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terça-feira, 12 de novembro de 2019

EXERCÍCIOS ARTIGO DE OPINIÃO AS MULHERES E A DISPUTA PELOS ESPAÇOS DE PODER


Artigo: As mulheres e a disputa pelos espaços de poder
O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira, que foi consolidado na Constituição de 1934
Yanne Teles*
Brasil de Fato | Recife (PE)21 de Março de 2017 às 10:09

1      Ainda sob os ecos do 8 de março, O Dia Internacional da Mulher, na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.

2       O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres  por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos.

3       Por conta dessas lutas é que as garantias dos espaços para as mulheres têm sido alcançadas. Mas vale salientar que isso tem acontecido em passos lentos.

4       A grande batalha da mulher é ainda a ocupação de espaços de poder.

5       No Brasil, o poder é um domínio ocupado hegemonicamente ainda por homens. As decisões públicas do país são essencialmente masculinas, e nesse contexto, as decisões quanto às relações de gênero não carregam sensibilidade.

6       A sociedade tem que entender que a participação da mulher na política em um país democrático é fundamental para o alcance da igualdade e do desenvolvimento, e consequentemente da paz.

7      Acabamos de completar 85 anos da conquista do direito ao voto. O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira, que foi consolidado na Constituição de 1934. Porém, já era uma luta antiga.

8     A primeira eleitora registrada no Brasil foi em 1927, no estado do Rio Grande do Norte que passou na frente de todo o país.

9      Em 2015 a presidenta Dilma Roussef incluiu, no calendário oficial brasileiro, o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, comemorado a cada 24 de fevereiro.

10      Já quanto à representatividade, de acordo com dados captados na biblioteca do Senado, elegemos a primeira deputada em 1934 no estado de São Paulo. A primeira deputada negra foi eleita em Santa Catarina no ano de 1935. A primeira senadora no ano de 1981, Governadora, apenas em 1994, Roseana Sarney no estado do Maranhão.

11     E em outubro de 2010 tivemos a primeira presidenta eleita, Dilma Roussef.

12      Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na composição atual da Câmara, das 513 cadeiras, somente 55 são ocupadas por mulheres (10,7%). No Senado, o percentual é um pouco maior. Das 81 cadeiras, 12 são ocupadas por mulheres (14,8%).

13     São 67 mulheres entre os 594 deputados e senadores (11,2%).

14     Nesse cenário, o Brasil ocupa a 154ª posição em um ranking internacional, elaborado pela União Interparlamentar que listou 190 países, sobre a participação da mulher nos parlamentos.

15     O direito de votar e ser votada sem dúvida foi uma grande conquista, mas ainda não superamos à sub-representatividade das mulheres nos espaços de poder.

16     E vale lembrar que a mulher negra ainda é sub-representada no parlamento.

17     Através de políticas afirmativas, se conseguiu instituir cotas no sistema político para fomentar a inclusão das mulheres na política.

18      Foi aprovada na legislação eleitoral a cota de gênero, que hoje é de 30%, válida para qualquer eleição do poder legislativo.

19      A legislação eleitoral brasileira passou a estimular a participação feminina na política estabelecendo um percentual mínimo de 30% de candidaturas de cada sexo (artigo 10, parágrafo 3º, da Lei 9.504, de 1997).

20     A Lei 9.096, de 1995, com redação dada pela Lei 12.034, de 2009, Impõe a aplicação de, no mínimo, 5% dos recursos do Fundo Partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres e determina que, no mínimo, 10% do tempo de propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão seja destinado à promoção e à difusão da participação política feminina.

21      Porém, mesmo com as cotas, o percentual de mulheres eleitas é muito baixo, e embora representem 7 milhões a mais de votos, as mulheres ainda não têm representação proporcional a esse número no Parlamento.

22     Toda a sociedade perde com essa falta de representação.  A política fica com visões distorcidas sobre os problemas sociais, fica com visões estreitas sobre a realidade e visões parciais sobre o projeto de desenvolvimento do país.

23     Nessa conjuntura, percebemos então, que mesmo as estatísticas detectando avanços importantes em vários setores, o lugar da mulher brasileira ainda reflete o domínio do homem sobre a vida dela.

*Professora. Advogada, especialista em Direito Público e membro do Coletivo Nacional, Frente Brasil de Juristas pela Democracia.


1.Com que finalidade este artigo de opinião foi escrito?
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2. Qual é o leitor com quem esse artigo dialoga?
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LEIA OS DOIS PARÁGRAFOS 1 e 2.

3. Por que a autora inicia seu texto falando " ainda sob os ecos do 8 de março"?
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4. Muitas pessoas comemoram o 8 de março como uma data de festa, como dia de enviar flores e dar os parabéns às mulheres. De acordo com  o que leu, essa é a concepção que deu origem à data? Explique.
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5. Onde foi publicado o artigo de opinião?
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6. Qual a questão que o artigo discute?
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7. Na sociedade em que vivemos existe concordância de opiniões sobre essa questão? Explique.
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8. Que posição ou tese o articulista defende no artigo?
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Leia o parágrafo abaixo:
4       A grande batalha da mulher é ainda a ocupação de espaços de poder.
9. Você concorda com essa afirmação? Explique.
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10. Segundo a autora a participação das mulheres na política é um fato necessário em uma democracia. Por que ela acha isso importante?
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11. Em sua opinião pode haver igualdade em um pais em que não há participação feminina na política? Por quê?
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RELEIA OS PARÁGRAFOS 17 a 19.
12. Qual a finalidade de , por lei, se estabelecerem cotas em determinados espaços sociais?
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13. Sobre quais políticas de cotas você já ouviu falar?
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14. Em sua opinião por que essas políticas seriam necessárias em um país com a nossa realidade?
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LEIA O PARAGRÁFO 22
15. Você concorda ou discorda dessa opinião da autora? Por quê?
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16. Você sabe se em seu município há mulheres exercendo cargos políticos?
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17. Em sua opinião por que a participação das mulheres na política poderia ser importante para solução de questões sociais?
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18. Em sua opinião se há mais homens do que mulheres exercendo cargos políticos, como isso pode afetar a sociedade como um todo, principalmente em questões que se referem às mulheres?
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LEIA O PARÁGRAFO 21
19. Que fatores sociais, socioeconômicos, individuais, poderiam contribuir para a baixa representação feminina?
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domingo, 10 de novembro de 2019

CARTUM E CHARGE



O cartum se caracteriza com uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal. Suas abordagens dizem respeito a situações relacionadas ao comportamento humano, mas não estão situadas no tempo, por isso são denominadas de atemporais e universais, ou seja, não fazem referência a uma personalidade em específico. Cientes disso, torna-se importante compreendermos que o nome cartum proveio de um acontecimento ocorrido em Londres, em 1841. Tal acontecimento diz respeito ao fato de o príncipe Albert, no intuito de decorar o Palácio de Westminster, ter promovido um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons em inglês), os quais seriam colados às paredes.

A charge, um tanto quanto diferente do cartum, satiriza situações específicas, situadas no tempo e no espaço, razão pela qual se encontra sempre apontando para um personagem da vida pública em geral, às vezes um artista, outras vezes um político, enfim. Em se tratando da linguagem, também costuma associar linguagem verbal e não verbal. Outro aspecto para o qual devemos atentar diz respeito ao fato de a charge, expressa na língua francesa, possuir significado de “carga”, aderindo por completo à intenção do chargista, ou seja, a de que ele realmente atua de forma crítica numa situação de ordem social e política. Que tal então conferirmos um exemplo?


CARTA EXERCÍCIOS MARCARX


CARTAS ENTRE AMIGAS

Carbonita, 5 de setembro de 2010.

Amiga Dani
Tudo bem com você? Aqui está tudo bem, graças a Deus!
Como andam as coisas aí no Rio de Janeiro? Gostaria muito que você viesse me visitar, assim poderíamos passear, conversar e eu ainda te apresentaria todas as pessoas incríveis que existem por aqui.
Eu estou trabalhando em uma escola muito boa, com alunos maravilhosos! Precisamos conversar também a respeito do nosso projeto de escrita envolvendo os meus alunos e os seus. Vamos colocar essa galerinha pra escrever!
Estou morrendo de saudades das nossas conversas de madrugada na casa da Lú. Aguardo retorno.
Beijos, te amo pra sempre!
Evelyn



Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2010.

Querida Evelyn
Estou morrendo de saudades de você e espero que esteja tudo bem por aí! Não vejo a hora de você vir me visitar também! Quero que saiba que você é uma pessoa maravilhosa e que os momentos que passamos juntas são insubstituíveis. Você faz muita falta!
 Se cuida amiga querida! Que Deus te abençoe em todas em todas as áreas da sua vida! Um grande beijo em seu coração!!!
Te amo...                                                                                                                                                          Danielle



1. A cidade onde encontra-se o remetente da primeira carta é:
a) (     ) Carbonita
b) (     )   São Paulo
c) (     ) Rio de Janeiro
d) (     ) Minas Gerais

 2. “Estou morrendo de saudades”. O antônimo da palavra “morrendo” é:
a) (     ) falecendo
b) (     ) morte
c) (     )vivendo
d) (     ) vida
 3. “Não vejo a hora de você vir me visitar também”. Ao ler essa frase, entende-se que Danielle:
a) (     ) não tem relógio para ver a hora da visita.
b) (     ) está muito ansiosa com a possível visita da amiga.
c) (     ) esta ansiosa para que a amiga veja a sua visita.
d) (     ) não quer viajar.

4. Os assuntos principais das cartas são:
a) (     ) projeto de escrita e a saudade das conversas.
b) (     ) convite de visita e a saudade das conversas.
c) (     ) projeto de escrita e momentos de conversa.
d) (     ) convite de visita e projeto de escrita.






5. “E eu te apresentaria todas as pessoas incríveis que existem por aqui”. A expressão “pessoas incríveis” representa:
a) (     ) pessoas maravilhosas.                                   
b) (     ) pessoas que se transformam no incÍvel HULK
c) (     ) pessoas com super poderes.
d) (     ) pessoas chatas.

CARTA TEORIA


A carta é um instrumento de comunicação que já foi muito usado para conversar com outras pessoas que estão muito longe de nós, porém, com o avanço da tecnologia, este tipo de ferramenta cada vez mais entre em desuso. Isto não significa que a carta deixou de existir, além de ainda ser usada, mesmo em pouca escala, usamos o modo de escrever uma carta para redigir e-mails mais formais. Além disso, concursos também usam bastante deste tipo de texto para poder avaliar a redação de participante. Por isso é muito importante saber escrever uma carta, por mais que você nunca precise realmente enviar uma.
Elementos da carta
Toda carta tem elementos básicos, mas não estou falando de envelopes e endereços, o texto da carte possui regras que precisam ser seguidas para que o texto seja realmente considerado uma carta. Veja os elementos básicos a seguir.
·         Local e data: Toda a carta foi escrita em uma determinada cidade e em uma data. É importante destacar esses elementos pois, caso a carta fosse enviada, seria um meio do destinatário saber de onde e quando aquilo foi escrito. As cartas, antigamente, demoravam um tempo para chegar aos destinatários e viajavam grandes distancias.
·         Vocativo: A carta é um modo de conversar com uma pessoa ou um grupo, por isso é preciso que esteja destacado um vocativo para começar a “conversa” com o destinatário. Pode ser usado um pronome de tratamento ou até mesmo uma saudação com o nome do destinatário.
·         Corpo do Texto: É onde o que quer ser dito é realmente escrito, a mensagem que quer ser passada é transcrita em formato de texto. Normalmente a parte mais extensa de toda a carta, pois é onde se concentra o conteúdo em si.
·         Despedida: Usada para indicar o final da conversa, o fim do documento em si. Aqui o remetente faz uma despedida apropriada de acordo com o seu destinatário.
·         Assinatura: Importante para o reconhecimento do remetente. É uma das maneiras do destinatário saber quem é que manda aquela carta.







Lembrando que os elementos acima estão apresentados na ordem que devem ser colocados na carta, veja o modelo abaixo para se orientar melhor.
Além disso, a carta tem características muito fortes no tipo de escrita usadas, possui algumas regras que precisam ser seguidas para que o texto realmente seja configurado como uma carta. Estas regras são simples porém muito importantes.
·         Texto em primeira pessoa: A carta se trata da “conversa” entre um remetente e um destinatário, por isso é preciso que o remetente se refira a ele mesmo na primeira pessoa.
·         Diálogo com o destinatário: O destinatário é o alvo direto e exclusivo do texto da carta, por isso é preciso manter um certo diálogo ou referencias a ele no texto.
·         Tratamento apropriado: Existem diferentes tipos de destinatário, cada um deles exige um tratamento diferente. O presidente da república e um técnico de futebol não podem(ou não precisam) ser tratados com os mesmos pronomes e a mesma linguagem.


CARTA TEORIA


http://ivanleite09.blogspot.com.br/2011/09/genero-textual-carta-texto-epistolar.html

Gênero textual: Carta – Texto epistolar
(1) Trabalho apresentado aos colegas da EE João Baptista Marigo Martins


*atualizado em 30.09.2011
Gênero textual: Carta – Texto Epistolar

Definição de carta:

Carta é uma mensagem [comunicação breve que transmite uma informação]escrita que se envia a uma pessoa, geralmente num envelope; missiva, epístola.
(Mini Dicionário - Houaiss: 2004)

Carta é um escrito que se envia a outrem com cumprimentos, pedidos, ordens, notícias etc; epístola; missiva.
(Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Círculo do livro:1988)

Carta é um escrito, fechado em envelope, que se dirige a alguém; missiva.
(Dicionário Michaelis – UOL – Eletrônico)

Carta é uma Correspondência [ação de trocar informação] escrita que se envia a uma ou várias pessoas; missiva; epístola.
(Mini Dicionário – Caldas Aulete: 2004)

Carta é uma comunicação (informação, esclarecimento) manuscrita ouimpressa devidamente acondicionada e endereçada a uma ou várias pessoas; missiva, epístola.
(Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0 – 2004)

Resumindo:

A carta é um texto escrito no qual alguém transmite uma informação a um destinatário ou leitor, que interpreta o sentido e assume determinada atitude diante da informação recebida.
[Enciclopédia do estudante; Vol. 08; pág. 156.]

Proposta Curricular do Estado de São Paulo:

A Proposta curricular do Estado de São Paulo de Língua Portuguesa trabalha em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio o eixo de organização: Tipologia Textual  e Gêneros Textuais diversos.

Tipologia textual:

Nas situações reais de comunicação, diferentes textos, compostos em diferentes linguagens, podem apresentar uma organização interna semelhante.
Dolz; Pasquier e Schnouwly organizam os textos em 5 tipos:

1 - Narrar:
É a capacidade de criar uma história verossímil;

2 - Relatar:
É a representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo;

3 - Descrever ações (instruir):
É a regulação mútua de comportamentos;

4 - Expor:
É a apresentação textual de diferentes formas de saberes;

5 - Argumentar:
É a sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição.


Gênero textual:
É um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam elas formais ou informais.


TIPOLOGIA TEXTUAL   (X)   GÊNERO TEXTUAL

NARRAR: Fábula; crônica; conto; romance...
RELATAR: Carta; notícia; entrevista; currículo...

ARGUMENTAR: Editorial; requerimento; anúncio publicitário..

EXPOR: Seminário; verbetes em geral; relatório...

DESCREVER AÇÕES
[INSTRUIR]: Receitas; regras de jogos...


O Gênero textual carta:
                         
gênero textual carta pessoal classifica-se na tipologia relatar, que tem a característica principal de representar pelo discurso as experiências vividas, situadas no tempo.

O Texto epistolar:
Epístola é uma palavra de origem latina cujo sinônimo é carta. É, portanto, uma forma de expressão escrita, em geral com finalidade prática.Os textos epistolares são, normalmente, escritos alternando-se a primeira e a segunda pessoa do singular (eu/tu).

EXEMPLO:


CARTA LITERÁRIA:

Quero que abras os olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo.”

Peço que pegues a minha Bíblia que está na estante de livros, perto do rádio, leias apenas o Sermão da Montanha. Não te será difícil achar, pois a página está marcada com uma tira de papel.”
[Olhai os lírios do campo, Érico Verissimo]

            Linguagem:

Por meio de uma carta, é possível saber o nível cultural dos interlocutores, sua personalidade e o tipo de relação que existe entre eles. Pode-se entender a epístola como uma variante de conversação oral em forma escritaPor isso, o estilo epistolar caracteriza-se por apresentarespontaneidadenaturalidadesinceridade, cortesia, e afeto.


Tipos de carta e suas características:

Existem diferentes tipos de carta; elas variam de acordo com o seu propósito e conteúdo e com a pessoa a quem são dirigidas (destinatários). Cada tipo caracteriza-se por um uso particular da linguagem:

Entre amigos: Tem estilo despojado, revela familiaridade e afabilidade, de acordo com o grau de intimidade com o destinatário.

Comercial: Apresenta estrutura fixa. Estilo breve e cortês.

Propagandística: Dirigida ao público amplo, aparece em jornais, revistas e outros tipos de publicação.

Familiar: Manifesta carinho e afeto a um familiar.

Informativa: Utiliza-se para comunicar decisões, convocações, acordos etc.

Literária: Reflexo dos sentimentos e sensações do autor ou de personagens de uma obra literária.

Social: Comunicações sobre atos sociais, participações de eventos, convites etc.

De agradecimento: Expressa admiração ou gratidão por um favor realizado.

De felicitação: Envia-se por ocasião de bodas, aniversário, formatura ou outro acontecimento feliz.

De pêsames: Escrita motivada pelo falecimento de alguém íntimo do destinatário.

Tratamento:

Deve-se selecionar o tratamento dado ao destinatário:     a escolha do tratamento mais adequado (senhor, Vossa Excelência, você) ou o grau de cortesia presente no texto informam o tipo de relação que existe entre os interlocutores.

Características Gerais das Cartas:

O que os alunos devem saber:

Remetente: aquele que escreve a carta;

Destinatário: aquele para quem a carta foi escrita;

Local e Data: lugar e data em que foi escrita,

Saudação e Vocativo: modo de chamar a pessoa a quem se destina e o nome do destinatário;

Conteúdo: corpo da carta;

Desfecho/despedida: encerramento;

Assinatura: carta pessoal não usa sobrenome;

P.S.: post-scriptum [latim] = “depois de escrito”;

E.t. : em tempo;

C.E.P. : Código de endereçamento postal com oito dígitos (XXXXX-XXX);


Carta Pessoal:

A carta pessoal é um texto escrito em papel, geralmente fechado, que uma pessoa manda a outra. É um dos meios de comunicação mais antigos e pode-se recorrer a ele para contar fatos da vida cotidiana, fazer um convite, felicitar, agradecer, enviar alguma informação importante, fazer críticas ou reclamar de algum acontecimento desagradável.
Costumava-se escrever as cartas pessoais à mão, mas hoje em dia muitos preferem usar o computador para redigir e depois imprimir o texto.

ENVIANDO UMA CARTA:





  

TIPOS DE ENVELOPE:









Partes da Carta Pessoal:

Podem se dividir as cartas pessoais nas seguintes partes:

1 – Cabeçalho;
2 – Saudação e vocativo;
3 – Corpo do texto;
4 – Despedida e assinatura;
      5 – Pós-escrito.                  

Exemplos:

1 – Cabeçalho:
Na margem superior esquerda escrevem-se tanto o local como a data em que a carta é redigida.
[Santo André, 08 de setembro de 2011]

2- Saudação e Vocativo:
Há várias formas de expressar a saudação, em geral utiliza-se: “Querido/querida”; “Caro/cara”, ou dependendo do grau de intimidade: “Oi, tudo bem?”; até saudações formais: “Estimado/ estimada”.
[Vocativo: Nome do destinatário]

[Cara Cecília,]

3- Corpo da Carta:
            Nessa parte se redige a informação que se quer transmitir. Normalmente, inicia-se com um parágrafo introdutório sobre o objetivo da carta.

[Por fim encontrei um pouco de tempo para poder te contar tudo que passei nestas últimas semanas...]

4- Despedida e Assinatura:
Existem diferentes formas. As mais comuns: “Com carinho”; “Um abraço”; “Atenciosamente” e “Saudações”.
                      
[Um forte abraço do seu amigo,
                                                            
                                                                                  CARLOS]




5- Pós-escrito:
É usado quando se quer acrescentar uma informação após o final da carta. Indica-se esse elemento com a abreviatura P.S. (post-scriptum ‘em latim’ = após o escrito).

[P.S.: Diga-me quais são as melhores datas para que eu vá ao Rio de Janeiro visitá-la, assim vamos nos organizando.]



SARESP 2009 – PROPOSTA DE CARTA PESSOAL

MODELO APRESENTADO:

1 - TEXTO NÃO-VERBAL: IMAGEM




2 - TEXTO VERBAL: CARTA PESSOAL MODELO
           
Querida Leninha,
                      
Aconteceu nesta semana uma novidade tão boa, que tinha que te contardepressinha! Lá na biblioteca da Escola peguei um livro chamado REINAÇÕES DE NARIZINHO do Monteiro Lobato. Comecei a folhear meio de nariz torto, porque era muito grosso, parecia que não ia acabar nunca e que ia ser uma baita duma chateação.

Li o comecinho e o que vinha depois e mais depois e quando percebi, já tinha dado o sinal pra voltar pra sala e eu sem conseguir tirar os olhos daquela delícia deliciante. Suspirei, pedi emprestado e levei pra casa. Não fiz mais nada o dia inteiro. Nem de noite. Nem na manhã seguinte e na outra e outraNão consegui nem piscar antes de acabar.

Tem umas lindezas de arrepiar como quando a Narizinho casa com o Príncipe Escamado e a Dona Aranha faz um vestido tão lindo pra ela, feito só de cores, que até o espelho arregalou os olhos de espanto e rachou em seis partes. Quando for grande, vou ter um assim. Se não, morro. Quando eles passeiam pelo Reino das Águas Claras, dá vontade de ir junto e ficar rodopiando na boniteza...

Quando a Emília, a boneca de macela, toma a pílula falante e desembesta numa falação sem tamanho, é de morrer de rir. E logo logo, sem a gente perceber direito, ela vira gente. Apronta, inventa, encara. Demais!

O livro todo é uma surpresa. Você pensa que vai acontecer uma coisa e... acontece outra! Muito mais divertida e mais maravilhenta do que a minha cabeça poderia inventar. É só gostosura!

Tudo acontece no Sítio do Pica-pau Amarelo onde só moram crianças e avós, o Marquês de Rabicó, que é um porquinho que come tudo que vê pela frente, a espevitada Emília e um sabugo de milho que é um sábio de cartola e que sabe tudo sobre todas as coisas: o Visconde de Sabugosa. Quando eu mandar na minha vida, vou me mudar pro Sítio do Picapau Amarelo e viver também no bem bomNo mundo inteiro, não tem lugar como aquele... “O Sítio é gostoso como um chinelo velho."

Nem posso acreditar que já tenho mais de 8 anos e só agora é que li um livro do Monteiro Lobato. Perdi o maior tempo desta minha vida. Se ainda não leu nada dele, corra pra conseguir um livro e ficar abraçada de alegria.
           
Beijos da
                                                          
                                   Alice

[Negrito = conversação oral em forma escrita.]


Fonte: http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm (Acesso: 15 set. 2009. [Adaptado])


3 - PROPOSTA DA REDAÇÃO SARESP 2009:

Redija também uma carta para um (a) amigo (a) contando sobre um livro de Monteiro Lobato ou de outro escritor que você leu recentemente e revele os motivos de sua admiração. Não se esqueça de colocar, no início, o nome da pessoa a quem a carta se destina e, no final, o nome do autor da carta, que é você. Escreva seu texto na folha a ele destinada.


CORREÇÃO:

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS:

1 – TEMA:
Será avaliado como ocorreu a compreensão da proposta de redação e seu desenvolvimento no texto produzido.

2- GÊNERO:
Será avaliado o conhecimento organizacional do gênero, ou seja, o domínio do uso das características básicas do gênero carta pessoal.

3- COESÃO/ COERÊNCIA:
Será avaliada a manutenção da perspectiva da autoria, do remetente, do assunto/informação e dos elementos de tempo e espaço, na organização da sequência lógica dos enunciados.

4- REGISTRO:
Será avaliada a aplicação das convenções e normas do sistema da escrita: (ortografia, segmentação de palavras, frases e parágrafos, concordância e regência, pontuação).


BIBLIOGRAFIAS:

Enciclopédia do estudante: redação e comunicação: técnicas de pesquisas, expressão oral e escrita. Augusta Magalhães de Moraes... [et al.] – 1ª. Edição – São Paulo: Moderna, 2008 – Volume 8;

Manual de Redação – Saresp 2009

Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Língua Portuguesa, 2008;

Ivan Leite – Santo André – 08.09.2011 – Inverno – 10h00m