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quinta-feira, 12 de abril de 2018

INFERIR O SENTIDO DE UMA PALAVRA EXERCICIOS 20 QUESTÕES

IFRRO2015 06. Na língua portuguesa, os falantes podem utilizar diferentes palavras para expressar a mesma ideia. A esse fenômeno dá-se o nome de sinonímia. Leia o fragmento a seguir. "Nessa fase marcada pela busca da identidade e da autonomia, é muito comum ver adolescentes imersos nesses meios de comunicação". As palavras sublinhadas poderiam ser substituídas, respectivamente, sem alteração de seus sentidos no texto por
a) personificação - dependência - dispersos b) personificação - independência - dispersos
c) identificação - independência - mergulhados
d) exatidão - autossuficiência - dispersos
e) identificação - dependência - mergulhados

2017/64
Em “Mas não existe viva alma hoje disposta a arcar com a conta ou a ceder um milímetro no seu quinhão desse butim”, a palavra destacada, segundo o contexto, significa:
a) totalização
b) acumulação
c) porção
d) montão
e) integração

IF2015 [...] cada período teve suas peculiaridades e a inovação necessitou atender a situação pontual, adaptando-se à realidade premente. As palavras destacadas acima poderiam ser substituídas, sem prejuízo do sentido e da
correção gramatical, por
a) particularidades/urgente
b) problema/anterior
c) guerras/urgência
d) individualidades/antecedência
e) tecnologias/imediata

Paralimpíadas ou a superação do ser humano

Um espetáculo emocionantemente belo, com nuances de algo que prova a superação do ser humano quando se dedica e mentaliza o esforço, acaba praticando algo que, até meados do século XX, era considerado apenas para pessoas saudáveis: a disputa esportiva. Depois de realizar os Jogos Olímpicos Rio 2016 com sucesso, contrariando a maioria dos prognósticos pessimistas, o Brasil está sediando a Paralimpíada. São 23 modalidades paralímpicas, cerca de 4 mil atletas, 11 dias de competição, 528 provas valendo medalhas, 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas.

IF Torna-se possível a inferência do significado de algumas palavras quando se analisa o contexto dos enunciados. Dentre as alternativas propostas, assinale a que se aproxima do sentido de “prognósticos”, no 1° parágrafo do texto.
a) decisões
b) superações
c) previsões
d) acontecimentos
e) ideias


IF QUESTÃO 7 O uso de um vocabulário diversificado é um recurso que contribui para a construção da argumentação textual. Embora algumas palavras não sejam de uso cotidiano, é possível inferir seu sentido pelo contexto em que são usadas. Indique a opção em que a palavra sublinhada NÃO tem sentido semelhante ao termo sugerido entre parênteses.

a) A paz não pode ser construída como um elemento isolado. É indissociável da justiça e da solidariedade. (INSEPARÁVEL).

b) ...desamarmos nossos espíritos, nossos sentimentos, tudo o que há em nós de negação do outro, de não reconhecimento, de prepotência... (HUMIILDADE)

c) Sempre é possível conversar, expressar a sua palavra, resgatar o melhor de nossas experiências, ressituar as questões... (REPENSAR).

d)  A escola não está imune a esta dinâmica. (LIVRE).

e) É reforçada a lógica da contraposição de forças, o que é antagônico a uma cultura de paz. (OPOSTO)

FARROPILHA 2016 Na oração "O camponês o capturou e o trouxe para casa", a expressão destacada possui significado semelhante a:
a)     feriu.
b)    aprendeu.
c)    achou.
d)    aprisionou.
e)    acariciou.

IF SUL  MG 2017 No contexto em que é utilizada no texto, a expressão “a par disso” pode ser substituída sem prejuízo de sentido por:
a) “ciente disso”
b) “paralelamente a isso”
c) “então”
d) “por causa disso”

*Leia o trecho da música “Dias de luta, dias de glória”, da Banda Charlie Brown Jr e
responda:

2. A palavra “rodo”, sublinhada no texto, pode ser substituída, sem alteração de sentido,
por:
Eu sou feliz e rodo pelo mundo
Sou correria mas também sou vagabundo
Mas hoje dou valor de verdade pra minha saúde
pra minha liberdade
Que bom te encontrar nessa cidade
Esse brilho intenso me lembra você
História, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória […]

(A) Construo esse mundo.
(B) Brinco pelo mundo.
(C) Pertenço a este mundo.
(D) Paro no mundo.
(E) Ando pelo mundo.

Realidade

Existe, sim, menina,
Tudo: disco-voador,

Oitavo sentido, utopia,
Pedra filosofal,....

Que surgem do nada.
Mas existirá

Coração em cada corpo?
Sim, não, n.d.a.?

IFMA2017SUB 5) Observe a expressão: “existirá coração em

cada corpo? ”. Em que sentido a palavra “coração” foi empregada.

a)     Como saudosismo

b)     Como órgão muscular

c)     Como parte do corpo humano

d)     Como patriotismo

e)     Como sentimento


IFC2013 No trecho “Havia uma velhinha / que andava aborrecida / pois DAVA SUA VIDA / para falar com alguém”, a expressão destacada significa que:
A)a velhinha queria morrer para poder falar com alguém.
B)a velhinha morreria se falasse com alguém.
C)a velhinha queria muito falar com alguém.
D)a velhinha estava aborrecida por falar com alguém.
E) a velhinha não queria falar com ninguém.

IFC2013 Na penúltima estrofe (De modo que a velhinha / que muito padecia), a palavra padecia significa:
A)morrer
B) sofrer
C)parecer
D)dizer
E) curtir

Esse fato repercutiu muito mal no exterior e serve para que os membros do COI não vejam a candidatura
brasileira com bons olhos.
IFRN 2016   8) A expressão NÃO VER COM BONS OLHOS, usada no trecho, significa que o COI observará a candidatura do
Rio de Janeiro com
a) medo.
b) rigidez.
c) ressalvas.
d) indiferença.

IFRN 2016 Considerando sua inserção no Texto 1, o vocábulo REPERCUTIU pode, sem prejuízo do sentido, ser
substituído por
a) soou.
b) repetiu.
c) pareceu.
d) impregnou.

ITFPR 2017 No fragmento: “Decidiram criar novos órgãos na ONU para promover o respeito aos direitos humanos e construir uma paz duradoura, nos países assolados pela guerra.” A única alternativa em que o termo pode substituir o sentido da palavra sublinhada é:
A) destruídos.
B) assombrados.
C) alinhados.
D) esmiuçados.
E) permeados.

ITFPR2016  o dito popular que mais se aproxima, em significado, à expressão do texto: “Dê duro agora, meu filho, para poder descansar depois. Quem planta, colhe
 A) Deus ajuda quem cedo madruga.
 B) Burro velho não ganha andadura.
C) Se você só vive entre aleijados, você aprenderá por si a mancar.
D) Não adianta chorar sobre o leite derramado.
E) Com tempo tudo se cura.


ITFPR2016 Assinale a alternativa em que as palavras substituem, sem prejuízo de significado, as expressões negritadas, nos seguintes fragmentos retirados do texto. ...que promove um impulso à satisfação de desejos imediatos; ...o risco é levar uma vida sem sentido maior; ...corrida de obstáculos veloz e tecnicamente sofisticada.
A) Mergulho, impensáveis, desfocada, boa.
B) Estímulo, atuais, despropositado, refinado.
C) Ímpeto, fortes, insensível, requintado.
D) Vontade, rápidos, descabido, rica.
E) Ímpeto, remotos, insensível, difícil.

IFFARRO2013 8. Em: “gestações indesejáveis”, o prefixo – in tem sentido de:
A. contrariedade.
B. igualdade.
C. negação.
D. aproximação.
E. posição ao lado.


IFRRO2014 6. Em relação aos testes em laboratórios de pesquisa, ratos, camundongos e outros bichos devem ser substituídos em experimentos, sempre que possível, por meios alternativos. O sentido da oração é mantido na substituição dos termos destacados, respectivamente, por:
A. Relativamente – experiências – contrários.
B. Com referência – experiências – similares.
C. Contrariamente – provas – similares.
D. Com referência – experiências – convencionais.
E. Contrariamente – provas – convencionais.

IFRJ 2016 A expressão chover no molhado, empregada no primeiro parágrafo do texto lido, significa
(A) dizer uma informação amplamente conhecida.
(B) noticiar um acontecimento irrelevante.
(C) reiterar uma notícia desconhecida.
(D) provocar dúvida sobre um acontecimento


IFRJ  2010 Ao escrever “des...pré-ocupação” (l. 24), o autor evidencia alguns elementos mórficos a fim de enfatizar alguns
sentidos sugeridos pela palavra. Esse recurso estilístico é também utilizado pelo autor no trecho
(A) “[...] existem brasileiroS, assim mesmo, no plural.” (l. 21)
(B) “[...] o bicho-homem coleta ou caça alimentos [...].” (l. 10)
(C) “[...] trabalho vem de tripalium, instrumento de tortura [...].” (l. 6)
(D) “[...] se incluirmos o ir-e-vir [...].” (l. 29)
(E) “Gostamos de trabalhar – isso mesmo, trabalhar! [...

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