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quinta-feira, 12 de abril de 2018

FORMAÇÃO DE PALAVRAS 10 QUESTÕES MARCAR X


FORMAÇÃO DE PALAVRAS


IFSULMG2016QUESTÃO 10
Considerando os processos de formação de palavras, assinale a alternativa CORRETA:
a) ambiciosa – derivação sufixal
b) inevitável – composição por justaposição
c) realidade – derivação prefixal e sufixal
d) extremamente – derivação parassintética

IFRJ 2014 Apalavra criada a partir de um processo de formação diferente das demais palavras em destaque se encontra na seguinte alternativa:
(A) O alerta foi feito pela Academia Americana de Pediatria 
(B) Segundo os pesquisadores, a 'Depressão Facebook' acontece em pré-adolescentes e em adolescentes 
(C) E isso, além de ajudar a evitar o cyberbulling e o acesso a conteúdos inapropriados 
(D) blogs que recomendam o abuso de substâncias químicas e de comportamentos agressivos e autodestrutivos. 

IFRJ 2015 Assinale a alternativa em que ambas as palavras apresentam um sufixo que indica a ação ou o seu resultado:
(A) aumento/desenvolvimento.
(B) desocupação/desemprego.
(C) especialistas/população.
(D) trabalhador/qualificação.



IFRJ 2016 Apalavra que apresenta o processo de formação idêntico ao do termo regularidade  é a seguinte:
(A) inesquecíveis.
(B) cardiovasculares.
(C) inúmeros.
(D) integração.



As palavras de uma língua vão sendo criadas, a partir de estruturas primárias, de acordo com as necessidades comunicativas do homem. Novos objetos, ações, formas de comunicação precisam de códigos que os identifiquem. Coisas novas precisam de novos nomes. A letra da música Pela internet de Gilberto Gil apresenta termos como “web site” e “home-page” que não existiam antes do advento da internet. Apresenta também neologismos criados pelo autor para atender às necessidades expressivas e semânticas ligadas ao texto. Considerando esses aspectos, assinale a opção que apresenta um comentário correto acerca do termo transcrito do texto.
a) “infomar” – Verbo na forma nominal de infinitivo utilizado no texto de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
b) “infomaré” – Neologismo criado pelo processo de prefixação, unindo o prefixo “info” ( deinfomar) ao substantivo maré, para significar a viagem que se pode fazer navegando pelainternet.
c) “infomar” – Neologismo criado pelo processo de composição por aglutinação dos radicais “info” e “mar”, passando ao leitor a ideia de que a internet é um espaço infinito onde se pode navegar em busca de informação.
d) “infomar” e “infomaré” – Substantivos presentes no vocabulário da língua portuguesa
empregados na música de Gilberto Gil com sentido conotativo.
e) “infomaré” – Termo criado por Gilberto Gil, por meio dos processos de abreviação e de composição por justaposição, para atender às necessidades expressivas e semânticas da letra.

Inclassificáveis
 Arnaldo Antunes
que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes

A terceira estrofe do texto encerra-se com três neologismos construídos por meio do processo de formação de palavra classificado como composição. Assinale a alternativa que apresenta o comentário correto acerca do papel desempenhado por essas palavras na sustentação da ideia central do texto.

a) As três são formadas por radicais que nos remetem a diferentes grupos étnicos que deram origem ao povo brasileiro como os guaranis, nisseis, judeus e árabes.
b) Somos “inclassificáveis”, pois o povo brasileiro é constituído, desde sua origem, por diversos grupos étnicos; informação implícita na formação de palavras como “crilouros”.
c) A ideia de que “somos inclassificáveis” é reforçada pelos neologismos formados a partir de
prefixos como “cri”, “guara” e “juda” unidos às palavras “louros”, “nisseis” e “árabes” respectivamente.
d) As três últimas palavras da estrofe reforçam a ideia central do poema, pois são compostas por radicais que denotam as muitas diferenças étnicas características do povo brasileiro, tornando-o o que o eu-poético chama de “inclassificável”.
e) Por meio do significado dos radicais formadores dos três neologismos, é possível inferir que “somos inclassificáveis” porque o povo brasileiro formou-se inicialmente por três diferentes raças.

REMÉDIOS PARA EMAGRECER: A NOVA
GERAÇÃO

IFMA2017IN 6) O lançamento de uma medicação para eliminar os quilos extras sem tantos efeitos colaterais anima os especialistas, ao mesmo tempo em que revive a questão: quando a obesidade deve ser tratada na farmácia?[...]

Saúde é vital, set. 2016, p. 50

Ao       radical        dos        termos       destacados

emagrecer, lançamento, revive , obesidade foram acrescentados elementos mórficos, o que originou a palavra em destaque. O processo de formação de cada uma dessas palavras é, respectivamente:
a)       derivação parassintética – derivação sufixal – derivação prefixal – derivação sufixal

b)       derivação prefixal e sufixal – derivação regressiva – derivação prefixal – derivação sufixal

c)       derivação prefixal – derivação regressiva – derivação prefixal – derivação sufixal

d)       derivação parassintética – derivação sufixal – derivação imprópria – derivação sufixal

e)       derivação sufixal – derivação imprópria – derivação prefixal – derivação sufixal


IFMA 2017)  Em: “Os denunciados tinham plena ciência do cinema, do esquema criminoso e da origem espúria (ilegítimo) dos recursos que receberam.”
Isto É 2443 5/10/2016
O termo em destaque sofreu alteração de classificação morfológica. Nesse contexto, ele é substantivo. O processo pelo qual esse termo sofreu alteração é denominado
a) derivação prefixal;
b) derivação parassintética;
c) derivação imprópria;
d) derivação regressiva;
e) derivação sufixal

IFRJ 2012 Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente.
Assinale a alternativa que apresenta um neologismo.
(A) hidropirataria 
(B) dessalinização 
(C) sensacionalismo 
(D) engarrafamento 


IFSULMG2016 QUESTÃO 04
Sabendo que o termo biocombustíveis é formado pela junção de dois radicais, assinale a alternativa
que contém o processo de formação dessa palavra:
a) Composição por justaposição
b) Derivação sufixal
c) Estrangeirismo
d) Derivação parassintética

IFSULMG2016 QUESTÃO 14
Observando o enunciado final do texto “o fazer-nada”, é CORRETO afirmar sobre o termo destacado:
a) Foi formado a partir de um estrangeirismo.
b) Formou-se por meio de composição por aglutinação.
c) É considerado um desvio do padrão formal da língua.
d) Formou-se a partir da derivação imprópria.

INFERIR O SENTIDO DE UMA PALAVRA EXERCICIOS 20 QUESTÕES

IFRRO2015 06. Na língua portuguesa, os falantes podem utilizar diferentes palavras para expressar a mesma ideia. A esse fenômeno dá-se o nome de sinonímia. Leia o fragmento a seguir. "Nessa fase marcada pela busca da identidade e da autonomia, é muito comum ver adolescentes imersos nesses meios de comunicação". As palavras sublinhadas poderiam ser substituídas, respectivamente, sem alteração de seus sentidos no texto por
a) personificação - dependência - dispersos b) personificação - independência - dispersos
c) identificação - independência - mergulhados
d) exatidão - autossuficiência - dispersos
e) identificação - dependência - mergulhados

2017/64
Em “Mas não existe viva alma hoje disposta a arcar com a conta ou a ceder um milímetro no seu quinhão desse butim”, a palavra destacada, segundo o contexto, significa:
a) totalização
b) acumulação
c) porção
d) montão
e) integração

IF2015 [...] cada período teve suas peculiaridades e a inovação necessitou atender a situação pontual, adaptando-se à realidade premente. As palavras destacadas acima poderiam ser substituídas, sem prejuízo do sentido e da
correção gramatical, por
a) particularidades/urgente
b) problema/anterior
c) guerras/urgência
d) individualidades/antecedência
e) tecnologias/imediata

Paralimpíadas ou a superação do ser humano

Um espetáculo emocionantemente belo, com nuances de algo que prova a superação do ser humano quando se dedica e mentaliza o esforço, acaba praticando algo que, até meados do século XX, era considerado apenas para pessoas saudáveis: a disputa esportiva. Depois de realizar os Jogos Olímpicos Rio 2016 com sucesso, contrariando a maioria dos prognósticos pessimistas, o Brasil está sediando a Paralimpíada. São 23 modalidades paralímpicas, cerca de 4 mil atletas, 11 dias de competição, 528 provas valendo medalhas, 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas.

IF Torna-se possível a inferência do significado de algumas palavras quando se analisa o contexto dos enunciados. Dentre as alternativas propostas, assinale a que se aproxima do sentido de “prognósticos”, no 1° parágrafo do texto.
a) decisões
b) superações
c) previsões
d) acontecimentos
e) ideias


IF QUESTÃO 7 O uso de um vocabulário diversificado é um recurso que contribui para a construção da argumentação textual. Embora algumas palavras não sejam de uso cotidiano, é possível inferir seu sentido pelo contexto em que são usadas. Indique a opção em que a palavra sublinhada NÃO tem sentido semelhante ao termo sugerido entre parênteses.

a) A paz não pode ser construída como um elemento isolado. É indissociável da justiça e da solidariedade. (INSEPARÁVEL).

b) ...desamarmos nossos espíritos, nossos sentimentos, tudo o que há em nós de negação do outro, de não reconhecimento, de prepotência... (HUMIILDADE)

c) Sempre é possível conversar, expressar a sua palavra, resgatar o melhor de nossas experiências, ressituar as questões... (REPENSAR).

d)  A escola não está imune a esta dinâmica. (LIVRE).

e) É reforçada a lógica da contraposição de forças, o que é antagônico a uma cultura de paz. (OPOSTO)

FARROPILHA 2016 Na oração "O camponês o capturou e o trouxe para casa", a expressão destacada possui significado semelhante a:
a)     feriu.
b)    aprendeu.
c)    achou.
d)    aprisionou.
e)    acariciou.

IF SUL  MG 2017 No contexto em que é utilizada no texto, a expressão “a par disso” pode ser substituída sem prejuízo de sentido por:
a) “ciente disso”
b) “paralelamente a isso”
c) “então”
d) “por causa disso”

*Leia o trecho da música “Dias de luta, dias de glória”, da Banda Charlie Brown Jr e
responda:

2. A palavra “rodo”, sublinhada no texto, pode ser substituída, sem alteração de sentido,
por:
Eu sou feliz e rodo pelo mundo
Sou correria mas também sou vagabundo
Mas hoje dou valor de verdade pra minha saúde
pra minha liberdade
Que bom te encontrar nessa cidade
Esse brilho intenso me lembra você
História, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória […]

(A) Construo esse mundo.
(B) Brinco pelo mundo.
(C) Pertenço a este mundo.
(D) Paro no mundo.
(E) Ando pelo mundo.

Realidade

Existe, sim, menina,
Tudo: disco-voador,

Oitavo sentido, utopia,
Pedra filosofal,....

Que surgem do nada.
Mas existirá

Coração em cada corpo?
Sim, não, n.d.a.?

IFMA2017SUB 5) Observe a expressão: “existirá coração em

cada corpo? ”. Em que sentido a palavra “coração” foi empregada.

a)     Como saudosismo

b)     Como órgão muscular

c)     Como parte do corpo humano

d)     Como patriotismo

e)     Como sentimento


IFC2013 No trecho “Havia uma velhinha / que andava aborrecida / pois DAVA SUA VIDA / para falar com alguém”, a expressão destacada significa que:
A)a velhinha queria morrer para poder falar com alguém.
B)a velhinha morreria se falasse com alguém.
C)a velhinha queria muito falar com alguém.
D)a velhinha estava aborrecida por falar com alguém.
E) a velhinha não queria falar com ninguém.

IFC2013 Na penúltima estrofe (De modo que a velhinha / que muito padecia), a palavra padecia significa:
A)morrer
B) sofrer
C)parecer
D)dizer
E) curtir

Esse fato repercutiu muito mal no exterior e serve para que os membros do COI não vejam a candidatura
brasileira com bons olhos.
IFRN 2016   8) A expressão NÃO VER COM BONS OLHOS, usada no trecho, significa que o COI observará a candidatura do
Rio de Janeiro com
a) medo.
b) rigidez.
c) ressalvas.
d) indiferença.

IFRN 2016 Considerando sua inserção no Texto 1, o vocábulo REPERCUTIU pode, sem prejuízo do sentido, ser
substituído por
a) soou.
b) repetiu.
c) pareceu.
d) impregnou.

ITFPR 2017 No fragmento: “Decidiram criar novos órgãos na ONU para promover o respeito aos direitos humanos e construir uma paz duradoura, nos países assolados pela guerra.” A única alternativa em que o termo pode substituir o sentido da palavra sublinhada é:
A) destruídos.
B) assombrados.
C) alinhados.
D) esmiuçados.
E) permeados.

ITFPR2016  o dito popular que mais se aproxima, em significado, à expressão do texto: “Dê duro agora, meu filho, para poder descansar depois. Quem planta, colhe
 A) Deus ajuda quem cedo madruga.
 B) Burro velho não ganha andadura.
C) Se você só vive entre aleijados, você aprenderá por si a mancar.
D) Não adianta chorar sobre o leite derramado.
E) Com tempo tudo se cura.


ITFPR2016 Assinale a alternativa em que as palavras substituem, sem prejuízo de significado, as expressões negritadas, nos seguintes fragmentos retirados do texto. ...que promove um impulso à satisfação de desejos imediatos; ...o risco é levar uma vida sem sentido maior; ...corrida de obstáculos veloz e tecnicamente sofisticada.
A) Mergulho, impensáveis, desfocada, boa.
B) Estímulo, atuais, despropositado, refinado.
C) Ímpeto, fortes, insensível, requintado.
D) Vontade, rápidos, descabido, rica.
E) Ímpeto, remotos, insensível, difícil.

IFFARRO2013 8. Em: “gestações indesejáveis”, o prefixo – in tem sentido de:
A. contrariedade.
B. igualdade.
C. negação.
D. aproximação.
E. posição ao lado.


IFRRO2014 6. Em relação aos testes em laboratórios de pesquisa, ratos, camundongos e outros bichos devem ser substituídos em experimentos, sempre que possível, por meios alternativos. O sentido da oração é mantido na substituição dos termos destacados, respectivamente, por:
A. Relativamente – experiências – contrários.
B. Com referência – experiências – similares.
C. Contrariamente – provas – similares.
D. Com referência – experiências – convencionais.
E. Contrariamente – provas – convencionais.

IFRJ 2016 A expressão chover no molhado, empregada no primeiro parágrafo do texto lido, significa
(A) dizer uma informação amplamente conhecida.
(B) noticiar um acontecimento irrelevante.
(C) reiterar uma notícia desconhecida.
(D) provocar dúvida sobre um acontecimento


IFRJ  2010 Ao escrever “des...pré-ocupação” (l. 24), o autor evidencia alguns elementos mórficos a fim de enfatizar alguns
sentidos sugeridos pela palavra. Esse recurso estilístico é também utilizado pelo autor no trecho
(A) “[...] existem brasileiroS, assim mesmo, no plural.” (l. 21)
(B) “[...] o bicho-homem coleta ou caça alimentos [...].” (l. 10)
(C) “[...] trabalho vem de tripalium, instrumento de tortura [...].” (l. 6)
(D) “[...] se incluirmos o ir-e-vir [...].” (l. 29)
(E) “Gostamos de trabalhar – isso mesmo, trabalhar! [...

INTERPRETAÇÃO TIRA CHARGE CARTUM 5 EXER.MARCAR X


INTERPRETAÇÃO




IFSULMG2013 Sobre as tirinhas acima, é correto afirmar
I. Mafalda interpretou de forma literal a ideia de que o mundo está doente.
II. A informação de que o mundo está doente pôde ser confirmada pelo pai de Mafalda.
III. A informação de que o mundo está doente causa espanto nas pessoas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
a) Apenas I
b) I e II
c) Apenas II
d) I, II e III





IFSULMG2013 08) Entre os ditos populares, qual deles melhor corresponde à figura a seguir?
a) Nem tudo que balança cai.
b) Deus ajuda quem cedo madruga.
c) Quem não tem cão caça com gato.
d) Fazer tempestade em copo dágua.





IFSULMG2013 07) A charge acima tece uma crítica à incorporação da tecnologia na sociedade atual. Que crítica é
essa?
a) O excesso de informações armazenadas nos aparelhos eletrônicos.
b) O desprezo do ser humano pela conversa face a face.
c) A valorização do armazenamento de informações em aparelhos tecnológicos em detrimento do
uso intensificado do cérebro.
d) Fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal assim como
na vida profissional.





IFSULMG2013 02) A partir da leitura do texto I, podemos concluir que:
a) Não será possível reverter a situação de deterioração do meio ambiente, por causa do consumo
desenfreado da sociedade.
b) A educação é o único meio de deter o consumismo e conseguir um planeta sustentável.
c) As empresas, em virtude de sua ganância desenfreada, não se importam com a destruição do meio
ambiente.
d) A destruição dos recursos naturais não está relacionada ao consumo desenfreado de bens
materiais.






IFSULMG2013 13. Manolito está relatando à Mafalda o seu sucesso com a Matemática. No decorrer da conversação, percebemos que ele
a) não entendeu a pergunta feita por Mafalda.
b) repetiu a informação dada em nome da clareza e da concisão do pensamento.
c) credita seu sucesso na Matemática também às outras disciplinas.

d) repetiu a informação dada para esquivar-se de fornecer informações negativas.


quinta-feira, 5 de abril de 2018

SINÔNIMOS,ANTÔNIMOS, PARÔNIMOS EXERCÍCIOS DE MARCAR X


SINONIMO,ANTONIMOS, PARONIMOS, PROF. DIORGES


IFF2012 QUESTÃO 4 Sabe-se que, em língua portuguesa, não existem sinônimos perfeitos. Mesmo assim é possível substituir palavras ou termos em frases sem provocar alteração de sentido. Assinale a alternativa em que a troca do termo destacado pelo dos parênteses NÃO modifica o sentido da frase.
a) “Ele paga as contas, coloca comida na mesa,” (alimento)
b) “Muitos jovens herdeiros cometem o equívoco de achar” (engano)
c) “ensinando valores que são universais” (abrangentes)
d) “E é assim até hoje.” (desse modo)
e) “que não é chique nem ostensiva.” (alarmante)


IFRRO2015 06. Na língua portuguesa, os falantes podem utilizar diferentes palavras para expressar a mesma ideia. A esse fenômeno dá-se o nome de sinonímia. Leia o fragmento a seguir. "Nessa fase marcada pela busca da identidade e da autonomia, é muito comum ver adolescentes imersos nesses meios de comunicação". As palavras sublinhadas poderiam ser substituídas, respectivamente, sem alteração de seus sentidos no texto por
a) personificação - dependência - dispersos
b) personificação - independência - dispersos
c) identificação - independência - mergulhados
d) exatidão - autossuficiência - dispersos
e) identificação - dependência - mergulhados


IFSULMG 2017 Em “Os moços compadecidos, os quarentões assustados e os próprios velhos, apelando para tudo,
inventaram ultimamente essas bobagens de terceira idade (...)”, a palavra compadecidos é sinônimo de:
a) bondoso
b) truculento
c) amargo
d) vaidoso

IFMA2017SUB 8) Leia e analise as frases abaixo, observando o uso das formas a cerca de, há cerca de e acerca  de.   Após   análise,   assinale   a alternativa em que há desvio da norma padrão nesse emprego:
a)O professor explanou acerca da Guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França.
b)Há cerca de duas horas eu tinha em minha carteira o dinheiro para o conserto. Mas ele sumiu.
c)Daqui a cerca de três semanas sairemos em lua de mel!
d)A última vez em que nos vimos foi a cerca de dez anos. Faz muito tempo!
e)Esclareça acerca da sua ausência no dia de ontem, por favor!

IFRRO2012 5) No trecho: “Especialistas advertem que a cautela para evitar esse tipo de exposição exagerada é indispensável para não comprometer a saúde”. O termo sublinhado poderia ser substituído por um sinônimo que mantém o sentido apresentado no texto.
A. descuido
B. calma
C. medida
D. cuidado
E. exagero

IFSULMG2013 15) Todas as frases a seguir aludem ao uso do mal/mau, mas pode haver erro quanto ao correto uso
dos termos destacados. Assinale apenas a alternativa que contempla a verdade quanto ao uso do mal/mau.
I. Eu mal abria a porta, Ofélia entrava.
II. Sua mãe mudava de roupa mau saía da cama.
III. ... levantava com cuidados a saia de babados, mal sentava-se.
IV. Numa padaria, mau vi-me diante da verdade inútil.
V. ... era uma visitação na sala mal arrumada.



IFSULMG2013 14. Todas as frases a seguir aludem ao uso do mal/mau, mas pode haver erro quanto ao correto uso
dos termos destacados. Assinale apenas a alternativa que contempla a verdade quanto ao uso do mal/mau.
I. Eu mal abria a porta, Ofélia entrava.
II. Sua mãe mudava de roupa mau saía da cama.
III. ... levantava com cuidados a saia de babados, mal sentava-se.
IV. Numa padaria, mau vi-me diante da verdade inútil.
V. ... era uma visitação na sala mal arrumada.
a) Apenas os itens I e II estão corretos.
b) Apenas os itens III e IV estão corretos.
c) Apenas os itens I, III e V estão corretos.
d) Todos os itens estão corretos.


IFSULMG2015 QUESTÃO 13
Em: “(...) Só pode ter sido sabotagem de algum agitador ou coisa de feitiçaria! — justificou-se, consternado, o Dono do Jornal”, a palavra “consternado”, em destaque no texto, é sinônimo de:
a) Alegre
b) Triste
c) Satisfeito
d) Indignado


IFSULMG2015QUESTÃO 5
As palavras sublinhadas podem ser adequadamente substituídas por aquelas entre parênteses,
EXCETO em:
a) Caso não tenha uma, clique aqui e preencha os dados para se cadastrar. (as informações)
b) Para isso, o game possui dois modos distintos de jogo, sendo eles o “Survival” e o “Creative”. (diferentes)
c) E que tal usar algumas barras de ferro para construir espadas e uma armadura, para assim partir em um embate mortal contra o lendário Ender Dragon? (combate)
d) “Deixado sozinho em um mundo repleto de perigos, seu objetivo inicial aqui é continuar vivo” (completo)

LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL EXERCICIOS DE MARCAR X


FORMAL E INFORMAL PROF. DIORGES

IFRJ 2014 Em diversos trechos do Texto I, pode ser observado o emprego de uma linguagem informal, o que favorece uma maior aproximação com o leitor. Logo, o emprego desse registro informal ocorre em:
(A) Estamos às voltas com uma geração que vive com o nariz grudado em telas.
(B) A verdade, pressinto eu, é que estamos no epicentro de uma mudança cultural.
(C) Ainda existia o fazer manualmente.
(D) E é uma ótima maneira de se refletir sobre o mistério da passagem do tempo, de onde viemos, para onde
vamos e quem somos.

IFRJ 2016 Ao utilizar expressões como “Tá ; Tá dez, tô e pacas”o autor:
(A) desafia a norma culta da Língua Portuguesa pela aplicação de expressões inteiramente incorretas.
(B) revela uma situação informal de comunicação pelo uso de expressões coloquiais e gíria.
(C) prejudica a compreensão do texto com o emprego de expressões desconhecidas.
(D) atende às regras da gramática tradicional da Língua Portuguesa com a utilização de palavras eruditas

QUESTÃO 8 Camilla Lourenço: 20 outubro, 2010 as 3:15 pm É mto mais do q válida, é linda ,é serena e é Real. Sou portadora de deficiência física por coencidência a mesma q a da modelo acima. Sofremos mto preconceito mais tbm somos mto adimirados como sempre digo a deficiência ñ está em mim ou nela e sim nos olhos de qm nos vê. Carrego comigo uma unica filosofia viva aproveite cada segundo, sorria sempre PRINCIPALMENTE diante de uma dificuldade. Somos pessoas especias pois possuimos determinação, garra, alegria, força de vontade como qualquer ser humano q ama o simples fato de esar vivo. A Campanha está de parabéns e volto a dizer a frase da campanhe: “olhe-me nos olhos… eu disse nos olhos”. Pessoal a vida só derruba qm permite ser derrubado lembrem disso, sou qm sou e me orgulho disso!!! Abraço a tds!!

IFF2011Agora transcreveu-se o twitter, de autoria de Camilla Lourenço, sobre o qual são feitas afirmativas. Assinale a verdadeira.

a) Camilla faz uso de uma escrita totalmente inaceitável e incoerente (mto, tbm, qm, ñ) uma vez que se dirige a uma revista de grande circulação no país.
b) Apesar de usar abreviações, a autora não comete nenhum deslize ortográfico ao escrever, por exemplo, “coencidência” e “adimirados”.
c) Nos dois contextos em que aparece, a palavra “mais” está grafada de acordo com as normas gramaticais.
d) Em “lembrem disso”, houve um desvio do padrão culto da língua, pois o verbo não deveria ter complemento regido por preposição.
e) O texto de Camilla não possui problemas de pontuação. 

O uso de “To” em vez da forma correlata “Estou”, no texto II, ocorre porque

A) representa a oralidade em um ambiente informal de comunicação.
B) representa a oralidade em um ambiente técnico de comunicação.
C) representa o falar de uma determinada região do Brasil.
D) o autor do texto desconhece a norma culta da língua.
E) a forma “Estou” não é mais utilizada no português contemporâneo

Leia a estrofe de Asa Branca, de Luiz
Gonzaga, escrito numa variante da norma padrão.
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão (Luiz Gonzaga)

ITFPR Adequando o último verso para a norma culta, teríamos:
A) Pra eu voltar.
B) Pra mim vortar.
C) Para eu voltar.
D) Para mim voltar.
E) Pra mim voltar.


IFRJ 2015  Observa-se o uso da linguagem coloquial na seguinte alternativa:
(A)  a Bélgica cresceu e os belgas e neobelgas têm mais carros
(B) mas continuam obrigados a circular nas ruas e estradas da Índia
(C) Quanto mais cresce a Bélgica, mais aparecem as precariedades da Índia
(D) o cara chega em casa depois de algumas horas preso num engarrafamento

CEREJA 7º ANO PASSANDO A LIMPO PAG. 129 PROVA BRASIL

TRANSITIVIDADE VERBAL TEORIA E EXERCICIOS


TRANSITIVIDADE VERBAL

1-)  VERBO INTRANSITIVO ( VI )
       É aquele que tem sentido completo . Pode aparecer junto a um adjunto adverbial . 
       Ex.: As borboletas voavam . 
              Elas chegaram à festa animadas . 

2-) VERBO TRANSITIVO DIRETO ( VTD )
      É o verbo que se liga ao seu complemento sem preposição . 
      Ex.: Eles compraram alguns livros ontem .              As crianças abriram as portas . 

3-) VERBO TRANSITIVO INDIRETO ( VTI ) 
      É o verbo que se liga ao seu complemento através de uma preposição . 
      Ex.: Todos acreditam em você . 
             Eles precisam de nossa ajuda . 

4-) VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO ( VTDI ) 
      É o verbo que precisa de dois complementos : um sem preposição e outro com preposição . 
      ( alguma coisa a alguém ) 
      Ex.: O menino pediu dinheiro ao pai .
             Eu paguei a consulta ao médico . 

5-) VERBO DE LIGAÇÃO ( VL ) 
      É o verbo que indica estado , condição ou qualidade ,unindo o sujeito ao predicativo do sujeito.

=  RELAÇÃO  DOS  PRINCIPAIS  VERBOS  DE  LIGAÇÃO  =

SER : Eles são nossos amigos .
ESTAR : As crianças estavam emocionadas . 
PERMANECER : A atriz permaneceu sentada . 
FICAR : Nós ficamos satisfeitos com a sua atuação .
PARECER : A lua parece um disco . 
RESULTAR : A operação resultou inútil . 
CONTINUAR : O trem continua parado na estação . 
TORNAR-SE : Ela tornou-se elegante com o vestido .
VIRAR : Aquele jogador virou um leão em campo . 
SAIR-SE : Eles saíram-se bem na prova de ontem . 
CORRER : Tudo correu bem naquela festa . 
ANDAR : Aquele rapaz anda muito triste .
ENCONTRAR-SE : Márcia encontra-se doente .
ACHAR-SE : Minha amiga acha-se gripada .
VIVER : Ele vive alegre .
FAZER-SE : Aquela menina se fez jovem . 
       Observação : Lembre-se de que o verbo só é de ligação se estiver acompanhado de predicativo . Se não existir predicativo , o verbo será classificado como intransitivo . 
     Ex.: Ela continua contente . ( VL )
            Ela continua na escola . ( VI )
= PARTE PRÁTICA – ASSUNTO Nº 02 – CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS QUANTO À PREDICAÇÃO = 
-  S I N T A X E  I  -
Classifique os verbos quanto a transitividade.

01.   Derrubaram a árvore e o poste daquela rua . 
02.   Paguei um café a uma amiga .
03.   Todos choraram naquela noite .
04.   Concordei com a sua nova proposta . 05. A moça permanece alegre até agora  06. Prefiro cinema a teatro .
07.   Não existem rios por aqui .
08.   Você já pensou nisso ?
09.   A prova de ontem estava fácil .
10.   Não há rios por aqui . 
11.   A beleza está nos olhos dela .
12.   Carlos pagou a dívida ainda ontem. 
13.   Minha amiga desconfia de tudo e de todos .
14.   O menino já pediu dinheiro ao pai .
15.   Aquele filme continua interessante .
16.   Devolvi o livro ao colega de classe . 
17.   A água parecia imprópria para consumo . 
18.   Acredito firmemente em sua proposta .
19.   O filme ainda continuava . 
20.   O mentiroso sempre tem boa memória .
21.   Iremos ao cinema amanhã .
22.   Demos um lindo presente à moça .
23.   Os alunos já resolveram as questões .
24.   Fábio tornou-se engenheiro no ano passado .
25.   Tudo depende de você .
26.   Aquele jovem continua triste .
27.   Eles chegaram da excursão às vinte horas . 
28.   Já encaminhei os documentos ao diretor .
29.   Seus amigos confiam em suas palavras .
30.   Todos os alunos já expuseram o trabalho .
31.   Os meninos estavam nervosos ontem .  32 . Ofereceram o cargo ao deputado .
33.   A noite chegou e ela não veio .
34.   Os candidatos receberam o prêmio merecido .
35.   Emprestaram o dinheiro aos necessitados .
36.   Alguns documentos pertenciam ao rapaz . 
37.   Moro em São Paulo desde o ano passado .
38.   Nós procederemos a um inquérito .
39.   O governador anda preocupado .
40.   Houve dois fatos dignos de nota .
41.   O prefeito anda pelas ruas da cidade .
42.   Ninguém resistia a seus encantos . 
43.   Escrevi um bilhete a uma amiga .
44.   Entreguei à menina belas flores .
45.   Os adultos rejeitaram a sopa .
46.   Ofereceram nossos livros à biblioteca .
47.   Os pares dançavam alegremente pelo salão .
48.   Confiei em sua capacidade de organização .
49.   As crianças ornamentaram o salão com desenhos .
50.   Lembre-se dos amigos . 





=  RESPOSTAS DAS QUESTÕES SOBRE VERBOS QUANTO À PREDICAÇÃO = -  S I N T A X E  I  -

01. _________________________________________________________________________________
02. _________________________________________________________________________________
03. _________________________________________________________________________________
04. _________________________________________________________________________________
05. _________________________________________________________________________________
06. _________________________________________________________________________________
07. _________________________________________________________________________________
08. _________________________________________________________________________________
09. _________________________________________________________________________________
10. _________________________________________________________________________________
11. _________________________________________________________________________________
12. _________________________________________________________________________________
13. _________________________________________________________________________________
14. _________________________________________________________________________________
15. _________________________________________________________________________________
16. _________________________________________________________________________________
17. _________________________________________________________________________________
18. _________________________________________________________________________________
19. _________________________________________________________________________________
20. __________________________________________________________________________________
21. __________________________________________________________________________________
22. __________________________________________________________________________________
23. __________________________________________________________________________________
24. __________________________________________________________________________________
25. __________________________________________________________________________________
26. __________________________________________________________________________________
27. __________________________________________________________________________________
28. __________________________________________________________________________________
29. __________________________________________________________________________________
30. __________________________________________________________________________________
31.___________________________________________________________________________________
32. __________________________________________________________________________________
33. ___________________________________________________________________________________
34. ___________________________________________________________________________________
35. ___________________________________________________________________________________
36. ___________________________________________________________________________________
37. ___________________________________________________________________________________
38. ___________________________________________________________________________________
39. ___________________________________________________________________________________
40. ___________________________________________________________________________________
41. ___________________________________________________________________________________
42. ___________________________________________________________________________________
43. ___________________________________________________________________________________
44. ___________________________________________________________________________________
45. ___________________________________________________________________________________
46. ___________________________________________________________________________________
47. ___________________________________________________________________________________
48. ___________________________________________________________________________________
49. ___________________________________________________________________________________
50. ___________________________________________________________________________________