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quarta-feira, 23 de agosto de 2017

REPORTAGEM GÊNERO TEXTUAL fonte:www.todamatéria

    A Reportagem é um gênero textual não literário, considerado um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. O repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em geral.


Classificação

     A Reportagem é um tipo de texto que tem o intuito de informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto ela possui uma função social muito importante como formadora de opinião.
    A Reportagem pode ser um texto expositivo, informativo, descritivo, narrativo ou opinativo. Desse modo, ela pode tanto se aproximar da notícia quanto dos artigos opinativos, porém não deve ser confundida com eles. Expositivo e Informativo porque ele expõe sobre um determinado assunto, com o intuito principal de informar o leitor.
Podem também ser textos descritivos e narrativos, uma vez que descrevem ações e incluem tempo, espaço e personagens. E por fim, é um texto opinativo, ou seja, o repórter apresenta juízos de valor sobre o que está sendo discorrido.
     Geralmente são textos mais longos, opinativos e assinados pelos repórteres, enquanto as notícias são textos relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o leitor de um fato atual ocorrido.
     Em resumo, podemos dizer que a notícia faz parte do jornalismo informativo, enquanto as reportagens fazem parte do chamado jornalismo opinativo. Por esse motivo, a reportagem é um texto que precisa de mais tempo para ser elaborado pelo repórter, donde se desenvolve um debate sobre um tema, de modo mais abrangente que a notícia.
Estrutura
Embora apresenta uma estrutura similar à da notícia, a reportagem é mais ampla e menos rígida na estrutura textual e pode incluir as opiniões e interpretações do autor, entrevistas e depoimentos, análises de dados e pesquisa, causas e consequências, dados estatísticos, dentre outros. Vale lembrar que a estrutura básica dos textos jornalísticos é dividida em três partes:
·         Título Principal e Secundário: as reportagens, tal qual as notícias, podem apresentar dois títulos, um principal e mais abrangente (chamado de Manchete), e outro secundário (uma espécie de subtítulo) e mais específico.
·         Lide: na linguagem jornalística a Lide corresponde aos primeiros parágrafos dos textos jornalísticos, os quais devem conter as informações mais importantes que serão discorridas pelo autor. Portanto, a Lide pode ser considerada uma espécie de resumo, donde as palavras chave serão apontadas.
·         Corpo do Texto: Desenvolvimento do texto, sem perder de vista o que foi apresentado na Lide. Nessa parte, o repórter reúne todas as informações e as apresenta num texto coeso e coerente.
Principais Características
Segue abaixo as principais características do gênero reportagem:
·         Textos em primeira e terceira pessoa
·         Presença de títulos
·         Temas sociais, políticos, econômicos
·         Linguagem simples, clara e dinâmica
·         Discurso direto e indireto
·         Objetividade e subjetividade
·         Linguagem formal
·         Textos assinados pelo autor
Exercícios e Atividades
Exercícios
1. Aponte as Principais características do gênero textual reportagem.
Como principais características da reportagem podemos citar: a presença de títulos e a escolha de temas atuais mediados por um texto de cunho jornalístico, cuja linguagem é clara e simples.
2. Quais os suportes em que as reportagens aparecem geralmente?
Os principais suportes onde se observa a maior ocorrência de reportagem são os meios de comunicação (jornais, revistas, televisão, rádio, internet, etc.)
3. Qual a principal diferença entre os gêneros textuais: Reportagem e Notícia?
Embora sejam dois textos jornalísticos, a principal diferença entre esses tipos de produções textuais está no teor opiniativo. Desse modo, enquanto a noticia é, em maior parte, informativa e impessoal, a qual apresenta somente os fatos de tal acontecimento, a reportagem, além disso, possui um teor opinativo, ou seja, apresenta a opinião e/ou posicionamento do autor sobre o tema, sendo textos assinados pelo repórter. Outro ponto importante a ressaltar é que a reportagem é um texto maior e mais complexo que a notícia.
Atividade
Junto aos colegas de classe e com a ajuda do professor, produzam uma reportagem sobre algum tema atual relevante, por exemplo, as Olimpíadas no Brasil em 2016, o primeiro emprego, o uso de drogas pelos jovens, o aumento da criminalidade na cidade, dentre outros.
Depois de escolhido o tema, fique atento à estrutura do texto, a linguagem que será utilizada, o perfil dos interlocutores e o suporte (veículo) que será utilizado para divulgar a reportagem. Quanto à isso, podemos pensar no mural, jornais e rádios da escola.
Importante definir os objetivos do texto que será produzido e assim, dividir as tarefas entre os integrantes do grupo. Por exemplo, o grupo que ficará incumbido de realizar entrevistas, enquanto outro poderá reunir as informações mais relevantes sobre o tema, sendo portanto, responsáveis pela pesquisa. Por fim, outro grupo poderá ficar encarregado de analisar os dados e informações levantadas, organizar o texto e revisá-lo. Bom trabalho!


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS RESUMO

GÊNEROS  TEXTUAIS

fonte:http://www.aridesa.com.br/pagina/servicos/labredacao/labredacao_principaisgeneros.aspx


ABAIXO-ASSINADO
É um texto de reivindicação coletivo de caráter público ou restrito, subscrito por várias pessoas. Normalmente, há um vocativo, com o pronome de tratamento adequado. No corpo do texto, apresentam-se o problema, a petição e a justificativa do pedido. Após isso, vêm a citação do local e da data e as assinaturas. Linguagem culta formal.

ANÚNCIO
É um texto de intenção persuasiva a fim de obter consumidores. O nível de linguagem deve estar de acordo com o público que se pretende atingir, utilizando-se geralmente a variedade informal culta da língua. Os verbos normalmente estão no imperativo.

APÓLOGO
Texto que ilustra um ensinamento de vida através de situações alegóricas semelhantes às reais, envolvendo normalmente seres inanimados que agem como pessoas. Os apólogos têm o objetivo de modificar e reformar os conceitos humanos, levando as pessoas a agir de maneira diferente no âmbito moral e social. Geralmente, a linguagem é culta e formal.

ARTIGO DE OPINIÃO
É um texto de intenção persuasiva em que se defende um ponto de vista sobre determinado assunto. Deve-se fundamentar tal ponto de vista com base em argumentações. O autor pode colocar-se de modo pessoal (1ª pessoal do plural) ou de modo impessoal (3ª pessoa do singular). A estrutura varia bastante, mas comumente é disposta em três partes: há uma tese inicial na introdução, uma argumentação/refutação no desenvolvimento e uma conclusão. A linguagem segue o padrão culto formal.

ATA
Relato de fatos e resoluções tomadas numa assembléia ou reunião com fins de registro. Comumente em estilo formal e objetivo, traz, em seu início, menção de data, local e nome dos participantes da assembléia ou reunião. Após isso, seguem-se as resoluções tomadas a partir da pauta preestabelecida. No final, constam as assinaturas de quem secretariou a reunião e lavrou a ata e de todos os participantes. Geralmente, há ausência de parágrafos, a fim de evitar que modificações sejam feitas após o documento já lavrado.

AUTOBIOGRAFIA
Ver biografia.

BLOG
Ver diário.

BIOGRAFIA
Texto narrativo sobre os fatos particulares das diversas etapas da vida de um indivíduo ou personagem. Pode ser elaborada seguindo-se a ordem cronológica ou não. Quando o indivíduo biografado é o mesmo que cria o texto, tem-se a autobiografia. Convém empregar linguagem culta formal.

BULA
Em farmacologia, bula é um texto que apresenta informações sobre um medicamento, tais como composição, indicações, posologias, contra-indicações, interações medicamentosas, etc. Linguagem culta formal.

CARTA ABERTA
É uma carta que trata de um assunto de interesse coletivo, diferentemente da carta pessoal, que aborda assuntos particulares. Pode ser usada como maneira de protestar e/ou alertar contra certa problemática. Usa-se também como veículo de conscientização de uma população, um indivíduo ou uma instituição a quem a carta é dirigida. Sua estrutura é variável, mas geralmente há uma introdução que contextualiza o problema; um desenvolvimento, em que se analisa a dificuldade e se apresentam argumentos; e uma conclusão, através da qual se solicita uma mudança ou uma resolução do problema. Linguagem culta formal.

CARTA DE RECLAMAÇÃO E/OU SOLICITAÇÃO
É um gênero textual de intenção persuasiva em que se apresenta uma reclamação ou uma solicitação, ou ambas, para autoridade ou pessoa responsável. Tem estrutura semelhante à da carta pessoal: local, data, vocativo, corpo do texto, despedida cordial e assinatura (no caso dos vestibulares, não se deve assinar o texto). Quanto à linguagem, deve ser culta e formal, empregando-se verbos no presente do indicativo e pronomes de tratamento adequados

CARTA DO LEITOR
Através dessa variedade textual, o leitor expressa opinião sobre textos publicados em jornal ou revista, com intenção persuasiva, portanto, com uso de argumentos. A sua estrutura assemelha-se à da carta de reclamação e/ou solicitação: local e data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida e assinatura (para efeito de vestibular, o candidato deve lembrar-se de não assinar).

CONTO
É um texto literário limitado ao essencial, apresentando os elementos básicos da narrativa: tempo e lugar (limitados), fatos e personagens (em número reduzido). O enredo apresenta normalmente a seguinte estrutura: situação inicial, complicação, clímax e desfecho. O narrador pode ser observador ou personagem, empregando geralmente a linguagem culta, formal ou informal, dependendo da situação comunicativa.

CRÔNICA
A crônica é um gênero eminentemente brasileiro, criado e desenvolvido aqui, talvez a partir do interesse nacional pelo cotidiano e, até mesmo, pela vida alheia; não como fofoca, mas como poesia. Freqüentemente narrativo, a crônica é um texto curto, rápido. Nas palavras de Fernando Sabino, um de nossos maiores cronistas, é “um comentário leve e breve sobre algum fato do cotidiano. Algo para ser lido enquanto se toma o café da manhã”. Ainda segundo Sabino, o cronista pretende apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano. Ele visa ao circunstancial, ao episódico, perseguindo o acidental. Em vestibulares, linguagem culta informal.

CRÔNICA ARGUMENTATIVA
É um texto híbrido, mescla de narração e argumentação. Comumente, a crônica argumentativa desenvolve sua tese a partir de um fato retirado do cotidiano, mote para o desenvolvimento do texto. Linguagem culta informal.

DEPOIMENTO
É um texto em que são narrados fatos vividos por uma pessoa. Há, portanto, uma intenção pedagógica: ensinar algo aos leitores. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: fatos, pessoas, tempo e espaço. O narrador é sempre o protagonista. Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa. Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo. Emprega-se o padrão culto formal da língua.

DIÁRIO
O diário é um gênero textual em que o autor relata cronologicamente fatos ou acontecimento do dia-a-dia, registra suas opiniões, confissões, impressões, etc. alguns diários são feitos e divulgados na rede mundial de computadores, sendo atualizados freqüentemente. São os weblogs, ou blogs.

DISCURSO
Mensagem oral ou texto escrito, geralmente formal, a ser lido perante um público. Comumente expositivo e argumentativo, o discurso é feito com um encadeamento lógico e ordenado de idéias, a fim de expressar a maneira de pensar e agir e/ou as circunstâncias identificadas, ou não, com certo assunto, meio ou grupo a quem se dirige o discurso. É interessante mencionar uma saudação inicial.

EDITORIAL
O editorial é um texto da responsabilidade da direção do jornal ou da revista, que deverá acompanhar cada número da publicação e que se debruça sobre os acontecimentos mais marcantes da atualidade ou dessa edição do periódico, comentando, analisando, exortando – em suma, fazendo opinião; não uma opinião qualquer, mas a opinião do jornal ou da revista. É esta característica que distingue o editorial dos outros textos argumentativos do jornal ou revista.

ENSAIO
É um texto literário breve, em prosa, situado entre o poético e o didático, caracterizado pela liberdade crítica e pelo tom pessoal assumido pelo autor, que expõe suas idéias, críticas e reflexões a respeito de um tema. Consiste, portanto, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema. Difere do artigo, principalmente, no que tange à forma de expressão das idéias: enquanto no artigo são expressas opiniões, no ensaio pressupõe-se o amadurecimento de convicções, ou seja, o autor apresenta uma argumentação convincente, resultado de uma reflexão baseada em dados.

ENTREVISTA
A entrevista jornalística tem objetivos diferentes dependendo da informação veiculada e do público-alvo. Em qualquer entrevista, alguém (entrevistador) faz perguntas e outra (entrevistado) responde. O entrevistador estabelece um plano e prepara suas perguntas antes do encontro com o entrevistado. No encontro, acontece a conversa, que geralmente é gravada para, depois, transformar-se em texto escrito.

FÁBULA
É um gênero narrativo que transmite um ensinamento, uma moral. Utiliza como personagens quase sempre animais, cujo comportamento, preservando as características próprias, deixa transparecer uma alusão, via de regra satírica ou pedagógica, aos seres humanos. Nesse texto, normalmente há diálogos, com linguagem culta e formal. Ainda quanto à linguagem, devem ser empregados verbos no pretérito perfeito e imperfeito do indicativo nos trechos que pertencem ao narrador e no presente do indicativo na fala das personagens.

FOLHETO
Texto persuasivo de intenção publicitária impresso em folha avulsa, com distribuição corpo a corpo feita em locais de grande circulação. Com essa variedade textual, o autor apresenta produtos ou idéias e deseja levar o leitor ao seu consumo ou à sua aceitação. Configura-se, portanto, como uma exposição de características, levando-se em conta os diferenciais do produto e a pertinência das idéias. O nível de linguagem deve estar de acordo com o público a que se pretende atingir.

MANIFESTO
É um texto de intenção persuasiva, a fim de denunciar uma problemática pública, ou seja, de interesse de um determinado grupo de pessoas, e chamar a sociedade a uma ação conjunta para a sua resolução. Geralmente há, ainda, cobrança às autoridades públicas competentes, mostrando, com propriedade, os principais pontos do problema: causas e conseqüências. Apesar de não haver estrutura rígida para a elaboração de um manifesto, comumente ele apresenta título, menciona o problema ou a reivindicação em questão e arrola argumentos no corpo do texto e apresenta, no final, local e data. Ele pode ser também uma declaração pública de estilo formal, construída em interlocução direta com seu público-alvo, em que um governo, um partido político, uma escola literária, um grupo de pessoas ou uma pessoa, etc. expõem certa posição, decisão, programa ou concepção.

NOTÍCIA
É um gênero textual cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com simplicidade, concisão e precisão. A linguagem desse texto é formal, clara e objetiva. Para tanto, deve-se utilizar frases curtas. Não se pode esquecer de, no primeiro parágrafo, apresentar o lide (ou lead): "O quê? Quando? Onde? Como? e Por quê?". Em vista de vestibulares, a manchete (ou título principal) só será utilizada se for solicitada pela proposta.

PANFLETO
Ver folheto.

PARÁBOLA
É uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e, através dessa comparação, transmitir uma lição de sabedoria de caráter comumente religioso ou ético. A parábola transmite uma lição moral através de uma linguagem simbólica. Diferencia-se da fábula e do apólogo por ser protagonizada por seres humanos, o que é menos freqüente nestes gêneros textuais. É uma espécie de texto muito comum nos evangelhos.

PARECER CRÍTICO
Gênero textual no qual, além da resenha da obra, constam a avaliação das idéias expostas, a apresentação dos aspectos positivos e negativos, a justificativa da avaliação e, finalmente, deve constar do parecer o aconselhamento, ou não, da adoção da obra analisada.

RECEITA
Em culinária, são orientações para o preparo de uma iguaria. Uma receita costuma apresentar um título e uma estrutura dividida em ingredientes e modo de preparo. A primeira parte da estrutura relaciona os ingredientes e as quantidades necessárias para o feitio do prato. A segundo instrui com relação ao preparo.

RELATO PESSOAL
Ver depoimento.

RELATÓRIO
É um gênero textual através do qual se expõem os resultados de atividades variadas. Nesse gênero, cabe haver referências aos textos analisados, no entanto sem transcrição. Na conclusão, você pode apresentar constatações do que fora exposto, sem repetir o já escrito. Utiliza-se linguagem impessoal.

RESENHA CRÍTICA
Informa sobre o lançamento de um objeto cultural – disco, livro, show, peça teatral, exposição etc. – e avalia seus aspectos positivos e negativos. Tem intencionalidade persuasiva, que estimula o público a "consumir", ou não, o objeto em questão. Normalmente, há uma introdução que apresenta breve histórico da obra, seguido de descrição de suas partes e de uma avaliação de seus aspectos mais significativos; geralmente são feitas comparações com outras obras do mesmo autor ou com obras de outros autores. Pode-se comentar sobre a importância da obra no contexto atual. Os verbos ficam predominantemente no presente do indicativo, numa linguagem culta e formal.

RESUMO
É a apresentação concisa dos pontos mais importantes de outro texto. As etapas de um resumo são: a leitura atenta do original para identificar o tema e a finalidade; a seleção de fatos ou informações mais importantes para a compreensão do original; redação do resumo, com expressões menores e simplificadas que remetem ao original; e revisão do trabalho. O texto resumido deve estar escrito em 3ª pessoa do singular. Atenção: evite-se o uso abusivo de adjetivos.

SINOPSE
É um texto expositivo que apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um objeto cultural, geralmente com a intenção de antecipar o que é a obra. Quem resume deve exprimir, em estilo objetivo, os elementos essenciais do objeto analisado. Por isso não cabem, numa sinopse, comentários ou julgamentos ao que está sendo condensado. Uma sinopse pode apresentar dados técnicos referentes à obra e também serve para despertar a atenção de quem a lê. Nesse sentido, é importante contar a história, mas deixar o leitor com curiosidade para saber mais.

TESTAMENTO
É a manifestação de última vontade pelo qual uma pessoa dispõe, para depois da morte, de todos ou de uma parte dos seus bens. Normalmente os testamentos contém disposições de ordem patrimonial, mas também podem ter disposições de outra natureza, tais como: a nomeação de um tutor, a confissão de uma dívida ou o reconhecimento de um filho. É revogável porque o testador pode sempre, a qualquer momento, revogá-lo, modificando-o total ou parcialmente. É pessoal, porque insusceptível de ser feito por meio de representante. É singular, porque não se admite a conjunção de pessoas. Não podem testar, no mesmo ato, duas ou mais pessoas.

VERBETE

Em lexicografia, é cada entrada de dicionário, enciclopédia, glossário, etc. Trata-se de um texto de definição e exposição. Nele, deve haver a definição de um termo considerando-se suas acepções denotativas e conotativas, além de generalizações e particularizações referentes ao uso do termo em variados contextos. Quanto à forma, pode-se utilizar a divisão em parágrafos ou a paragrafação única – nesse caso, lembrar-se de usar números ou letras para separar os tópicos, assim como nos verbetes de dicionário.

sábado, 12 de agosto de 2017

PROVA GRAMÁTICA 7º ANO PAULO FREIRE

NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 7º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7-105
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  Avaliação de Gramática DATA: ________   VALOR:  09 PONTOS     NOTA - ____

Texto 1
"seria um atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber injustiças sociais de maneira crítica".
( Paulo Freire)
1. Explique o significado dos adjetivos grifados.
a) atitude ingênua:
.................................................................................................................................................................
b) classes dominantes:
.................................................................................................................................................................

2. Classifique as palavras destacadas em artigo, adjetivo, substantivo, pronome ou numeral:
a) “às classes dominadas perceber injustiças sociais de maneira crítica
....................................................................................
b) “às classes dominadas perceber injustiças sociais de maneira crítica”
....................................................................................

3. "seria um atitude ingênua” O verbo em destaque indica que tempo verbal?
.......................................................................................

4. “as classes dominantes desenvolvessem” ,  o verbo destacado está em que modo verbal?
.......................................................................................

Texto 2
Os Ministérios da Educação e da Fazenda divulgaram, nesta segunda-feira (19), o valor anual mínimo nacional investido por aluno da educação básica em 2016. Segundo as pastas, esse valor foi de R$ 2.739.
5. “Segundo as pastas, esse valor foi de R$ 2.739.” Escreva o numeral que representa o número em destaque.
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Texto 3   Pela primeira vez escolas aplicam recuperação semestral
Alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal estão tendo a chance de recuperar as notas abaixo da média apresentadas nos primeiro e segundo bimestres letivos. A oportunidade serve para os alunos melhorarem os resultados e se envolverem, ainda mais, nos estudos. A aplicação das provas que começam, neste sábado (5), tem como objetivo assegurar a permanência do aluno na sala de aula com foco para melhor rendimento e concentração. Outra proposta é orientar o trabalho do professor quanto aos avanços e dificuldades do aluno. A educação de Macaé conta com 106 escolas municipais, das quais 25 atendem alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9° ano.
“Alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal estão tendo a chance de recuperar as notas abaixo da média apresentadas nos primeiro e segundo bimestres letivos. A oportunidade serve para os alunos melhorarem os resultados e se envolverem, ainda mais, nos estudos.”
6. A palavra em destaque se refere a?
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. “A oportunidade serve para os alunos melhorarem os resultados” O sujeito destacado se classifica como simples, composto,  oculto, indeterminado ou oração sem sujeito?
.................................................................................................................................................................
8. A partir da leitura do texto 2 e texto 3 podemos afirmar que se um aluno reprova ele custará para os cofres públicos.:
a) nada porque a educação é publica;
b) nada porque a educação é de graça;
c) menos de dois mil e setecentos reais;
d) mais de dois mil e setecentos reais.
9. Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em:
ü  lo, la, los, las – quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z.
ex: Ele vai vender o carro.
      Ele vai vendê-lo.
ü  no, na, nos, nas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.
ex: Eles levaram o cachorro.
      Eles levaram-no.

a) Vou pagar o empregado
 ______________________________________________________________________________
b) Mário cortou a grama. _______________________________________________________________________________
c) Resolveram os problemas. ______________________________________________________________________________
d) Vou chamar a menina. ______________________________________________________________________________
e) É preciso trazer os cadernos diariamente. ______________________________________________________________________________
f) Os alunos deixaram o recado. ______________________________________________________________________________
g) Ele quebrou os brinquedos. ______________________________________________________________________________
h) As meninas fizeram a vitamina. ______________________________________________________________________________
i) Eu esqueci as chaves
______________________________________________________________________________
j) Eu vejo você em casa.
______________________________________________________________________________


10.  Reescreva as frases, substituindo os sujeitos sublinhados pelo pronome pessoal correspondente:

a) Cláudia gosta muito de estudar.
___________________________________________________________________________
b) As mulheres rodearam a criancinha.
___________________________________________________________________________
c) Os estudantes participaram da festa.
___________________________________________________________________________
d) Mauro é o melhor advogado da cidade.
_____________________________ ______________________________________________
e) As pessoas mudam com o tempo.
_________________________________________________________________________________





segunda-feira, 7 de agosto de 2017

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL FONOLOGIA FRASES ARTIGO ADJETIVO SUBSTANTIVO NUMERAL FÁCIL 6º ANO







Leia as explicações e responda os exercícios.

Fonema e letra:
a) Letra: é a grafia (escrita da palavra).
b) Fonema: é cada som de cada letra de uma palavra.
c) há sons que são representados usando duas letra. (CARRO, CARO).
d) Há sons que podem ser representado por letras diferentes (S) TEXTO, TESTE, VEZ.



1.Quantas letras há em cada palavra abaixo?
a) casa..............
b) pássaro.........
c) caro..........
d) carro.......
e) mulher......

2. Quantos fonemas há em cada palavra abaixo?
a) casa..............
b) pássaro.........
c) caro..........
d) carro.......
e) mulher.....



SÍLABA: é um fonema ou grupo de fonemas pronunciados numa só emissão de voz.
a) Classificação das palavras quanto ao NÚMERO DE SÍLABA:
- monossílabo – uma sílaba.
- dissílabo – duas sílabas.
- trissílabo – três sílabas.
- polissílabo – quatro sílabas ou mais.

b) Classificação das palavras de acordo com a SÍLABA TÔNICA (sílaba pronunciada com maior intensidade).


antepenúltima
penúltima
última


proparoxítona
paroxítona
oxítona



CA


CO
GIO
MA
TE
TI
CA            





3. Dê um exemplo de palavra:
a) monossílaba........................................
b) dissílaba...............................................
c) trissílaba..............................................
d) polissílaba............................................


4. Dê um exemplo de palavras
a) oxítona..................................................
b) paroxítona.............................................
c) proparoxítona.........................................





ENCONTROS VOCÁLICOS: é o encontro de vogais na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
a) Hiato: duas vogais pronunciadas em sílabas separadas. Ex.: di-a ; sa-í-da.
b) Ditongo: duas vogais na mesma sílaba. Ex.: pai, co-lé-gio, pou-co.
c) Tritongo:  três vogais pronunciadas juntas. Ex.: U-ru-guai, sa-guão.

ENCONTROS CONSONANTAIS: encontro de consoantes na mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Ex.; problema; corte.

DÍGRAFOS: é a combinação de duas letras que representam um único fonema (som). São dígrafos: nh, lh, ch, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Ex.: chuva; pássaro; ...



5. Circule os encontros vocálicos e os classifique em hiato, ditongo ou tritongo.
a) caixa...................................................
b) iguais..................................................
c) saúde..................................................
d) saída..................................................
e) peixe..................................................


6. Circule os dígrafos.
a) carro
b) pássaro
c) telha
d) chapéu
e) linha



SUBSTANTIVO: palavra que dá nome a seres, coisas, objetos, emoções, ações, lugares, etc.
ADJETIVO: palavra que atribui qualidade ao substantivo.
ARTIGO: o, a, os, as, um, um, uma, umas.
NUMERAL: palavras que indicam quantidade.

PIADA
O professor pergunta aos alunos: Para que serve o adjetivo? Vitória responde: caracterizar o substantivo em algo bom ou ruim. Depois fala para Gabriel: Diga uma frase com adjetivos. “Professor irritante, você não explica a matéria direito e só faz pergunta boba.” Ganhou dez na prova oral.

7. Classifique as palavras em artigo, adjetivo, numeral e substantivo:
a) irritante....................................................
b) professor...................................................
c) dez..............................................................
d) o.................................................................

Para os itens 8,9 e 10 não se esqueça de iniciar a frase com letra maiúscula e colocar a pontuação adequada no final.
8. Elabore uma frase interrogativa.
....................................................................................................................................................

9. Faça uma frase declarativa.
.....................................................................................................................................................

10. Crie uma frase exclamativa.

.....................................................................................................................................................