Os terroristas – Moacyr Scliar
Vídeo – texto: https://www.youtube.com/watch?v=HyDYK9kGLhU
Vídeo – teoria: https://www.youtube.com/watch?v=16GjldjVnsY
Era um professor duro, exigente e implacável. As provas eram feitas sem
aviso prévio. Todos os trabalhos valiam nota e eram corrigidos segundo os
critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do ano quase todos os alunos
estavam à beira da reprovação. As notas, que ele anotava cuidadosamente ao
livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.
O que fazer? Reuniam-se todos os dias em frente ao colégio para discutir
a situação, mas nada lhes ocorria. Até que um deles teve uma ideia brilhante.
O livro de chamada. A solução estava ali: tinham de se apossar do livro
de chamada e mudar as notas. Um 0 podia ser transformado em 8. Um 1 poderia
virar 7(ou 10, dependendo do grau de ambição).
O problema era pegar o livro, que o
professor não largava nunca – nem
mesmo para ir ao banheiro.
Aparentemente, só uma catástrofe poderia separá-los.
Recorreram, pois, à catástrofe. Um dos alunos telefonou do orelhão em
frente ao colégio, avisando que havia um princípio de incêndio na casa do
professor.
Avisado, o pobre homem saiu
correndo da sala de aula – deixando sobre a mesa o famigerado livro de
presença.
Acrediteis se eu disser que ninguém
tocou no livro? Ninguém tocou no livro.
Os rapazes se olharam, mas nenhum deles tomou a iniciativa de mudar as
notas. Às vezes a consciência pesa mais que a ameaça de reprovação.
Fonte: SCLIAR, Moacyr. Um país chamado infância. São Paulo: Ática, 1995.
1. A ideia básica do texto é:
( ) provar que o professor cuidava muito
bem do livro de chamada.
( ) mostrar o quanto o professor era
exigente com seus alunos.
( ) provar que os alunos eram muito
exigentes e críticos.
( ) mostrar que sempre há desavença
entre aluno e professor.
( ) provar que a noção de certo e de
errado é muito forte.
2. Assinale o provérbio que sintetiza a
conclusão do texto:
( ) Quem fala demais, dá bom dia a
cavalo.
( ) Dizer é fácil; fazer é que são elas.
( ) A união faz a força.
( ) Quem avisa, amigo é.
( ) Onde há fumaça, há fogo.
Na
língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais: 1-
SUBSTANTIVO 6 - VERBO 2-
ARTIGO 7 - ADVÉRBIO 3 -
ADJETIVO 8 - PREPOSIÇÃO 4 - NUMERAL 9 - CONJUNÇÃO 5 - PRONOME 10 – INTERJEIÇÃO SUBSTANTIVO
é a palavra que dá nome a tudo; é usada para dar nome a pessoas,
coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo. Exemplo: O cachorro
tomou banho. (Cachorro é um substantivo) Os substantivos
classificam-se em: Comum : menino/
Próprio: João Concreto: menino/ Abstrato: bagunça Primitivo: menino/ Derivado: menininho Simples: menino/ Composto: couve-flor Coletivo: bando. |
3. Localize os
substantivos que aparecem no fragmento do texto:
Era um professor duro, exigente e implacável.
As provas eram feitas sem aviso prévio. Todos os trabalhos valiam nota e eram
corrigidos segundo os critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do ano quase
todos os alunos estavam à beira da reprovação. As notas, que ele anotava
cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.
4. “Reuniam-se todos os dias em frente
ao colégio para discutir a situação,
mas nada lhes ocorria.” A palavra grifada é:
(
) Substantivo derivado.
(
) Substantivo composto.
(
) Substantivo próprio.
(
) Substantivo abstrato
5. Classifique as palavras grifadas
abaixo em substantivo concreto ou substantivo
abstrato.
a) O livro de chamada.
.............................................................
b) A solução estava ali:
.............................................................
c) Às vezes a consciência pesa mais
..............................................................
d) Um dos alunos telefonou do orelhão
..............................................................
6. O substantivo derivado banheiro é originado de qual substantivo
primitivo?
a) banha
b) banho
c) banheira
7. O substantivo derivado terroristas é originado de qual substantivo
primitivo?
a) terra.
b) terreiro.
c) terror.
8. Classifique as palavras grifadas das
frases:
a) “Os rapazes se olharam, mas nenhum deles tomou a iniciativa
de mudar as notas. Às vezes a
consciência pesa mais que a ameaça de reprovação.”
Substantivo abstrato: ................................,.....................................
Substantivo concreto:
..................................,......................................
b) Fonte:
SCLIAR, Moacyr. Um país
chamado infância. São Paulo: Ática, 1995.
Substantivo comum:
............................., ..............................................
Substantivo próprio: ..............................,
..............................................
9. Explique o que é substantivo.
..................................................................................................................................................
10. De um exemplo para cada tipo de
substantivo.
a) substantivo derivado
...........................................
b) substantivo abstrato ..........................................
c) substantivo composto ........................................
d) substantivo próprio ............................................
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