PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 1 de março de 2017

ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO CONCEITO E SEMANTICA

Conceito: Artigo é a palavra variável em gênero (masc. /fem.) e número
(sing./pl.) que precede o substantivo, determinando-o de modo preciso ou
vago, indicando-lhe o gênero e o número. 

FORMA SIMPLES
ARTIGOS DEFINIDOS
ARTIGOS INDEFINIDOS

SINGULAR
PLURAL

SINGULAR
PLURAL
MASCULINO
O
OS
MASCULINO
UM
UNS
FEMININO
A
AS
FEMININO
UMA
UMAS

1) O réu foi acusado do roubo.
  

O artigo definido 
o
 expressa que o réu foi acusado de um roubo específico, conhecido pelos interlocutores. 

2)

O réu foi acusado de um roubo.


  
O emprego do artigo indefinido 
um
 indica que houve um roubo qualquer, sobre o qual não há mais informações. 

3) O réu foi acusado de roubo.  

A ausência de artigo, por sua vez, torna a acusação mais vaga ainda, ao
não especificar o objeto da acusação.
 
1) Os murros, as bofetadas e os pontapés lesionaram a vítima. 

A repetição do artigo marca expressivamente cada termo, individualizando as brutalidades sofridas pela vítima. 

2) Os murros, bofetadas e pontapés lesionaram a vítima. 

A não repetição enfatiza o conjunto das brutalidades a que foi submetida  a  vítima,  
e  o  substantivo  murros  precedido  do  artigo  assume, estilisticamente, mais relevância no texto. 
 
1) O réu foi visto com mulher

Pressupõe-se que o sujeito da oração é casado.


2) O réu foi visto com uma mulher. 

Mantendo-se  a  pressuposição  do  exemplo  anterior,  pode-se  inferir,  por
exemplo, que se trata de uma amante


SUBSTANTIVO CLASSIFICAÇÃO EXERCÍCIO

1) Sublinhe os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) Paula preferia brincar com suas bonecas.
b) O pai estava na sala, numa poltrona, com os pés descalços no tapete. c) Carlos ganhou um piano de seus avós.
d) Juliana olhou para o relógio e saiu de repente.
e) Entrei no ônibus e a primeira pessoa que vi foi Amanda.

2) Coloque ( C ) para os substantivos concretos e ( A ) para os substantivos abstratos:



a) mensageiro (    )
b) delicadeza (    )
c) vitória (    )
d) criança  )


   e) sensatez  (    )       
   f) remorso (    )
   g) alegria (    )
   h) mentira (    )


i) cogio (    )
j) professor (    ) k) emoção (    ) l) caneta (    )


m) boca  )
n) grimas (    )
o) coragem (    )
p)velhice ( ).



3) Escreva dois substantivos derivados de cada uma das seguintes palavras, como no exemplo:
PAPEL>PAPELARIA>PAPELADA



a) dente:                                               

b) flor:                                       

c) café:                                                  


d) sapato:                                                    

e) terra:                                                        

f) pedra:                                                      




4) Escreva ao lado dos substantivos derivados os primitivos correspondentes:


a) familiaridade:                     b) livreiro:        c) feiticeiro:                d) esportista:                
e) camaradagem:                


f) moralidade:                           g) mangueira:               h) saleta:
i) sonhador:                           

j) pessegueiro:                       


k) casebre:                          l) pedreiro:             m) tapeçaria:            n) chuvisco:     
o) ferreiro:                        




5) Reescreva as frases, substituindo as palavras destacadas por seus coletivos:
a) muitos estudos sobre as plantas e os animais.


b) Nosso trabalho está completando dez anos.


c) Estou vendo pelo telescópio aquele aglomerado de estrelas.


d) Claro que tudo isso aconteceu há cem anos.


e) Durante a filmagem, o diretor reúne os artistas.




1) Coloque ( P ) para os substantivos próprios e ( C ) para os substantivos comuns:



a) macarrão (    )
b) Canadá (    )
c) Alemanha (    )
d) Samanta (    )
e) teclado (   )
f) carro (   )

g) relógio (    )
h) Santa Catarina (    )
i) Maria (   )
j) sorvete (   )
k) girassol (    )
l) Holanda (    )



2) Coloque ( P ) para os substantivos primitivos e ( D ) para os substantivos derivados:


a) flor (    )
b) jardineiro (   )
c) pedreira (   )
d) formigueiro (    )
e) folhagem (    )

f) macarronada (    )
g) macarrão (    )
h) dente (    )
i) amor (    )
 j) jornal (    )



3) Assinale com um X os substantivos derivados da palavra pedra:
a) pedreiro b) pedrada c) agulha
d) pedrinha
e) tijolo
f) pedregulho g) casa
h) floresta

4) Classifique os substantivos destacados em: simples ou composto, primitivo ou derivado. Exemplo: dia = simples e primitivo
a) A claridade entrou no quarto.        
b) O homem usou a água-de-cheiro.                         
C) Na paz daquela rua, um sabiá pousou na pimenteira.                                                                        
d) Enquanto as donas-de-casa reclamavam, o homem permaneceu calado.       

 5) Complete as frases escrevendo o substantivo coletivo da palavra destacada:
a) O ......................................... de Fernando de Noronha possui mais de 20 ilhas.
b) As palavras do ....................................... estão em ordem alfabética.
c) Alfredo entregou um .................................. de flores para Catarina.
d) Juliana foi a .....................................comprar alguns discos.

e) Tantos livros assim só encontramos na...............................................





SUBSTANTIVO CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

SUBSTANTIVO é toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares, sentimentos e normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo)

CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS

Substantivo Comum é aquele que dá nome a todos os seres de uma mesma espécie. Exemplos: poeta – designa qualquer indivíduo que escreve versos com poesia menina – designa todas as pessoas do sexo feminino com pouca idade.
país – designa qualquer lugar politicamente independente, com suas leis e territórios definidos. Poeta, menina, país são substantivos comuns.

Substantivo Próprio é aquele que nomeia um ser particular entre todos da mesma espécie. Refere-se ao nome de pessoas, países, cidades etc. O substantivo próprio sempre deve ser escrito com letra maiúscula.
Exemplos: Carlos – denomina um homem em particular, entre todos os outros. Clara – denomina uma menina em particular, entre todas as outras.
Alemanha – denomina um país em particular, entre outros. Carlos, Clara e Alemanha são substantivos próprios.

Substantivo Concreto é aquele que nomeia seres de existência própria no mundo real ou imaginário. Exemplos: ar, bicicleta, Deus, fantasma, assombração etc.

Substantivo Abstrato é aquele que nomeia seres que têm dependência de outros seres: ações, sensações, estados, qualidades, enfim, tudo o que for ligado a outro ser.
Exemplos: lembrança (determina uma ação de um ser), confiança (determina um sentimento de um ser), tranquilidade (é um estado de
um ser), bondade (é uma qualidade de um ser) etc.

Substantivo Primitivo é aquele que não deriva de nenhuma outra palavra da própria língua. Exemplo: jardim, grama, dente, vidro etc.

Substantivo Derivado é aquele que se origina de uma palavra da língua já existente. Exemplo: jardineiro, gramado, dentista, vidraçaria etc.

Substantivo Simples é aquele que apresenta um único radical na sua estrutura. Radical é a raiz da palavra.
Exemplos: radical = pedr – pedra / pedreira / pedregulho são substantivos simples porque possuem um só radical. Outros exemplos:
flor, jardim, relva, mundo, jornal etc.

Substantivo Composto é aquele formado por dois ou mais radicais. Exemplos: couve-flor, pé-de-moleque, guarda-civil, passatempo, girassol etc.

Substantivo Coletivo é o substantivo comum que nomeia conjuntos de seres de uma mesma espécie. Nota-se que, mesmo estando no singular, refere-se a vários elementos. Exemplos:
Alcateia » lobos; Arquipélago » ilhas;
Banca » examinadores, advogados; Cacho » bananas, uvas;
Cardume » peixes;
Década » período de dez anos; Discoteca » discos;
Enxame » abelha, insetos;
Esquadrilha » aviões;
Fauna » animais de uma região; Frota » carros, ônibus;

Manada » bois, porcos; Pinacoteca » quadros; Quadrilha » ladrões; Ramalhete » flores; Rebanho » gado, ovelha

SUBSTANTIVO PLANO DE AULA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO E PRODUÇÃO TEXTUAL

SUBSTANTIVOS: COMPREENSÃO, IDENTIFICAÇÃO E USO.

Objetivos: Construir um conceito para substantivos.
Saber suas classificações.
Identificá-los em textos e aplicá-los conscientemente em suas produções textuais.

Uso prático: a compreensão de conceitos como concreto e abstrato auxilia no aprendizado das regras de ortografia. A compreensão de primitivo e derivado permite entender a formação de palavras.
Conteúdo: Substantivos.
Metodologia/ estratégias:

1ª aula: Entregue aos alunos uma pequena folha que conterá um item a partir do qual o aluno deverá criar 6 palavras. Os itens devem ser os que seguem abaixo, de forma que cada item fique com um aluno e itens repetidos fiquem com alunos que sentem distantes. 

1- Nomes de atores preferidos
2- Nomes de lugares que conheço
3- Nomes de animais
4- Nomes dos sentimentos que me fazem chorar
5- Nomes de emoções que gosto de sentir
6- Nomes de ações que gosto de praticar
7- Nomes de profissões
8- Nomes de palavras que posso formar a partir da palavra “flor” (ex. floreira)
9- Nomes de palavras formadas por duas outras palavras (ex.: guarda-chuva)
10- Nomes de frutas favoritas
11- Nomes de esportes que pratico
12- Nomes de objetos que tenho em casa

Repare que cada um deles vai gerar listas de substantivos de diferentes classificações.

Dê cerca de 10 a 15 minutos para que os alunos completem suas listas recebidas. O professor deverá preencher os itens no quadro, deixando espaço para preencher as palavras. Os alunos deverão explanar seis resultados, enquanto o professor coloca no quadro, buscando orientar para que todas as palavras sejam substantivos. Assim, se por exemplo em "Nome de ações que gosto de praticar" os aluno disser "dançar", deve ser indicado que o NOME da ação é "dança". Após o preenchimento, o professor deve conduzir sua aula de modo que os alunos percebam que por mais diferentes que possam parecer aquelas palavras elas têm algo em comum: servem para dar nomes às coisas. Chegando a essa conclusão, o professor explica que se tratam de substantivos e registra um conceito, preferencialmente, aproveitando as contribuições dos alunos. Para completar, deve-se salientar e registrar os diferentes tipos de substantivos, utilizando-se os exemplos levantados pelos alunos.

2ª aula: Leitura do texto “Circuito Fechado”. Em seguida o professor deverá fazer perguntas para serem respondidas oralmente, como as abaixo:


- Este texto possui algum substantivo? (R.: Sim, todas as palavras são substantivos)
 praticamente
- Alguém poderá dar algum exemplo de substantivo retirado do texto? (Qualquer exemplo do texto estará correto, exceto conetivos e preposições)

- Leia um trecho e pergunte: será que esse texto é formado por substantivos em quase sua totalidade?

- Isso é possível? Conseguimos nos comunicar só com substantivos? (Se a resposta for sim, faça com que argumentem essa ideia; se a resposta for não, pergunte se eles não entenderam nada do texto, leia um trecho e explique, se necessário)

A partir daí o texto deve ser esmiuçado através da leitura e da demonstração de como, se seguirmos uma linha de raciocínio, podemos compreender o seu sentido.

                                                           Circuito Fechado


                                                                                             Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Leia, após distribuir material impresso a poesia abaixo:


A Pesca


                                                   Affonso Ramos de Sant'Anna

o anil
o anzol
o azul

o silêncio
o tempo
o peixe

a agulha
vertical
mergulha

a água
a linha
a espuma

o tempo
a âncora
o peixe

a boca
o arranco
o rasgão

aberta a água
aberta a chaga
aberto o anzol

aquilino
ágilclaro
estabanado

o peixe
a areia
o sol

Os alunos devem fazer a leitura do poema, buscando compreender seu sentido como no texto anterior com a ajuda do professor. É interessante que aqui o professor ressalte que o substantivo normalmente é acompanhado por um artigo.

Por fim, desafie-os a construir seu próprio texto formado por substantivos, podendo ser em forma de poema como o texto anterior.

·         Construir um texto a partir do de um texto circuito fechado, colocando as outras classes.

·         Utilizar na construção do conceito de verbo.

Recursos: Listas de itens, quadro, caderno, lápis, textos impressos.

Avaliação: O professor deverá avaliar se os alunos consigam construir um conceito para substantivo,  identificá-los no texto e construir um texto que apresente o substantivo como classe gramatical predominante.