PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

APOSTO ALPHA 8º ANO P.190 GABARITO

 

APOSTO ALPHA 8º ANO P.190

1. Leia a seguir outro poema escrito por João Cabral de Melo Neto.

O Engenheiro

A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
Superfícies, tênis, um copo de água.

O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número:
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre.

(Em certas tardes nós subíamos
ao edifício. A cidade diária,
como um jornal que todos liam,
ganhava um pulmão de cimento e vidro).

A água, o vento, a claridade,
de um lado o rio, no alto as nuvens,
situavam na natureza o edifício
crescendo de suas forças simples.

João Cabral de Melo Neto

https://www.pensador.com/frase/MTEyODkxMQ/

 

a) Esse poema apresenta uma reflexão sobre o oficio do engenheiro De acor­do com o texto, como o engenheiro pensa o mundo?

______________________________________________________________________________

 

b) Na primeira estrofe, são enumeradas as "coisas claras" sonhadas pelo en­genheiro Quais são os três elementos indicados no poema?

______________________________________________________________________________

 

c) João Cabral é considerado um poeta-engenheiro pela crítica literária. Em sua opinião, o que há em comum entre o trabalho do engenheiro e o oficio do poeta?

______________________________________________________________________________

 

Teoria 1

     No poema "O engenheiro", ao acrescentar o verso "Superfícies, tênis, um copo de água", o poeta amplia o sentido da expressão coisas claras.

APOSTO

    O elemento sintático responsável por introduzir uma especificação, uma explicação ou uma enumeração referente a um termo da oração chama-se aposto O aposto pode ser formado por uma palavra, expressão ou frase e aparecer antes ou depois do termo a que se refere.

 

2. Leia o texto a seguir, escrito por Maria Quintana

VERBETE

Homem ilustrado: o homem que conhece as ilustrações dos livros.

 

a) Nesse verbete. Maria Quintana faz uma brincadeira com o sentido das pala­vras Que palavra permite essa brincadeira? Explique

______________________________________________________________________________

 

b) Qual é a finalidade do poeta ao criar um verbete?

_____________________________________________________________________________

 

Teoria 2

Em geral, o aposto aparece isolado por vírgulas ou depois de dois-pontos A relação entre o aposto e o termo a que se refere ocorre de diferentes for­mas Veja o exemplo a seguir:

 

O engenheiro sonha coisas claras:

Superfícies, tênis, um copo de água.

 

     Nesses versos, o aposto enumera as coisas claras do sonho do engenheiro Já no texto de Mano Quintana. o aposto explica a expressão homem ,lustrado

 

     O aposto também pode especificar um termo, como no exemplo a seguir

O poeta JOÃO CABRAL é considerado um engenheiro da palavra

Observe que o nome João Cabral  específica a palavra poeta Leia esta outra frase

Imagens, sons e Jogos de palavras, TUDO contribui para a construção do poema.

O pronome indefinido TUDO resume os aspectos que contribuem para a construção do poema Portanto, há quatro tipos de aposto. Confira o esquema

TIPOS DE APOSTO

Aposto explicativo: insere uma explicação. identifica um nome .

Aposto especificativo: insere uma especificação, individualiza um nome.

Aposto enumerativo:

Insere uma enumeração, amplia um nome.

Aposto resumidor ou recapitulativo: Insere um resumo, recapitula os nomes anteriores.

 

    Em algumas frases, é possível substituir um termo pelo seu aposto, pois ele tem o mesmo valor semântico Observe os exemplos a seguir

I. João Cabral, o poeta-engenheiro, escreveu a obra Pedra do sono.

II. O poeta-engenheiro escreveu a obra Pedra do sono.

    O aposto (''o poeta-engenheiro") é equivalente ao termo a que se relaciona (João Cabral) Na segunda frase, o aposto passa a exercer a função de sujeito da oração. Portanto, além de enumerar, explicar, recapitular e especificar um termo, o aposto pode substituí-lo, assumindo outra função na frase

 

    1. Leia a tira:


https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2015/09/exercicios-sobre-aposto.html

a) Ao apresentar os príncipes, Eddie acrescenta dados sobre essas pessoas. Quais são essas informações sobre as personagens?

__________________________________________________________________________

b) Essas informações são significativas para caracterizar os príncipes?

__________________________________________________________________________

c) Por que Eddie Sortudo apresenta os nobres dessa maneira?

__________________________________________________________________________

d) identifique o aposto em cada uma das falas e classifique-os.

__________________________________________________________________________

e) Crie outro aposto explicativo que caracterize o príncipe Harold.

___________________________________________________________________________

2. Leia o texto a seguir:

       A poesia que se está fazendo, atualmente, no Brasil parece estar voltando, devagarinho, a ser o que a poesia sempre foi, a constituição de objetos claramente estruturados, regidos por uma lei interna de construção e arquitetura, a arte aplicada ao fluxo verbal.

Paulo Leminski. O Bom da Poesia Fácil.

a) Encontre no trecho dois apostos que caracterizem poesia.

_________________________________________________________________________

b) Categorize os dois apostos identificados no item de acordo com sua função.

_________________________________________________________________________

3. Leia outra tira:



https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2015/09/exercicios-sobre-aposto.html

 

a) Que característica Calvin acrescentou ao nome dele? Por que ele fez isso?

___________________________________________________________________________

b) A mãe de Calvin refere-se a ele destacando outra característica. Qual? Por que ela faz isso?

__________________________________________________________________________

c) Quais são os apostos usados na tira? Qual é a função dos apostos nesse texto?

__________________________________________________________________________

 

4. Leia a seguir um trecho de uma coluna de Luis Fernando Verissimo.


       O Mario Quintana disse que estilo é uma dificuldade de expressão. Na época
em que a gente não podia escrever tudo o que queria, estilo muitas vezes era disfarce. Apelava-se para metáforas, elipses, entrelinhas, e dê-lhe parábolas sobre déspotas militares - na China, no século XV. Uma impostura maior, a do poder ilegítimo, obrigava à impostura da meia palavra, do truque mais ou menos óbvio. O consolo era que o medo da palavra de certa forma a enaltecia: estava implícito e o regime só sobrevivia porque a palavra não podia exercer todo o seu sortilégio [...]

 

a) Qual é a função sintática de "a do poder ilegítimo" no penúltimo período?

______________________________________________________________________________

b) Construa uma frase com um aposto recapitulativo aproveitando a ideia presente no seguinte trecho: "Apelava-se para metáforas, elipses, entrelinhas, e dê-lhe parábolas sobre déspotas militares".

______________________________________________________________________________

 

C) Transforme o nome "Mario Quintana" em um aposto especificativo reescreva-
vendo no caderno a frase "O Mario Quintana disse que estilo é uma dificuldade de expressão".
______________________________________________________________________________

 

5. No caderno, identifique e categorize os apostos das frases a seguir.

a) A poesia nos traz vários sentimentos dor, angústia, deslumbramento e amor.

_____________________________________________________________________________

b) O poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros,  trouxe em seus poemas um lirismo reflexivo.

______________________________________________________________________________

c) Comparação, metáfora, aliteração e elipse todas são figuras de linguagem.

______________________________________________________________________________

d) Romance conto, crônica, tudo o que Clarice Lispector escreveu foi brilhante.

______________________________________________________________________________

e) Willian Shakespeare, o bardo inglês, também escreveu poemas.

____________________________________________________________________________

6. Leia este trecho de uma crítica a uma exposição do artista León Ferrari:

Exposição no Masp resgata criticismo do argentino León Ferrari
      Quase toda vez que se fala do argentino León Ferrari, morto em 2013, aos 92 anos, um aposto segue após seu nome - a informação de que ele foi considerado pelo New York Times um dos cinco artistas mais importantes e provocadores do mundo.

      "Quisemos concentrar no período em que León esteve no Brasil, porque ele fugiu de um regime ditatorial para um país que também estava vivendo sob ditadura", explica Julieta, curadora-adjunta no Masp e curadora chefe do Museu Jumex, na Cidade do México.

Nina Rahe. Folha de S. Paulo, 27 out. 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2018,

 

a) Crie uma frase a respeito do artista León Ferrari utilizando o aposto recorrente mencionado no primeiro parágrafo.

b) Agora, classifique o aposto que você criou no item a.

c) Identifique um aposto de Julieta, no último parágrafo, e classifique-o.

AS DIFERENTES FUNÇOES DO APOSTO

1. Observe o cartaz publicitário abaixo.




A) Você aprendeu que as características da água são três: inodora, insipida e incolor. Agora são quatro: inodora, insipida, incolor e insuficiente. E as pessoas ainda desperdiçam água. Insto é muito triste.

B) O desperdício d’ água.

C) Toda vez que você desperdiça água, cada vez mais o seu futuro, assim como o futuro de milhões de trabalhadores, enfim o próprio futuro do Brasil, vai direto para o ralo. Água é saúde, é vida. É preciso fazer urgentemente alguma coisa para acabar com o desperdício de água. Enquanto ainda existe água.

 

a) O cartaz nos faz um alerta. Qual?

______________________________________________________________________________

b) copie os dois apostos presentes no texto do cartaz. Qual é a função deles?

______________________________________________________________________________

2. Escreva uma frase sobre a importância da água usando:

a) Aposto explicativo

_________________________________________________________________________

b) Aposto especificativo

________________________________________________________________________

 

3. A mesma informação pode ser expressa de muitas maneiras. Veja:

I. Você aprendeu que as características da água são três: inodora, insípida e incolor.

II. Você aprendeu que a água é inodora, insipida e incolor.

 

a) Qual a diferença de sentido entre essas frases?

_________________________________________________________________________

b) Qual das frases é mais adequada para um anúncio? Por quê?

__________________________________________________________________________

 

4. Leia estes textos que apresentam colaboradores da revista Piauí.

I. Fernanda Torres, atriz e escritora, é autora do romance fim, da Companhia das Letras.

II. Boris fausto, historiador e ex- professor de Ciência e política da USP, é membro da Academia de brasileira de Ciências. Publicou Memórias de um historiador de domingo, pela Companhia das letras.

a) identifique e classifique os apostos dessas notas  biográficas.

___________________________________________________________________________

b) para os leitores da revista, qual é a importância das informações apresentadas pelos apostos?

___________________________________________________________________________

Leia o poema abaixo, de Mario Quintana. Tia Élida

Sua alma dilacerada pelas renas da madrugada
Enevoa minha vidraça
¨ Deixaste mais uma vez a lâmpada acesa¨! Diz ela.
Essa tia Élida
Tão viva, a coitada,
Que eu ainda me irrito com ela.

a) Encontre um aposto no Poema e transcreva-o. A qual termo ele se relaciona?

____________________________________________________________________________
b) O eu lírico tem sentimentos ambíguos em relação a tia Élida. Como o aposto contribui para explicar tal condição?​

___________________________________________________________________________

 

6. Leia o trecho a seguir, retirado de uma carta do escritor Paulo Mendes Campos a Mario Quintana, no qual ele fala sobre o fazer poético do amigo.

 

     Os objetos que te impressionam são comuns: a caneta com que escreves, os
telhados, as tabuletas, a vitrine do bric. Teus animais são os que estão mais próximos do homem, boi, cavalo. As sensações que te fazem pulsar são as mais cotidianas: como a de um gole d'água bebido no escuro. [...] Os mitos que te assombram são os mais familiares: o anjo da guarda, o menino Jesus, Frankenstein, Simbad, Jack, o Estrípador, Lili, tia Élida, o major Pitaluga, o retrato do marechal Deodoro proclamando a República. Como fazer desses elementos uma grande
poesia? Só há um jeito: deles reproduzindo não o traço descritivo, mas o contorno
de uma contraimagem, e isso é a tua poesia.

 

a) O autor utiliza uma série de apostos enumerativos ao longo do texto. Identifique-os e aponte os referentes de cada um.

______________________________________________________________________________

 

b) Qual é a função desses apostos no texto?

_____________________________________________________________________________

 

7. Leia um trecho da resenha sobre o relançamento de um livro de Pablo Neruda.

       Poesia e luta Poemas inéditos de Pablo Neruda, que abarcam um período que vai desde os
princípios dos anos 1950 até pouco antes da morte do poeta, em 1973, reafirmam
a tese de que a poesia não é só uma experiência estética, mas também um instrumento de luta.

      Lançados em 2014 no Chile, eles nos chegam agora em Teus pés
toco na sombra/Poemas inéditos, edição bilíngue organizada e traduzida por Alexei
Bueno (José Olympio).

 

a) Identifique e classifique o aposto presente no trecho transcrito.

______________________________________________________________________________
b)  A informação inserida por meio do aposto é importante para o texto? Explique.

______________________________________________________________________________
c) Reescreva a primeira frase do texto, transformando Pablo Neruda em um
aposto especificativo. Que informações podem ser acrescentadas ao texto?​

_____________________________________________________________________________

 

 

GABARITO:

1.a) Com seus instrumentos (lápis, esquadro, papel, desenho, proje­to e número), o engenheiro pensa em um mundo Justo, projetado com grande rigor.

 

b) São superfícies, tênis e um copo de água.

 

c) Resposta pessoal. Professor, comente com os alunos que, como o engenheiro, o poeta lida com as formas para edificar sua obra (poe­ma) Sua principal matéria-prima para essa construção e a palavra

 

2.a) A palavra ilustrado Professor, converse com os alunos sobre a importância do contexto. Certifique-se de que eles entenderam que o poeta se vale dessa falta de contexto em que a palavra se en­contra (como verbete) para traba­lhar com a ambiguidade dela.

 

b) E explicar e brincar com o significado de uma palavra ou expres­são; no caso, homem ilustrado

1.a) Eddie informa que o príncipe Otto é o terceiro na linha de su­cessão e seu irmão, Harold, é o quarto na fila do banheiro

 

b) A informação sobre o príncipe Otto indica sua importância no reino Já a informação sobre o irmão não o identifica em relação ao reino, apenas indica o lugar onde ele esta.

 

c) Provavelmente, porque ele ti­nha informações apenas sobre o príncipe Otto Professor, comente com os alunos que o cartunista usa esse recurso para construir o efeito de humor.

 

d) Os apostos são. "Otto" e "príncipe Harold· - apostos especificativos: "terceiro na linha de suces­são" e “quarto na fila ao banheiro” - apostos explicativo.

 

e) Resposta pessoal Possibilidade de resposta: irmão do príncipe Otto

 

2.a) São eles. "a constituição de obje­tos claramente estruturados, regi­dos por uma lei interne de constru­ção e arquitetura" e "a arte aplicada ao fluxo verbal"

 

b) Ambos são apostos explicativos, que identificam  a expressão "o que a poesia sempre foi"

 

3.a) Corajoso Porque ele quer que as pessoas o reconheçam por ser bravo, destemido e valente

 

b) Ela destaca que Calvin é desor­denado. Possivelmente, porque o filho faz muita bagunça e não ar­ruma as coisas dele

 

c) "O corajoso" e "o desordenado" Destacar as características da personagem

4.a) Aposto explicativo

 

b) Resposta pessoal Possibilidade de resposta Metáforas, elipses, entrelinhas e parábolas sobre déspotas militares, tudo servia como apelo.

 

c) Resposta pessoal Possibilidade de resposta O poeta Maria Quintana disse que estilo é uma dificul­dade de expressão

 

5.a) "dor, angústia, deslumbramen­to e amor" - aposto enumerativo

 

b) "Carlos Drummond de Andra­de" - aposto especificativo; "um dos maiores poetas brasileiros" - aposto explicativo

c)"todas" - aposto recapitulativo

d)"tudo" - aposto recapitulativo

 

e)"o bardo inglês" - aposto explicativo

 

6.a) Resposta pessoal. Possibilidade de resposta O artista León Ferrari, considerado pelo New York Times um dos cinco artistas mais impor­tantes e provocadores do mundo, morreu em 2013

b)Aposto explicativo

 

c)"curadora-adjunta no Masp e curadora chefe do Museu Jumex" - aposto explicativo

1.a) O alerta de que precisamos economizar água, pois ela pode acabar.

b) Os apostos são. "inodora, insipida e incolor" e "inodora, insipida, incolor e insuficiente" A função deles é enumerar as característi­cas da água

2.a) Resposta pessoal. Possib1l1dade de resposta A água, esse bem tão precioso, precisa ser usada com cuidado.

b) Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: A água do no São Francisco é fundamental para a sobrevivência de inúmeros pesca­dores e de suas famílias.

3.a) A diferença está na ênfase so­bre as características da água. Na primeira frase, o destaque é maior devido ao uso do aposto.

b) A primeira, porque possibilita ao anúncio enfatizar as três ca­racterísticas da água, apresen­tando-as com maior destaque.

4.a) Os apostos são "atriz e escri­tora" e "historiador e ex-professor de ciência política da USP". Eles são apostos explicativos

b) Elas permitem que o leitor saiba quem é o autor do texto, bem como sua qualificação. Se um texto so­bre história, por exemplo, é escri­to por um historiador, ele adquire maior relevância e legitimidade.

5.a) O aposto é "a coitada" Ele se refere à "tia Élrda".

b) Ao se referir à tia Élida como coitada, no aposto, o eu lírico re­vela que sente pena da tia; no en­tanto, no último verso, mostra que se irrita com ela.

6.a) Os apostos são:

I "a caneta com que escreves, os telhados, as tabuletas, a vitrine do bric";

II. "bar, cavalo",

III.  "o anjo da guar­da, o menino Jesus, Frankens­tein, Simbad, Jack, o Estripador, Lili, tia Élida, o Major Pitaluga, o retrato do marechal Deodoro proclamando a República" Os re­ferentes são. I. "os objetos que te impress1onam", II. "teus animais"; III "os mitos que te assombram".

b) Por meio dos apostos, o autor define, especifica e explica a ma­neira como caracteriza a poesia de Maria Ouintana, o que torna os apostos essenciais para conferir 1nformat1v1dade ao texto

 

7.a) "edição bilíngue organizada e traduzida por Alexei Bueno (José Olympio)" - aposto explicativo

b) Sim. O aposto acrescentou in­formações sobre quem é o organizador e o tradutor da obra, bem como a editora que a publica.

c) Resposta pessoal. Possibilidade de resposta Poemas inéditos do escritor Pablo Neruda, que abar­cam um período que vai desde os princípios dos anos 1950 ate pouco antes da morte do poeta, em 1973, reafirmam a tese de que a poesia não é só uma experiência estetica, mas também um instrumento de luta. É possível acrescentar ao texto informações como a profis­são, a origem, o local de nasci­mento, etc. de Pablo Neruda

 

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

ORTOGRAFIA R/RR-S/SS 6º ANO

 

Regras básicas do uso do S/SS:

1. O S entre vogais é usado para representar o som de Z.

Exemplos: CASA.  S - SOM DE Z

2. Nunca se inicia uma palavra com SS.

Regras básicas do uso do R/RR:

1. Som forte do R: entre duas vogais usamos dois RR para representar o som forte do R. Se não houver duas vogais usamos apenas um R para representar o som forte:

Exemplo: O CARRO custou cara. RR – SOM FORTE – ENTRE VOGAIS.

Exemplo: O ENREDO da escola de samba será a Amazônia. R – SOM FORTE – ENTRE VOGAL E CONSOANTE.

2. Som fraco do R: entre duas vogais usamos um R para representar o som fraco do R.

Exemplo: O carro custou CARO. R- SOM FRACO

3. Nunca se inicia uma palavra com RR

Obs.: Há algumas exceções para a regra 2, mas não interferirá na realização dos exercícios abaixo.

Teoria vídeo R/RR

https://pt.khanacademy.org/humanities/lp-3-ano/xd5c3dd382bb052ca:lp-3ano-artes-e-literatura/xd5c3dd382bb052ca:lp-3ano-artes-literatura-oralidade/v/lp-3ano-video-as-letras-r-e-rr

Teoria vídeo S/SS

https://pt.khanacademy.org/humanities/lp-3-ano/xd5c3dd382bb052ca:lp-3ano-artes-e-literatura/xd5c3dd382bb052ca:lp-3ano-artes-literatura-oralidade/v/lp-3ano-video-as-letras-s-e-ss

JOGOS:

https://wordwall.net/pt/resource/22456679/portuguese-language/complete-as-palavras-com-r-ou-rr

https://wordwall.net/pt/resource/16602545/uso-do-s-e-ss

 

 

Complete as Palavras com R, RR, S ou SS na forma correta. (s/ss)

 

____ apo (s/ss)                   ____ádio (r/rr)                 Ba_____ iga   (r/rr)    

 

____ ereia (s/ss)                 Ma_____a (s/ss)             Va_____oura (s/ss)      

 

_____osa  (r/rr)                  Ca_____o (r/rr)                ____elógio (r/rr)

         

Maca____ão (r/rr)              Cami____eta (s/ss)           Natu___eza  (r/rr)       

 

____ei (r/rr)                       en____scar (r/rr)                Cami____a (s/ss)         

 

Te____ouro (s/ss)                Ga______afa (r/rr)           Gira_____ol (s/ss)

 

Se_____ote  (r/rr)               ____ ato (r/rr)                  ____odear (r/rr)

 

En____edo  (r/rr)                ___emana (s/ss)              To______e (s/ss)

 

_____alada (s/ss)                Ja______a (r/rr)                ____uco (s/ss)

 

Mo____o  (r/rr)                  Mú___ica (s/ss)                Fe_____o (r/rr)

 

A______a (s/ss)                  Ca_____a (s/ss)             So____ego (s/ss)

 

____oseira (r/rr)                 Go______o  (r/rr)          Beze_____o (r/rr)  

ORTOGRAFIA: A GENTE – AGENTE – NÓS – GENTE.

 

ORTOGRAFIA: A GENTE – AGENTE – NÓS – GENTE.

 

Vamos ver a definição da palavra pronomes.

 

PRONOMES: São palavras que substituem ou acompanham  um substantivo.

 

PRONOMES PESSOAIS são aqueles que representam as pessoas do discurso.

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

pessoa do singular

eu

me, mim, comigo

pessoa do singular

tu

te, ti, contigo

pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

pessoa do plural

nós

nos, conosco

pessoa do plural

vós

vos, convosco

pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 

1. Quais são os pronomes pessoais do caso reto?

...........................................................................................................................................

2. Qual o plural do pronome EU?

............................................

 

Leia a tirinha abaixo



https://www.sofiaeotto.com.br/quadrinhos/post/8853714179487523466

 

3. Que palavra ou expressão foi usada no primeiro quadrinho no lugar do pronome NÓS?

a) nossa!

b) né?

c) a gente

d) você

 

O uso dessa expressão A GENTE no lugar do pronome nós é uma característica da linguagem informal, das conversas entre amigos. Mas essa expressão NÃO é um pronome pessoal.

 

 

Leia a tirinha do Maluquinho.



http://blogdoxandro.blogspot.com/2013/07/tiras-n4796-menino-maluquinho-ziraldo.html

 

4. No terceiro quadrinho da tirinha a palavra agente significa;

a) nós

b) espião secreto

c) guarda de trânsito.

d) funcionário da saúde.

 

5. Marque a alternativa em que a palavra ou expressão possui o mesmo significado do pronome nós.

a) A gente vai estudar.

b) Toda  gente aplaudiu o cantor.

c) O agente de trânsito aplicou várias multas.

d) O agente se segurança evitou o roubo.

 

Leia um fragmento do poema de Paulo Leminski

Contranarciso

em mim
eu vejo
o outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente centenas

https://www.culturagenial.com/leminski-melhores-poemas/

 

6. Em qual das alternativas a palavra destacada possui o mesmo significado presente no poema?

a) A agente honesta aplicou uma multa.

b) Há gente honesta no mundo?

c) Existe agente honesto no mundo?

d) “A gente é pobre, mas é limpinho.”

 

Leia o poema abaixo.

Manuel Bandeira

Quando a Indesejada das gentes chegar

(Não sei se dura ou caroável),

talvez eu tenha medo.

Talvez sorria, ou diga:

— Alô, iniludível!

O meu dia foi bom, pode a noite descer.

(A noite com os seus sortilégios.)

Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,

A mesa posta,

Com cada coisa em seu lugar.

 

                                         BANDEIRA, Manuel. Consoada. Antologia Poética. Porto Alegre: L&PM, 2012. p. 133.

 

 

7. A palavra grifada no texto, só não pode ser substituída por:

a) agente

b) nós

c) pessoas

d) a agente

 

 

CONCLUSÃO

A partir dos exercícios podemos concluir que:

Gente significa pessoas, multidão.

Agente significa aquele que faz algo.

A gente significa nós na linguagem informal.

 

Reflexão.

       A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
       A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
      A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...

      Tudo bem!

      O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...

       é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.

      Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

https://www.pensador.com/poema_gente_de_chico_xavier/

 

 

SINAIS DE PONTUAÇÃO

 

SINAIS DE PONTUAÇÃO

 



 

 

 

1. Leia o texto abaixo com atenção.

O Eco

      Pai e filho caminhavam por uma montanha. De repente o menino cai e grita: “Aaaaaaiii!!!”

      Para a sua surpresa, escuta a voz repetir-se, em algum lugar da montanha: “Aaaaaaiii!!!”.

     Curioso, pergunta “quem és? ” e recebe como resposta “quem és?” Contrariado, grita, “covarde! ” e a resposta é “covarde!”.

     Então, olha para o pai e pergunta, aflito: “O que é isso? ”

     O pai sorri e fala “Filho, presta atenção”. E grita em direção à montanha: “Eu admiro-te!!!” e a voz responde: “Eu admiro-te!!!”. De novo o homem grita: “És um campeão! ” e a voz responde “És um campeão!”.

     O menino fica espantado. Não entende. O pai explica:

      – As pessoas chamam a isto eco, mas na verdade isso é a vida. Ela nos dá de volta tudo o que dizemos. Nossa vida é o reflexo de nossas ações.

 

Autor Desconhecido. Disponível em: <http://www.acessa.com/viver/>.

 

 

1. De acordo com o texto do quadro acima, marque um X na resposta correta.

a. Note que as aspas foram empregadas em diferentes partes do texto. Por quê?

( ) Para indicar a admiração da personagem diante da situação.

( ) Para indicar uma pausa entre a fala do pai e a fala do filho.

( ) Para substituir o uso das vírgulas.

( ) Para indicar a fala de alguém.

 

b. No decorrer do texto, o que os dois-pontos anunciam?

( ) Anunciam o entusiasmo de uma fala.

( ) Anunciam a interrupção de uma fala.

( ) Anunciam a fala do narrador.

( ) Anunciam a antecipação de uma fala.

 

c. No trecho “Para a sua surpresa, escuta a voz repetir-se […]”, a vírgula foi utilizada com qual finalidade?

( ) Indicar uma pausa.

( ) Indicar uma admiração.

( ) Indicar a fala de uma personagem.

( ) Indicar uma nova ideia.

 

2. “Aaaaaaiii!!!”. O uso repetitivo do sinal de exclamação reforça o sentimento de:

a. ( ) alívio.

b. ( ) alegria.

c. ( ) dor.

d. ( ) espanto.

 

3. No último parágrafo do texto, o travessão indica:

a. ( ) o início da fala de uma pessoa.

b.( ) a separação de frases explicativas.

c. ( ) uma observação feita pelo narrador.

d. ( ) a conclusão da história.

 

4. A informação, colocada entre parênteses, é:

a. ( ) uma explicação.

b. ( ) uma comparação.

c. ( ) uma conclusão.

d. ( ) uma exemplificação.

 

5. A respeito dos sinais de pontuação, assinale a alternativa que melhor corresponde o sinal ao seu significado:

a. ( ) Ponto de interrogação (final de frase), ponto de exclamação (pergunta), ponto final (pausa).

b. ( ) Ponto de interrogação (pergunta), ponto de exclamação (pausa), ponto final (final de frase).

c.( )Ponto de interrogação (pergunta), ponto de exclamação (espanto/alegria), ponto final (final de frase).

d. ( ) Ponto de interrogação (afirmação), ponto de exclamação (interrogação), ponto final (pausa).

 

6. Indique qual conjunto de sinais de pontuação completa as lacunas no texto de forma correta.

 

      O que você disse ___ Na realidade__ nada mais havia para fazer__ Os assuntos foram falados__ as dúvidas foram esclarecidas__ os problemas foram evitados__ Apesar disso__ parece que não compreendiam__

 

a. ( ) ponto final, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de exclamação , ponto final, vírgula, ponto final.

b. ( ) ponto de interrogação, vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto final.

c. ( ) ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto final.

c. ( ) vírgula, ponto de exclamação, ponto final, vírgula, ponto de interrogação, ponto final, vírgula, ponto final.

 

Disponível em:

Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça- SC

https://www.morrodafumaca.sc.gov.br/cms/diretorio/index/codMapaItem/141086

 

MAL OU MAU MAS OU MAIS COM GABARITO

 ORTOGRAFIA  MAL OU MAU

TEORIA 1

 

       “Mal” e “mau” são duas palavras homófonas. Ou seja, elas são pronunciadas da mesma maneira, mas escritas de forma diferente. Tente pronunciá-las. Elas são pronunciadas da mesma forma, mas apresentam escrita diferente.

       Uma vez que possuem o mesmo som, elas costumam gerar muitas dúvidas para os utilizadores da língua.

     A palavra mal com “l” é contrária de bem. Você consegue substituir mal por bem.

     A palavra mau com “u” é o contrário de bom.

    Exemplos:

    Estou me sentindo mal essa manhã. / Estou me sentido bem essa manhã

   João é mau aluno./ João é bom aluno.


 

 

Leia a tirinha.



https://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f32602200702.htm

 1. Qual o problema que se apresenta no 1º quadrinho?

______________________________________________________________

2. Qual foi a causa desse problema?

______________________________________________________________

3. Identifique na tirinha duas palavras de sentidos opostos (contrários) e transcreva as:

______________________________________________________________

4. Partindo da fala do 2º quadrinho, complete as lacunas com BEM e BOM:

MAL é o contrário de ____________; MAU é o contrário de ______________.


5. Use MAL ou MAU, conforme o caso:

a. “O primeiro passo para o bem é não fazer o ____________”. (artigo)

b)  “Uma __________filho será um __________irmão, um___________amigo e um __________ cidadão.” (substantivos)

c) “se, porém, os teus olhos forem _______, o teu corpo será tenebroso” (substantivo)

d) “Não há ________ que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.” (substantivo)

e) “Porque não há árvore boa que dê _________fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto.” (substantivo)

f) Para que o _______ triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados. (artigo)

g) “Antes só do que _________ acompanhado.” (verbo)

h) “É mais fácil vencer um ___________hábito hoje do que amanhã” (substantivo)

i) Que tarefa _________feita. (verbo)

j) Este prédio foi _________ construído   (verbo)

k) Não há livro tão _______que não tenha algo de bom. (substantivo)

l) Não leves a ________ o que estou dizendo. (verbo)

 TEORIA 2

 

1- MAU - CONTRÁRIO DE BOM
É a adjetivo- dá qualidade a um substantivo (lobo mau / mau hálito)

 

2- MAL – CONTRÁRIO DE BEM.
Podem ser:
a – advérbio- Quando modifica um verbo: (Chapeuzinho enxerga mal ou bem)
b- substantivo: Quando dá nome:  (meu mal, o mal, o seu mal)


 Leia a tirinha.








6. Como chapeuzinho descobriu que era o Lobo Mau e não a Vovó dela já que não enxergava bem?

_______________________________________________

7. A palavra MAU no primeiro quadrinho é o antônimo de ________________________.

8.  Se a personagem não enxergasse MAL, ela enxergaria ___________.

 9.  Leia as frases e complete-as com MAU ou MAL:

a) João tem um vizinho muito _____________.

b) Sônia passou muito _____________ ontem à noite.

c) É preciso cortar o ______________ pela raiz.

d) Rebeca olhou para Ricardo e achou que estava com a cara de ___________



MAS OU MAIS

     Muitas vezes, ao escrever, cometemos a troca das palavras, MAS e MAIS.

      Mas, quando usar cada uma delas? Veja:

 

      MAS: uma palavra que introduz uma ideia contrária. MAS pode ser trocada por  PORÉM, TODAVIA, NO ENTANTO, ENTRETANTO.

– Ela tentou, mas não conseguiu.

– Ela tentou, porém não conseguiu.

 

     MAIS: corresponde ao contrário de MENOS. Basta trocar uma pela outra e ver se é possível.

– Compre mais frutas.

– Compre menos frutas.

 

Obs.: Basta trocar as palavras pelas indicadas para descobrir se você deverá utilizar MAS ou MAIS.

 

Leia a tirinha:



https://docplayer.com.br/53543720-3a-etapa-o-ano-olimpico-ensino-fundamental-linguagens-codigos-e-suas-tecnologias-lingua-portuguesa-5-lingua-inglesa.html 

10. Observe as palavras em destaque nas falas da Mônica transcritas a seguir:

“Sete e sete são quatorze, com MAIS sete vinte e um...”

“ Tenho sete namorados, MAS não gosto de nenhum! ”

Agora complete corretamente as lacunas com, MAS ou MAIS:

_______________ é o mesmo que PORÉM, é usado para indicar oposição; _______________ é contrário de MENOS, é usado para indicar quantidade ou intensidade.

 

11. Complete os espaços usando, MAS = PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, NO ENTANTO ou MAIS ANTÔNIMO DE MENOS.  Depois diga se há ideia de adição ou de oposição/ de algo contrário.

a) Os alunos queriam __________aula de Matemática. _______________________

b) Podem trazer! Quanto ___________, melhor. _______________________

c) Comprei um carro, ___________não sei dirigir. _______________________

d) Você tirou 10 na prova, _________ainda foi reprovado. _______________________

e) Ela é __________bonita devido a sua simplicidade. _______________________

f) Eu gasto ________ dinheiro com roupas. _______________________

g) Meu sítio é muito bom, ________ eu prefiro a cidade. _______________________

h) A mãe deu _________ atenção a menina. _______________________

 

12. Complete os espaços usando, MAS = PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, NO ENTANTO ou MAIS ANTÔNIMO DE MENOS.  Depois diga se há ideia de adição ou de oposição/ de algo contrário.

a) Todos pedem _______ educação. _______________________

b) São Paulo é a cidade _______ agitada do Brasil. _______________________

c) Preciso estudar _______, _______ não tenho tempo. _________________, ____________

d) Ela contou muitas coisas novas, _______ não tudo. _______________________

e) Preciso comprar _______ sapatos. _______________________

f) Ela é a aluna _______ inteligente da turma. _______________________

g) O time jogou muito bem, _______ acabou derrotado. _______________________

h) Não havia estudado, _______ acertei todas as questões. _______________________

i) A China tem a economia que _______ cresce atualmente. _______________________

j) Quero conquistá-la, _______ não sei o que dizer. _______________________

Fonte: https://www.morrodafumaca.sc.gov.br/cms/diretorio/index/codMapaItem/141086

1. O irmão mais velho empurrar o irmão mais novo

2. O anjo bom dele ser parecido com o anjo mau.

3. Bom/mau.

4. Bem/bom:

5.

a) mal

b) mau, mau, mau, mau

c) maus

d) mal

e) mau

f) mal

g) mal

h) mau

i) mal

j0 mal

k) mau

l) mau

6. Devido ao mau hálito do lobo mau.

7. Bom.

8.  Bem.

 

9.  

a) mau.

b) mal

c) mal

d) mau

 

10. Mas, mais

 11.

a) mais – adição.

 b) mais – adição.

c) mas – oposição.

d) mas - oposição

e) mais - adição

f) mais – adição.

g) mas - oposição

h) mais - adição

 

12.

a)  mais – adição.

b) mais – adição.

c) mais, mas – adição, oposição.

d) mas – oposição.

e) mais – adição.

f) mais - adição

g) mas - oposição

h) mas – oposição.  

i) mais – adição

j) mas – oposição