PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 7 de junho de 2021

VERBO MODO SUBJUNTIVO APOEMA

 

1. Leia este título de notícia.

Bancários de São Paulo vão parar na segunda-feira (19)

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/02/bancarios-de-sao-paulo-vao-parar-na-segunda-feira-19.shtml

 a) Que ação é indicada? A que tempo se refere: presente, pretérito ou futuro?

b) O título expõe alguma condição para que a ação se concretize? Explique sua resposta

c) O modo como o título foi escrito mostra dúvida ou certeza quanto ao fato? Por quê?

 2.  Leia o fragmento abaixo:

"Se [a lei] entrar em vigor, os estabelecimentos comerciais que descumprirem a novo lei serão multados em R$ 3 mil.”

a) O que acontecerá aos estabelecimentos que não cumprirem a lei?

b) Essa situação se refere a que momento do tempo: presente, pretérito ou futuro?

c) Que condição é estabelecida para que a multa seja aplicada?

 3. Leia o trecho de uma notícia sobre as opções que podem substituir os canudos de plástico.

       Calcula-se que o canudo de plástico possa permanecer cerca de 400 anos na natureza, diz Cláudio Gonçalves Tiago, professor de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP). Além de ferir animais, solta substâncias químicas no ambiente. "A chance de parar no mar é quase 100%." Para ele, mais do que vetar o item, a solução passa por manejo e reciclagem. "Se acabar totalmente, prejudica pessoas de mobilidade reduzida (que não conseguem segurar o copo, por exemplo)." 

https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2018/07/epoca-negocios-pressao-ecologica-faz-surgir-opcao-ao-canudo-de-plastico.html

a) Na frase em que o entrevistado calcula o tempo que o canudo de plástico pode permanecer na natureza, a ideia é de certeza ou possibilidade? Que palavras indicam isso?

b) Na frase "Se [o canudo de plástico] acabar totalmente, prejudica pessoas de mobilidade redu­zida", que condição é imposta para a ação de prejudicar?

c) Em toda essa fala, predomina a ideia de certeza ou a de probabilidade? Por quê?

d) Reescreva a frase a seguir substituindo o termo assinalado por sua forma plural. Calcula-se que o canudo de plástico possa permanecer cerca de 400 anos na natureza.

e) Que mudança ocorreu com a forma verbal referente ao termo o canudo de plástico?

       Os modos verbais indicam a atitude de quem fala ou escreve diante dos acontecimentos no presente, passado e futuro. O indicativo é o modo ligado à certeza; o subjuntivo produz efeitos de dúvida, irrealidade, possibilidade.

       Em "A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nessa quinta-feira (7) um projeto de lei", o verbo é usado no pretérito perfeito do indicativo poro marcar uma ação pontual e concreta no passado.

       Em "Portos vão parar se greve continuar", indica-se a possibilidade de algo acontecer no futuro: a continuação da greve. Usa-se, então, o futuro do subjuntivo. A continuação da greve é uma condição, marcada pelo conectivo se, para que outro acontecimento se realize no futuro: a paralisação dos portos.

 4. Leia este trecho de uma postagem publicada no site do Clube de Leitura de uma revista

       “Com o evolução da tecnológica moderna chegou-se o pensar que os livros seriam extintos e substituídos por computadores e telas. Mas em 2018 isso ainda não aconteceu. Contudo, mesmo que este momento chegue a leitura chamais será extinta. Na verdade, a tecnologia pode aproximar  as pessoas da leitura.”

a) Que assunto é abordado no trecho?

b) Considere o trecho "Contudo, mesmo que este momento chegue / a leitura jamais será extinta.

·De que momento a primeira oração trata?

·A que tempo essa oração se refere: presente, pretérito ou futuro?

·Com base na primeira oração, quem escreve demonstra acreditar que esse momento se concretizará? Que elemento do trecho indica isso?

 5. O titulo abaixo compõe uma notícia divulgada em 14 de maio de 2018

Prefeitura de Florianópolis pede que escolas façam cronograma de reposição de aulas após greve

Diretores das unidades precisam enviar documento até 22 de maio. Servidores voltaram ao trabalho no sábado (12) após 31 dias de greve.

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/prefeitura-de-florianopolis-pede-que-escolas-facam-cronograma-de-reposicao-de-aulas-apos-greve.ghtml

a) O presente é geralmente usado em títulos de notícias.  No título transcrito, o verbo pede refere-se ao momento em que a ação ocorre? Explique sua resposta

b) A quem o pedido em foco no titulo é dirigido?

c) Considere o período de publicação da notícia. Em que momento o pedido deveria ser cumpri­do? Justifique sua resposta com base em elementos do título.

d) Compare os períodos a seguir

I. Prefeitura de Florianópolis pede que escolas façam cronograma de reposição de aulas.

II.  Prefeitura de Florianópolis pede que a Secretaria de Educação faça cronograma de reposição de aulas

·         Por que a forma do verbo se alterou em cada caso?

·         Com base no que você observou, escreva uma conclusão sobre a mudança nas formas do verbo.

e) Imagine que o verbo usado no título fosse organizar. Reescreva-o fazendo as alterações necessárias.

       O presente do subjuntivo indica um desejo ou um acontecimento provável relacionado ao presente ou ao futuro. E usado depois do conectivo que, como em: Prefeitura pede que escolas façam cronograma.

GABARITO

1.

a) A paralisação dos bancários. Ao futuro.

b) A forma aprovou está no pretérito perfeito do indi­cativo, porque se refere a fato já ocorrido, fato pas­sado. A forma obriga está no presente, indica uma ação iniciada com a apro­vação do projeto e se pro­longa no tempo, é uma ação permanente.

c) Espera-se que os alunos per­cebam que indica certeza, pois os verbos estão no modo indicativo.

2.

a) Serão multados.

b) Ao futuro.

c) A lei entrar em vigor.

3.

a) A ideia é de possibilidade. A forma verbal usada - "possa permanecer" - e a expressão "cerca de" indicam que não se trata de uma certeza.

b) A condição de acabar totalmente.

c) Predomina a ideia de pro­babilidade, porque o pro­fessor ouvido pelo repórter cita coisas que podem acon­tecer, dependendo de de­terminadas condições.

d) Calcula-se que os canudos de plástico possam permanecer cerca de 400 anos na natureza.

e) Com o sujeito no singular, o verbo estava no singular (possa). Com o sujeito no plural, o verbo também foi para o plural (possam).

4.

a) Os possíveis impactos ou consequencias do avanço da tecnologia na existência dos livros e na leitura.

b)

·         Do momento em que a tecnologia extinguiria os livros e a leitura.

·         Pode referir-se ao presente ou ao futuro.

·         Não, o uso de "mesmo que" e do verbo chegue indica que se afirma uma suposição, um aconteci­mento pouco provável de ocorrer.

 

5.

a) Não, o verbo está no presente e se refere a uma ação passada.

b) As escolas de Florianópolis que estavam em greve.

c) No presente ou no futuro próximo. Isso é indicado pelo verbo façam e pela ex­pressão "em breve" Além disso, os diretores teriam de entregar o cronograma até o dia 22 de maio, e a notícia datava de 14 de maio.

d)

I. Os verbos variam sua forma para concordar com as palavras a que se refere: escolas, em I e Secretaria de Educação, em II.

II. Os verbos variam sua forma para concordar com as palavras a que se referem.

e) "Prefeitura de Florianópolis pede que escolas orga­nizem cronograma de re­posição de aulas após greve" Explique aos alunos que a terminação do verbo no presente do subjuntivo depende de sua forma no infinitivo: verbos em -ar (1 a conjugação) têm de­sinência -e, e verbos em -er e em -ir (2a e 3a con­jugações) trazem a desi­nência -a. Você pode apresentar, na sala de aula, o paradigma completo da flexão de verbos no pre­sente do subjuntivo.

 

VERBOS 6º ANO AULA II - EXERCÍCIOS

       Observe como é ensinada, na escola, a conjugação do verbo ESTAR no presente, pretérito imperfeito e pretérito perfeito do modo indicativo.

MODO INDICATIVO

PRESENTE

PRETÉRITO IMPERFEITO

PRETÉRITO PERFEITO

Eu estou

Eu estava

Eu estive

Tu estás

Tu estavas

Tu estiveste

Ele está

Ele estava

Ele esteve

Nós estamos

Nós estávamos

Nós estivemos

Vós estais

Vós estáveis

Vós estivestes

Eles estão

Eles estavam

Eles estiveram

 Agora leia a tirnha do quadrinista Adão Iturrusgarai.



Disponível em: < https://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/image/36365807430  > acesso em 20/05/2021

1. Na tirinha há uma conversa entre duas amigas. Elas utilizam o verbo ESTAR na LINGUAGEM INFORMAL. Reescreva essa conversa passando o verbo para a LINGUAGEM FORMAL , ou seja a linguagem ensinada nas escolas.

a) sem usar o celular já faz um tempo.

...........................................................................................................................................

b) E conseguindo numa boa?

...........................................................................................................................................

Há quanto tempo você sem usar o celular?

...........................................................................................................................................

2. Todas alternativas abaixo apresentam FRASES. Identifique a frase que possui verbos.

a) Tranquilo!

b) Legal!

c) Dois dias...

d) E tá conseguindo numa boa?

3.  Através do humor a tirinha faz uma crítica:

a) ao consumo de bebidas e refrigerantes

b) a contar as horas, minutos e segundos

c) à dependencia do celular

d) à abstinência do celular

leia a tirinha



Adaptado de: http://rosanacarril.blogspot.com/2017/03/verbos-exercicios.html > acesso em 20/05/2021.

 4. São chamados verbos de ligação os verbos: SER, ESTAR, FICAR, CONTINUAR, PERMANECER QUANDO usados para atribuir uma qualidade ou característica a um ser. Marque a alternativa em que o verbo não é de ligação.

a) Meu filho até ficou doente.

b) Meu filho até ficou em casa.

c) O menino já estava doente.

d) O menino já estava triste.

5. Complete os espaços abaixo com os verbos de ligação SER, ESTAR, FICAR, CONTINUAR, PERMANECER no presente do indicativo.

a) A casa............ nova. (SER)

b) A casa.............nova. (ESTAR)

c) A casa.............nova. (FICAR)

d) A casa............................nova.(CONTINUAR)

e) A casa............................nova. (PERMANECER)

Leia a tirinha da personagem Hagar.

Disponível em < https://professorjunioroliveira.blogspot.com/2019/03/sujeito-indeterminado-e-oracao-sem.html > acesso em 20/05/2021.

6. Alguns verbos indicam FENÔMENOS DA NATUREZA. Marque a alternativa em que todos verbos indiquem fenômenos da natureza.

a) chover, ventar, amanhecer, lembrar

b) chover, ventar, anoitecer, fazer

c) chover, ventar, escurecer, amanhecer

d) chover, ventar, trovejar, suportar

7. A locução verbal destacada em “ESTÁ COVENDO há semanas!”, mantendo o mesmo tempo verbal, pode ser substituída por:

a) Choveu há semanas!

b) Chove há semanas!

c) Chovia há semanas!

d) Choverá há semanas!

8. Conjugue o verbo SUPORTAR nos tempos verbais do modo indicativo:

PRESENTE    ............

PRETÉRITO IMPERFEITO VA / IA

PRETÉRITO PERFEITO

Eu

Eu

Eu

Tu suportas

Tu suportavas

Tu suportaste

Ele

Ele

Ele

Nós

Nós

Nós

Vós suportais

Vós suportáveis

Vós suportastes

Eles

Eles

Eles

Leia a tirinha abaixo.


9. Passe as orações abaixo para o FUTURO DO PRETÉRITO (RIA/RIE).

a) Você se IMPORTA?

.................................................................................

B) FICAREMOS jogando carta até de manhã!

................................................................................

10. “Eles já chegaram” O verbo dessa oração está no:

a) presente do indicativo

b) pretérito perfeito do indicativo

c) pretérito imperfeito do indicativo

d) futuro do presente

11. “Meus amigos Earl e Karl tomarão o café da manhã conosco...” O verbo destacado nessa oração está no futuro do presente. Conjugue o verbo CHEGAR nesse mesmo tempo verbal.

Eu

Nós

Tu chagarás

Vós chegareis

Ele

Eles

 GABARITO- ATIVIDADE 09 VERBOS PARTE II

1.

a) Estou sem usar o celular já faz um tempo.

b) E está conseguindo numa boa?

c) Há quanto tempo você está sem usar o celular?

 

2. D

3. C

4. B

5.

a) é

b) está

c) fica

d) continua

e) permanece

 

6. C

7. B

8.

PRESENTE    ............

PRETÉRITO IMPERFEITO VA / IA

PRETÉRITO PERFEITO

Eu suporto

Eu  suportava

Eu suportei

Tu suportas

Tu suportavas

Tu suportaste

Ele suporta

Ele suportava

Ele suportou

Nós suportamos

Nós suportávamos

Nós suportamos

Vós suportais

Vós suportáveis

Vós suportastes

Eles suportam

Eles suportavam

Eles suportaram

 

9.

a) Você se importaria?

b) Ficaríamos jogando carta até de manhã!

 

10. B

11.

Eu chegarei

Nós chegaremos

Tu chagarás

Vós chegareis

Ele chegará

Eles chegarão

 

https://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/image/36365807430 

http://rosanacarril.blogspot.com/2017/03/verbos-exercicios.html

https://professorjunioroliveira.blogspot.com/2019/03/sujeito-indeterminado-e-oracao-sem.html

BROWNE, DICK. O melhor de Hagar, o horrível. V.6. Porto Alegre: l&P,2009.

domingo, 6 de junho de 2021

SUJEITO E PREDICADO

 SUJEITO E PREDICADO PARTE 01 (Professores, está primeira ativiade possui alguns exemplos de metonímia e vocativo que serão abordados futuramente nas aulas sobre sujeito.) BNCC:  (EF07LP07)


SUJEITO é o termo da oração sobre o qual se declara algo.

PREDICADO é o termo da oração que expressa o que se declara sobre o sujeito.

 

Leia a charge abaixo:


Disponívelem:<https://www.facebook.com/jornaldebrasilia/photos/a.199137273470583/907883549262615/?type=3&hc_ref=ARR8TfkpJDgsPvU2Q9huPy2PCUwI19hFlFyUOKgQwktj9TYaJHmPr-vc9EDUgK78VI  > acesso em: 20/05/0202.             

 1. Escreva as ações praticadas pelas personagens e circule o verbo.

a) Maria:............................................................................................................................................

b) Chico:............................................................................................................................................

c) João:..............................................................................................................................................

d) Tonho:...........................................................................................................................................

2. Quais argumentos foram utilizados por cada personagem para justificar seu comportamento?

a) Maria:............................................................................................................................................

b) Chico:............................................................................................................................................

c) João:..............................................................................................................................................

d) Tonho:...........................................................................................................................................

 A fala do narrador e a fala das personagens.

     Nas tirinhas, HQs, charges e cartuns a fala das personagens aparece dentro de balões e a fala do narrador aparece na parte superior da tirinha ou na parte inferior.

 3. Separe as orações abaixo em duas partes: a 1ª o termo ou palavra que indica quem pratica a ação (sujeito) e a 2º parte o restante da oração (predicado).

a) João fura fila na balada.

1ª parte – sujeito:....................................................................................................

2ª parte – predicado:...............................................................................................

b) Ninguém vê

1ª parte – sujeito:....................................................................................................

2ª parte – predicado:...............................................................................................

 

       PARA ENCONTRAR O SUJEITO, FAZEMOS AS PERGUNTAS: QUEM? OU O QUÊ? (ANTES DO VERBO). Quando faço a pergunta: Quem FURA a fila? A resposta é João, mas não é o João e sim A PALAVRA OU TERMO JOÃO.

 4. Vamos exercitar: JOÃO fura fila. ELE faz isso sempre. ISSO é errado. Que palavra indica quem pratica as ações nas orações abaixo:

a) JOÃO fura fila. ........................................................

b) ELE faz isso sempre. ..............................................

c) ISSO é errado. .........................................................

5. Agora vamos mudar a pergunta: “JOÃO fura fila. ELE faz isso sempre. ISSO é errado.” A quem ou a que SE REFEREM às palavras DESTACADAS:

a) ELE faz isso sempre. ...........................

b) ISSO é errado.  .............................................................      

6. Localize o sujeito fazendo as perguntas QUEM? ou O QUÊ? (antes do verbo):

a) A garota era muito sonhadora.

......................................................................

b) Caminhava pensativo o velhinho.

......................................................................

c) O trânsito é intenso aqui de manhã.

.........................................................................

d) Os alunos de nossa escola fazem atividades on-line.

.............................................................

7. Circule o sujeito e sublinhe o predicado (tudo que não for sujeito) nas seguintes orações:

a) “João amava Teresa.”

b) “ Alguém me disse...”

c) “ Tudo passa...”

d) “Renner inaugura loja no Shopping Plaza Macaé.”

e) “Índia registra o menor número de casos de Covid-19 em 60 dias.”

f) “Governo divulga programação do Enem 2021.”

g) “Garimpeiros invadiram fazenda em MT.”

h) “Escorpiões estão invadindo casas em Trindade.”

i) “Não ocorrerá racionamento de energia”

j) “Poderá ocorrer uma terceira onda”.

k) “Chegou o disco voador”.

 8. Correlacione as letras da coluna do sujeitos à coluna dos predicados:

sujeitos

(A) A festa

(B) As crianças

(C) Tu

(D) Os garotinhos

(E) Eu

            predicados

(   )  fiquei cansado.

(   )  ficaram cansados.

(   ) estava animada.

(   ) estavam animadas.

(   ) desconfias de tudo.

9. Escreva se é sujeito ou predicado o trecho destacado em cada uma das orações:

a) Márcia e Flávia são muito amigas de Carlinhos.

.........................................................................................

b) Todos ficaram felizes com o resultado da prova.

.........................................................................................

c) Existem animais selvagens na floresta.

.........................................................................................

d) À tarde, os meninos jogam futebol.

 .........................................................................................

e) Eu comprei muitas flores hoje.

.........................................................................................

 

10. Leia a tirinha abaixo:



Disponível em: < http://brunojornalpontocom.blogspot.com/2015/10/tirinhas.html > acesso em:20/05/2021.

11. Qual o sujeito da oração “Agola, você vai tomar um banho, Floquinho”?

.............................................................

Leia a tirinha do Manolito.


                                    Disponível em <http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/Prefeitura%20Municipal%20de%20Inhapi%20-%202015/Prova%20-%20Agente%20de%20Combate%20as%20Endemias%20-%20Tipo%201.pdf > acesso em 20/05/2021.

 12. Na oração “O que você não entendeu, Manolito?” que termo exerce a função de sujeito?

.................................................................

 

OBSERVE AS CONSIDERAÇÕES SOBRE O SUJEITO:

1. Toda oração possui um sujeito.

2. O sujeito não pode ser separado do restante da oração por vírgula.

3. O sujeito concorda com o verbo em número e pessoa.

 

BNCC:  (EF07LP07) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica

da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).

GABARITO-  - SUJEITO É PREDICADO

1.

a) joga o papel de bala no chão

b) estaciona em vaga preferencial.

c) fura fila na balada.

d) desvia dinheiro público para sua conta na Suíça.

 

2.

a) É pequeno.

b) É rapidinho.

c) Ninguém vê.

d) Só um pouquinho.

 

3.

a)

1ª parte – sujeito: João

2ª parte – predicado: fura fila na balada.

b) .

1ª parte – sujeito: Ninguém

2ª parte – predicado: vê.

 

4.

a) João

b) Ele

c) Isso

 

5.

a) João

b) fura fila

6.

a) A garota

b) O velhinho

c) O trânsito

d) Os alunos de nossa escola

 

7.

a) “João amava Teresa.”

b) “ Alguém me disse...”

c) “Tudo passa...”

d) “Renner inaugura loja no Shopping Plaza Macaé.”

e) “Índia registra o menor número de casos de Covid-19 em 60 dias.”

f) “Governo divulga programação do Enem 2021.”

g) “Garimpeiros invadiram fazenda em MT.”

h) “Escorpiões estão invadindo casas em Trindade.”

i) “Não ocorrerá racionamento de energia

j) “Poderá ocorrer uma terceira onda”.

k) “Chegou o disco voador”.

 

8. E, D, A, B,C

 

9.

a) Sujeito

b) Predicado.

c) Sujeito.

d) Sujeito.

e) Sujeito

 

10. Você.

 

11. Você.