PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 30 de março de 2018

FRASE, ORAÇÃO PERIODO


ASSUNTO Nº 01 – FRASE , ORAÇÃO E PERÍODO
(1) FRASE

      É todo enunciado  capaz de transmitir uma idéia . 
      A frase é definida pela intenção de comunicação e não pela sua extensão . 
      A frase pode ser : 
a)  nominal : aparece sem verbo  ou com verbo de ligação . 
          Ex.: Que linda noite de verão !
                 A noite está linda . 
b)  verbal : aparece com verbo . 
         Ex.: Meus amigos já chegaram . 
                O rapaz ofereceu um livro à moça . 

=  CLASSIFICAÇÃO DAS FRASES QUANTO AO SENTIDO =

A-) Frases imperativas
      Expressam ordens , pedidos , conselhos . Normalmente trazem o verbo no imperativo . 
      Ex.: Salvem-me destes problemas !              Olhe por onde pisa , menino !

B-) Frases interrogativas
      Expressam uma pergunta , pedem uma informação direta ou indiretamente . 
      Ex.: Quem não foi chamado assim ?
             Como se chama aquela cidade ?

C-) Frases exclamativas
      Expressam sentimentos e emoções . São marcadas pelo ponto de exclamação . 
      Ex.: Que tédio !
             Estou desanimado !

D-) Frases declarativas 
      São as mais freqüentes e variadas . Fazem uma declaração , afirmativa ou negativa . 
      Ex.: Meu amor me ensinou a ser feliz .              Ela não estuda com freqüência . 

E-) Frases optativas
      Expressam desejo . Em geral , têm o verbo no subjuntivo . 
      Ex.: Espero que alcancem a felicidade .
             Tomara que você seja aprovado nos exames . 

(2) ORAÇÃO

      É todo enunciado que se estrutura ao redor de um verbo ou de uma locução verbal . 


=  CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES =

A-)  Oração absoluta
       É a única oração de um período simples . 
       Ex.: O sonho ainda não acabou . 
              Os cientistas descobriram um novo planeta . 

B-)  Oração principal 
       É aquela que serve de base para uma oração subordinada . 
       Ex.: O sonho não acabará se tivermos esperança .               O professor exigiu  que ela ficasse quieta . 

C-)  Oração coordenada
       É aquela que vem ligada a uma outra oração , sem que nenhuma desempenhe função sintática em relação à outra . 
       Ex.: O sonho não acabou , nem acabará a esperança .               Uma poesia deve ser excelente ou não existir por nada . 

D-)  Oração subordinada
       É aquela que se apóia em outra oração , desempenhando em relação a esta uma função sintática . 
       Ex.: O sonho não acabará se tivermos esperança .
              É importante que economizemos combustível .

(3) PERÍODO

      É a frase quando expressa por uma ou mais orações . O período pode ser simples ou composto.
      a-) Período simples
           É aquele que possui uma oração . 
           Ex.: Nós sentíamos o perfume das flores .                   O automóvel atropelou alguns pedestres . 

     b-) Período composto 
           É aquele que possui duas ou mais orações. Um período pode ser composto por : 

            1º) Coordenação 
                  É formado por várias orações coordenadas independentes . 

            2º) Subordinação 
                  É formado por uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas .  

            3º) Coordenação e subordinação ( ou misto ) 
                  É formado por uma oração principal e por orações coordenadas e subordinadas . 


=  PARTE PRÁTICA :  FRASE  ,  ORAÇÃO  E  PERÍODO = -  S I N T A X E   I  -

01.   Transforme as frases nominais em frases verbais e vice-versa : 
a)     O jogador rescindiu o contrato com o clube . 
b)     O governo conterá as despesas supérfluas .
c)     Liquidaremos o estoque para entrega do prédio . 
d)     O rapaz desapareceu . 
e)     O comandante manteve-se intransigente .
f)      O erro do ministro . 
g)     A aterragem do avião . 
h)     Está nevando muito no sul . 
i)       Violento protesto dos EUA contra o Iraque . 
j)       Reduzimos todos os nossos preços . 

     a-) _________________________________________________________________________      b-) _________________________________________________________________________      c-) _________________________________________________________________________      d-) _________________________________________________________________________      e-) _________________________________________________________________________      f-) _________________________________________________________________________      g-) _________________________________________________________________________      h-) _________________________________________________________________________      i-)  _________________________________________________________________________      j-)  _________________________________________________________________________

02.   Dê um exemplo de oração declarativa afirmativa e de uma oração declarativa negativa . 
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.   Dê um exemplo de oração optativa .  
_____________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

04.   Identificar os verbos e classificar cada período em simples ou composto : 
a-) " Fui eu que vi o Cruzeiro erguer-se do mar e mais tarde chegar até o horizonte de minha varanda . " ( Rubem Braga )
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b-) " Ninguém se lembrava de que tivesse dado folhas nem flor , a árvore enorme que havia séculos servia de forca ... " ( Raul Brandão ) 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c-) " Dormia-se a sono solto por todas aquelas casas . " ( Trindade Coelho )
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d-) " Parece desligado , e observa tudo . " ( Carlos D. de Andrade ) 
     ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

e-) " O prato ficou sublime . " ( Mário de Andrade ) 
     ____________________________________________________________________________


       
f-) " Conceição , porém , nunca vira o afilhado . " ( Raquel de Queirós ) 
     ____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

g-)  O sindicalista fez um bonito discurso no Dia do Trabalho . 
    ____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

h-) O desemprego significa que ele fracassou no papel de provedor . 
     ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

i-) As crianças descobrem mundos fascinantes na leitura . 
    ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
j-) " O segundo grupo inclui autores com Karl Mannhein , que viu uma reflexão voltada para a superação da sociedade existente . "
____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________           
05.   Destacar as frase verbais e as frases nominais : 
a)  Encantadora aquela paisagem . ( ______________________________________ )
b)  Ninguém assistiu ao jogo de ontem. ( ___________________________________ )
c)  Fim de férias . ( _________________________________________ )
d)  As crianças descobrem coisas fascinantes nas leituras . ( _______________________ )
e)  Calor intenso naquela região . ( __________________________________ )
f)   Marcaram um belo gol no jogo de ontem. ( __________________________________ )
g)  Um novo jornal da escola . ( ______________________________________ )
h)  Os carros buzinam intensamente . ( ___________________________________  )
i)    Céu escuro e assustador ontem. ( ____________________________________ )
j)    População na praça para a grande festa . ( _________________________________ )

06.   Dada a seguinte  frase declarativa afirmativa : " Abriram a porta daquela casa " , transforme-a nos demais tipos de frase quanto à entonação :       
a)  ______________________________________________________________ ( negativa ) 
b)  ___________________________________________________________( interrogativa )
c)  ___________________________________________________________ ( exclamativa )
d)  ____________________________________________________________ ( imperativa )

07.   Classificar as frases quanto ao sentido : 
a)   Um bonito lampião iluminava a varanda . 
           ____________________________________________________________________        b)  Quem está aí ?
           ____________________________________________________________________        c)  Que gentil que estava a espanhola !
            ___________________________________________________________________        d)  O marquês desobedece às ordens do rei ? 
            ___________________________________________________________________        e)  Deita-se na porta da cabana e não se levante . 
            ___________________________________________________________________        f)  Não foi esta a palavra dita . 
            ___________________________________________________________________        g)  Quem me dera ser como Casimiro Lopes !
            ___________________________________________________________________        h)  Já para a cama , menino !
            ___________________________________________________________________        i)   Paulo redigiu uma bela carta à moça . 
            ___________________________________________________________________        j)  Que tamanho de lua !
            ___________________________________________________________________


quinta-feira, 8 de março de 2018

FORMAÇÃO DE PALAVRAS DESCRITOR 7 E 8 IFF, D3 PB


Investigação lenta e falta de prioridade levam a subnotificação de feminicídios
A sociedade brasileira é marcada por diversas formas de desigualdades oriundas de construções históricas que sempre relegaram uma posição subalterna às mulheres, seja na política, na cultura, na economia, no mercado de trabalho etc. As desigualdades e discriminações de gênero se manifestam de várias formas que vão desde as diferenças de oportunidades e acesso a direitos até as formas extremas de violência, incluindo a morte. Assim, o feminicídio é a expressão extrema das diversas formas de violência que atingem as mulheres em nossa sociedade.

 Questão 1
-cida (sufixo latino – cida. Exprime a noção de agente que provoca a morte ou o extermínio (ex.: bactericida). A alternativa em que NÃO há presença desse sufixo é:
a)    Homicida
b)    Suicida
c)    Esquecida
d)    Genocida
e)    Feminicida

Questão 2
“As desigualdades e discriminações de gênero se manifestam de várias formas”. As duas palavra destacadas foram formadas pelo processo de:
a)    Prefixa e sufixal / prefixal e sufixal
b)    Parassintética / parassintética
c)    Parassintética / prefixa e sufixal
d)    Prefixal e sufixal / parassintética

Questão 3
“Vão desde as diferenças de oportunidades e acesso a direitos até as formas extremas de violência” A alternativa que apresenta palavra formada pelo mesmo processo da palavra destacada é:
a)    Acessível
b)    Recesso
c)    Gesso
d)    Agressão
e)    Abscesso

Questão 4

A única alternativa em que todas palavras NÃO são cognatas é:
a)    Decoração, colorir, corante, tricolor
b)    Legal, legalizar, legislar, legislação
c)    Corpo, corporal, incorporar, corpanzil
d)    Dente, dentadura, dental, dentinho
e)    Pátria, país, nação, território




QUESTÃO 5  https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br  prova_subsequente_2016-
Sabendo que o termo biocombustíveis é formado pela junção de dois radicais, assinale a alternativa que contém o processo de formação dessa palavra:
a) Composição por justaposição
b) Derivação sufixal
c) Estrangeirismo
d) Derivação parassintética

QUESTÃO 6  https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br prova_subsequente_2016-
Considerando os processos de formação de palavras, assinale a alternativa CORRETA:
a) ambiciosa – derivação sufixal
b) inevitável – composição por justaposição
c) realidade – derivação prefixal e sufixal
d) extremamente – derivação parassintética

QUESTÃO 7 (ED.64 2ºS IFF2017)
A palavra “inerentes” na expressão “Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos” não pode ser substituída, sem alteração do sentido geral do texto, por
a) que dizem respeito.
b) que se aplicam.
c) essenciais.
d) opcionais.
e) inegáveis.

QUESTÃO 8  (ED.135 2014 IFF CEM ANOS)
        O uso de um vocabulário diversificado é um recurso que contribui para a construção da argumentação textual. Embora algumas palavras não sejam de uso cotidiano, é possível inferir seu sentido pelo contexto em que são usadas. Indique a opção em que a palavra sublinhada NÃO tem sentido semelhante ao termo sugerido entre parênteses.
a) A paz não pode ser construída como um elemento isolado. É indissociável da justiça e da solidariedade. (INSEPARÁVEL).
b) ...desamarmos nossos espíritos, nossos sentimentos, tudo o que há em nós de negação do outro, de não reconhecimento, de prepotência... (HUMIILDADE) 
c) Sempre é possível conversar, expressar a sua palavra, resgatar o melhor de nossas experiências, ressituar as questões... (REPENSAR). 
d)  A escola não está imune a esta dinâmica. (LIVRE). 
e) É reforçada a lógica da contraposição de forças, o que é antagônico a uma cultura de paz. (OPOSTO)

QUESTÃO 9 PROVA IFF2013
       O reconhecimento do processo de formação das palavras e dos elementos mínimos que as constituem (seus morfemas) permite atribuir sentido a neologismos (palavras novas), assim como a outras palavras já existentes na língua. Constitui comentário EQUIVOCADO a alternativa
a) Entomólogo – composto erudito formado a partir dos elementos de composição éntomon (inseto) e -logia (palavra, discurso ciência)
b) Interespécie – palavra derivada por prefixação formada pelo prefixo inter- (no meio de, entre) acrescentado à base espécie
c) Choque – substantivo deverbal formado por derivação regressiva a partir do verbo chocar 
d) Febre de formigas – neologismo semântico, já que a palavra “febre”, pré-existente na língua, sofre mudança de significado
e) Formigal – neologismo formado por derivação sufixal. À base formiga foi acrescentado o sufixo –al, formador de substantivo coletivo.


Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo
Teadoro, Teodora.

Questão 10 PB D3 /IFF7

O sentido da palavra do título - Neologismo - está ratificado no seguinte verso:
a) “Beijo pouco, falo menos ainda”.
b) “Mas invento palavras”.
c) “É mais cotidiana”.
d) “Intransitivo”.



QUESTÃO 11 IFMA 2017
Leia o texto que segue:
REMÉDIOS PARA EMAGRECER: A NOVA GERAÇÃO
       O lançamento de uma medicação para eliminar os quilos extras sem tantos efeitos colaterais anima os especialistas, ao mesmo tempo em que revive a questão: quando a obesidade deve ser tratada na farmácia? [...]
      Ao radical dos termos destacados emagrecer, lançamento, revive, obesidade foram acrescentados elementos mórficos, o que originou a palavra em destaque. O processo de formação de cada uma dessas palavras é respectivamente:
a) derivação parassintética – derivação sufixal – derivação prefixal – derivação sufixal
b) derivação prefixal e sufixal – derivação regressiva – derivação prefixal – derivação sufixal
c) derivação prefixal – derivação regressiva – derivação prefixal – derivação sufixal
d) derivação parassintética – derivação sufixal – derivação imprópria – derivação sufixal
e) derivação sufixal – derivação imprópria – derivação prefixal – derivação sufixal


QUESTÃO 12 IFMA 2017
Em: “Os denunciados tinham plena ciência do cinema, do esquema criminoso e da origem espúria (ilegítimo) dos recursos que receberam.”
Isto É 2443 5/10/2016
O termo em destaque sofreu alteração de classificação morfológica. Nesse contexto, ele é substantivo. O processo pelo qual esse termo sofreu alteração é denominado
a) derivação prefixal;
b) derivação parassintética;
c) derivação imprópria;
d) derivação regressiva;
e) derivação sufixal
IFMA 2016

QUESTÃO 13
 As palavras ‘gradualmente’ , ‘animado’ e ‘eufórico’ são formadas pelo mesmo processo de formação de palavras.
Que processo de formação é esse?
a) Derivação prefixal
b) Composição por justaposição
c) Composição por aglutinação
d) Neologismo
e) Derivação sufixal



QUESTÃO 14 IFBA

Do ponto de vista morfológico, na estrutura da palavra “Criancinhas” (l. 13) apresenta-se:
A) uma desinência verbal que indica quantidade.
B) um prefixo que tem sentido de medida.
C) um sufixo de valor diminutivo.
D) um sufixo que forma substantivo por meio do verbo.
E) uma composição por aglutinação.


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS 9º ANO PAG. 18

AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS 9º ANO PAG. 18




Leia o cartum de Caco Galhardo.

1. O cartum mostra uma cena cotidiana na vida do casal Julio e Gina.Observe a notícia dada na TV e o comentário da mulher.
a) Quem foi o homem de Neandertal?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) O que a mulher quer dizer com o comentário “ Grande novidade”?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Que elementos da cena mostrada no cartum dão apoio ao comentário que a mulher faz?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Observe a estrutura do enunciado correspondente à notícia dada na televisão:
“Estudo revela que humanos acasalaram com neandertais...”
a) Identifique os verbos desse período e responda: Quantas orações há nele?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Trata-se de um período simples ou de um período composto?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. Se  substituirmos a segunda oração do enunciado pela palavra algo, teremos: “Estudo revela algo”.
a) Qual é, nesse enunciado, a predicação da forma verbal revela?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Qual é, nesse enunciado, a função sintática do termo algo?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Portanto, no período “Estudo revela que humanos acasalaram com neandertais.” Qual a função sintática da oração “que humanos acasalaram com neandertais”?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 15 de outubro de 2017

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EXERCÍCIOS 15/10

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL.16/10
Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo em:


1.causal- causa,
2.temporal-tempo,
3.final-fim-finalidade,
4.condicional-condição
5.proporcional- proporção,
6.comparativa-comparação,
7.conformativa – conformidade,
8.concessiva-concessão-oposição
9.consecutiva-consequência,



1. Embora houvesse uma fresta, a escuridão pareceu-me total. va
___________________________________________________________________________
2. O cyberbullying é um problema crescente justamente porque os jovens usam cada vez mais
a tecnologia. al
_____________________________________________________________
3. Quanto mais conheço os ditadores, mais eu amo meu cachorro. al
_____________________________________________________________
4. Se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim. al
_____________________________________________________________
5. A fim de que todos participassem, o prazo de inscrição foi prorrogado. al
_____________________________________________________________
6. A minh'alma chorou tanto que de pranto está vazia. va
_____________________________________________________________
7. Segundo dizem os médicos, a atividade física deve ser sempre monitorada.va
_____________________________________________________________
8. Quando tiver essa sensação de felicidade, não deixe ninguém arrancá-lo desse lugar. al
_____________________________________________________________
9. Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente. va
_____________________________________________________________
10. Desde que o professor permita, você poderá realizar outro teste.al
_____________________________________________________________
11.Ainda que eu salve o ratinho branco, outro terá de morrer em seu lugar. va
_____________________________________________________________
 12. Conquanto tivesse dinheiro, mantinha sua vida pacata e humilde. va
_____________________________________________________________
13. À medida que a ciência avança, nossa compreensão do universo se expande. al
_____________________________________________________________
14. Quando levantei a cabeça, dei com a figura de Capitu diante de mim. al
_____________________________________________________________
15. Visto que D. Glória concordara, ele começou a colocar em prática seu plano. al
_____________________________________________________________
16. A pedreira erguia-se como um monstro iluminado na sua paz. va
_____________________________________________________________
17. Tenho de subornar um guarda para que liberte o ratinho branco da jaula da cascavel. al
_____________________________________________________________
18. Como tínhamos previsto, todos terminaram os testes no prazo adequado. va
_____________________________________________________________
19. Ele se esforçou tanto que conseguiu passar em 3 vestibulares. va
_____________________________________________________________
20. Se todos cooperarem, atingiremos nosso objetivo. al
_____________________________________________________________
21. Iracema corria como a ema selvagem. va

_____________________________________________________________