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terça-feira, 17 de novembro de 2020

PRECONCEITO LINGUÍSTICO ANÉSIA

HABILIDADES: (EF69LP55), (EF69LP56), (EF67LP32)

Leia a tirinha


1. O tema da tirinha acima é preconceito linguístico. De acordo com o contexto preconceito linguístico é:
a) Criticar quem tem problemas estomacais.
b) Criticar quem fala “errado”.
b) Falar de problemas de saúde.
c) Falar da vida dos outros.
 
2. Quando uma pessoa fala “pobrema” em vez de problema devemos:
a) Corrigir sua fala, pois é uma variedade errada de falar a palavra problema.
b) Dar risadas dessa variedade de falar a palavra problema.
c) Compreender que é uma variedade de fala como as outras.
d) Dizer para os amigos que a pessoa fala errado.
 

http://mulher30.com.br/?s=paquera

 3. De acordo com o texto a moça:
a) saiu correndo porque o rapaz tinha bafo.
b) Quando chegou perto, achou o rapaz feio.
c) Não quis falar com o rapaz porque ele fala errado.
d) Não quis falar com o rapaz porque ele estava bebendo.
 
4. Seguindo as regras gramaticais de ortografia e concordância, a reescrita do fragmento ficaria:
a) Oi! Tem pobrema de nós bater um papo.
b) Oi! Tem problema de nós bater um papo.
c) Oi! Tem problema de nós batermos um papo.
d) Oi! Tem problema de nós bate um papo.

Lei o texto abaixo:

Te Amo Sem Compromisso (To Nem Aí) MC Doni
 Não adianta tu se declarar
Romance, compromisso, comigo não rola
Te avisei pra não se apegar
Tá gamada, gatona, e agora?
Tá provando do próprio veneno
O mundo deu volta e a vida é assim
Ontem eu falei que te amava, mas hoje eu já te esqueci
Tô nem aí, tô nem aí

Disponível em: < https://www.letras.mus.br/mc-doni/te-amo-sem-compromisso-to-nem-ai/#letras:1007741 > acesso em:16/11/2020

 LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL

Quando escrevemos um texto, ou vamos a uma entrevista de emprego utilizamos a linguagem formal também chamada de variante padrão ou culta. É a que aprendemos na escola. Quando estamos com pessoas íntimas podemos usar a linguagem informal também chamada de variante coloquial. A linguagem coloquial apresenta variações regionais, históricas e sociais. Características: abreviações, gírias, palavrões e falta de concordância verbal ou nominal.

Observe como o verbo ser é ensinado na escola.

Eu estou

Nós estamos

Tu estás

Vós estais

Ele está

Eles estão

5. Marque a alternativa em que há linguagem FORMAL.

a) Tá provando do próprio veneno

b) Romance, compromisso, comigo não rola

c) Ontem eu falei que te amava

d) Tô nem aí, tô nem aí


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