PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 29 de julho de 2021

PROVA BRASIL 6º ANO PASSANDO A LIMPO P174

1. Leia esta tira:



(Disponível em: http://calango74.blogspot.com.br/2016/09/. Acesso cm: 24/10/201 7.)

D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

 

Pode-se afirmar que, para apreender o humor e construir o sentido da tira, é necessário:

a) saber detalhes da fase da adolescência, quando é comum o aparecimento de espinhas no rosto dos jovens.

 

b) recuperar a relação intertextual com a história de Pinóquio, considerando que ele é uma criança, e não um adolescente.

 

c) recuperar a relação intertextual com a história de Pinóquio, considerando que ele é um boneco de madeira.

 

d) conhecer a relação problemática entre Pinóquio e seu pai, Gepetto, na história original.

 

Leia o poema a seguir, de Elias José, e responda às questões 2 e 3.

 

Morada do inventor

A professora pedia e a gente levava,

 achando loucura ou monte de lixo:

 

latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,

pedaços de papel de embrulho, fitas,

brinquedos quebrados, xícaras sem asa,

recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas,

revistas e jornais lidos, retalhos de tecido,

rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,

pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.

 

Um dia, a professora deu a partida

e transformamos, colamos e colorimos.

E surgiram bonecos esquisitos,

bichos de outros planetas, bruxas

e coisas malucas que Deus não inventou.

 

Tudo o que nascia ganhava nome, pais,

casa, amigos, parentes e país.

E nasceram histórias de rir ou de arrepiar! ...

E a escola virou morada de inventor!

 

(Disponível em: https:/ /novaescola.org.br/conteudo/ 3203/morada-do-inventor. Acesso em: 25/10/2017.)

 

D4 Inferir uma informação implícita em um texto. Questão 2 e3.

2. O poema sugere que, pela imaginação, é possível:

a) transformar e dar significado a coisas aparentemente sem sentido.

b) combinar elementos e formar um mundo sem criatividade.

c) criar um mundo já existente no mundo real.

d) transformar lixo em coisas inúteis.

 

3. A enumeração de palavras, predominante no poema, tem uma finalidade. Qual?

a)Resumir tudo o que compõe o "monte de lixo" mencionado na segunda estrofe.

b) Comprovar que, de fato, aquilo tudo era maluquice.

c) Indicar a qualidade do material que os alunos tinham levado para a escola.

d) Relacionar as coisas reais e comuns que os alunos recolheram (2ª estrofe) e aque­las que eles criaram (3ª estrofe).

 

Leia a tira abaixo e responda às questões 4 e 5.














D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

4. Na tira há uma crítica à construção da imagem pública dos poderosos, representados pela personagem Elmo. De acordo com a tira, essa construção de imagem se baseia no fato de que os poderosos:

a) têm seus feitos exagerados por seus servidores, que assim procedem para impressionar o povo.

b) pouco fazem pelo povo, criando uma falsa imagem de si mesmos.

c) são enganados por seus servidores.

d) seguem líderes da devoção popular.

 

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

5. A propósito da linguagem empregada no diálogo entre o governante e seu serviçal, na tira, considere as seguintes afirmações.

I. Nas palavras zóio e fióte ocorre mudança semelhante à observada em teiado ("telhado") e foia ("folha"), comum na variante popular.

II. O termo lagartixazita tem, ao mesmo tempo, os sentidos de diminutivo e de  menosprezo.

III. A palavra é redução da forma verbal está.

IV. A expressão cumé é resultado da junção de como é.

Estão corretas:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) Todas

d) Nenhuma delas.

 

Leia os quadrinhos abaixo, de Gil mar, e responda às questões 6 e 7.

Disponível em: http://gilmaronline.zip.net/list Archive.html. Acesso em: 25/10/2017.)

6. A respeito dos quadrinhos acima, é correta a afirmação:

a) A ausência de linguagem verbal nos balões impossibilita a compreensão da história.

b) A fala das personagens fica subentendida, podendo ser imaginada pelo leitor.

c) Os balões com traçado regular sugerem fala calma, e os balões com traçado irregular sugerem fala agitada ou em voz alta.

d) No 5º quadrinho, o formato do balão e a expressão das personagens sugerem  indignação.

D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

 

7. Nesses quadrinhos, o título tem como finalidade:

a) mostrar que até mesmo os animais se preocupam com o meio ambiente.

b) orientar a leitura da história, dando a ela o sentido de que o cuidado com o meio  ambiente estimula uma boa relação entre as pessoas.

c) sugerir que devemos sempre criticar as pessoas que agridem o meio ambiente.

d) sugerir que as pessoas cuidadosas com o meio ambiente merecem recompensa.

D4 Inferir uma informação implícita em um texto.                            

 

8. O cartum abaixo intitula-se "Não destrua o verde", e a figura maior que aparece nele é uma representação de Hulk, personagem de cinema que ficou muito famosa. Leia-o.

 


 


 
















A propósito dos elementos apresentados no cartum, é incorreta a afirmação:

a) A palavra verde, no título "Não destrua o verde", é empregada como substanti­vo, sendo sinônimo de natureza.

b) A personagem Hulk, no cartum, participa da luta contra o desmatamento.

c) A presença da personagem Hulk no cartum tem relação com o fato de ela ficar verde quando se transforma.

d) A personagem Hulk simboliza no cartum a força destruidora do homem

D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

 

Leia a piada a seguir e responda às questões 9 e 10.

 

O galo bão

        Um homem da cidade, viajando pelo in­terior, foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos. Lá chegando, des­cobriu que um cara apostava e ganhava todas: não errava uma. O galo em que ele apostava vencia sempre.

       Como não entendia disso, mas queria ga­nhar dinheiro, resolveu consultar o apostador antes de jogar.

       - Meu amigo, vi que ganha sempre e estou querendo apostar na próxima luta. Dá uma dica: qual é agora o galo bom? O branco ou o preto?

       - O galo bão é o branco.

       E ele não perdeu tempo: apostou logo cem reais no galo branco.

       Começa a briga e o galo branco leva uma surra enorme. Em 3 minutos, já estava todo der­rubado no chão. O preto venceu com facilidade.

        Ele não se conteve e foi tirar satisfação com o apostador:

      - Como é, amigo, o senhor não disse que o galo branco era o bom? E o apostador, com a maior tranquilidade:

      - E o senhor não viu que era verdade? O galo branco era o bão, o marvado era o preto!

(Adaptado de: www.agricoma.eom.br/agricoma/hurnor/hurnor.htm. Acesso em: 25/10/2017.)



 















9. O humor da piada resulta principalmente:

a)  do fato de o homem da cidade (normalmente considerado esperto) ter sido en­ganado pelo homem do interior (normalmente considerado ingênuo).

b) da surpresa do resultado da briga: o galo considerado o melhor ter sido vencido pelo outro galo.

c) do fato de o apostador ter se enganado pela primeira vez justamente quando foi consultado pelo homem da cidade.

d) do duplo sentido do adjetivo bom: "bondoso" e "o melhor".

D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

 

10. Na linguagem utilizada na piada, há traço de informalidade em:

a) "foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos".

b) "O galo em que ele apostava vencia sempre."

c) "Dá uma dica: qual é agora o galo bom?"

d) "E o senhor não viu que era verdade?"

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

 

GABARITO

1. C

2. A

3. D

4. A

5. C

6. A

7. B

8. D

9. D

10. C



segunda-feira, 5 de julho de 2021

CONCORDÂNCIA VERBAL SIMPLES 6º E 7º ANO

 CONCORDÂNCIA VERBAL

        Na concordância verbal, o verbo se adapta ao número (singular ou plural) do sujeito. Ex.: O aluno estuda.  Os alunos estudam.

       O verbo também se adapta a pessoa do sujeito:

Primeira = eu, nós.

Segunda = tu, vós.

Terceira pessoa = ele, eles.

Ex.: Eu estudo.  Tu estudas.

 

1. Observe a oração abaixo.

“As folhas secas da pequena árvore tornava o solo fértil.”

a) Identifique o verbo.

______________________________

b) Copie o sujeito.

____________________________________________________

c) Qual a palavra mais importante do sujeito acima?

__________________________________

d) A concordância verbal está correta ou errada? Justifique.

______________________________________________________________________________

        A palavra mais importante do sujeito é chamada de núcleo do sujeito. Quando o sujeito possui apenas um núcleo ele é chamado de sujeito simples. Quando possui dois ou mais núcleo é chamado de sujeito composto.

Ex.: Pedro estuda na Barra. Sujeito simples

Ex.: Pedro e Paulo estudam na Barra. Sujeito composto

 

Leia a notícia abaixo

Monstros do Hotel Transilvânia: Transformonstrão viajam para a Amazônia em novo trailer

O quarto filme será o último da franquia que conquistou o mundo

       Sony divulgou na última quinta-feira, 1, mais um trailer para a animação Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão, onde Drac, Johnny, e todos os seus amigos monstros precisam viajar para a Amazônia após todos serem transformados em humanos. A produção tem estreia prevista no Brasil para o dia 22 de julho.

       Durante a prévia, podemos conferir Johnny utilizando o Raio Monstrificador para se transformar em um monstro, onde tudo acaba dando errado. O raio acaba saindo do controle e todos aqueles que já eram seres místicos acabam sendo transformados em seres humanos. Para tudo voltar ao normal, eles precisam viajar até a América do Sul em busca do antídoto.

https://recreio.uol.com.br/entretenimento/monstros-do-hotel-transilvania-transformonstrao-viajam-para-a-amazonia-em-novo-trailer.phtml

 

2. Circule os verbos. Grife os sujeitos das orações e classifique-os em sujeito simples e sujeito composto.

a) “O quarto filme será o último da franquia”

___________________________________________

b) “A Sony divulgou na última quinta-feira, 1, mais um trailer”

___________________________________________

c) “Drac, Johnny, e todos os seus amigos monstros precisam viajar para a Amazônia”

___________________________________________

 

Leia o cartum abaixo



http://d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2016/resolucoes/fgvecodez2015%202F_Lingua%20Portuguesa_versao%2001%20(1).pdf

3. “A gente temos aqui uma proposta irrecusável.” Reescreva essa oração fazendo a correção da concordância verbal.

___________________________________________________________________________

4. “A gente temos aqui uma proposta irrecusável.” Reescreva essa oração substituindo o sujeito pelo pronome pessoal (eu, tu, ele, nós, vós, eles) adequado.

_____________________________________________________________________________

 

Leia a tirinha abaixo:



https://www.facebook.com/CalvinHobbesForever/photos/1bd61a06/3199909980084794/

 

5. Na tirinha há uma oração que apresenta erro de concordância. Escreva-a e faça a correção.

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

6. A única alternativa que NÃO apresenta uma característica de Calvin é:

a) Rebelde

b) Persistente

c) Determinado

d) Submisso

 

Leia a tirinha abaixo:



https://wordsofleisure.com/2013/04/17/tirinha-do-dia-calvin-e-haroldo-e-a-lingua-falada/

7. De acordo com a tirinha, a qual pronome do quadro abaixo cada verbo destacado se refere?

EU, TU ELE, NÓS, VÓS, VOCÊ, VOCÊS.

 

a) Estou com fome.

__________

b) Pode pegar uma maçã ou uma laranja na geladeira.

___________

c) Não estamos falando a mesma língua.

_________

 8. Grife os sujeitos das orações abaixo.

a) “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”

b) “Onde o mar beija a areia morena”

c) “No horizonte o farol ilumina”

d) “A gente sonha a vida inteira e só acorda no fim...”

 9. Complete os espaços em branco com os verbos entre parênteses.

a) O aluno e o professor _____________________ a atividade. (fizeram, fez)

b) O motorista de caminhão e carreta _________________ as estradas. (fechou, fecharam)

c) Eu e você ____________________ ao shopping. (irei, iremos)

d) O vento _____________________ as folhas das arvores. (soprava, sopravam)

e) A gente ______________________ o que planta. (colhe, colhemos)

f) O grupo ____________________ nas primeiras horas. (chegou, chegaram)

 Leia a charge abaixo.




https://www.tudosaladeaula.com/2014/03/atividade-de-concordancia-verbal-ensino_10.html

10. Escreva a oração que apresenta erro de concordância. Depois faça a correção.

____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________







11. Escreva a oração que apresenta erro de concordância. Depois faça a correção.

____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

12. O que o personagem quem dizer com a oração "Todo político calça quarenta?

_____________________________________________________________________________

sexta-feira, 2 de julho de 2021

ADVÉRBIO EXERCÍCIOS 6º ANO

Leia a música abaixo sobre o advérbio ou se preferir assista ao vídeo clicando no link:

https://www.youtube.com/watch?v=oWifZlz79tA



ADVÉRBIO

Advérbio é a palavra invariável

Que modifica o verbo, um adjetivo ou um outro advérbio

Modificando o verbo fica assim:

O garoto vai cantar

O garoto vai cantar bem

Modificando o adjetivo fica assim:

A garota está feliz

A garota está bastante feliz

Modificando o advérbio fica assim:

Todos eles estão indo bem

Todos eles estão indo muito bem

O advérbio

Pode ser de lugar: aqui, alí, longe, perto

Pode ser de tempo: cedo, tarde, amanhã, depois

Pode ser de modo: assim, depressa, á toa, ao léu

Pode ser de negação: não, tão pouco, nunca, jamais

Pode ser de dúvida: talvez, provavelmente, porventura

Pode ser de afirmação: sim, certamente, com certeza

Pode ser de intensidade: muito, pouco, menos, mais, quanto, quase, tanto

1. “O garoto vai cantar bem” O advérbio destacado indica:

a) lugar

b) tempo

c) modo

d) dúvida

 

2. “A garota está bastante feliz” A palavra destacada é um adverbio de intensidade (indica aumento ou diminuição de algo). E está modificando um:

a) verbo

b) adjetivo

c) advérbio

d) substantivo

 

3. “Todos eles estão indo muito bem” As palavras em destaque são:

a) advérbios

b) verbos

c) adjetivos

d) substantivos

 

4. Pesquise na música os sete tipos de advérbios mais comuns. Escreva dois exemplos para cada um.

1_________________________________________________________________

2_________________________________________________________________

3_________________________________________________________________

4_________________________________________________________________

5_________________________________________________________________

6________________________________________________________________

7_________________________________________________________________

 

5. De acordo com a música, o que é um advérbio?

_____________________________________________________________________

6. Os advérbios podem ser formados por uma palavra apenas ou por mais de uma. Escreva os advérbios de modo com apenas uma palavra e com o final MENTE.

a) Fale com calma. Fale _____________________________

b) Ele saiu às pressas. Ele saiu__________________________

c) O homem viajava em silêncio. O homem viajava ___________________________

d) O aluno se portava de modo educado. O aluno se portava ______________________

Leia a fábula abaixo.

O sapo e o escorpião



https://i0.wp.com/www.pacocacomcebola.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Untitled-1-15.jpg?ssl=1

 

   Era uma vez, um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.

      - Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? - perguntou o escorpião ao sapo.

     - De jeito nenhum. Você é a mais traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, depois você me mata em vez de me agradecer.

      - Mas, se eu te picar com meu veneno - respondeu docemente o escorpião, morro também. Me dê uma carona. Prometo ser bom, meu amigo sapo.

O sapo concordou.

Durante a travessia do rio, porém o sapo sentiu a picada mortal do escorpião.
   - Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! - disse o sapo.

E o escorpião simplesmente respondeu:

 - Por que esta é minha natureza, meu amigo sapo. E eu não posso mudá-la.

 

(Heloisa Prieto. O livro dos medos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. p. 25)

 

7.   “Era uma vez, um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.” As expressões destacadas indicam:

a) tempo e dúvida

b) tempo e lugar

c) modo e lugar

d) modo e intensidade

 

8. “Você é a mais traiçoeira das criaturas.” A palavra destacada é um advérbio de intensidade. Marque a alternativa que NÃO apresenta advérbio de intensidade.

a) muito

b) pouco

c) menos

d) talvez

 

9. “respondeu docemente o escorpião” a expressão em destaque pode ser substituída por:

a) com tristeza

b) de maneira doce

c) com mentira

d) de modo rápido

 

10. Durante a travessia do rio, porém o sapo sentiu a picada mortal do escorpião. O advérbio em destaque é um advérbio de tempo. Marque a alternativa em que todos advérbios são de tempo.

a) cedo, tarde, de repente

b) hoje, talvez, em breve,

c) amanhã, cedo, à direita

d) à tarde, à noite, de cor

 

11. A finalidade do texto O Sapo e o Escorpião.

a) provocar reflexão

b) dar uma informação

c) provocar humor

d) fazer uma crítica

 

12. A fábula O Sapo e o Escorpião aborda características e comportamentos humanos. Com quais palavras (adjetivos) você descreveria:

a) o escorpião.

________________________________________________________________________

b) o sapo

________________________________________________________________________

13. Escreva duas palavras que indiquem ações realizadas pelo sapo.

_______________________________________________________________________

14 Os substantivos são palavras usadas para dar nome a seres e objetos. Escreva dois substantivos presentes no texto.

________________________________________________________________________

GABARITO: ATIVIDADE 11- ADVÉRBIO PARTE II

1. C

2. B

3. A

 

4.

1. Lugar: aqui, ali.

2. Tempo: cedo, tarde.

3. Modo: assim, depressa.

4. Negação: não, tão pouco.

5. Dúvida: talvez, provavelmente.

6. Afirmação: sim, certamente.

7. Intensidade: muito, pouco.

 

5. Advérbio é a palavra invariável que modifica o verbo.

 

6.

a) calmamente

b) apressadamente

c) silenciosamente

d) educadamente

 

7. B

8. D

9. B

10. A

11. A

 

12.

a) traiçoeiro, perigoso.

b) Bobo, confiante 

 

13. Atravessar, afogar.

14. Rio, sapo

segunda-feira, 28 de junho de 2021

METONÍMIA EXERCÍCIOS PARTE II

 FIGURAS DE LINGUAGEM-METONÍMIA PARTE II- EXERCÍCIOS

Olá, nesta semana faremos mais exercícios sobre a figura de linguagem METONÍMIA. Bons estudos!

 1. O emprego da marca pelo produto é um tipo de metonímia bem comum no nosso dia a dia. Relacione as marcas aos produtos nas colunas abaixo.

a)

(1) Cotonetes

(2) Bombril

(3) Durex

(4) Danone

(5) Hellmanns

(    ) Fita adesiva

(    ) Hastes Flexíveis

(    ) Iogurte

(    ) Maionese

(    ) Esponja  de aço

b)

(1) Yakult

(2) Xerox            

(3) Band-aid

(4) Maizena

(5) Sucrilhos

(    ) Cópia

(    ) Amido de milho

(    ) Leite fermentado

(    ) flocos de milho

(    ) Curativos adesivos

c)

(1) Miojo

(2) Bis

(3) Listerine

(4) Gatorade

(5) Nutella

(    ) Creme de avelã

(    ) Bebida isotônica

(    ) Enxaguante bucal

(    ) Wafer

(    ) Macarrão instantâneo

2. Escreva um exemplo de metonímia do tipo a marca pelo produto sem copiar do exercício anterior.

......................................................................................................................................................

3. Em qual das alternativas NÃO há exemplo de metonímia o AUTOR pela OBRA.

a) Gosto de ler Monteiro Lobato

b) Meu pai só ouve Amado batista.

c) Tenho um Michelangelo em casa.

d) Comprei um Mcdonald's

4. Só NÃO há  metonímia como a PARTE pelo TODO em:

a) Ela FOI AO CABELEIREIRO.

b) Já completei VINTE PRIMAVERAS.

c) Onde FALTA O PÃO todos falam e ninguém tem razão.

d) A MÃO QUE balança o berço deveria governar o mundo.

 Leia o primeiro parágrafo de uma noticia abaixo.   

     Devido à pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Macaé irá realizar a vacinação antirrábica esse ano de forma domiciliar. Os agentes de endemias da Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) irão de casa em casa vacinar cães e gatos cadastrados para a vacinação.

http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/vacinacao-antirrabica-domiciliar-comeca-dia-29

5. No texto há uma metonímia que consiste no emprego da instituição pelas pessoas responsáveis. Marque a alternativa que indica quem realmente aplicará as vacinas.

a) Prefeitura de Macaé

b) Os donos de cães

c) Os donos de gatos

d) Os agentes de endemias

 Leia abaixo o trecho de uma notícia.

Escola Sandra Maria Araújo Franco volta às aulas em novo endereço

Os 400 alunos do 1º ao 5º ano da unidade vão iniciar o ano letivo em novo endereço, na Alameda Raimundo Corrêa, 151, no bairro Novo Cavaleiros (antigo CAp).

http://www.macae.rj.gov.br/semed/leitura/noticia/escola-sandra-maria-araujo-franco-volta-as-aulas-em-novo-endereco

6. Na manchete acima (título da notícia) temos uma metonímia que consiste no emprego:

a) da parte pelo todo.

b) do autor pela obra

c) da instituição pelas pessoas

d) da causa pela consequência

7. Marque a alternativa em que NÃO HÁ metonímia.

a) O jornal Nacional elogiou o governador.

b) O jornal da Record está no local ao vivo.

c) A escola estará fechada na próxima semana.

d) A escola estará entregando os kits escolares em breve.

Leia a tirinha

8. Ao dizer “A cozinha é maravilhosa” Hagar se referiu a:

a) uma parte da casa

b) a comida

c) ao lugar

d) ao país

Leia a tirinha



http://www.colegiosalesiano.com.br/arquivos/site/revisao-2a-parcial-figuras-de-linguagem.pdf

9. Em “Meu pai tem oitocentas cabeças de gado” há uma metonímia que consiste em empregar:

a) a marca pelo produto

b) a parte pelo todo

c) o autor pela obra

d) a causa pela consequência

Leia a tirinha



http://trabalhodimasemauricio.blogspot.com/2012/11/polissemia-metafora-e-metonimia.html

10. A metonímia “coma todo esse prato” ocorre pelo:

a) emprego do continente pelo conteúdo

b) emprego do concreto pelo abstrato

c) emprego do singular pelo plural

d) emprego da consequência pela causa

 

Leia a tirinha.



https://business.facebook.com/mulher30/photos/a.165907283485493/3668590923217094/?type=3&theater

11. A causa da mulher na tirinha ter engordado foi:

a) a pandemia

b) a comida

c) o isolamento

d) o espelho

12. Instituições públicas são lugares ou organizações que funcionam para o uso público, por exemplo: uma escola, faculdade, tribunal, biblioteca, hospital, posto de saúde, secretarias, PM, Corpo de Bombeiros, etc.… Crie TRÊS metonímias utilizando uma INSTITUIÇÃO PÚBLICA PELAS PESSOAS (agentes ou responsáveis).

1..............................................................................................................................................................

2..............................................................................................................................................................

3..............................................................................................................................................................

EXERCÍCIOS

1.

a) 31452

b) 24153

c) 54321

 

2. Resposta pessoal – sugestão:

Fui ao mercado comprar Omo.

3. D

4. A

5. D

6. C

7. C

8. B

9. B

10. A

11. B

12. Resposta pessoal - sugestões:

O Corpo de Bombeiros apagou o incêndio.

O Posto de Saúde vacinou minha mãe.

O mercado despediu o funcionário grosseiro.