PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 3 de abril de 2020

MITO PERSEU E A MEDUSA INTERPRETAÇÃO 8º ANO


Perseu e Medusa.

        Perseu era o filho de Júpiter e de Dânae. Seu avô, Acrísio, assustado com a predição de um oráculo , no sentido de que o filho de sua filha seria o instrumento de sua morte,determinou que a mãe e o filho fossem encerrados numa arca, e esta colocada no mar, A arca flutuou até Sérifos, onde foi encontrada por um pescador , que levou a mãe e o filho a Polidectes , o rei do país , que os tratou com bondade. Quando Perseu tornou-se homem , Polidectes mandou-o combater Medusa, monstro terrível que devastava o país.
      Medusa fora outrora uma linda donzela que se orgulhava principalmente de seus cabelos, mas se atreveu a competir em beleza com Minerva, e a deusa privou-a de seus encantos e transformou as lindas madeixas em hórridas serpentes . Medusa tornou-se um monstro cruel,de aspecto tão horrível que nenhum ser vivo podia fitá-la sem se transformar em pedra. Em torno da caverna onde ela vivia, viam-se as figuras petrificadas de homens e de animais que tinham ousado contemplá-la.
        Perseu, com apoio de Minerva, que lhe enviou seu escudo, e de Mercúrio, que lhe mandou suas sandálias aladas, aproximou-se de Medusa enquanto ela dormia e, tomando o cuidado de não olhar diretamente para o monstro, e sim guiado pela imagem refletida no brilhante escudo que trazia, cortou-lhe a cabeça e ofereceu-a a Minerva, que passou a trazê-la presa no meio da égide.
        Depois de matar Medusa, Perseu, carregando a cabeça da Górgona , voou sobre a terra e sobre o mar. Ao anoitecer, atingiu o limite ocidental da Terra, onde o sol se põe. Sentir-se-ia feliz de ali descansar até o amanhecer. Era o reino de Atlas,cuja estatura ultrapassava a de todos os outros homens. Possuía ele grande riqueza em rebanhos e não tinha vizinho ou rival que lhe disputasse os bens. Seu maior orgulho, porém , eram os seus jardins , onde frutos de ouro pendiam de galhos também de ouro, ocultos por folhas de ouro.
        Vim como hóspede _ disse-lhe Perseu. _ Se honras uma origem ilustre, sabes que tenho Júpiter por pai. Se preferes feitos valorosos, sabes que venci a Górgona. Procuro repouso e alimento.
       Atlas, porém, lembrou-se de que uma velha profecia o advertira de que um filho de Jove lhe roubaria, um dia , as maças de ouro.
     _ Sai! _ retrucou , portanto. _ Não serás protegido por tuas falsas pretensões de origem ilustre ou feitos gloriosos.
      Ao mesmo tempo , tratou de expulsá-lo . Perseu, percebendo que o gigante era muito forte para ele, retrucou:
       _ Uma vez que prezas tão pouco minha amizade, digna-te de receber um presente.
      E virando o rosto para o lado, levantou a cabeça da Górgona. O corpo enorme de Atlas transformou-se em pedra. Sua barba e cabelos tornaram-se florestas, os braços e os ombros , rochedos , a cabeça , um cume , e os ossos, as rochas. Cada parte aumentou de volume até se tornar uma montanha, e (assim quiseram os deuses) o céu, com todas as suas estrelas, se apoia em seus ombros.

1. Depois de ler, você já pode responder as três perguntas feitas antes da leitura:
a) Quem era o bebê lançado ao mar?
______________________________________________________________________
b) Por que nasceram serpentes no lugar dos cabelos de Medusa?
______________________________________________________________________
c) Como é possível um homem carregar o céu nos ombros?
______________________________________________________________________

2.  Releia:
  "Medusa tornou-se um monstro cruel, de aspecto tão horrível que nenhum ser vivo podia fitá-la sem se transformar em pedra."
a) Qual foi a estratégia de Perseu para não ser transformado em pedra?
__________________________________________________________________________
b) Para derrotar a Medusa, o herói contou com a ajuda dos deuses: recebeu escudo e sandálias aladas. Em sua qual das ajudas foi a melhor? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Copie no caderno as alternativas que completam adequadamente a frase seguinte: Perseu teve de enfrentar Medusa porque:
a) precisava defender o povo da ilha
b) queria vingar-se dela por motivos pessoais
c) tentava defender a deusa Minerva
d) atendia ao pedido do rei que o ajudou

4. Ao chegar ao reino de Atlas, Perseu queria repouso e alimento. Escreva no caderno as informações relativas a cada item abaixo que mostram o que aconteceu.
a) Reação de Atlas .
___________________________________________________________________________
b) Motivo da reação.
___________________________________________________________________________
c) Reação de Perseu.
__________________________________________________________________________

5. Copie as afirmações corretas sobre o presente oferecido por Perseu a Atlas.
a) A narrativa não informa qual foi o presente dado
b) Usar a palavra presente foi um modo de enganar Atlas
c)A cabeça da Górgona foi apresentada para transformar Atlas
d) Medusa foi dada de presente a Atlas

6. Nas narrativas míticas , as ações do herói servem de exemplo. Qual a atitude condenável de Atlas que provocou a ação do herói?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Uma das intenções da narrativa mítica é explicar a origem dos fatos e fenômenos da natureza sem se valer de conhecimentos científicos ,ou seja, sem usar explicações da ciência. Releia o último parágrafo do texto ‘Perseu e medusa” e responda a descrição da transformação de Atlas explica a origem de quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MITO MEDUSA EXERCÍCIO



MEDUSA
           Medusa, Esteno e Euríale eram filhas de figuras mitológicas marinhas: Fórcis e Ceto. Elas eram consideradas as três irmãs Górgonas.
           Registros contam que as três tinham uma beleza incomparável e que Medusa era a única irmã que tinha nascido como mortal. Medusa teria sido a mais bonita das irmãs Górgonas e que muitos jovens se apaixonavam perdidamente por ela, que era uma sacerdotisa do templo de Atena, deusa da sabedoria.
           Por fim, Medusa acabou se apaixonando pelo belo Poseidon. Ele era  Senhor dos Mares e isso causou a ira da deusa Atena. Ela se enfureceu tanto que transformou o cabelo da donzela em serpentes e deixou seu rosto tão horrível de se olhar, que uma mera visão dele transformaria todos que o olhassem em pedra.
          Medusa se tornou uma figura mitológica muito conhecida. É comum que ela apareça em quadros, esculturas, obras literárias, filmes e jogos de video game.
         O grande artista Caravaggio retratou por duas vezes Medusa: uma em 1596 e outra em 1597. Uma das versões se encontra em uma famosa galeria italiana, sendo considerada a vigésima quinta obra mais valiosa do lugar.
         Na literatura, a mesma obra é usada no livro “Conspiração Medusa”, que faz parte da série literária “As 39 pistas”, de Gordon Korman. Na história, uma família muito poderosa esconde seus terríveis segredos em 39 pistas, espalhadas pelo mundo. A Galeria Uffizi é palco de uma das histórias e traz o quadro “Medusa” como peça chave do livro.
          Na área dos games, a famosa figura da mitologia grega já conseguiu um grande recorde: participa de 55 jogos, sendo que os mais famosos são “Castlevania” e “God of War”.
( Janaína Spolidorio )
        
Atividades

1.     O texto que você leu traz alguns numerais. Anote abaixo o que se pede.
Quatro números cardinais: _________________________________________
Um número ordinal:     _____________________________________________

2.    Além dos números citados acima, estudamos ainda dois outros tipos de números. Escreva abaixo o nome dos dois tipos de números não mencionados.
..........................................................
........................................................
 


3.     Há três pronomes destacados no texto. Escreva abaixo a qual nome cada um deles se refere.
Elas: ____________________
Ele: _____________________
Ela: _____________________

4.    Medusa nem sempre teve a aparência assustadora que conhecemos, com serpentes no lugar de cabelos e um olhar capaz de transformar pessoas em pedra. Como ela veio a ter o rosto que vemos:?
     ______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
_______________________________________________________________
______________________________________________________________


5.    Medusa foi retratada em diversos lugares do mundo e de muitas formas. A indústria cinematográfica também parece gostar muito de sua figura e “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, adaptação de um livro, também traz a enigmática mulher com cabelos de serpente. Leia um pouco sobre a atriz que interpretou Medusa e perceba como há palavras repetidas 
no texto. Circule as partes do texto que podem ser modificadas para torná-lo melhor. 


     Medusa é interpretada por Uma Thurman no filme “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”. Uma Thurman conta que foi muito difícil fazer o papel.

      Para que Uma Thurman compreendesse os sentimentos de Medusa, em determinado momento das filmagens foram trazidas diversas cobras em uma cesta e Uma Thurman teve que deixar as cobras percorrerem seu corpo durante algum tempo.
      Uma Thurman contou, em entrevistas, que conseguiu compreender como seria difícil conviver com animais rastejantes presos ao seu corpo e contou que a experiência de Uma Thurman foi realmente intensa.



6.    Reescreva o texto de Uma Thurman, arrumando as partes que você circulou.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.    Circule os verbos dos trechos retirados do texto e classifique-os como ação, fenômeno da natureza ou estado:

  1. “Medusa, Esteno e Euríale eram filhas de figuras mitológicas marinhas”.
__________________________________________________________

b.     “É comum que ela apareça em quadros, esculturas, obras literárias, filmes e jogos de video game”.
__________________________________________________________

  1. “...muitos jovens se apaixonavam perdidamente por ela”.
__________________________________________________________

  1. “A Galeria Uffizi é palco de uma das histórias”.
__________________________________________________________


MITO INTERPRETAÇÃO ZEUS E A CABRA


ZEUS E A CABRA - MITOS GREGOS

Zeus e a cabra
Zeus é o filho caçula de Crono, o deus do tempo, e de Reia. Mas nenhum de seus irmãos
estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do Sol por muito tempo. Cronosoube por um oráculo que um de seus filhos tomaria seu lugar no trono. O oráculo é uma previsãodo futuro que nunca falha, porque é feita por um deus. Mesmo assim, o pai tentou evitar que a profecia se cumprisse. Para isso devorava cada criança que nascia, uma a uma.
Reia não podia mais suportar ver seus filhos tratados desse jeito. Então, quando Zeus
nasceu, deu ao marido uma pedra, enrolada em um pano, para que ele a engolisse, e escondeu o
bebê no fundo de uma caverna, na ilha de Creta, longe dos olhos de todos.
Lá, a criança cresceu sob os cuidados das Ninfas, divindades que protegem e representam
a natureza. Como todo menino, Zeus adorava brincar. Adrasteia, uma de suas mães de criação,fez para ele uma bola especial: quando projetada no ar, ela deixava atrás de si um rastro azulado.
Era esse o seu brinquedo favorito. Mais tarde, quando adulto, sua diversão era atirar raios em
direção à Terra durante as tempestades. Também eles riscavam o céu de azul. A criança Zeusera alimentada por abelhas, que produziam mel só para ele, e por uma cabra, Almateia, que lhedava de mamar. O menino apegou-se ao animal e eles se tornaram inseparáveis. Quando elamorreu, Zeus fez de seu couro um escudo, com o qual enfrentou seu pai e libertou seus irmãos.
Foi assim: Zeus fez com que Crono tomasse uma poção e cuspisse os filhos, um por um. Eles
estavam todo o tempo vivos, dentro do estômago do pai. Já do lado de fora, ajudaram o irmãocaçula a tomar o poder e a vigiar Crono, para que não voltasse a ameaçá-los. Como se vê, Cronoera esperto, mas Zeus era mais.
Bem que se diz que filho de peixe peixinho é!

. O nascimento de Zeus e outros mitos



1. Qual a profecia que o oráculo fez sobre Crono?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2. Como Crono fez para evitar que a profecia se cumprisse?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

3. Pensando nas questões anteriores, explique o que provavelmente aconteceu com os irmãos a
partir da leitura do trecho abaixo.
“Mas nenhum de seus irmãos estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do
Sol por muito tempo.”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
4. Como Reia conseguiu fazer com que um de seus filhos sobrevivesse?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

5. Quem cuidou do menino Zeus? Com quem ele mais se apegou? Por quê?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6. Qual a importância da cabra durante a batalha entre Crono e Zeus?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7. Como Zeus libertou seus irmãos?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________


8. Releia o final desse mito e explique o sentido da expressão abaixo.
Bem que se diz que filho de peixe, peixinho é!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
9. Pensando nas respostas anteriores, o que este mito nos informa sobre as características dos
homens? Dê um exemplo.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

10. A partir da leitura do texto, escreva um pequeno texto descrevendo o temperamento de Zeus.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________



 
Ajude o........................encontrar..........................





MITO TEORIA


O que é Mito:

Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Um mito também pode ter a função de manifestar alguma coisa de forma forte ou de explicar os temas desconhecidos e tornar o mundo conhecido ao Homem.

Mito nem sempre é utilizado na simbologia correta, porque também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico. Porem, acontecimentos históricos podem se transformar em mitos, se tiver uma simbologia muito importante para uma determinada cultura. Os mitos têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.

FONEMA EXERCICIOS MARCAR X


Questões:
01. Os vocabulários passarinho e querida possuem:

a) 6 e 8 fonemas respectivamente;
b)10 e 7 fonemas respectivamente;
c) 9 e 6 fonemas respectivamente;
d) 8 e 6 fonemas respectivamente;
e) 7 e 6 fonemas respectivamente.


02. Quantos fonemas existem na palavra paralelepípedo:

a) 7
b) 12
c) 11
d) 14
e) 15


03. Qual a palavra que teríamos, se trocássemos a consoante grifada de pata pela sua homorgânica, teremos:

a) bata
b) lata
c) mata
d) cata
e) nata


04. Trocando-se a consoante linguodental da palavra nata pela sua homorgânica, teremos:

a) lata
b) tata
c) nada
d) pata
e) data

 
05. Assinale a alternativa em que a palavra contenha ditongo oral crescente:

a) eqüestre
b) guerreiro
c) quando
d) poucos
e) ninguém


06. Os vocábulos pequenino e drama apresentam, respectivamente:

a) 4 e 2 fonemas
b) 9 e 5 fonemas
c) 8 e 5 fonemas
d) 7 e 7 fonemas
e) 8 e 4 fonemas


07. (OSEC) Em que conjunto de signos só há consoantes sonoras?

a) rosa, deve, navegador;
b) barcos, grande, colado;
c) luta, após, triste;
d) ringue, tão, pinga;
e) que, ser, tão.


08. O “I” não é semivogal em:

a) Papai
b) Azuis
c) Médio
d) Rainha
e) Herói


09. Assinale a alternativa que apresenta apenas hiatos:

a) muito, faísca, balaústre.
b) guerreiro, gratuito, intuito.
c) fluido, fortuito, Piauí.
d) tua, lua, nua.
e) n.d.a.


10. Em qual dos itens abaixo todas as palavras apresentam ditongo crescente:

a) Lei, Foice, Roubo
b) Muito, Alemão, Viu
c) Linguiça, História, Área
d) Herói, Jeito, Quilo
e) Equestre, Tênue, Ribeirão



Resolução:
01. D
02. D
03. A
04. C
05. A
06. C
07. A
08. D
09. D
10. C



RECEITA TEORIA EXERCÍCIO


Texto Instrucional- gênero: Receita

A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer -, que podem ou não vir indicadas por títulos. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc.

No modo de fazer, os verbos se apresentam quase sempre no modo imperativo (o modo verbal que expressa ordem, conselho, etc.), pois essa parte indica, passo a passo, a seqüência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita

CUCA DE BANANA
Ingrediente:
06 bananas maduras
2 colheres de margarina OU MANTEIGA,
MAIS 1 PARA AS BANANAS
02 ovos (BATER AS CLARAS SEPARADAS)
01 XICARA DE LEITE
03 XICARA DE FARINHA DE TRIGO
01
COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM

PARA A FAROFA:

¹ / ² TABLETE DE MANTEIGA250 G DE AÇÚCAR
100 G DE FARINHA DE TRIGO, Canela e baunilha.
MODO DE FAZER:
NUMA FORMA, FAÇA UMA CAMADA DE BANANA EM Rodelas Com Manteiga Derretida E AÇÚCAR. EM UM RECEPIENTE, BATA AS GEMAS COM O AÇÚCAR, JUNTE O LEITE, O FERMENTO EA FARINHA E, por último, AS CLARAS EM NEVE. JOGUE POR CIMA DAS BANANAS LEVE PARA ASSAR E. FAÇA UMA FAROFA COM MANTEIGA, A FARINHA, O AÇÚCAR, A BAUNILHA EA CANELA. ESPALHE SOBRE A CUCA e deixe dourar. SIRVA morna.

RENDIMENTO: 10 porções.
1 - COMPREENDENDO O TEXTO:
A) QUAL A FINALIDADE DO TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER ?____________________________________
B) ONDE PODEMOS ENCONTRAR ESSE TIPO DE TEXTO ?____________________________________
C) EM QUANTAS PARTES PODEMOS DIZER QUE O TEXTO FOI DIVIDIDO? QUAIS SÃO ELAS ?_______________________________________________________________________
D) SE UMA PARTE TIRÁRMOS do Texto, VAMOS CONSEGUIR FAZER A RECEITA COM SUCESSO? POR QUÊ ?_________________________________________________________________________
E) NO TEXTO ENCONTRAMOS VÁRIAS FORMAS verbais QUE DÃO ORDEM, MANDAM FAZER ALGO. IDENTIFIQUE-AS :_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


RECEITA PÉ DE MOLEQUE EXERCICIOS


a) Leia a receita a seguir:
Pé de moleque com chocolate

Ingredientes:
 500 g de amendoim torrado e sem casca
 1 lata de leite condensado
 2 medidas de açúcar
 2 colheres de sopa de achocolatado em pó

Modo de preparo:
1. Misture tudo em uma panela em fogo brando até desgrudar do fundo
2. Colocar em um tabuleiro untado até endurecer, e corte

b) De acordo com o texto responda as questões a seguir:

1. Qual o gênero textual do texto lido?
A) Notícia.
B) Artigo.
C) Receita.
D) Cantiga.
E) Poema.

2. Qual a finalidade do texto?
A) Divertir um moleque.
B) Ensinar a fazer um doce de amendoim.
C) Informar o leitor sobre o pé do moleque.
D) Descrever um doce de amendoim.
E) Registrar uma solicitação.

3. O que está sendo preparado?
A) Paçoca de amendoim.
B) Amendoim torrado.
C) Bolo de amendoim.
D) Chocolate quente.
E) Pé de moleque.

4. Na frase: “Misture tudo em uma panela em fogo brando até desgrudar do fundo.
A palavra em destaque no texto refere-se
A) a uma cor.
B) a um comportamento.
C) a uma forma moderada.
D) a um tamanho grande.
E) a potência do fogão.