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quinta-feira, 29 de julho de 2021

PROVA BRASIL 6º ANO PASSANDO A LIMPO P174

1. Leia esta tira:



(Disponível em: http://calango74.blogspot.com.br/2016/09/. Acesso cm: 24/10/201 7.)

D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

 

Pode-se afirmar que, para apreender o humor e construir o sentido da tira, é necessário:

a) saber detalhes da fase da adolescência, quando é comum o aparecimento de espinhas no rosto dos jovens.

 

b) recuperar a relação intertextual com a história de Pinóquio, considerando que ele é uma criança, e não um adolescente.

 

c) recuperar a relação intertextual com a história de Pinóquio, considerando que ele é um boneco de madeira.

 

d) conhecer a relação problemática entre Pinóquio e seu pai, Gepetto, na história original.

 

Leia o poema a seguir, de Elias José, e responda às questões 2 e 3.

 

Morada do inventor

A professora pedia e a gente levava,

 achando loucura ou monte de lixo:

 

latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,

pedaços de papel de embrulho, fitas,

brinquedos quebrados, xícaras sem asa,

recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas,

revistas e jornais lidos, retalhos de tecido,

rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,

pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.

 

Um dia, a professora deu a partida

e transformamos, colamos e colorimos.

E surgiram bonecos esquisitos,

bichos de outros planetas, bruxas

e coisas malucas que Deus não inventou.

 

Tudo o que nascia ganhava nome, pais,

casa, amigos, parentes e país.

E nasceram histórias de rir ou de arrepiar! ...

E a escola virou morada de inventor!

 

(Disponível em: https:/ /novaescola.org.br/conteudo/ 3203/morada-do-inventor. Acesso em: 25/10/2017.)

 

D4 Inferir uma informação implícita em um texto. Questão 2 e3.

2. O poema sugere que, pela imaginação, é possível:

a) transformar e dar significado a coisas aparentemente sem sentido.

b) combinar elementos e formar um mundo sem criatividade.

c) criar um mundo já existente no mundo real.

d) transformar lixo em coisas inúteis.

 

3. A enumeração de palavras, predominante no poema, tem uma finalidade. Qual?

a)Resumir tudo o que compõe o "monte de lixo" mencionado na segunda estrofe.

b) Comprovar que, de fato, aquilo tudo era maluquice.

c) Indicar a qualidade do material que os alunos tinham levado para a escola.

d) Relacionar as coisas reais e comuns que os alunos recolheram (2ª estrofe) e aque­las que eles criaram (3ª estrofe).

 

Leia a tira abaixo e responda às questões 4 e 5.














D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

4. Na tira há uma crítica à construção da imagem pública dos poderosos, representados pela personagem Elmo. De acordo com a tira, essa construção de imagem se baseia no fato de que os poderosos:

a) têm seus feitos exagerados por seus servidores, que assim procedem para impressionar o povo.

b) pouco fazem pelo povo, criando uma falsa imagem de si mesmos.

c) são enganados por seus servidores.

d) seguem líderes da devoção popular.

 

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

5. A propósito da linguagem empregada no diálogo entre o governante e seu serviçal, na tira, considere as seguintes afirmações.

I. Nas palavras zóio e fióte ocorre mudança semelhante à observada em teiado ("telhado") e foia ("folha"), comum na variante popular.

II. O termo lagartixazita tem, ao mesmo tempo, os sentidos de diminutivo e de  menosprezo.

III. A palavra é redução da forma verbal está.

IV. A expressão cumé é resultado da junção de como é.

Estão corretas:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) Todas

d) Nenhuma delas.

 

Leia os quadrinhos abaixo, de Gil mar, e responda às questões 6 e 7.

Disponível em: http://gilmaronline.zip.net/list Archive.html. Acesso em: 25/10/2017.)

6. A respeito dos quadrinhos acima, é correta a afirmação:

a) A ausência de linguagem verbal nos balões impossibilita a compreensão da história.

b) A fala das personagens fica subentendida, podendo ser imaginada pelo leitor.

c) Os balões com traçado regular sugerem fala calma, e os balões com traçado irregular sugerem fala agitada ou em voz alta.

d) No 5º quadrinho, o formato do balão e a expressão das personagens sugerem  indignação.

D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

 

7. Nesses quadrinhos, o título tem como finalidade:

a) mostrar que até mesmo os animais se preocupam com o meio ambiente.

b) orientar a leitura da história, dando a ela o sentido de que o cuidado com o meio  ambiente estimula uma boa relação entre as pessoas.

c) sugerir que devemos sempre criticar as pessoas que agridem o meio ambiente.

d) sugerir que as pessoas cuidadosas com o meio ambiente merecem recompensa.

D4 Inferir uma informação implícita em um texto.                            

 

8. O cartum abaixo intitula-se "Não destrua o verde", e a figura maior que aparece nele é uma representação de Hulk, personagem de cinema que ficou muito famosa. Leia-o.

 


 


 
















A propósito dos elementos apresentados no cartum, é incorreta a afirmação:

a) A palavra verde, no título "Não destrua o verde", é empregada como substanti­vo, sendo sinônimo de natureza.

b) A personagem Hulk, no cartum, participa da luta contra o desmatamento.

c) A presença da personagem Hulk no cartum tem relação com o fato de ela ficar verde quando se transforma.

d) A personagem Hulk simboliza no cartum a força destruidora do homem

D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

 

Leia a piada a seguir e responda às questões 9 e 10.

 

O galo bão

        Um homem da cidade, viajando pelo in­terior, foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos. Lá chegando, des­cobriu que um cara apostava e ganhava todas: não errava uma. O galo em que ele apostava vencia sempre.

       Como não entendia disso, mas queria ga­nhar dinheiro, resolveu consultar o apostador antes de jogar.

       - Meu amigo, vi que ganha sempre e estou querendo apostar na próxima luta. Dá uma dica: qual é agora o galo bom? O branco ou o preto?

       - O galo bão é o branco.

       E ele não perdeu tempo: apostou logo cem reais no galo branco.

       Começa a briga e o galo branco leva uma surra enorme. Em 3 minutos, já estava todo der­rubado no chão. O preto venceu com facilidade.

        Ele não se conteve e foi tirar satisfação com o apostador:

      - Como é, amigo, o senhor não disse que o galo branco era o bom? E o apostador, com a maior tranquilidade:

      - E o senhor não viu que era verdade? O galo branco era o bão, o marvado era o preto!

(Adaptado de: www.agricoma.eom.br/agricoma/hurnor/hurnor.htm. Acesso em: 25/10/2017.)



 















9. O humor da piada resulta principalmente:

a)  do fato de o homem da cidade (normalmente considerado esperto) ter sido en­ganado pelo homem do interior (normalmente considerado ingênuo).

b) da surpresa do resultado da briga: o galo considerado o melhor ter sido vencido pelo outro galo.

c) do fato de o apostador ter se enganado pela primeira vez justamente quando foi consultado pelo homem da cidade.

d) do duplo sentido do adjetivo bom: "bondoso" e "o melhor".

D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

 

10. Na linguagem utilizada na piada, há traço de informalidade em:

a) "foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos".

b) "O galo em que ele apostava vencia sempre."

c) "Dá uma dica: qual é agora o galo bom?"

d) "E o senhor não viu que era verdade?"

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

 

GABARITO

1. C

2. A

3. D

4. A

5. C

6. A

7. B

8. D

9. D

10. C



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