto é, não possuem nome próprio. Como eles são identificados pelo autor?

São identificados por um ou o primeiro, que é o que está próximo à janela, e o outro ou segundo, que é o que está junto à porta.

 

6. O texto partiu do particular para denunciar um drama social. Escreva:

a) o problema particular:

Os dois velhinhos que estavam no asilo sem contato com o mundo.

b) o problema social (geral).

O descaso e o abandono dos idosos por parte da família e da sociedade em geral.

 

7. A conclusão do conto é caracterizada por uma decepção sentida pelo outro idoso. Que decepção é essa?

O fato de que não há, além da janela, a paisagem esperada durante todo o tempo, mas apenas um muro e lixo.

 

FONTE:   https://atividadesescolaresprontas.com.br/wpcontent/uploads/2021/08/Dois-velhinhos.pdf

 

 

1 – Do ponto de vista dos gêneros textuais, podemos classificar o texto como:

a) uma crônica.         

b) um artigo de opinião.              

c) um conto.              

d) uma reportagem.

 

2 – Enquanto um olhava para a rua, o que o outro via?

      Via uma parede úmida, o crucifixo negro, as moscas no fio de luz.

 

3 – Quais foram os acontecimentos que o velho que estava na janela relatou?

·        Um cachorro ergue a perninha no poste.

·        Uma menina de vestido branco pulando corda.

·        Agora é um enterro de luxo.

 

4 – Após a morte do mais velho, o outro velhinho foi até a janela. O que ele viu?

      Entre os muros em ruína, ali no beco, ele só viu um monte de lixo.

 

5 – Quem é o autor? De onde foi extraído o texto?

      Dalton Trevisan. Do Livro “Mistérios de Curitiba”.

 

6 – (CEFET-RN) O narrador em questão pode ser classificado como:

a) excluído.                                                

b) onisciente.

c) personagem.                                          

d) observador.

 

7 – (CEFET-RN) Conforme os atributos relacionados às personagens centrais do conto, pode-se afirmar que há uma caracterização:

a) minuciosa.                                            

b) psicológica detalhada.

c) parcial.                                                 

d) social detalhada.

 

FONTE; https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/10/cronica-dois-velhinhos-dalton-trevisan.html

 

 

sábado, 22 de abril de 2023

PRECONCEITO HOMOSEXUALIDADE HQ

 Nesta atividade utilizei seis quadrinhos.  Pedi aos alunos que completassem os balões. Depois mostrei a versão oficial "traduzida" .











DESENHO COMPLETO







DESIGUALDADE HQ

 NINGUÉM NUNCA ME ENTREGOU NADA DE BANDEJA

fonte Inglês: https://www.rnz.co.nz/news/the-wireless/373065/the-pencilsword-on-a-plate

Português; https://www.hypeness.com.br/2015/05/quadrinho-resume-o-porque-de-a-historia-de-que-todo-mundo-tem-as-mesmas-chances-nao-e-tao-verdadeira-assim-2/




.
..
]..
















segunda-feira, 17 de abril de 2023

PRECONCEITO RACISMO GORDOFOBIA HQ

        Abaixo temos várias pessoas muito  aborrecidas pois foram discriminadas por ser baixinha, gorda e magra. Escreva a fala de cada uma delas e depois o que elas falam ao ver uma pessoa baixinha, gorda e negra.









PRECONCEITO O NAMORADO HQ

 

PRECONCEITO O NAMORADO

      A filha vai apresentar o namorado para a mãe e avisa que há um problema.Complete os balões e depois responda às questões de acordo com suas respostas. Fique atento à ortografia!












Resposta: O namorado era vegetariano.

1. O que a mãe pensou que era?

_________________________________________________________________________

 

2. Que tipo de discriminação a mãe cometeu?

(a) xenofobia         (b) machismo                   (c) racismo           (d) homofobia

 

3. O que a filha disse para a mãe no terceiro quadrinho?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Levante hipótese sobre qual seria o problema do rapaz.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Como a mãe se sentiu no ultimo quadrinho?

______________________________________________________________________________

 

6. Pesquise em seu caderno ou na internet a diferença entre preconceito e discriminação.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ADVÉRBIO TEORIA ATIVIDADE EXERCÍCIO

 

Advérbios

       São palavras INVARIÁVEIS em gênero e número que vêm associadas a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.

 

Passe as frases para o plural e para o feminino.

                                   Ele saiu cedo.                                                    Ele saiu arrumado.

plural_____________________________________________________________

feminino___________________________________________________________

 

A palavra cedo não possui a forma ceda ou cedos é invariável, é um advérbio.

A palavra arrumado não é um advérbio, pois varia em gênero: arrumada, e em numero plural: arrumados.

Os advérbios informam as circunstâncias em que ocorre a ação verbal. Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias que informam.  As principais circunstâncias são:

 

PRINCIPAIS CIRCIUNSTÂNCIA ADVERBIAIS.

1. TEMPO (QUANDO FOI?)

Ontem; hoje, amanhã, 

cedo, tarde, outrora,

antes, agora, depois,

sempre, nunca,

 

 

 

2. LUGAR (ONDE PÕE?)

Aqui, aí,  ali, lá

longe, perto, distante,

fora, dentro, atrás,

antes, agora, depois,

acima, debaixo, defronte

 

 

 

3. MODO (COMO FOI?)

Rápido, devagar, depressa, debalde, bem, melhor, pior, mal,

Obs.: muitos advérbios de modo formam-se juntando mente à forma feminina do adjetivo, exemplo:

Primeiro + mente = primeiramente,

Calmo + mente = calmamente...

 

4. Intensidade (QUANTO?)

Muito, pouco, demasiado

Mais, demais, menos, bastante...

7. Dúvida (NÃO SEI)

Talvez, acaso, porventura, possivelmente, provavelmente,

quiçá...

6. Negação

Não, nunca, jamais, absolutamente...

5. Afirmação

sim; certamente; realmente; decerto; efetivamente; etc.

 

Leia a tirinha.






2. Copie sete advérbios da tirinha e classifique-os em tempo, lugar, modo, intensidade, dúvida, negação e afirmação.

1.............................................................................................................................

2.............................................................................................................................

3.............................................................................................................................

4...............................................................................................................................

5.............................................................................................................................

6...............................................................................................................................

7...............................................................................................................................

LOCUÇÃO ADVERBIAL

São duas ou mais palavras com valor de advérbio.  (Um advérbio formado por mais de uma palavra)

1. Locuções Adverbiais de Modo

Às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão.

2. Locuções Adverbiais de Lugar

A distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta.

3. Locuções Adverbiais de Tempo

Às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando,a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

4. Locuções Adverbiais de Negação

De modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma.

5. Locuções Adverbiais de Dúvida

Por certo, quem sabe.

6. Locuções Adverbiais de Intensidade:

Em excesso, de todo, de muito, por completo.

7. Locuções Adverbiais de Afirmação

Sem dúvida, de fato, por certo, com certeza.

 

3) Identifique e classifique as locuções adverbiais presentes nas frases abaixo em LUGAR, TEMPO, MODO, INTENSIDADE, DÚVIDA, AFIRMAÇÃO, NEGAÇÃO:

a) Ele saiu às pressas: _________________________________________________

b) Vou viajar à noite. ___________________________________________________

c) Com certeza estarei presente na aula. ____________________________________

d) Pela manhã vou estudar. _______________________________________________

e) De modo algum estude para prova; estude para a vida. ________________________

f) Quem sabe, ela vá ao seu encontro.________________________________________

g) Sem dúvida as instruções foram seguidas. __________________________________

g) As pessoas saíram de perto._____________________________________________

e) De modo algum, me venha com reclamações. ______________________________

f) Fique à vontade, a casa é sua. ___________________________________________

g) Todo dia vou trabalhar a pé. _____________________________________________

h) Preencha os espaços por completo. ______________________________________

 

sábado, 15 de abril de 2023

RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇAÕ ATIVIDADE

Preencha os balões com situações de preconceito, racismo,.. na segunda página crie um final educativo mostrando a mudança de comportamento da personagem após bater a cabeça na placa. No último quadrinho coloque seu nome e a sua turma.

1


 










2