ORTOGRAFIA MAL OU MAU
TEORIA 1
“Mal”
e “mau” são duas palavras
homófonas. Ou seja, elas são
pronunciadas da mesma maneira, mas escritas de forma diferente. Tente
pronunciá-las. Elas são pronunciadas
da mesma forma, mas apresentam escrita diferente.
Uma vez que possuem o mesmo som, elas costumam gerar muitas dúvidas
para os utilizadores da língua.
A palavra mal com “l” é contrária de bem. Você consegue
substituir mal por bem.
A palavra mau com “u” é o contrário de bom. Exemplos: Estou me sentindo mal essa manhã. / Estou me sentido bem essa manhã |
Leia a tirinha.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f32602200702.htm
______________________________________________________________
2. Qual foi a causa desse problema?
______________________________________________________________
3. Identifique na tirinha duas palavras de sentidos opostos
(contrários) e transcreva as:
______________________________________________________________
4. Partindo da fala do 2º quadrinho, complete as lacunas com BEM e BOM:
MAL é o contrário de ____________; MAU é o contrário de ______________.
5. Use MAL ou MAU, conforme o caso:
a. “O primeiro passo para o bem é não fazer o
____________”. (artigo)
b) “Uma __________filho será um __________irmão, um___________amigo e um __________ cidadão.” (substantivos)
c) “se, porém, os teus olhos
forem _______, o teu corpo será tenebroso” (substantivo)
d) “Não há ________ que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.” (substantivo)
e) “Porque não há árvore boa que dê _________fruto nem tampouco árvore má que
dê bom fruto.” (substantivo)
f) Para que o
_______ triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados. (artigo)
g) “Antes só do que _________ acompanhado.” (verbo)
h) “É mais fácil vencer um ___________hábito hoje do que amanhã” (substantivo)
i) Que tarefa _________feita.
(verbo)
j) Este prédio foi _________ construído (verbo)
k) Não há livro
tão _______que não tenha algo de bom. (substantivo)
l) Não leves
a ________ o que estou dizendo. (verbo)
1- MAU - CONTRÁRIO DE BOM
2- MAL – CONTRÁRIO DE
BEM. |
Leia a tirinha.
6. Como chapeuzinho descobriu que era o Lobo Mau e não a Vovó dela já que não enxergava bem?
_______________________________________________
7. A palavra MAU no primeiro quadrinho é o antônimo de ________________________.
8. Se a personagem não
enxergasse MAL, ela enxergaria ___________.
a) João tem um vizinho muito _____________.
b) Sônia passou muito _____________ ontem à noite.
c) É preciso cortar o ______________ pela raiz.
d) Rebeca olhou para Ricardo e achou que estava com a cara
de ___________
Muitas vezes, ao escrever, cometemos a
troca das palavras, MAS e MAIS. Mas, quando usar cada uma delas? Veja: MAS: uma palavra que introduz uma
ideia contrária. MAS pode ser
trocada por PORÉM, TODAVIA, NO
ENTANTO, ENTRETANTO. – Ela tentou,
mas não conseguiu. – Ela tentou,
porém não conseguiu. MAIS: corresponde ao contrário de MENOS.
Basta trocar uma pela outra e ver se é possível. – Compre mais frutas. – Compre menos frutas. Obs.: Basta
trocar as palavras pelas indicadas para descobrir se você deverá utilizar MAS
ou MAIS. |
Leia a tirinha:
https://docplayer.com.br/53543720-3a-etapa-o-ano-olimpico-ensino-fundamental-linguagens-codigos-e-suas-tecnologias-lingua-portuguesa-5-lingua-inglesa.html
10. Observe as palavras em destaque nas falas da Mônica transcritas a seguir:
“Sete e sete são quatorze, com MAIS sete vinte e
um...”
“ Tenho sete namorados, MAS não gosto de nenhum! ”
Agora complete corretamente as lacunas com, MAS ou MAIS:
_______________ é o mesmo que PORÉM, é usado para indicar oposição; _______________ é contrário de MENOS, é usado para indicar quantidade ou intensidade.
11. Complete os espaços usando, MAS = PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, NO ENTANTO ou
MAIS ANTÔNIMO DE MENOS.
Depois diga se há ideia de adição ou de oposição/
de algo contrário.
a) Os alunos queriam __________aula de Matemática. _______________________
b) Podem trazer! Quanto ___________, melhor. _______________________
c) Comprei um carro, ___________não sei dirigir. _______________________
d) Você tirou 10 na prova, _________ainda foi reprovado. _______________________
e) Ela é __________bonita devido a sua simplicidade. _______________________
f) Eu gasto ________ dinheiro com roupas. _______________________
g) Meu sítio é muito bom, ________ eu prefiro a cidade. _______________________
h) A mãe deu _________ atenção a menina. _______________________
12. Complete os espaços usando, MAS = PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, NO ENTANTO ou
MAIS ANTÔNIMO DE MENOS.
Depois diga se há ideia de adição ou de oposição/
de algo contrário.
a) Todos pedem
_______ educação. _______________________
b) São Paulo é a
cidade _______ agitada do Brasil. _______________________
c) Preciso estudar
_______, _______ não tenho tempo. _________________, ____________
d) Ela contou muitas
coisas novas, _______ não tudo. _______________________
e) Preciso comprar
_______ sapatos. _______________________
f) Ela é a aluna
_______ inteligente da turma. _______________________
g) O time jogou
muito bem, _______ acabou derrotado. _______________________
h) Não havia estudado,
_______ acertei todas as questões. _______________________
i) A China tem a
economia que _______ cresce atualmente. _______________________
j) Quero conquistá-la, _______ não sei o que dizer. _______________________
Fonte: https://www.morrodafumaca.sc.gov.br/cms/diretorio/index/codMapaItem/141086
1. O irmão mais velho empurrar o
irmão mais novo
2. O anjo bom dele ser parecido com o anjo mau.
3. Bom/mau.
4. Bem/bom:
5.
a) mal
b) mau, mau, mau, mau
c) maus
d) mal
e) mau
f) mal
g) mal
h) mau
i) mal
j0 mal
k) mau
l) mau
6. Devido ao mau hálito do lobo mau.
7. Bom.
8. Bem.
9.
a) mau.
b) mal
c) mal
d) mau
10. Mas, mais
11.
a) mais – adição.
b) mais – adição.
c) mas – oposição.
d) mas - oposição
e) mais - adição
f) mais – adição.
g) mas - oposição
h) mais - adição
12.
a) mais – adição.
b) mais – adição.
c) mais, mas – adição, oposição.
d) mas – oposição.
e) mais – adição.
f) mais - adição
g) mas - oposição
h) mas – oposição.
i) mais – adição
j) mas – oposição
Gostei da atividade!
ResponderExcluir