PáginasDESCRITOR

terça-feira, 13 de junho de 2023

CRÔNICA - TÔ CHEGANDO - GABARITO

CRÔNICA – TÔ CHEGANDO


        Numa demonstração de abertura e inequívoca coragem, Fritz pediu uma feijoada. Eu comentei que, aparentemente, ele não estava tendo dificuldades de adaptação. O alemão disse que não. Por conta do seu trabalho — instala e conserta máquinas de tomografia computadorizada —, viajava o mundo todo. A única coisa que lhe incomodava, no Brasil, era nunca saber quando as pessoas chegariam aos encontros. O problema era menos o atraso, confessou, do que nossa dificuldade em admiti-lo: “O pessoa manda mensagem, diz ‘tô chegando!’, eu levanta do minha cadeirrra e olha prrro porrrta da restaurrrante, mas pessoa chega só quarrrenta minutos depois”. Então me fez a pergunta que só poderia vir de um compatriota de Immanuel Kant: “Quando a brrrasileirrro diz ‘tô chegando!’, em quanto tempo brrrrasileirrro chega?”

        Pensei em mentir, em dizer que uns atrasam, mas outros aparecem rapidinho. Achei, porém, que em nome de nossa dignidade

        — ali, naquela mesa, eu era a “pátria de ponteiros” — o melhor seria falar a verdade: “Fritz, é assim: quando o brasileiro diz ‘tô chegando!’ é porque, na real, ele tá saindo”. Tentei atenuar o assombro do alemão: veja, não é exatamente mentira, afinal, ao pôr o pé pra fora de casa dá-se início ao processo de chegada, assim como ao sair do útero se começa a caminhar para a cova. É só uma questão de perspectiva.

        “Mas e quando o pessoa diz ‘tô saindo!’?” Expliquei que as declarações do brasileiro, no que tange ao atraso, estão sempre uma etapa à frente da realidade — são uma manifestação do seu desejo. Se a pessoa diz que está chegando, é porque tá saindo, e se diz que tá saindo, é porque ainda precisa tomar banho, tirar a roupa da máquina e botar comida pro cachorro.

         Fritz ficou pensativo. [...] Era a chance de mudar de assunto, mas eu havia sido mordido pela mosca da sinceridade e resolvi ir até o fim: revelei que, além do “tô chegando!” e do “tô saindo!”, ele teria de aprender a lidar com “chego em 15!” e “cinco minutinhos!”.

        “Chego em 15!” é sinônimo de “tô chegando!”: quer dizer que o patrício está saindo. Quinze minutos é o tempo mágico que o brasileiro acredita gastar em qualquer percurso [...]. Da Mooca pra USP?

        “Chego em 15!” De Santo Amaro pra Cantareira? “Quinze!” Mais uma vez, não é propriamente mentira. Se pegássemos todos os faróis abertos e todos os carros saíssem da nossa frente, em tese, vai que...?

        Já o “cinco minutinhos!” é um pouco mais vago. Pode significar tanto que o brasileiro está a cem metros do destino quanto a 27 quilômetros.

Às vezes, cinco minutinhos demoram muito mais do que quinze, mais do que uma hora: há casos, até, menos raros do que se imagina, em que a pessoa a cinco minutinhos jamais aparece.

        [...] Senti que, agora sim, era o momento de mudar de assunto, de mostrar ressonâncias, digamos, mais magnéticas do nosso país. Chamei o garçom. “Chefe, a gente pediu uma feijoada, já faz um tempinho...” “Tá chegando, amigo, tá chegando!”

PRATA, Antonio. Folha de S.Paulo, São Paulo, 23 fev. 2014. Disponível em: https://m.folha.uol.com.

br/colunas/antonioprata/2014/02/1416535-a-patria-de-ponteiros.shtml. Acesso em: 28 abr. 2022.

 

 

1. O texto lido é uma crônica, gênero que é publicado em jornais e livros e se caracteriza pelo retrato de situações e temas cotidianos. Qual é o tema retratado pela crônica?

O tema é o modo como os brasileiros lidam com o tempo quando têm compromissos ou a falta de pontualidade dos brasileiros em relação aos compromissos marcados e o estranhamento desses hábitos por pessoas de outras culturas.

 

2. O narrador encontra o alemão Fritz para um almoço e comenta:

“Numa demonstração de abertura e inequívoca coragem, Fritz pediu uma feijoada”. Explique esse comentário.

 Pelo fato de a feijoada ser um prato tipicamente brasileiro e pouco conhecido no exterior, o narrador considera bem- -intencionada a iniciativa de Fritz de pedir justamente esse prato, pois havia a possibilidade de ele não gostar.

3. Releia este trecho:

[...] comentei que, aparentemente, ele não estava tendo dificuldades de adaptação. O alemão disse que não. Por conta do seu trabalho

      — instala e conserta máquinas de tomografia computadorizada —, viajava o mundo todo.

a) Por que o narrador tem a impressão de que Fritz não estava tendo dificuldades para se adaptar ao Brasil? Explique, estabelecendo uma relação de causa e consequência.

A impressão do narrador decorre do pedido feito ao garçom para o almoço: uma feijoada.

 

b) Como Fritz justifica sua facilidade para se adaptar ao Brasil?

 Ele justifica dizendo que já tinha viajado o mundo todo. Dessa afirmação, infere-se que já tinha experimentado todo tipo de comida e vivenciado muitas culturas diferentes, daí vinha sua facilidade de adaptação a situações novas.

 

4. Fritz, entretanto, revela não ter se adaptado a uma característica dos brasileiros: o modo como lidam com os horários marcados para os encontros.

a) Como os brasileiros, de modo geral, agem em relação a horários, segundo o texto?

Não cumprem horários.


b) O estranhamento de Fritz diante de nossos hábitos permite inferir como ele próprio lida com horários. Que inferência se pode fazer?

Infere-se que ele é extremamente pontual.

c) Releia este trecho do texto e explique a frase em destaque:

Então me fez a pergunta que só poderia vir de um compatriota de Immanuel Kant: “Quando a brrrasileirrro diz ‘tô chegando!’, em quanto tempo brrrrasileirrro chega?”.

Kant foi um filósofo alemão, racionalista, que prezava a pontualidade. Ao estabelecer um paralelo entre Kant e Fritz, o narrador sugere que Fritz também preza pela pontualidade e, portanto, a lógica do brasileiro quanto ao tempo seria incompreensível para ele ou qualquer outro alemão.

 

d) Segundo o narrador, como o brasileiro lida com os próprios atrasos?

O brasileiro não assume seus atrasos e acha que não está atrasando quando envia mensagens como “tô chegando”.

 

5. Releia este outro trecho do texto:

Pensei em mentir, em dizer que uns atrasam, mas outros aparecem rapidinho. Achei, porém, que em nome de nossa dignidade — ali, naquela mesa, eu era a “pátria de ponteiros” — o melhor seria falar a verdade [...].

 

a) A quem o narrador se refere quando diz “em nome de nossa dignidade”?

A todos os brasileiros.

 

b) Nesse contexto, o que significa a expressão “pátria de ponteiros”, empregada nesse trecho e no título da crônica?

Ela pode significar que o narrador era o porta-voz, o representante dos brasileiros quanto à questão do tempo e dos compromissos. Além disso, a expressão brinca com outra, “pátria de chuteiras”, utilizada em referência ao futebol: a equipe brasileira, quando em campo nos grandes campeonatos internacionais, representaria todo o povo brasileiro.

 

6. O narrador começa a explicar para Fritz o que o brasileiro de fato quer dizer quando faz algumas afirmações. Por exemplo, quando afirma “tô chegando”, quer dizer que está saindo.

 

a) Qual é a reação de Fritz diante das explicações do narrador? Que palavra do texto justifica sua resposta?

Ele fica assombrado, perplexo, conforme demonstra a expressão “tentei atenuar o assombro do alemão”.

 

b) O narrador tenta relativizar suas explicações, dizendo que a afirmação do brasileiro não é exatamente uma mentira, pois, ao “pôr o pé pra fora de casa dá-se início ao processo de chegada [...]”.Levante hipóteses: Esse argumento poderia convencer Fritz? Depois, discuta com a turma: Alguém dizer “tô chegando” quando está saindo pode ser apenas “uma questão de perspectiva”? Por quê?

Respostas pessoais. Provavelmente, com a lógica racionalista que tem, Fritz não veria sentido no argumento do narrador, pois o que estava em discussão era o horário de chegada, e não o de saída.

 

7. Observe os exemplos dados pelo narrador.

O que o brasileiro diz O que acontece

• Estou chegando. • Está saindo.

• Estou saindo. • Ainda vai tomar banho, tirar a roupa da máquina, dar comida para o cachorro.

• Chego em 15. • Está saindo.

• Chego em 5 minutinhos. • Está a cem metros ou a 27 quilômetros e pode demorar de 15 minutos até 1 hora.

 

a) Para Fritz compreender o que os brasileiros dizem, é suficiente ter domínio da língua?

Justifique sua resposta.

Não; os exemplos mostram que o sentido dos enunciados é construído não apenas pelos elementos verbais que os constituem, mas também por elementos externos, culturais.

 b) Logo, o que o texto destaca, ao pôr em contraste um alemão e um brasileiro?

O texto contrapõe duas culturas – a alemã e a brasileira –, duas formas distintas de ser e de pensar o mundo, o que se reflete até em práticas cotidianas, como a pontualidade nos encontros.

 

c) Que efeito o contraste entre as formas de agir e de pensar de um alemão e um brasileiro tem sobre o leitor? Por que ocorre esse efeito?

Tem um efeito humorístico, porque o leitor se identifica com várias das situações descritas pelo narrador e acaba rindo de si mesmo ou de seus conterrâneos.

OS SETE CORVOS - GABARITO

 

CONTO FANTÁSTICO OS SETE CORVOS

 

       Era uma vez um homem que tinha sete filhos. Mas nenhuma filha. Seu maior desejo era ganhar uma menina. Quando sua esposa contou que esperava mais um bebê, ele ficou cheio de esperança:

       — Tomara que seja uma menina!

       Seu sonho foi realizado. Uma menina nasceu! O pai ficou muito contente. Mas a saúde do bebê era frágil. Com medo de que ela morresse, o pai decidiu batizá-la em casa. Enquanto o padre não chegava, pediu para um dos filhos ir ao riacho mais próximo, buscar água para o batismo. Os outros seis foram atrás. Todos queriam ser o primeiro a levar água para o pai.

       Na disputa, o jarro caiu na água. Os sete filhos ficaram com medo do pai, que era muito bravo. E sem coragem de voltar para casa.

       O pai ficou impaciente.

       — Devem estar se divertindo, sem dar atenção ao meu pedido!

       Furioso, perdeu a noção das coisas. Praguejou:

       — Desejo que os sete sejam transformados em corvos!

       Mal terminou de dizer as palavras, ouviu uma revoada sobre sua cabeça. Olhou para cima. Sete corvos voavam no céu!

       O pai caiu em si. Fez de tudo para quebrar o feitiço. A mãe também, chorando, moveu mundos e fundos para ter os filhos de volta. Foi inútil. Os sete filhos haviam virado corvos.

       A menina não faleceu. Pelo contrário. Passados os primeiros dias, sua saúde fortaleceu-se. Tornou-se, também, muito bonita.

       Durante muito tempo, a menina não soube que tinha irmãos. Seus pais preferiam não contar o que acontecera. Um dia, porém, ouviu uma vizinha comentar:

       — A menina é linda! Mas foi por culpa dela que aconteceu aquela tragédia a seus irmãos.

       Ficou muito abalada com o comentário. Aproximou-se do pai e da mãe e quis saber a verdade. O pai contou tudo o que acontecera. Mas explicou:

       — A culpa não é sua. Foi minha, que não medi as palavras.

       No fundo de seu coração, a menina resolveu que um dia libertaria os irmãos.

       — Farei tudo que puder para salvá-los!

       Quando estava bem crescida, resolveu partir pelo mundo à procura dos sete corvos. Levou apenas seu anel de estimação, um pão para comer no caminho e uma cadeira bem pequena para descansar da caminhada.

       Andou, andou, andou. Até aos confins da terra, um lugar mágico, onde só um coração cheio de ternura pode chegar. O Sol parecia estar tão perto! A menina aproximou-se dele, mas era quente e terrível. Pior, devorava crianças! Quando o Sol abriu uma boca gigantesca, a menina correu em direção à Lua. Oh! Era fria demais. Ao perceber que a menina olhava para ela, a Lua também abriu a boca, pronta para mastigá-la!

       — Hummm... estou sentindo um cheiro delicioso de carne humana!

       A menina fugiu novamente! Foi até as estrelas, mais bondosas e gentis. Algumas já estavam dormindo, pois as estrelas costumam sonhar durante o dia. Só a estrela-da-manhã levantava-se.

Sorriu e ofereceu-lhe um osso bem pequeno.

      — Leve esse ossinho. Com ele, poderá abrir a Montanha de Cristal. É lá que estão os seus irmãos!

       A menina pegou o osso. Embrulhou-o em um lenço. Saiu andando novamente. Finalmente, avistou a Montanha de Cristal, tão brilhante como nunca tinha visto nada no mundo!

       Aproximou-se. A montanha tinha uma porta. A menina pegou o lenço para abrir a porta com o ossinho, mas ao desamarrar o nó, não encontrou o osso. Havia perdido o presente dado pela estrela!

       Decidida a entrar, a menina espetou o dedo mindinho e botou na fechadura, como se fosse um osso. Conseguiu abrir a porta!

       Logo na entrada, havia um anão, que perguntou:

       — O que veio fazer aqui?

       — Vim buscar meus sete irmãos, transformados em corvos.

      O anão sorriu.

      — Os sete corvos são meus patrões. Não estão aqui agora. Mas, se quiser esperar por eles, fique à vontade.

       A menina entrou em uma grande sala, toda de cristal. Sentou- se na cadeirinha que havia trazido, pois todos os móveis eram muito frios, quase gelados!

       Em seguida, o anão pôs o jantar dos corvos na mesa. Botou sete pratinhos com sete copinhos e saiu. A menina olhou a comida. Percebeu que estava com fome. Para não deixar nenhum pratinho vazio, comeu um pouco de cada um. Bebeu somente um gole bem pequeno de cada copinho. Mas no último deixou cair seu anel.

       Ouviu ruídos de asas e gritos de pássaros. Eram os corvos chegando! Escondeu-se rapidamente.

       Cada um foi comer de seu pratinho e beber de seu copinho. Um após outro surpreendeu-se:

       — Oh! Quem comeu do meu pratinho!? — grasnou o primeiro.

       — Alguém bebeu do meu copinho! — continuou o segundo.

       — Foi uma boca humana! — surpreendeu-se o terceiro.

       E assim por diante, até chegar o sétimo. Este bebeu o vinho até o final. Pegou o anel com o bico!

       Examinou a joia, surpreso.

       — É o anel de mamãe!

      Concluiu:

      — Quem sabe foi nossa irmãzinha que trouxe o anel! Tomara! Só assim seremos libertados.

       Ao ouvir o corvo, a irmã saiu detrás da porta, onde estava escondida.

       — Sou eu, sim! — gritou, feliz. — Vim encontrar meus irmãos!

       Imediatamente, o feitiço desfez-se. Todos os sete voltaram à forma humana.

       Abraçaram-se felizes.

       Juntos, retornaram à sua casa, para viver como uma verdadeira família!

IRMÃOS GRIMM. Os sete corvos. In: Contos de Grimm – Branca de Neve e Rosa Vermelha

e outras histórias. Adaptação de Walcyr Carrasco. Barueri: Manole, 2007. p. 15-20.

 1. Compartilhe com os colegas:

a) Você gostou da história? Por quê?

Respostas pessoais. O importante é os alunos apresentarem argumentos, fazerem relações entre suas preferências literárias e a narrativa lida, refletirem sobre situações da história.

 

b) Observou nela alguma situação que já notou em outros contos maravilhosos? Qual?

Possibilidades de resposta: situação de encantamento/ quebra de encantamento; características humanas atribuídas a seres não humanos; objetos mágicos, como o ossinho, etc.

 

2. Grande parte dos contos maravilhosos é iniciada com a expressão

“Era uma vez...”. Essa expressão dá a ideia:

a) de um tempo preciso e definido ou de um tempo impreciso e distante?

De um tempo impreciso e distante.

 

b) de uma história verídica ou de uma história ficcional, inventada?

De uma história ficcional, inventada

 

3. O conto retrata a história de uma família.

a) Como essa família era formada?

Era formada pelos pais e por sete irmãos.

 

b) Qual era o desejo do pai dessa família?

Ele tinha o desejo de ter uma filha.

 

c) Esse desejo foi alcançado?

Sim, sua esposa tem uma filha e o desejo dele é realizado.

 

4. A respeito do relacionamento entre o pai e os filhos no conto, responda:

a) Nervoso com a demora dos filhos para trazer a água no dia do batismo da filha, o pai cometeu um ato impensado. Qual foi esse ato?

Ele amaldiçoou os filhos, dizendo que eles deveriam se transformar em sete corvos.

 

b) Que consequências teve esse ato para a família?

Os filhos se transformaram em corvos, voaram e desapareceram.

 

c) Considerando suas respostas anteriores, como era esse relacionamento familiar?

O pai era severo e os filhos tinham medo dele.

 

5. Depois de crescida, a filha mais nova fica sabendo da história de seus irmãos e resolve sair pelo mundo à procura deles. O que essa decisão pode revelar sobre a personalidade da personagem?

Essa decisão pode revelar que a personagem era corajosa, bondosa, altruísta, entre outras possibilidades. Incentive os alunos a compartilhar de que modo descreveriam a atitude da menina e verifique se as respostas podem ser respaldadas pelo texto.

 

6. Depois de vencer vários desafios, a irmã encontra os corvos.

a) Qual era a importância do anel que a irmã usava?

De acordo com o texto, somente a chegada da irmã com o anel é que poderia libertar os irmãos. O anel também sinaliza que quem o trouxe teve contato com a mãe dos garotos transformados em corvos.

 

b) Há, no conto, alguma pista que comprove que os irmãos tinham esperança de que a irmã os procurasse? Justifique sua resposta com um trecho do texto.

Sim, pois um dos corvos diz “Quem sabe foi nossa irmãzinha que trouxe o anel!”.

 

7. Muitos contos maravilhosos terminam com os personagens principais vivendo “felizes para sempre”. O final do conto “Os sete corvos” é um exemplo disso? Por quê?

Sim, já que ocorre um final feliz: todos os irmãos voltam para casa e podem retomar a vida familiar em harmonia.

 

1. Releia o trecho a seguir.

Mal terminou de dizer as palavras, ouviu uma revoada sobre sua cabeça.

Olhou para cima. Sete corvos voavam no céu!

O pai caiu em si. Fez de tudo para quebrar o feitiço. A mãe também, chorando, moveu mundos e fundos para ter os filhos de volta.

a) Ao observar os sete corvos voando no céu, o pai caiu em si. O que essa expressão revela sobre o sentimento do pai nesse momento?

Que o pai tomou consciência de que suas palavras transformaram os filhos em corvos.

 

b) Ao saber que os filhos tinham sido transformados em corvos, a mãe moveu mundos e fundos para tê-los de volta. Qual é o sentido da expressão em destaque?

A mãe fez tudo o que era possível para desfazer o feitiço.

 

2. No trecho “Andou, andou, andou. Até aos confins da terra [...]”, qual é o sentido criado pela repetição da palavra andou?

A repetição da palavra andou constrói a ideia de que essa ação ocorreu por muito tempo, ou seja, a menina andou muito.

 

3. No trecho a seguir, a menina chega aos confins da Terra e depara com o Sol e a Lua. Nele são empregados alguns pontos de exclamação. Releia-o em voz alta, dando ênfase a esse sinal de pontuação.

O sol parecia estar tão perto! A menina aproximou-se dele, mas era quente e terrível. Pior, devorava crianças! Quando o Sol abriu uma boca gigantesca, a menina correu em direção à Lua. Oh! Era fria demais. Ao perceber que a menina olhava para ela, a Lua também abriu a boca, pronta para mastigá-la!

Conclua: Que sentido o ponto de exclamação produz no trecho?

O ponto de exclamação acentua a tensão da situação, enfatizando a dramaticidade da narrativa, ou seja, o perigo que a menina corria de ser devorada.

 

4. Releia o trecho a seguir.

A menina não faleceu. Pelo contrário. Passados os primeiros dias, sua saúde fortaleceu-se. Tornou-se, também, muito bonita.

Durante muito tempo, a menina não soube que tinha irmãos. Seus pais preferiam não contar o que acontecera.

a) Nesse trecho, que expressão indica que a melhora na saúde da menina ocorreu rapidamente?

A expressão “Passados os primeiros dias”.

 

b) A menina tinha irmãos, mas não sabia. No caderno, copie a expressão que sinaliza que ela demorou para saber do fato.

A expressão “Durante muito tempo”

c) Reescreva o trecho substituindo as duas expressões indicadas na resposta aos itens anteriores por outras com sentido equivalente.

Possibilidades de resposta: a expressão “Passados os primeiros dias” pode ser substituída por expressões como “Depois de alguns dias”, “Em poucos dias”, etc.; já a expressão “Durante muito tempo” pode ser substituída por expressões como “Por um longo tempo”, “Por muitos anos”, etc.

Aceite outras respostas, desde que as expressões indicadas mantenham o sentido original do trecho.

 01 – Quem são as personagens principais? E as personagens secundárias?

      As personagens principais são a mãe, o pai, os sete filhos e a menina. As secundárias são o Sol, a Lua, as estrelas, a Estrela D’Alva e o anãozinho.

 02 – Quais são os cenários onde a história se passa? É possível descrevê-los?

      Inicialmente, a história se passa no local onde a família vivia, que ficava perto de uma fonte. Não há elementos suficientes para descrevê-lo. Depois, a menina chega ao fim do mundo, onde estão o Sol, a Lua e as estrelas. Ela termina na Montanha de Cristal, onde vivem seus irmãos. Este local tem um portão que pode ser aberto com um osso e tem um anão como guardião.

03 – Quem está narrando esse conto? Um narrador-personagem ou um narrador-observador?

      Um narrador-observador.

 04 – Ele é narrado em 1ª ou em 3ª pessoa?

      É narrado em 3ª pessoa.

 05 – O que acontece na história (qual é seu enredo)?

      Um casal que tinha sete filhos homens, esperava o nascimento de sua primeira filha, no dia em que os meninos foram buscar água para o batismo da recém-nascida, que era muito fraca, uma maldição lançada pelo pai os transformou em corvos. A menina cresceu sem saber sobre a história dos irmãos e quando a descobriu saiu pelo mundo em busca deles. No percurso, ganhou um objeto mágico (um osso) da Estrela d’Alva, capaz de abrir o portão da Montanha de Cristal, lugar no qual os irmãos viviam. Ao perder o objeto, cortou um pedaço de seu dedo para poder entrar no local. O reencontro transformou os corvos em humanos novamente e todos ficam felizes e voltam para casa.

 06 – Qual é o momento de maior tensão na narrativa (clímax)?

      O clímax ocorre quando a menina perde o ossinho que ganhou da Estrela d’Alva com o qual abriria o portão da Montanha de Cristal onde seus irmãos viviam.

 07 – Como o problema se resolve (qual é o desfecho)?

      O problema se resolve com a menina cortando um pedaço do próprio dedo para servir de chave e abrir o portão.

08 – Na sua opinião, os diálogos são importantes na história?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os diálogos representam a fala das personagens, o que aproxima o texto do leitor, conduzindo a narrativa para o momento em que é feita a leitura.

 09 – Que conflito impulsionou a trama da narrativa?

 a)   O casal não conseguia ter uma filha, apenas meninos.

 b)   A menina nasceu com a saúde debilitada.

 c)   A falta de água para batizar a menina.

 d)   As crianças não queriam uma irmã.

 10 – Releia um trecho do texto: “Mas, ao mesmo tempo, ficaram muito preocupados, pois a recém-nascida era pequena e fraquinha [...]”. O que explica a preocupação dos pais?

 a)   Eles não acreditavam que a criança sobreviveria.

 b)   Eles temiam que a criança ficasse muito pequena.

 c)   Eles acreditavam que a criança seria muito magrinha.

 d)   Eles tinham receio de que a criança não se desenvolvesse.

 

11 – As formas verbais “caiu”, “mandou” e “falou” transmitem ideia de:

 a)   Tempo futuro.

 b)   Tempo presente.

 c)   Tempo passado.

 d)   Situação atemporais.

 

12 – No trecho: “Os meninos ficaram sem saber o que fazer”, a expressão destacada indica que os meninos estavam:

 a)   Amedrontados.

 b)   Encantados.

 c)   Ansiosos.

 d)   Confusos.

 13 – Quais personagens são citadas no trecho da história?

 a)   Um homem e seus sete filhos.

 b)   Sete corvos e um bebê recém-nascido.

 c)   Um homem, seus sete filhos e uma recém-nascida.

 d)   Um homem, seus sete filhos, uma mulher e uma recém-nascida.


1) Quem são as personagens dessa história?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

 

2) Retire e copie, no espaço abaixo, o trecho que descreve como era a menina logo que ela nasceu.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) De acordo com o texto, o que aconteceu para que o pai ficasse com raiva dos sete filhos?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Foi o “desejo” do pai que desencadeou um acontecimento mágico. Que acontecimento foi esse?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5) A menina cresceu sabendo que tinha irmãos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6) O que a menina fez quando descobriu o que tinha acontecido com os irmãos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7) Releia o trecho a seguir, que narra como a menina ficou após saber a verdade sobre o que havia acontecido com os irmãos.

 

Qual é o efeito de sentido provocado pela a repetição da palavra sofria?

___________________________________________________________________


segunda-feira, 12 de junho de 2023

FÁBULA – A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO – GABARITO

 

FÁBULA – A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO – GABARITO

 

Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.

Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro.

– Por favor, me deixe em paz! – protestou o grão de trigo.

– Mas precisamos de você no formigueiro – disse a formiga – se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.

– Mas eu sou uma semente viva – reclamou o trigo. – não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim.

– Talvez – disse a formiga –, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo.

– Ei, espere – disse o trigo. Tive uma idéia. Vamos fazer um acordo!

– Um acordo? – perguntou a formiga.

– Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos.

– Você está brincando – disse a formiga, descrente.

– Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano.

– Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? – disse a formiga, desconfiada. – Como você vai fazer isso?

– Não me pergunte – respondeu o trigo –, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim.

– Eu confio em você – disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar.

E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.

 

 

 

FÁBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci, Andersen, Tolstoi e muitos outros...

São Paulo: Melhoramentos,2004.

 

1. Quem são os personagens da fábula?

 ____________________________________________________________________

 

2. Que características humanas os personagens desta história possuem?

____________________________________________________________________________________________________

 

3. Qual é a situação inicial da história?

____________________________________________________________________________________________________

 

4. Que acontecimento interrompeu a tranquilidade inicial?

_____________________________________________________

 

1. Por que a formiga estava arrastando o grão de trigo para o formigueiro?

___________________________________________________________________________________________________

 

2. O grão de trigo estava gostando de ser levado pela formiga? Que expressão ou palavra demonstra isso?

___________________________________________________________________________________________________

 

3. O trigo diz que ele é uma “semente viva”. O que isso significa?

___________________________________________________________________________________________________

 

4. Qual foi o acordo que a formiga e o trigo fizeram?

___________________________________________________________________________________________________

 

5. A que se referem as palavras destacadas no trecho “Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.”? Ali ________________

_______________ ele _______________ o _______________

 

6. Em “Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo.”, que expressão indica lugar? E qual indica ideia de tempo?

___________________________________________________________________________________________________

 

7. A formiga era uma só. Porém, em “- Mas precisamos de você no formigueiro – disse a formiga – se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.”, ela se expressa no plural. Quem ela inclui nessas palavras em negrito?

____________________________________________________________________________________________

 

8. Que sinal de pontuação marca/introduz as falas de cada personagem na fábula? _________________________________

 

9. O que aconteceu com o grão de trigo no ano seguinte? _____________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

 

10. As fábulas sempre trazem um ensinamento para o leitor. Nesse texto, a “Moral” não aparece escrita ao final, mas você

consegue compreendê-la. Que ensinamento podemos tirar da história?

_______________________________________________________________

 

 

GABARITO:

1. O grão de trigo e a formiga.

 

2. Eles podem falar como os humanos, têm vontades, tomam atitudes.

 

3 . Durante a colheita, um grão de trigo cai no solo e fica esperando que a chuva o enterre.

 

4. Surge uma formiga que começa a arrastar o grão de trigo para o formigueiro.

 

1- Para usar como alimento no inverno.

 

2- Não estava gostando. Ele pede “me deixe em paz” e depois o narrador mostra a insatisfação do grão de trigo dizendo que ele “protestou”.

 

3- Que ele não foi feito para ser comido e sim para ser plantado e dar origem a outros milhos.

 

4- A formiga deixaria o grão no campo e no próximo ano ele lhe daria 100 grãos.

 

5. Ali- onde o grão caiu ele – o grão de trigo o – o grão de trigo

 

6. a) No solo. b) Durante a colheita.

7. Ela incluiu o grão de trigo

 

8.O travessão.

 

9. Espera-se que o aluno conclua que havia os cem grãos de trigo germinados como o grãozinho havia prometido.

 

10. A paciência e confiança sempre serão recompensadas.

MITO - O REI MIDAS - 6ºANO - GABARITO

 

O Rei Midas

       Em Bromionte, na Macedônia, bem no norte da Grécia, vivia em paz o rei Midas, um soberano ávido de prazeres refinados e de todo tipo de riqueza. Gostava especialmente de percorrer as alamedas do imenso e maravilhoso jardim que margeava seu suntuoso palácio. Nesse jardim, o que o rei mais apreciava era aspirar o perfume das rosas cultivadas para ele.

      Um dia, quando os jardineiros estavam guardando as ferramentas, um deles ouviu um barulho estranho, que vinha de uma moita. Fez sinal aos companheiros para que se calassem, e todos ouviram um ruído surdo e regular, às vezes interrompido por resmungos.

     Aproximando-se com cuidado, os jardineiros descobriram um ser estranho, encolhido no chão. Tinha corpo de homem e pés de bode. [...]

     Agarraram a estranha criatura e levaram-na ao rei. [...] Ele declarou a Midas que se chamava Sileno e que era companheiro e amigo de Dioniso, o deus das uvas e do vinho.

Ao conhecer a identidade de seu visitante, Midas mandou soltá-lo e, depois que Sileno descansou e comeu, foi levá-lo a Dioniso.

      A alegria do deus ao reencontrar Sileno foi enorme. Mandou abrir vários barris de vinho e deu uma festa ao som de flautas e pandeiros. Quando as danças finalmente cessaram, Dioniso disse que desejava agradecer a Midas. Propôs satisfazer um desejo do rei. Qualquer um.

Acontece que Midas era muito cobiçoso, e isso o fez responder sem pensar:

─ Meu maior desejo no mundo é que tudo em que eu toque se transforme em ouro.

O deus achou bem maluca a ideia, mas, já que tinha prometido, concordou e proporcionou o dom que Midas acabara de pedir.

     Assim que ficou sozinho em seus aposentos, o monarca começou a experimentar seus novos poderes. Tocou a mesa e foi um deslumbramento: o móvel de simples madeira se transformou em ouro maciço. Aconteceu o mesmo com uma taça de estanho e uma espada de bronze. Maravilhado, Midas ficou frenético. Saiu tocando tudo o que estava a seu alcance. Em pouco tempo, tudo no palácio tinha virado ouro maciço. Tudo quanto era enfeite, móvel, as próprias colunas do prédio, as árvores do jardim...Ouro puro, brilhante, cintilante. De longe dava para ver o brilho do palácio de ouro de Midas, faiscando sob os raios do sol poente.

     No entanto, o rei percebeu que a noite se aproximava. Ele estava com fome. Chamou os escravos e mandou servir o jantar, sendo imediatamente obedecido. Faminto, Midas jogou-se sobre os pratos deliciosos que lhe traziam. Mas as carnes douradas, as frutas suculentas, os queijos que queria levar à boca, tudo se transformava em ouro no instante que ele os tocava.

Inquieto e desapontado em sua gulodice, fez outra tentativa. Aconteceu o mesmo. Chamou os empregados, mas todos se afastaram dele, querendo ficar bem longe de um homem que tinha um poder tão terrível.

     Então Midas, alucinado de fome e de solidão, começou finalmente a refletir e percebeu que o dom de Dionísio condenava-o a uma morte rápida. Ficou apavorado, e, chorando, implorou ao deus que o livrasse daquele poder assustador e mortal.

Dioniso deu boas gargalhadas quando viu a que ponto a cobiça levara Midas. Mas ficou com pena e aconselhou-o logo a tomar um banho na nascente do Páctolo, um rio próximo ao monte Tmolo. Midas obedeceu e, ao sair da água, viu com alívio que seu dom funesto desaparecera. Desde esse dia, as águas do Páctolo carregam sempre uma porção de pepitas

de ouro.

        Adaptado de QUESNEL, Alain. A Grécia: mitos e lendas. Tradução de Ana Maria Machado. São Paulo: Ática, 2005

 

1. Qual é a finalidade do texto “O Rei Midas”?

____________________________________________________________________________________________________

 

1. O texto conta uma história. Quem são os personagens?

___________________________________________________________________________________________________

 

2. Qual é a situação inicial da história?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Que fato novo acontece e começa o conflito?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 4. Por que o deus Dionísio deu ao Rei o presente de poder ter um desejo atendido? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. O que o termo destacado está substituindo em “Assim que ficou sozinho em seus aposentos, o monarca começou a experimentar seus novos poderes.” ?

______________________________________________________________________

 

6. O que significa dizer que o Rei estava “frenético” no trecho: “Maravilhado, Midas ficou frenético. Saiu tocando tudo o que estava a seu alcance.”?

_____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

 

7. Qual é o efeito do uso das reticências no trecho “Tudo quanto era enfeite, móvel, as próprias colunas do prédio, as árvores do jardim (...)” ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. O que o termo destacado substitui no trecho “Mas as carnes douradas, as frutas suculentas, os queijos que queria levar à boca, tudo se transformava em ouro no instante que ele os tocava.”

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Qual a consequência de Midas ter refletido e percebido que o poder de transformar tudo em ouro o levaria a uma morte rápida?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Sublinhe, no texto, o clímax. Relembrando... Clímax é o momento de maior tensão, quando o conflito entre os personagens centrais chega a um ponto em que não é mais possível adiar o desfecho.

______________________________________________________________________

 

GABARITO:

1- Contar a história do ReiMidas.

 

1. O Rei Midas, os jardineiros, Sileno, Dioniso, os escravos, os empregados.

 

2. O Rei Midas vivia em paz em meio ao luxo. Passeava no seu jardim.

 

3. Os jardineiros encontram Sileno, amigo do deus Dionísio, no jardim.

 

4. Porque Midas cuidou do amigo de Dionísio e o levou até ele

 

5. Substitui “ReiMidas”.

 

6. Agitado, entusiasmado.

 

7. Reforçar que a sequência não tem fim, já que “tudo” virava ouro.

 

8. Substitui “as carnes douradas, as frutas suculentas, os queijos que queria levar à boca,tudo”.

 

9. Ele ficou alucinado de fome e solidão, refletiu e pediu para Dionísio o livrasse do poder.

 

10. Sugerimos sublinhar estes dois parágrafos: “Inquieto e desapontado em sua gulodice, fez outra tentativa. Aconteceu o mesmo. Chamou os empregados, mas todos se afastaram dele, querendo ficar bem longe de um homem que tinha um poder tão terrível. Então Midas, alucinado de fome e de solidão, começou finalmente a refletir e percebeu que o dom de Dionísio condenava-o a uma morte rápida. Ficou apavorado, e, chorando, implorou ao deus que o livrasse daquele poder assustador e mortal.”