PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

SUBSTANTIVO 6 ANO EXERCÍCIO DE REVISÃO

 

Os terroristas – Moacyr Scliar

Vídeo – texto: https://www.youtube.com/watch?v=HyDYK9kGLhU

Vídeo – teoria: https://www.youtube.com/watch?v=16GjldjVnsY

 

 

     Era um professor duro, exigente e implacável. As provas eram feitas sem aviso prévio. Todos os trabalhos valiam nota e eram corrigidos segundo os critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do ano quase todos os alunos estavam à beira da reprovação. As notas, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.

       O que fazer? Reuniam-se todos os dias em frente ao colégio para discutir a situação, mas nada lhes ocorria. Até que um deles teve uma ideia brilhante.

      O livro de chamada. A solução estava ali: tinham de se apossar do livro de chamada e mudar as notas. Um 0 podia ser transformado em 8. Um 1 poderia virar 7(ou 10, dependendo do grau de ambição).

O problema era pegar o livro, que o professor não largava nunca – nem

mesmo para ir ao banheiro. Aparentemente, só uma catástrofe poderia separá-los.

       Recorreram, pois, à catástrofe. Um dos alunos telefonou do orelhão em frente ao colégio, avisando que havia um princípio de incêndio na casa do professor.

      Avisado, o pobre homem saiu correndo da sala de aula – deixando sobre a mesa o famigerado livro de presença.

Acrediteis se eu disser que ninguém tocou no livro? Ninguém tocou no livro.

      Os rapazes se olharam, mas nenhum deles tomou a iniciativa de mudar as notas. Às vezes a consciência pesa mais que a ameaça de reprovação.

     Fonte: SCLIAR, Moacyr. Um país chamado infância. São Paulo: Ática, 1995.

 

 

1. A ideia básica do texto é:

( ) provar que o professor cuidava muito bem do livro de chamada.

( ) mostrar o quanto o professor era exigente com seus alunos.

( ) provar que os alunos eram muito exigentes e críticos.

( ) mostrar que sempre há desavença entre aluno e professor.

( ) provar que a noção de certo e de errado é muito forte.

 

2. Assinale o provérbio que sintetiza a conclusão do texto:

( ) Quem fala demais, dá bom dia a cavalo.

( ) Dizer é fácil; fazer é que são elas.

( ) A união faz a força.

( ) Quem avisa, amigo é.

( ) Onde há fumaça, há fogo.

 

Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:

1- SUBSTANTIVO       6 - VERBO

2- ARTIGO                   7 - ADVÉRBIO

3 - ADJETIVO              8 - PREPOSIÇÃO

4 - NUMERAL              9 - CONJUNÇÃO

5 - PRONOME             10 – INTERJEIÇÃO

 

SUBSTANTIVO é a palavra que dá nome a tudo; é usada para dar nome a pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.

Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo)

Os substantivos classificam-se em:

Comum : menino/ Próprio: João

Concreto: menino/ Abstrato: bagunça

Primitivo: menino/ Derivado: menininho

Simples: menino/ Composto: couve-flor

Coletivo: bando.

 

 

 

 

 

 

3. Localize os substantivos que aparecem no fragmento do texto:

 

      Era um professor duro, exigente e implacável. As provas eram feitas sem aviso prévio. Todos os trabalhos valiam nota e eram corrigidos segundo os critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do ano quase todos os alunos estavam à beira da reprovação. As notas, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.

 

4. “Reuniam-se todos os dias em frente ao colégio para discutir a situação, mas nada lhes ocorria.” A palavra grifada é:

(  ) Substantivo derivado.

(  ) Substantivo composto.

(  ) Substantivo próprio.

(  ) Substantivo abstrato

 

5. Classifique as palavras grifadas abaixo em substantivo concreto ou substantivo abstrato.

a) O livro de chamada.

.............................................................

b) A solução estava ali:

.............................................................

c) Às vezes a consciência pesa mais

..............................................................

d) Um dos alunos telefonou do orelhão

..............................................................

 

6. O substantivo derivado banheiro é originado de qual substantivo primitivo?

a) banha

b) banho

c) banheira

 

7. O substantivo derivado terroristas é originado de qual substantivo primitivo?

a) terra.

b) terreiro.

c) terror.

 

8. Classifique as palavras grifadas das frases:

a) “Os rapazes se olharam, mas nenhum deles tomou a iniciativa de mudar as notas. Às vezes a consciência pesa mais que a ameaça de reprovação.”

 

Substantivo abstrato: ................................,.....................................

Substantivo concreto: ..................................,......................................

 

b) Fonte: SCLIAR, Moacyr. Um país chamado infância. São Paulo: Ática, 1995.

Substantivo comum: ............................., ..............................................

Substantivo próprio: .............................., ..............................................

 

9. Explique o que é substantivo.

..................................................................................................................................................

10. De um exemplo para cada tipo de substantivo.

a) substantivo derivado ...........................................

b) substantivo abstrato  ..........................................

c) substantivo composto  ........................................

d) substantivo próprio  ............................................

 

 

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

PRONOMES INDEFINIDOS TEORIA E EXERCÍCIOS 6º E 7º ANO

 

 PRONOMES INDEFINIDOS

 

Leia a tirinha do Armandinho.





https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/np.1444048903818367.100005065987619/1058479204197385/


1. Correlacione as palavras com o seu significado.

(A) Veganos                   (   ) Animais que se alimentam predominantemente de carne.

(B) Onívoros                  (   ) Animais que se alimentam de plantas.

(C) Carnívoros               (   ) Animais que se alimentam tanto de carne quanto de plantas.

(D) Herbívoros              (   ) Pessoas que não consomem nada de origem animal como ovos, mel, leite...


2. “Alguns animais são carnívoros...” Substitua a expressão destacada por Três exemplos.

________________, _____________ e _______________ são carnívoros.

3. “Outros são herbívoros...” Substitua a expressão destacada por Três exemplos.

________________, _____________ e _______________ são herbívoros.

4. “Muitos humanos já são veganos” Substitua a expressão destacada por nome de pessoas.

___________, _____________ e ___________ já são veganos.

5. As palavras ALGUNS, OUTROS, E MUITOS na tirinha se referem a;

a) primeira pessoa do discurso: quem está falando.

b) segunda pessoa do discurso: com quem se está falando.

c) terceira pessoa do discurso: de quem ou do que se está falando.

Teoria

       No exercício 2,3 e 4 as palavras alguns, outros e muitos estavam empregadas de modo vago, INDEFINIDO ao substituí-las por exemplos você DEFINIU o significado delas. OS PRONOMES INDEFINIDOS são palavras que se referem a terceira pessoa do discurso de modo vago, sem definir o significado ou a quantidade.

 

Veja abaixo o quadro com os principais pronomes indefinidos:

Variáveis

Invariáveis

Singular

Plural

Masculino

Feminino

Masculino

Feminino

algum
nenhum
todo
muito
pouco
vário
tanto
outro
quanto

alguma
nenhuma
toda
muita
pouca
vária
tanta
outra
quanta

alguns
nenhuns
todos
muitos
poucos
vários
tantos
outros
quantos

algumas
nenhumas
todas
muitas
poucas
várias
tantas
outras
quantas

alguém
ninguém
outrem
tudo
nada
algo
cada

qualquer

          quaisquer

 Leia a história abaixo:

 UMA HISTÓRIA DE QUATRO PESSOAS: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.


       Havia um importante trabalho há ser feito, e TODO MUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria.
       QUALQUER UM poderia ter feito, mas NINGUÉM fez.
       ALGUÉM se zangou porque era um trabalho de TODO MUNDO.
       TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
        No final TODO MUNDO culpou ALGUÉM porque NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

Disponível em: Histórias e pensamentos 2 https://www.pensador.com/frase/NTMzMjU4/

 

6. Quais os quatro pronomes indefinidos presentes no texto e no quadro dos pronomes indefinidos?

______________, ______________, ________________, ______________

 

Leia a seguir um trecho do artigo 5 da Constituição Brasileira:

 

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

 

I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

 

II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

 

III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

 

 

7. Quais são os pronomes indefinidos presentes neste trecho?

___________, ___________, __________,

 

8. A Lei acima só não dá garantias a quais brasileiros e estrangeiros?

____________________________________________________________________

 

9. Sublinhe os pronomes indefinidos nas frases abaixo:

 

a) Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo. (Oscar Wilde).

b) Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem. (Peter Drucker)

c) Pra atrasar tem muitos, pra adiantar é que tem poucos. (Marcelo D2)

d) Felicidade é uma coleção de vários momentos felizes. (Vitorio Furusho)

e) Tantos homens, tantas mentes; cada uma seguindo o próprio caminho. (Terêncio)

f) Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos. (Confúcio)

Quantos dias vão em vão, quantas noites já nem vem. Quanto vale a solidão, se ela vier pro seu bem (Projota)

 

Leia o poema abaixo

Amor é vida

Todos pensam que sou rei

Muitos pensam mestre sou

Poucos sabem que errei

Só eu sei o que passou.

 

Quanto vale uma vida

Muito mais que imaginei

Só não foi toda perdida

Salvo fui quando te amei.

Autor desconhecido.

Quais são os pronomes indefinidos presentes na primeira estrofe.

______________________________________________________________________

 

terça-feira, 16 de novembro de 2021

SUJEITO 4 EXERCÍCIOS DE MARCAR X 6º

 SUJEITO 4 EXERCÍCIOS DE MARCAR X 6º OU 7º ANO

 Leia a tirinha abaixo.



https://www.facebook.com/TirinhaW/photos/2669105316506702

 1. Assinale a alternativa em que a palavras destacada é o sujeito da oração:

a) Filha, tem um garoto lá fora

b) Thaisa, você vai na festa sábado?

c) Está me chamando para sair, Lucas?

d) Thaisa, você vai na festa sábado?

 

2. Ao estudar o sujeito aprendemos uma regra que diz que:

a) O sujeito nunca será separado do verbo com vírgula.

b) O sujeito sempre será separado do verbo com vírgula.

c) O sujeito será marcado com ponto de interrogação.

d) O sujeito será marcado com ponto de exclamação.

 

3. “Quer comprar?” O verbo destacado se refere à palavra:

a) Eu

b) Você

c) Nós

d) Ele

 

4. Em qual das alternativas a palavra destacada NÃO É UM VERBO.

a) Filha, tem um garoto lá fora

b) Está me chamando para sair, Lucas?

c) Thaisa, você vai na festa sábado?

d) Não, estou vendendo ingresso!

 

Gabarito:

1. D

2. A

3. B

4. C


COMPLEMENTO NOMINAL EXERCÍCIOS

A gramática divide as palavras em dois grupos:

1. verbos.

2. nomes (qualquer palavra que não seja um verbo).

 

Leia a tirinha.


 1. Marque nas alternativas abaixo se a palavra destacada é um verbo ou um nome.

a) Escada do sucesso.

(   ) Verbo                 (   ) nome

b) O Ernie diz que tem medo de altura.

(   ) Verbo                 (   ) nome

c) O Ernie diz que tem medo de altura.

(   ) Verbo                 (   ) nome

 

2. Copie somente os termos (parte) do exercício acima que estão completando o sentido de NOMES (após palavras que não são verbos).

..........................................................................................

...........................................................................................

3. Que nome poderíamos dar a um termo que complementa o sentido de um nome?

............................................................................................

 

 

COMPLEMENTO NOMINAL: é o termo que completa o sentido de um nome, ou seja, completa o sentido de uma palavra que não seja verbo.  Começa sempre com uma preposição. As preposições são: a, ante, até, após, contra, com, desde, de, entre, em, para, por,...

Ex.: Escada DO SUCESSO. Medo DE ALTURA.

 

4. Circule os complementos nominais das orações abaixo:

a) As crianças têm necessidade de modelos.

b) A construção da casa demorou muito tempo.

c) A invenção da imprensa foi um fato muito importante.

d) É preciso ter respeito por todos.

e) A leitura de jornais mantinha-o informado.

f) Paula ficou preocupada com a notícia.

g) O consumidor tem interesse por novos produtos.

h) A propaganda será útil à comunidade.

i) Só tenho confiança em você.

j) Luís ficou responsável por tudo.

k) Eles estavam preparados para a guerra.

 

5. Circule os COMPLEMENTOS NOMINAIS das orações seguintes. Depois INDIQUE COM UMA SETA SE ELE SE REFERE A UM ADJETIVO ou SUBSTANTIVO.

a) Ele tem necessidade de ajuda.

b) Temos confiança em você.

c) Márcia é dedicada à família.

d) A casa está arrumada para festa.

e) O nadador está orgulhoso do resultado.

f) Bruno está feliz por esse encontro.

g) O cigarro é prejudicial à saúde.

 

Leia a tirinha.



6. Quais os complementos nominais presentes na tirinha?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Acrescente um complemento nominal aos nomes destacados.

a) Estou sem vontade._____________________________

b) Eu tenho orgulho______________________________

c) Nós temos certeza_____________________________

d) Ela está preparada_____________________________

e) Não é permitida a entrada_______________________

f) Os conselhos foram úteis________________________

h) A atendente foi atenciosa _______________________

i) Minha mãe tem confiança______________________

 

8. Diga se os termos destacados estão completando o sentido de um verbo ou de um nome.

a) A venda da casa foi realizada pela imobiliária.

_______________________________________

b) Ela precisa da casa para o Natal.

______________________________________

c) A discussão dos amigos não acabou bem.

______________________________________

d) Não se esqueça dos amigos.

_____________________________________

e) O adiamento do jogo foi mal recebido.

_____________________________________

f) Eles não gostaram do jogo.

____________________________________

g) Aguardamos o retorno das aulas.

_____________________________________

h) O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal.

____________________________________

i) Ele só ama o dinheiro.

__________________________________

j) SBP terrível contra os insetos.

_________________________________

K Ficamos preocupados com a notícia.

__________________________________

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

PRONOMES PESSOAIS EXERCÍCIOS DE ESCRITA

 FONTE: https://www.colegiocemp.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Apostila-de-Portugu%C3%AAs-4%C2%BA-ano-Vol-2-p%C3%A1ginas-9-23.pdf

PRONOMES PESSOAIS

 

         As palavras que indicam a pessoa que fala, com quem se fala ou de quem se fala pertencem à classe dos pronomes pessoais

PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO

 

 

 

SINGULAR

PLURAL

Primeira pessoa - quem fala

eu

nós

Segunda pessoa – com quem se fala

tu

vós

Terceira pessoa – de quem se fala

ele, ela

eles, elas

 

1. Complete com pronomes pessoais retos.

 a) .........desci e Renato subiu.

 b) .........já fizemos o dever de casa.

 c)......... encontraram os amigos no shopping.

 d) .........não conseguiu cortar o tronco da árvore.

 

2. Substitua as palavras sublinhadas por pronomes pessoais retos.

a) Juliana tem medo de cachorro.

.........................

b) Eu e Luciana gostamos muito de viajar.

.........................

c) As crianças necessitam de amor e compreensão.

.........................

 

3. Sublinhe os pronomes pessoais retos.

a) Nós não devemos fazer mal a ninguém.

b) Eu tenho vontade de comer quando faz frio.

c) Tu colocaste a carteira no bolso?

 

PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS

 

Singular

1a pessoa → me, mim, comigo

2a pessoa → te, ti, contigo

3a pessoa → se, si, consigo, o, a, lhe

Plural

1a pessoa → nos, conosco

2a pessoa → vos, convosco

3a pessoa → se, si, consigo, os, as, lhes

 

4. Circule os pronomes pessoais oblíquos.

a) Eu me esqueço de tudo.

b) Nós lhe oferecemos flores.

c) Vou à feira. Venha comigo.

d) Ele levou o livro consigo.

 

5. Correlacione corretamente.

(A) Pedro                   (   ) somos brasileiros.

(B) Nós                      (   ) é campeão de futebol.

(C) Carlos e Lígia       (   ) sou fã dos jogadores da seleção.

(D) Eu                        (   ) estão se preparando para o campeonato.

 

6. Risque os pronomes oblíquos das frases abaixo:

a) Vou dar-lhe muita atenção nas horas necessárias.

b) Você quer ir comigo até a escola?

c) Ajudar as crianças me faz muito bem.

7. Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas por pronomes pessoais oblíquos.

a) Tive os meus direitos respeitados.

.........................................................................................................................

b) Disse a ele que deveria respeitar os direitos das crianças.

...........................................................................................................................

c) Cumpra seus direitos!

...........................................................................................................................

 

8. Classifique os pronomes pessoais sublinhados.

a) Ela é portadora de necessidades especiais.       

.......................................................................

b) A criança contou-me que sua casa é boa. 

......................................................................

c) Não o vi chegar, ele não fez barulho.  

.........................................................................

 

9. De acordo com seus conhecimentos, substitua a expressão “a gente” pelo pronome adequado, fazendo a concordância.

a) A gente deve sempre exigir que as leis sejam respeitadas.

............................................................................................................................

b) Suzi foi com a gente saber mais sobre nossos direitos.

............................................................................................................................

c) Sempre que a gente precisa, recorre à Unicef.

...........................................................................................................................

10. Classifique os pronomes de acordo com o modelo.

eu → pronome pessoal do caso reto           

a) eles →.....................................................................         

b) me → .....................................................................         

c) lhe → ........................................................................      

d) nós →.....................................................................         

e) tu →  .......................................................................        

f) conosco → ...............................................................

 

11.  Circule os pronomes pessoais retos.

a) Nós conhecemos o presidente do clube.

b) Ela abriu a porta para mim.

c) Tu conheces um caminho melhor?

d) Quase no fim da aula, eu olhei para ela.

 

 

12. Complete com pronomes pessoais retos.

 a).......................continuaremos na Terra.

b) Os computadores estarão por toda parte,..............poderão até estar em nosso corpo.

13. Sublinhe os pronomes oblíquos das frases.

a) Após a abertura do lacre, guarde-o na geladeira.

b) Será preciso comprá-lo em outra farmácia.

c) Contaram-me muitas histórias.

 

14. Circule os pronomes pessoais das frases abaixo e classifique-os.

a) Paulo se deu bem no teste de Geografia.

b) Eu já nem me lembrava da antiga escola.

c) Papai ficou chateado comigo.

d) Eu lhe disse que meus amigos estavam aprontando comigo.

 

15. Complete com os pronomes retos.

 a)..................vou ao cinema no shopping.

 b)..................gosta de cinema.

 c) .................fomos ao cinema no domingo.

 d)..................estudastes para a prova?

 

16. Escreva a letra R para as frases que contêm pronomes pessoais retos ou a letra O para as que contêm pronomes pessoais oblíquos.

a) (      ) O livro de leitura está comigo.

b) (      ) Ele colocou o livro na mochila.

c) (      ) O lápis que está contigo é do Pedro.

d) (      ) Nós estudaremos juntos.

 

17. Circule os pronomes pessoais oblíquos.

a) Posso vê-la amanhã?

b) Ela me viu na escola.

c) Vejo-o mais tarde.

d) Ela perguntou-me sobre a aula de Português.

 

18. Que palavras substituem as sublinhadas?

a) O menino aprendeu a ler.

b) As tartarugas têm carapaças.

 

19. Preencha o quadro com os pronomes pessoais.

 

SINGULAR

PLURAL

Primeira pessoa - quem fala

 

 

Segunda pessoa – com quem se fala

 

 

Terceira pessoa – de quem se fala

 

 

 

22. Preencha  os        espaços,         usando            pronomes       que      substituam      aspalavras sublinhadas.

a) Sua mãe está cansada.

 ................está cansada.

b) Eu e você fizemos os exercícios de Matemática.

 ...............fizemos os exercícios de Matemática.

c) João, Marcelo e eu sairemos cedo.

 .............sairemos cedo.

d) Pedro, Joana e Laura já chegaram.

 .............já chegaram.

e) Laís, Roberta e Tatiana já chegaram.

 ...........já chegaram.