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Gênero textual: Carta – Texto
epistolar
(1) Trabalho apresentado aos colegas
da EE João Baptista Marigo Martins
*atualizado em 30.09.2011
Gênero textual: Carta – Texto
Epistolar
Definição de carta:
Carta é uma mensagem [comunicação breve que transmite uma
informação]escrita que se envia a uma pessoa, geralmente
num envelope; missiva, epístola.
(Mini Dicionário -
Houaiss: 2004)
Carta é um escrito que se envia a outrem com cumprimentos, pedidos,
ordens, notícias etc; epístola; missiva.
(Grande
Enciclopédia Larousse Cultural. Círculo do livro:1988)
Carta é um escrito, fechado em envelope, que se dirige a
alguém; missiva.
(Dicionário Michaelis
– UOL – Eletrônico)
Carta é uma Correspondência [ação de trocar informação] escrita que
se envia a uma ou várias pessoas; missiva; epístola.
(Mini Dicionário –
Caldas Aulete: 2004)
Carta é uma comunicação (informação, esclarecimento) manuscrita ouimpressa devidamente
acondicionada e endereçada a uma ou várias pessoas; missiva, epístola.
(Novo Dicionário
Eletrônico Aurélio versão 5.0 – 2004)
Resumindo:
A carta é um texto
escrito no qual alguém transmite uma informação a um destinatário ou leitor,
que interpreta o sentido e assume determinada atitude diante da informação
recebida.
[Enciclopédia do
estudante; Vol. 08; pág. 156.]
Proposta Curricular do Estado de São
Paulo:
A Proposta
curricular do Estado de São Paulo de Língua Portuguesa trabalha em todas as
séries do Ensino Fundamental e Médio o eixo de organização: Tipologia
Textual e Gêneros Textuais diversos.
Tipologia textual:
Nas situações reais
de comunicação, diferentes textos, compostos em diferentes linguagens, podem
apresentar uma organização interna semelhante.
Dolz; Pasquier e
Schnouwly organizam os textos em 5 tipos:
1 - Narrar:
É a capacidade de
criar uma história verossímil;
2 - Relatar:
É a representação
pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo;
3 - Descrever ações
(instruir):
É a regulação mútua
de comportamentos;
4 - Expor:
É a apresentação
textual de diferentes formas de saberes;
5 - Argumentar:
É a sustentação,
refutação e negociação de tomadas de posição.
Gênero textual:
É um nome que se dá
às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam elas formais
ou informais.
TIPOLOGIA TEXTUAL (X)
GÊNERO TEXTUAL
NARRAR: Fábula; crônica; conto; romance...
RELATAR: Carta; notícia; entrevista; currículo...
ARGUMENTAR: Editorial; requerimento; anúncio
publicitário..
EXPOR: Seminário; verbetes em geral;
relatório...
DESCREVER AÇÕES
[INSTRUIR]: Receitas; regras de jogos...
O Gênero textual carta:
O gênero
textual carta pessoal classifica-se na tipologia relatar,
que tem a característica principal de representar pelo discurso as experiências
vividas, situadas no tempo.
O Texto epistolar:
Epístola é uma
palavra de origem latina cujo sinônimo é carta. É, portanto, uma forma de
expressão escrita, em geral com finalidade prática.Os textos epistolares são,
normalmente, escritos alternando-se a primeira e a segunda pessoa do singular
(eu/tu).
EXEMPLO:
CARTA LITERÁRIA:
“Quero que abras os
olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo.”
“Peço que pegues a minha Bíblia que está na
estante de livros, perto do rádio, leias apenas
o Sermão da Montanha. Não te será difícil achar, pois a
página está marcada com uma tira de papel.”
[Olhai os lírios do
campo, Érico Verissimo]
Linguagem:
Por meio de uma
carta, é possível saber o nível cultural dos interlocutores, sua personalidade
e o tipo de relação que existe entre eles. Pode-se entender a epístola como uma
variante de conversação oral em forma escrita. Por
isso, o estilo epistolar caracteriza-se por apresentarespontaneidade, naturalidade, sinceridade,
cortesia, e afeto.
Tipos de carta e suas
características:
Existem diferentes
tipos de carta; elas variam de acordo com o seu propósito e conteúdo e com a
pessoa a quem são dirigidas (destinatários). Cada tipo caracteriza-se por um
uso particular da linguagem:
Entre amigos: Tem estilo despojado, revela familiaridade e afabilidade, de
acordo com o grau de intimidade com o destinatário.
Comercial: Apresenta estrutura fixa. Estilo breve e cortês.
Propagandística: Dirigida ao público amplo, aparece em jornais, revistas e outros
tipos de publicação.
Familiar: Manifesta carinho e afeto a um familiar.
Informativa: Utiliza-se para comunicar decisões, convocações, acordos etc.
Literária: Reflexo dos sentimentos e sensações do autor ou de personagens de
uma obra literária.
Social: Comunicações sobre atos sociais, participações de eventos,
convites etc.
De agradecimento: Expressa admiração ou gratidão por um favor realizado.
De felicitação: Envia-se por ocasião de bodas,
aniversário, formatura ou outro acontecimento feliz.
De pêsames: Escrita motivada pelo
falecimento de alguém íntimo do destinatário.
Tratamento:
Deve-se selecionar
o tratamento dado ao destinatário: a escolha do tratamento
mais adequado (senhor, Vossa Excelência, você) ou o grau de cortesia presente
no texto informam o tipo de relação que existe entre os interlocutores.
Características Gerais das Cartas:
O que os alunos devem saber:
Remetente: aquele que escreve a carta;
Destinatário: aquele para quem a carta foi
escrita;
Local e Data: lugar e data em que foi
escrita,
Saudação e Vocativo: modo de chamar a pessoa a quem
se destina e o nome do destinatário;
Conteúdo: corpo da carta;
Desfecho/despedida: encerramento;
Assinatura: carta pessoal não usa
sobrenome;
P.S.: post-scriptum [latim] = “depois
de escrito”;
E.t. : em tempo;
C.E.P. : Código de endereçamento postal
com oito dígitos (XXXXX-XXX);
Carta Pessoal:
A carta pessoal é
um texto escrito em papel, geralmente fechado, que uma pessoa manda a outra. É
um dos meios de comunicação mais antigos e pode-se recorrer a ele para contar
fatos da vida cotidiana, fazer um convite, felicitar, agradecer, enviar alguma
informação importante, fazer críticas ou reclamar de algum acontecimento
desagradável.
Costumava-se
escrever as cartas pessoais à mão, mas hoje em dia muitos preferem usar o
computador para redigir e depois imprimir o texto.
ENVIANDO UMA CARTA:
TIPOS DE ENVELOPE:
Partes da Carta Pessoal:
Podem se dividir as
cartas pessoais nas seguintes partes:
1 – Cabeçalho;
2 – Saudação e
vocativo;
3 – Corpo do texto;
4 – Despedida e
assinatura;
5 –
Pós-escrito.
Exemplos:
1 – Cabeçalho:
Na margem superior
esquerda escrevem-se tanto o local como a data em que a carta é redigida.
[Santo André, 08 de
setembro de 2011]
2- Saudação e Vocativo:
Há várias formas de
expressar a saudação, em geral utiliza-se: “Querido/querida”; “Caro/cara”, ou
dependendo do grau de intimidade: “Oi, tudo bem?”; até saudações formais:
“Estimado/ estimada”.
[Vocativo:
Nome do destinatário]
[Cara Cecília,]
3- Corpo da Carta:
Nessa
parte se redige a informação que se quer transmitir. Normalmente, inicia-se com
um parágrafo introdutório sobre o objetivo da carta.
[Por fim encontrei um pouco de tempo
para poder te contar tudo que passei nestas últimas semanas...]
4- Despedida e Assinatura:
Existem diferentes
formas. As mais comuns: “Com carinho”; “Um abraço”; “Atenciosamente” e
“Saudações”.
[Um forte abraço do seu amigo,
CARLOS]
5- Pós-escrito:
É usado quando se
quer acrescentar uma informação após o final da carta. Indica-se esse elemento
com a abreviatura P.S. (post-scriptum ‘em latim’ = após o escrito).
[P.S.: Diga-me
quais são as melhores datas para que eu vá ao Rio de Janeiro visitá-la, assim
vamos nos organizando.]
SARESP 2009 – PROPOSTA DE CARTA
PESSOAL
MODELO APRESENTADO:
1 - TEXTO NÃO-VERBAL: IMAGEM
2 - TEXTO VERBAL: CARTA PESSOAL
MODELO
Querida Leninha,
Aconteceu nesta semana uma novidade tão boa, que
tinha que te contardepressinha! Lá na biblioteca da
Escola peguei um livro chamado REINAÇÕES DE NARIZINHO do Monteiro Lobato.
Comecei a folhear meio de nariz torto, porque era muito
grosso, parecia que não ia acabar nunca e que ia ser uma baita duma
chateação.
Li o comecinho e o
que vinha depois e mais depois e quando percebi, já tinha dado o sinal pra
voltar pra sala e eu sem conseguir tirar os olhos daquela delícia
deliciante. Suspirei, pedi emprestado e levei pra casa. Não fiz mais
nada o dia inteiro. Nem de noite. Nem na manhã seguinte e na outra e
outra. Não consegui nem piscar antes de acabar.
Tem umas lindezas de arrepiar como
quando a Narizinho casa com o Príncipe Escamado e a Dona Aranha faz um vestido
tão lindo pra ela, feito só de cores, que até o espelho arregalou os olhos de
espanto e rachou em seis partes. Quando for grande, vou ter um assim. Se não,
morro. Quando eles passeiam pelo Reino das Águas Claras, dá vontade de ir junto
e ficar rodopiando na boniteza...
Quando a Emília, a boneca de macela, toma a pílula
falante e desembesta numa falação sem tamanho, é de morrer de rir. E logo
logo, sem a gente perceber direito, ela vira gente. Apronta,
inventa, encara. Demais!
O livro todo é uma surpresa. Você pensa que vai
acontecer uma coisa e... acontece outra! Muito mais divertida e mais
maravilhenta do que a minha cabeça poderia inventar. É só
gostosura!
Tudo acontece no Sítio do Pica-pau Amarelo onde só
moram crianças e avós, o Marquês de Rabicó, que é um porquinho que come tudo
que vê pela frente, a espevitada Emília e um sabugo de milho que é um sábio de
cartola e que sabe tudo sobre todas as coisas: o Visconde de Sabugosa. Quando
eu mandar na minha vida, vou me mudar pro Sítio do Picapau Amarelo e viver
também no bem bom. No mundo inteiro, não tem lugar como aquele...
“O Sítio é gostoso como um chinelo velho."
Nem posso acreditar que já tenho mais de 8 anos e
só agora é que li um livro do Monteiro Lobato. Perdi o maior tempo desta minha
vida. Se ainda não leu nada dele, corra pra conseguir um livro e ficar abraçada
de alegria.
Beijos da
Alice
[Negrito = conversação
oral em forma escrita.]
3 - PROPOSTA DA REDAÇÃO SARESP 2009:
Redija também uma
carta para um (a) amigo (a) contando sobre um livro de Monteiro Lobato ou de
outro escritor que você leu recentemente e revele os motivos de sua admiração.
Não se esqueça de colocar, no início, o nome da pessoa a quem a carta se
destina e, no final, o nome do autor da carta, que é você. Escreva seu texto na
folha a ele destinada.
CORREÇÃO:
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS:
1 – TEMA:
Será avaliado como
ocorreu a compreensão da proposta de redação e seu desenvolvimento no texto
produzido.
2- GÊNERO:
Será avaliado o
conhecimento organizacional do gênero, ou seja, o domínio do uso das
características básicas do gênero carta pessoal.
3- COESÃO/ COERÊNCIA:
Será avaliada a
manutenção da perspectiva da autoria, do remetente, do assunto/informação e dos
elementos de tempo e espaço, na organização da sequência lógica dos enunciados.
4- REGISTRO:
Será avaliada a
aplicação das convenções e normas do sistema da escrita: (ortografia,
segmentação de palavras, frases e parágrafos, concordância e regência,
pontuação).
BIBLIOGRAFIAS:
Enciclopédia do estudante: redação e comunicação: técnicas de pesquisas, expressão oral e
escrita. Augusta Magalhães de Moraes... [et al.] – 1ª. Edição – São Paulo:
Moderna, 2008 – Volume 8;
Manual de Redação – Saresp 2009
Proposta Curricular do Estado de São
Paulo – Língua Portuguesa, 2008;
Ivan Leite
– Santo André – 08.09.2011 – Inverno – 10h00m
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