PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 5 de abril de 2018

LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL EXERCICIOS DE MARCAR X


FORMAL E INFORMAL PROF. DIORGES

IFRJ 2014 Em diversos trechos do Texto I, pode ser observado o emprego de uma linguagem informal, o que favorece uma maior aproximação com o leitor. Logo, o emprego desse registro informal ocorre em:
(A) Estamos às voltas com uma geração que vive com o nariz grudado em telas.
(B) A verdade, pressinto eu, é que estamos no epicentro de uma mudança cultural.
(C) Ainda existia o fazer manualmente.
(D) E é uma ótima maneira de se refletir sobre o mistério da passagem do tempo, de onde viemos, para onde
vamos e quem somos.

IFRJ 2016 Ao utilizar expressões como “Tá ; Tá dez, tô e pacas”o autor:
(A) desafia a norma culta da Língua Portuguesa pela aplicação de expressões inteiramente incorretas.
(B) revela uma situação informal de comunicação pelo uso de expressões coloquiais e gíria.
(C) prejudica a compreensão do texto com o emprego de expressões desconhecidas.
(D) atende às regras da gramática tradicional da Língua Portuguesa com a utilização de palavras eruditas

QUESTÃO 8 Camilla Lourenço: 20 outubro, 2010 as 3:15 pm É mto mais do q válida, é linda ,é serena e é Real. Sou portadora de deficiência física por coencidência a mesma q a da modelo acima. Sofremos mto preconceito mais tbm somos mto adimirados como sempre digo a deficiência ñ está em mim ou nela e sim nos olhos de qm nos vê. Carrego comigo uma unica filosofia viva aproveite cada segundo, sorria sempre PRINCIPALMENTE diante de uma dificuldade. Somos pessoas especias pois possuimos determinação, garra, alegria, força de vontade como qualquer ser humano q ama o simples fato de esar vivo. A Campanha está de parabéns e volto a dizer a frase da campanhe: “olhe-me nos olhos… eu disse nos olhos”. Pessoal a vida só derruba qm permite ser derrubado lembrem disso, sou qm sou e me orgulho disso!!! Abraço a tds!!

IFF2011Agora transcreveu-se o twitter, de autoria de Camilla Lourenço, sobre o qual são feitas afirmativas. Assinale a verdadeira.

a) Camilla faz uso de uma escrita totalmente inaceitável e incoerente (mto, tbm, qm, ñ) uma vez que se dirige a uma revista de grande circulação no país.
b) Apesar de usar abreviações, a autora não comete nenhum deslize ortográfico ao escrever, por exemplo, “coencidência” e “adimirados”.
c) Nos dois contextos em que aparece, a palavra “mais” está grafada de acordo com as normas gramaticais.
d) Em “lembrem disso”, houve um desvio do padrão culto da língua, pois o verbo não deveria ter complemento regido por preposição.
e) O texto de Camilla não possui problemas de pontuação. 

O uso de “To” em vez da forma correlata “Estou”, no texto II, ocorre porque

A) representa a oralidade em um ambiente informal de comunicação.
B) representa a oralidade em um ambiente técnico de comunicação.
C) representa o falar de uma determinada região do Brasil.
D) o autor do texto desconhece a norma culta da língua.
E) a forma “Estou” não é mais utilizada no português contemporâneo

Leia a estrofe de Asa Branca, de Luiz
Gonzaga, escrito numa variante da norma padrão.
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão (Luiz Gonzaga)

ITFPR Adequando o último verso para a norma culta, teríamos:
A) Pra eu voltar.
B) Pra mim vortar.
C) Para eu voltar.
D) Para mim voltar.
E) Pra mim voltar.


IFRJ 2015  Observa-se o uso da linguagem coloquial na seguinte alternativa:
(A)  a Bélgica cresceu e os belgas e neobelgas têm mais carros
(B) mas continuam obrigados a circular nas ruas e estradas da Índia
(C) Quanto mais cresce a Bélgica, mais aparecem as precariedades da Índia
(D) o cara chega em casa depois de algumas horas preso num engarrafamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário