PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 22 de março de 2021

ELEMENTOS E ESTRUTURA DA NARRATIVA


CONTO: OS TRÊS IRMÃOS E AS RELÍQUIAS DA MORTE

https://www.youtube.com/watch?v=G3pVD7LRuj4&t=95s

        Era uma vez três irmãos que estavam viajando por uma estrada deserta e tortuosa ao anoitecer.

       Depois de algum tempo, os irmãos chegaram a um rio muito perigoso para atravessar. Os irmãos, porém, eram versados em magia, os três irmãos simplesmente balançaram suas varinhas e fizeram uma ponte.

       Antes que pudessem atravessar a ponte tiveram o caminho bloqueado por uma figura encapuzado. Era a Morte. Ela se sentiu traída, traída porque o normal seria os viajantes se afogarem no rio. Mas a Morte era perspicaz. Ela fingiu parabenizar os três irmãos por sua magia, e disse que cada um ganharia um prêmio por ter sido inteligente o bastante para evitá-la.

       O mais velho pediu a varinha mais poderosa que existisse: e a Morte lhe deu uma varinha feita da árvore de sabugueiro. O segundo irmão resolveu humilhar a Morte ainda mais e pediu o poder de ressuscitar os entes já falecidos. Então a Morte apanhou uma pedra da margem do rio e a entregou a ele. Finalmente a Morte perguntou ao terceiro irmão, um homem humilde, e ele pediu algo que o permitisse sair daquele lugar sem ser seguido pela morte. E a Morte, de má vontade, lhe entregou sua própria Capa da Invisibilidade.

       O primeiro irmão foi para uma aldeia distante onde com A Varinha de Sabugueiro na mão assassinou um bruxo que não teve nem a oportunidade de lutar. Tomado pelo poder que a varinha das varinhas havia lhe dado ele seguiu para uma estalagem onde se gabou por sua invencibilidade. Mas naquela noite um outro bruxo roubou  a varinha e por segurança cortou a garganta do mais velho dos irmãos. E assim, a Morte levou o primeiro irmão.

       Enquanto isso o segundo irmão viajou pra casa, onde pegou a pedra e a virou três vezes na mão, para sua alegria a moça que um dia desejara desposar antes de sua morte precoce apareceu diante dele, contudo ela estava triste e fria não pertencia mais ao mundo dos mortais. Enlouquecido pelo desesperado desejo o segundo irmão se matou para poder se unir a ela. Assim a Morte levou o segundo irmão.

       Já o terceiro irmão a Morte o procurou por muitos anos, mas jamais conseguiu encontrá-lo. Somente quando atingiu uma idade avançada foi que o irmão mais novo despiu a capa da invisibilidade e deu-a para seu filho. Ele acolheu a morte como uma velha amiga. E a acompanhou de bom grado, e como iguais partiram desta vida.

E ai estão, essas são as relíquias da morte.

          Me desculpe senhor ainda não entendi direito.

          Eu preciso de um pedaço de papel e uma pena. Agora vou poder desenhar: A Varinha de Sabugueiro, a varinha mais poderosa que existe. A Pedra da Ressurreição, A Capa da Invisibilidade, juntas formam as relíquias da morte. Unidas fazem do seu dono o senhor da morte.

https://i.pinimg.com/originals/e5/4e/b6/e54eb6fa7073f2ae227295cea89f794c.jpg

 

NARRATIVA.

https://www.youtube.com/watch?v=4D3_V8__oiQ

Texto Narrativo

        Texto narrativo é um tipo de texto que mostra as ações de personagens num determinado tempo e espaço.

       Alguns exemplos de textos narrativos são: conto, lenda, fábula, biografia e autobiografia.

Estrutura da Narrativa/enredo

  • Apresentação: também chamada de introdução, nessa parte inicial o autor do texto apresenta as personagens, o local e o tempo em que se desenvolverá a trama.

·         Conflito: um acontecimento que modifica situação inicial das personagens, exigindo algum tipo de ação;

  • Desenvolvimento: aqui grande parte da história é desenvolvida com foco nas ações dos personagens.
  • Clímax: parte do desenvolvimento da história, o clímax designa o momento mais emocionante da narrativa.
  • Desfecho: também chamada de conclusão, ele é determinado pela parte final da narrativa, onde a partir dos acontecimentos, os conflitos vão sendo desenvolvidos

Elementos da Narrativa

  • Narrador - é aquele que conta a história. Dividem-se em: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.
  • Enredo- trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. São classificados em: enredo linear e enredo não linear.
  • Personagens - são aqueles que praticam as ações na narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista podem ser mais de um) e personagens secundários.
  • Tempo - uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou psicológico. O tempo pode ser indeterminado como: Há muito tempo, certa vez....
  • Espaço - local ou locais onde a narrativa se desenvolve. Pode ser um ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.

ATIVIDADES:

1. Na apresentação ou introdução – Começo da narrativa (história). O narrador apresenta os acontecimentos iniciais as personagens, o tempo e o espaço. Indique os elementos abaixo.

a) Personagens:...........................................................................................................

b) Tempo:.....................................................................................................................

c) Espaço:....................................................................................................................

2. Classifique as personagens do texto Morte, primeiro irmão ou irmão mais velho, segundo irmão, irmão mais novo ou terceiro irmão, filho do irmão mais novo, bruxo.

a) Protagonista ou principal:............................................................................

b) Antagonista ou rival do protagonista:..........................................................

c) Secundários ou coadjuvantes:.........................................................................................

3. Complicação ou desenvolvimento – Começam a surgir as ações e os conflitos. Indique um exemplo de ação e de conflito (problema que surgiu) no conto.

a) Ação:.................................................................................................

b) Conflito:.............................................................................................

 4. Clímax – Momento de maior tensão, mais emocionanteApesar de poder haver outros personagens o clímax e o desfecho estão diretamente ligados ao personagem principal (protagonista) e seu conflito com o seu rival (antagonista). Qual o clímax do conto?

........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5. Desenlace ou desfecho - É a solução para o conflito. Qual o desfecho do conto?

........................................................................................................................................................................................................................................................................................................ 

     6. Foco narrativo. O narrador quando participa da história dizemos que a narrativa é em primeira pessoa. Quando o narrador não é um personagem, apenas conta o que aconteceu dizemos que a narrativa é em terceira pessoa. O foco narrativo é em primeira pessoa ou em terceira pessoa?

............................................................................................................................................... 

      7.  Quais são as relíquias da morte?

...............................................................................................................................................................

     8. Indique as características (adjetivos) que descrevem:

a) estrada (1º parágrafo)...................................................................................

b) Morte (3º parágrafo)..........................................................................................

c) terceiro irmão (4ºparágrafo)..............................................................................

 

9. ´´ele seguiu para uma estalagem onde se gabou por sua invencibilidade``  De acordo com o texto, e sem mudar o sentido, o termo  grifado só NÃO pode ser substituído por:

a) vangloriou-se;

b) ficou orgulhoso de si;

c) fez elogio a si;

d) ficou humilde.

 

10.   ´´Ele acolheu a morte como uma velha amiga.``

O fragmento acima foi retirado do último parágrafo do texto.  Nele a palavra grifada se refere a:

a) A Morte;

b) o filho;

c) o irmão mais novo;

d) o irmão mais velho.


GABARITO 

1.

a) Morte, irmão mais novo, segundo irmão, irmão mais velho, bruxo, filho do irmão mais novo, moça.

b) tempo indeterminado- era uma vez.

c) há vários espaços: estrada, rio, ponte.

2.

a) irmão mais novo.

b) Morte

c) bruxo, moça, filho.

3.

a) Os irmãos estavam viajando.

b) Chegaram a um rio perigoso para atravessar.

4. Apesar de haver varias passagens emocionantes, a principal é o fato da Morte não conseguir matar o irmão mais novo.

5. O irmão mais novo acompanha a morte por vontade própria.

6. Terceira pessoa.

7. A capa da Invisibilidade, a Varinha de sabugueiro e a Pedra da Ressurreição.

8.

a) Deserta e tortuosa

b) perspicaz

c) humilde

9. D

10. C

 


PRONOMES DESCRITOR BNCC

 

PROVA BRASIL

DESCRITOR 13 PB - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.

DESCRITOR 02 PB: Estabelecer relações entre partes de uma texto, identificando repetições ou substituições (...).

 ANÁLISE LLINGUÍSTICA. P.85, Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).

ENSINO FUNDAMENTAL I

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos).

(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos).

 ENSINO FUNDAMENTAL II

(EF06LP12) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).

(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).

(EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.).

 

domingo, 21 de março de 2021

PRONOMES 7º ANO ATIVIDADES 03

 

PRONOME - É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo

Os pronomes classificam-se conforme suas funções na oração. 

Observe o quadro com os PRONOMES PESSOAIS :

Pessoa

Reto

Oblíquo átono

Oblíquo tônico

pessoa do singular (quem fala)

Eu

me

mim

pessoa do singular (com quem se fala)

Tu

te

ti

pessoa do singular (de quem se fala)

Ele/Ela

se, lhe, o, a

si, ele, ela

pessoa do plural

Nós

nos

nós

pessoa do plural

Vós

vos

vós

pessoa do plural

Eles/Elas

se, lhes, os, as

si, eles, elas


PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO

São usados conforme os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.. Vejamos alguns:

PRONOME

ABREVIAÇÃO

DESTINADO A

Senhor/Senhora

Sr./Sr.ª

Pessoas com quem distanciamento mais respeitoso

Você

V.

Pessoas com quem há intimidade

Vossa Alteza

V.A.

Príncipes/princesas, duques

Vossa Excelência

V.Ex.ª

Presidente da República, ministros, altas patentes militares,

Vossa Majestade

V.M.

Reis/rainhas, imperadores

Vossa Santidade

V.S.

Papas

Vossa Senhoria

 

V.S.ª

oficiais até coronel, funcionários graduados, pessoas de cerimônia


PRONOMES DEMONSTRATIVOS

 São usados com a função de situar a pessoa ou o objeto designado em relação às pessoas do discurso, ou ainda, em relação ao espaço ou tempo.

Variáveis

Invariáveis

Masculino (singular/plural)

Feminino (singular/plural)

Isto Isso Aquilo

Este(s) Esse(s) Aquele(s)

Esta(s) Essa(s) Aquela(s)


Para entender melhor...

ESTE/ ESTA- Objeto próximo da pessoa que fala;

ESSE/ESSA- Objeto próximo da pessoa com quem se fala;

AQUELE/ AQUELA Objeto afastado de quem fala e da pessoa com quem se fala.

















PRONMES POSSESSIVOS

Os pronomes possessivos relacionam-se com os pronomes pessoais, atribuindo-lhes posse. Flexionam-se em gênero e número, e concordam com o objeto possuído, bem como com o possuidor.

PRONOMES POSSESSIVOS

Pessoa

Singular

Plural

Masculino

Feminino

Masculino

Feminino

singular

Meu

Minha

Meus

Minhas

singular

Teu

Tua

Teus

Tuas

singular

Seu

Sua

Seus

Suas

1° plural

Nosso

Nossa

Nossos

Nossas

2° plural

Vosso

Vossa

Vossos

Vossas

3° plural

Seu

Sua

Seus

Suas


Agora é com você!

As atividades a seguir são baseadas no texto “Outro presente para a senhora” que estudamos na semana passada.

Por isso, tenha-o em mãos caso precise consultá-lo!

(A partir daqui, você deverá registrar as atividades no seu

 

caderno de Língua Portuguesa. Não se esqueça de escrever antes a data e o título do conteúdo!)

 


1.Para se dirigir à sua mãe, Alfredinho utilizou um pronome de tratamento. Qual? Por que você acha que ele fez esta escolha?

2.A mãe também usou um pronome de tratamento para se comunicar com o filho. Qual?

3. Uma das formas de se evitar a repetição de palavras em um texto é utilizar a substituição por meio dos pronomes.

VEJA O EXEMPLO ABAIXO:

 Jorge comprou uma bicicleta. Jorge trabalhou durante um ano para conseguir economizar.

Jorge comprou uma bicicleta. Ele trabalhou durante um ano para conseguir economizar.

Assim, o pronome “ele” substitui a palavra “Jorge”, que é um substantivo próprio. 


4. Na frase: “A senhora não sabe que, no Dia das Mães, dê chocolate pra ela?”, o pronome destacado se refere:

a) à Senhora;

b) ao Dia das mães

c) à mãe(s);

d) à namorada de Alfredinho.

5. Na frase: “A Georgiana não é casada nem mãe solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães?”, o pronome destacado foi usado para não repetir o termo:

a) mãe.

b) mãe solteira.

c) Georgiana.

d) casada.

6- Releia essa frase: “Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.”

A partir do uso do pronome “esse”, responda se o pacote estava perto da mãe ou do filho. Lembre-se de que a fala acima é da mãe. Caso tenha dúvidas, recorra à explicação na página anterior.


7-    Preencha as lacunas com o pronome demonstrativo adequado de acordo com a situação apresentada. (Atente-se às opções entre parênteses!)

 

a)      Você está escrevendo com um lápis. Você deve dizer: “Estou escrevendo com                      lápis.” (este, esse, aquele)

 

b)      Você precisa pedir emprestada uma borracha que está na carteira de seu colega. Você deve dizer: “Empreste-me                             borracha, por favor!” (esta, essa, aquela)

 

c)      Você e um colega estão no pátio coberto da escola e avistam uma caneca caída no chão, próximo ao portão de entrada. Você deve dizer: “Vamos buscar                                               caneca.” (Esta, aquela, essa)


8-    Assinale o trecho em que o pronome destacado é o único que NÃO indica posse: . (Transcreva em seu caderno, apenas a alternativa que considerar correta.)

 a)           “Então a Georgiana não pode engordar, e eu, que sou mãe do namorado dela, posso, né?”

b)        “Bandido, some da minha frente com essa porcaria, que eu não sou mais sua mãe!”

c)         “Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.”

d)        “Problema é meu antes de mais ninguém, ouviu?”



9 - Leia os trechos abaixo e indique a classificação dos pronomes destacados: (Utilize os códigos a seguir.)
PP- PRONOME PESSOAL 
PT - PRONOME DE TRATAMENTO
PP - PRONOME POSSESSIVO 
PD - PRONOME DEMONSTRATIVO
a) (    ) “Ou você não acha mais que a mulher deve resolver por si mesma o que lhe convém ou não convém?”
b) (     ) “...como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães?”
c) (    ) “...some da minha frente com essa porcaria [...]”
d) (    ) “Que chocolates, meu anjo?”
e) (    ) “E você não é homem, criatura?”
f) (    ) “Mãe, taqui seus chocolates!”