PáginasDESCRITOR

terça-feira, 17 de novembro de 2020

ADVÉRBIO, TRANSITIVIDADE VERBAL, METONÍMIA, PERSONIFICAÇÃO.

 Atividade: REVISÃO – ADVÉRBIO, TRANSITIVIDADE VERBAL E FIGURAS DE LINGUAGEM.

 
Leia a tirinha sobre advérbios.
http://www.custodio.net/tiras-did-ticas.html

1. A única alternativa que não apresenta um verbo é:
a) Choveu
b) Nuvens
c) Esquentar
d) Perceba
 
2. Marque a alternativa em que um dos exemplos está errado:
a) LUGAR: lá, ali, acima, embaixo, longe;
b) TEMPO: agora, ontem, hoje, amanhã;
c) DÚVIDA: talvez, possivelmente, supostamente;
d) INTENSIDADE: muito, pouco, realmente.
 
Leia a tirinha abaixo para compreender os conceitos de intransitivo, direto e indireto.
disponível em: < http://www.custodio.net/tiras-did-ticas.html > acesso em:16/11/2020

3. Qual das alternativas não apresenta um verbo (palavra que indica ação)?
a) lugar
b) explicar
c) jogar
d) acertar.
 
4. De acordo com a tirinha, marque a alternativa que apresenta ERRO na explicação das palavras.
a) forma direta significa que não há nada entre a bolinha e o cesto.
b) forma indireta significa que há um obstáculo entre a bolinha e seu destino.
c) intransitivo não transita (movimenta) nem de forma direta nem de forma indireta.
d) cesto forma errada de indicar o nome do objeto, pois o correto seria sexto.
 
5. No terceiro quadrinho da tirinha acima foi utilizado:
a) somente linguagem verbal (palavras).
b) somente linguagem não verbal (gestos, cores, sons).
c) linguagem mista (verbal e não verbal).
d) LIBRAS linguagem brasileira de sinais.
 
Leia a tirinha que explica a figura de linguagem chamada de METONÍMIA.


Disponível em: <
https://bit.ly/35EQL1j > acesso em 16/11/2020
 
6. Metonímia é a substituição de uma palavra ou expressão por outra devido a uma relação de sentido entre elas. Marque a alternativa que NÃO apresenta metonímia.
a) Adoro ler Nelson Rodrigues.
b) Adoro ler livros.
c) Ele gosta de passar Hellmanns no pão.
d) Ele deseja ter um teto.
 
7. Qual alternativa em que o verbo é transitivo direto (verbo que NÃO exige uma preposição entre ele e seu complemento).
a) Você gosta de metonímia.
b) Você concorda com ela?
c) Alice confia em Deus.
d) Alice adora chocolate.
 
8. Marque a alternativa em que o verbo destacado é transitivo indireto (exige preposição entre ele e seu complemento)
a) Anotei seu número.
b) Preciso de seu conselho.
c) Fizemos a tarefa.
d) Chegamos à noite.
9. Personificação é uma figura de linguagem que consiste em atribuir comportamentos ou ações próprias dos humanos aos seres inanimados. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta essa figura de linguagem.
a) O rato disse a previsão do tempo.
b) O rato comeu o queijo.
c) O tempo está indeciso, nem chove nem faz sol.
d) “Onde o mar beija a areia”
 
Leia a tira abaixo para responder às questões sobre verbo intransitivo e advérbio.
Disponível em: < http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-143/  > acesso em:16/11/2020
 
10. Verbo intransitivo é o verbo que não precisa de complemento. Qual das orações abaixo NÃO apresenta verbo intransitivo.
a) Dá a patinha!
b) Deita!
c) Senta!
d) Late!
 
11. Marque a alternativa em que ocorreu ERRO na classificação do advérbio.
a) Deita cedo! (tempo).
b) Senta no chão! (lugar).
c) Late muito! (intensidade).
d) Saiu às pressas. (dúvida).
 
12. Abaixo há exemplos de METONÍMIA e de PERSONIFICAÇÃO. Assinale a alternativa em que o exemplo está ERRADO.
a) Personificação: “A lua me traiu” (A Lua Me Traiu - Banda Calypso)
b) Personificação: “Faz meu coração ouvir Tua voz.”  (Aquieta Minh'alma -Ministério Zoe).
c) Metonímia: “Eu bebendo gela, tomando Ciroc”  (Camarote - Wesley Safadão).
d) Personificação: “Espera no Senhor, não largue sua cruz” (A Vitória Chegou - Aurelina Dourado).
 

FORMAÇÃO DE PALAVRAS PREFIXO SUFIXO AGLUTINAÇÃO

 HABILIDADES BNCC: (EF67LP34), (EF67LP35), (EF07LP03).

Leia a tirinha.

Disponível em: < http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaTirinha/PaginaAnterior.asp?da=15112020 > acesso em: 16/11/2020.
 
1. A palavra DESIGUAL foi formada a partir da palavra igual e o prefixo de negação DES (DES+IGUAL). A palavra abaixo que não apresenta um, prefixo de negação é.
a) incrédulo
b) descontente
c) ilegal
d) agora
 
2. A palavra IGUALADO foi formada com acréscimo de um sufixo no final da palavra (IGUAL+ADO). Marque a alternativa em que a palavra não apresenta um sufixo.
a) lâmpada
b) pedrada
c) azulado
d) formado
 
Leia a tirinha.
Disponível em: < http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaTirinha/default.asp > acesso em:16/11/2020
 
3. Algumas palavras são formadas pela união de duas ou mais como aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto) pernilongo (pernil + longo). A alternativa abaixo que apresenta uma palavra formada por esse processo é:
a) tamanho
b) bastante
c) embora
d) devolve.

PRECONCEITO LINGUÍSTICO ANÉSIA

HABILIDADES: (EF69LP55), (EF69LP56), (EF67LP32)

Leia a tirinha


1. O tema da tirinha acima é preconceito linguístico. De acordo com o contexto preconceito linguístico é:
a) Criticar quem tem problemas estomacais.
b) Criticar quem fala “errado”.
b) Falar de problemas de saúde.
c) Falar da vida dos outros.
 
2. Quando uma pessoa fala “pobrema” em vez de problema devemos:
a) Corrigir sua fala, pois é uma variedade errada de falar a palavra problema.
b) Dar risadas dessa variedade de falar a palavra problema.
c) Compreender que é uma variedade de fala como as outras.
d) Dizer para os amigos que a pessoa fala errado.
 

http://mulher30.com.br/?s=paquera

 3. De acordo com o texto a moça:
a) saiu correndo porque o rapaz tinha bafo.
b) Quando chegou perto, achou o rapaz feio.
c) Não quis falar com o rapaz porque ele fala errado.
d) Não quis falar com o rapaz porque ele estava bebendo.
 
4. Seguindo as regras gramaticais de ortografia e concordância, a reescrita do fragmento ficaria:
a) Oi! Tem pobrema de nós bater um papo.
b) Oi! Tem problema de nós bater um papo.
c) Oi! Tem problema de nós batermos um papo.
d) Oi! Tem problema de nós bate um papo.

Lei o texto abaixo:

Te Amo Sem Compromisso (To Nem Aí) MC Doni
 Não adianta tu se declarar
Romance, compromisso, comigo não rola
Te avisei pra não se apegar
Tá gamada, gatona, e agora?
Tá provando do próprio veneno
O mundo deu volta e a vida é assim
Ontem eu falei que te amava, mas hoje eu já te esqueci
Tô nem aí, tô nem aí

Disponível em: < https://www.letras.mus.br/mc-doni/te-amo-sem-compromisso-to-nem-ai/#letras:1007741 > acesso em:16/11/2020

 LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL

Quando escrevemos um texto, ou vamos a uma entrevista de emprego utilizamos a linguagem formal também chamada de variante padrão ou culta. É a que aprendemos na escola. Quando estamos com pessoas íntimas podemos usar a linguagem informal também chamada de variante coloquial. A linguagem coloquial apresenta variações regionais, históricas e sociais. Características: abreviações, gírias, palavrões e falta de concordância verbal ou nominal.

Observe como o verbo ser é ensinado na escola.

Eu estou

Nós estamos

Tu estás

Vós estais

Ele está

Eles estão

5. Marque a alternativa em que há linguagem FORMAL.

a) Tá provando do próprio veneno

b) Romance, compromisso, comigo não rola

c) Ontem eu falei que te amava

d) Tô nem aí, tô nem aí


QUIZ: ADVÉRBIO, TRANSITIVIDADE , METONÍMIA, PERSONIFICAÇÃO

terça-feira, 10 de novembro de 2020

MITO HÉRCULES

 

      MITO HÉRCULES

 

     Hércules nasceu com o destino traçado. Seria o maior herói da Grécia. O pai dele, Zeus, era imortal. Mas a mãe, Alcmena, era mortal como todos nós. Resultado: o garotão era semideus – meio mortal, meio imortal. Para não morrer nunca, precisava tomar o leite de uma imortal. O pai, então, bolou um plano.

      Fez com que Hera encontrasse o menino sozinho. Ele chorava de fome. Com pena da criança faminta, a deusa lhe deu o peito. Ele sugou com tanta força que ela o afastou com rapidez. Um esguicho de leite se esparramou pelo

firmamento. Assim, foi criada a Via Láctea – o caminho que os heróis seguem para entrar no Olimpo.

     Nesse momento, apareceu Alcmena. Hera se deu conta de que tinha sido enganada. Ao alimentar o bebê tornou-o indestrutível. Furiosa, jurou vingança. Perseguiu Hércules sem pena. Pôs no berço dele duas cobras venenosas para que o picassem. Mas o meninão pegou uma serpente com cada mão e estrangulou as duas. Foi um show.

SQUARISI, Dead. Deuses do Olimpo para gente pequena e gente grande também.

1ª ed.:São Paulo: Geração Editorial, 2013.

 

1- Releia algumas frases do texto: “O pai então bolou um plano.”; “Mas o meninão pegou uma serpente com cada mão”, “Foi um show.” As palavras destacadas são gírias e costumam ser empregadas em textos informais. Sabendo disso, responda: a que faixa etária de leitor o autor, provavelmente, quer atingir?

______________________________________________________________________________________________________________________

2- O autor emprega diferentes palavras ao longo do texto para se referir ao personagem Hércules. Circule essas palavras.

 

3- Copie, do 1.º parágrafo, uma frase em que esteja claro que o autor está conversando com o leitor:

______________________________________________________________________________________________________________________

 

4- A galáxia em que vivemos é chamada de “Via Láctea”, ou seja, uma via ou um caminho de leite. Segundo a história de Hércules, qual a causa da galáxia ter recebido este nome?

______________________________________________________________________________________________________________________

 

5- O texto termina com a frase: “Foi um show!” Por que esta palavra está escrita em itálico?

______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

MITO A CRIAÇÃO DO MUNDO SEGUNDO OS EGÍPICIOS.

 

A criação do mundo segundo os egípcios
 
No princípio havia apenas as profundas e escuras águas de Nun.
Então das águas surgiu uma ilha.
Sobre a ilha estava Rá, o Brilhante.
Rá foi o primeiro deus na terra do Egito.
Rá tinha um Nome Secreto, que lhe concedia o poder de dar a vida a qualquer coisa com apenas uma palavra ou um olhar!
Primeiro Rá criou Shu, o deus do ar, e Tefnut, a deusa da chuva. Depois vieram Geb, o deus da terra, e Nut, a deusa do céu. Em seguida, ele deu o nome a Hâpi, o grande rio Nilo que atravessa o Egito. Depois disso, Rá deu vida a homens e mulheres e a todas as coisas na Terra, grandes e pequenas.
Então Rá assumiu a forma de um homem e se tornou o primeiro faraó do Egito. E todos os anos o rio Nilo subia e inundava os campos para ajudar a plantação a crescer. Assim havia paz e abundância no governo de Rá.

Williams, Márcia. Egito Antigo: contos de deuses e faraós.

[tradução: Adriana Scwartz], 1ª ed. SP. Ática, 2012.

 

1- De acordo com o terceiro parágrafo, com que astro celeste o deus Rá se parece? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________

 

2- Podemos dizer que o primeiro faraó do Egito era divino? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________

 

3- O 6.º parágrafo fala sobre as criações de Rá. Circule, no parágrafo, as palavras ou expressões que dão ideia de tempo e de que as criações ocorreram em sequência, ou seja, uma após a outra.

FÁBULA POR QUE O MACACO SE ESCONDE NAS ÁRVORES

 

POR QUE O MACACO SE ESCONDE NAS ÁRVORES?

 

      Quem sabe dessa história é um dos mais espertos animais da floresta.    Escutem só a sua versão: o gato-do-mato, depois de passar o dia inteiro caçando sem resultados, deitou-se para descansar embaixo de uma árvore gigantesca. Mas os mosquitos não o deixavam dormir em paz.

       — Ei, macaco! – gritou o gato-do-mato, ao ver um deles saltitando entre as grossas raízes. — Venha me ajudar a espantar as moscas — pediu, como se costumava fazer entre os amigos.

       O macaco não perdeu tempo: pegou um galho e começou a afugentar os perturbadores de sonhos. O gato-do-mato, embalado pelo ventinho gostoso, caiu num sono profundo.

       O macaco, que adora uma brincadeira, amarrou a cauda do gato-do-mato no tronco de uma mangueira e fugiu aos saltos.

       Quando o bichano acordou, ele, por mais que tentasse, não conseguia sair do lugar. Apavorado, começou a gritar por socorro.

        Uma lesma, muito da lenta, aproximou-se bem devagar e perguntou o que estava acontecendo:

      — O que foi? – disse ela, esticando a cabecinha pra fora da concha.

      — Por favor, me desamarre – implorou o gato-do-mato.

       — Você não vai me pegar, depois que eu te soltar? – assegurou-se a cautelosa lesma.

      — Não, eu juro.

     Assim que foi libertado, o gato-do-mato agradeceu muito e fez outro pedido;

— Avise aos animais da floresta que eu morri e que amanhã todos devem ir ao meu enterro.

       No outro dia, todos os bichos, inclusive o macaco, compareceram em peso no funeral. Conforme velhos costumes, dançaram e cantaram em torno do corpo do amigo, estendido no chão.

       De repente, o gato-do-mato deu um salto e tentou pegar o macaco. Mas o macaco foi mais rápido e escapuliu pulando de galho em galho.

     Foi assim que os macacos passaram a viver em cima das árvores. Só descem quando o gato-do-mato não está por perto.

BARBOSA, Rogério Andrade. Histórias africanas para contar e recontar.

SP: Editora do Brasil, 2001.

1- Qual era a causa do gato-do-mato não conseguir dormir?

_____________________________________________________________________________________________

 

2- “O macaco não perdeu tempo: pegou um galho e começou a afugentar os perturbadores de sonhos.”  A quem se refere a expressão em destaque?

_____________________________________________________________________________________________

 

3-“Uma lesma, muito da lenta, aproximou-se bem devagar e perguntou o que estava acontecendo:” Que parte do trecho apresentado expressa a opinião do narrador sobre a lesma?

_________________________________________________________________________________________________________________

 

4- Qual foi o plano que o gato-do-mato arquitetou para se vingar do macaco?

_________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________

5- “De repente, o gato-do-mato deu um salto e tentou pegar o macaco. Mas o macaco foi mais rápido e escapuliu pulando de galho em galho.”

Que palavra introduz o fato de que o plano do gato-do-mato não deu certo, ou seja, aconteceu o contrário do que ele queria?

_________________________________________________________________________________________________________________

 

 

6- Relacione os momentos da narrativa, enumerados de 1 a 5, aos fatos acontecidos na fábula:

 

Momentos da narrativa

1 - Situação inicial (Ou apresentação)

Geralmente, o início do texto de base narrativa, em que podem ser apresentados os elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens), situando o leitor.

 

Complicação

2 – Conflito gerador

Momento em que surge um fato novo que muda o rumo da história, iniciando o conflito.

3 - Clímax

Momento culminante, de maior tensão dentro da história.

4 - Desfecho

Conclusão da história, normalmente apresentando a solução do conflito.

 

Fatos acontecidos

(   ) 14.º e 15.º parágrafos.

(   ) 13.º parágrafo.

(   ) 1.º ao 3.º parágrafo.

(   ) 4.º ao 12.º parágrafo.

 

7- As fábulas podem ter um narrador personagem ou um narrador observador.

RELEMBRANDO... Narrador- personagem: Participa da história. Podemos percebê-lo pelos verbos e pronomes em primeira pessoa.

Narrador- observador: Não participa da história. Podemos percebê-lo pelos verbos e pronomes em terceira pessoa.

Que tipo de narrador apresenta esta fábula? Copie do texto um trecho que comprove sua resposta:

_________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________

 

8. “- Avise aos animais da floresta que eu morri e que amanhã todos devem ir ao meu enterro.”

Copie do 13.º parágrafo a palavra que o narrador empregou para evitar a repetição da palavra destacada: