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sábado, 5 de outubro de 2019

IBAM PROVA JUNDIAI PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA QUESTÕES DE PORTUGUES



A DETERIORIZAÇÃO DA LINGUAGEM JORNALÍSTICA

Luciano Martins Costa

I._____ uma semana do encerramento deste que foi um dos anos mais intensos do jornalismo no Brasil, é preciso colocar em discussão uma questão que a imprensa evita o quanto pode: a linguagem jornalística dá conta de decifrar adequadamente a realidade?

II. Analisada contra o cenário deteriorado da mídia brasileira, a pergunta pode parecer impertinente e até mesmo cândida, uma vez que o campo da comunicação institucionalizada se deixou contaminar por outros vícios, que levaram ao fim da ilusão da objetividade e do pressuposto da honestidade intelectual como princípios fundadores da imprensa.

III._____ muitos outros aspectos a serem contemplados numa análise do que vem a ser o jornalismo nesse contexto, em que uma tecnologia de ruptura se impõe ao mesmo tempo em que a gestão dos principais veículos da mídia tradicional se concentra e verticaliza. Esse movimento do sistema da imprensa para dentro de si mesmo bloqueia a inovação e condiciona as iniciativas a uma doutrina que em tudo é contrária ao espírito de liberdade do jornalismo.

IV. A doutrina conservadora que domina a imprensa no Brasil levanta um muro de contenção para a criatividade, desestimula os espíritos livres e encoraja a mediocridade com melhores oportunidades de carreira. O fato de que os nomes mais lustrosos da mídia nacional, aqueles que mais vezes conquistam o espaço nobre dos noticiários, são justamente os que cumprem com entusiasmo o trabalho sujo da manipulação, é causa de empobrecimento da cultura jornalística. Existem, mas são raros os profissionais que, descolando-se da orientação centralizadora, ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade.

V.___(A)___ a gestão vertical e centralizada resulta num jornalismo mais pobre, burocrático e em linha direta com a opinião do comando das empresas de comunicação?  ___(B)____ a atividade jornalística exige que, na origem, o material que vai compor o noticiário e o conjunto de opiniões seja colhido livremente, condicionado apenas pela ética – e seja trabalhado até a edição final sob o crivo das múltiplas possibilidades de interpretação.

VI. A observação diária e por longo prazo da mídia tradicional no Brasil induz a concluir que a ligação direta entre os donos das empresas e as bases da redação limita as possibilidades de interpretação dos acontecimentos.

VII. Décadas atrás, quando as redações eram caracterizadas pela diversidade, o debate se fazia desde a pré-pauta, e os repórteres tinham um papel mais ativo na discussão sobre o que era importante em cada edição. Com as principais reportagens direcionadas desde a pauta até a manchete, o sinal que se dá aos repórteres é que, se quiserem subir na carreira, têm que ser principalmente dóceis ao comando. Esse é um elemento limitador da linguagem jornalística.

1. As lacunas presentes no início dos parágrafos I e III deverão ser preenchidas, observando o rigor da norma culta, conforme o indicado em qual alternativa.
a)  I - Há; III - A
b)  I - À; III - A
c)  I - A; III - Há
d)  I - Há; III - A
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2. Segundo o autor, a pergunta lançada no primeiro parágrafo pode parecer "impertinente e até mesmo cândida" considerando o teor do texto, isso equivale a dizer que ela pode parecer:
a)  arrogante e ultrapassada
b)  contumaz e capciosa
c)  inoportuna e ingênua
d)  propicia e pueril
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3. Da leitura do texto não é possível inferirmos tão somente o asseverado em qual alternativa?
a) A comunicação institucionalizada deixou-se contaminar por vícios que levaram ao fim da ilusão da objetividade.
b)  Evidencia-se, no que se refere a mídia tradicional, uma centralização e uma verticalização na gestão de seus principais veículos.
c)  A tendência de o sistema de imprensa mover-se para dentro de sistema redunda no bloqueio da inovação e contraria o espírito de liberdade do jornalismo.
d)  o fim da ilusão da objetividade deu-se a partir da interiorização, nos meios de comunicação, dos princípios que sempre nortearam a imprensa.
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4.  Segundo o autor, o empobrecimento da cultura jornalística atrela-se a qual dos seguintes fatos?
a)  Os nomes mais lustrosos do jornalismo perderam espaço considerável nos noticiário do horário nobre.
b)  Espíritos livres do jornalismo encorajam a mediocridade que hoje domina os principais meios de comunicação.
c)  A orientação centralizadora dos meios de comunicação vedou melhores oportunidades de carreira aos destituídos de formação jornalística.
d)  As figuras mais destacadas na mídia nacional aquiescem em cumprir o trabalho de manipulação do público.
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"Existem, mas são raros os profissionais que, descolando-se da orientação centralizadora, ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade" - parágrafo IV.

O parágrafo acima será utilizado na resolução das questões 5 a 7.

5. O período do exemplo foi reescrito de modo a se preservar seu sentido original e a adequação à norma culta em qual alternativa?
a)  Há, mas raros são os profissionais que ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade, descolando-se da orientação centralizadora.
b)  Raros são os profissionais que ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade, mas existem descolando-se da orientação centralizadora.
c)  Existem profissionais que ganha distinção descolando-se da orientação centralizadora, a despeito do trabalho impendente e de qualidade, são raros, mas há.
d)  Profissionais que ganham distinção pelo trabalho independente e de qualidade são raros, mas, descolando-se da orientação centralizadora, existe.

_______________________________________________________________

6. O elemento sublinhado exerce, no caso, a função de:
a)  pronome apassivador.
b)  índice de indeterminação do sujeito.
c)  substantivo.
d)  parte integrante do verbo.

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7. Sobre o elemento em itálico, é valido asseverar que:
a)  exprime, no caso, restrição.
b)  no contexto, classifica-se como advérbio.
c) assume o mesmo sentido do contido na sentença: comemorou muito, mas muito mesmo.
d)  denota corroboração do período que lhe antecede.
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8.  Para que esteja redigido em consonância com a norma culta, os espaços A e B do parágrafo V deverão ser preenchidos conforme o indicado em:
a)  A - Por quê; B - Porque.
b)  A - Por que; B - Por quê.
c)  A - Por que; B - Porque.
d)  A - Porquê; B - Porque.

9.  Analise as proposições seguintes.

A. "a linguagem jornalística da conta de decifrar adequadamente a realidade? - a linguagem jornalística revela-se hábil a desvendar adequadamente a realidade?
B.  "A doutrina conservadora que domina a imprensa no Brasil levanta um muro de contenção para a criatividade" - Os princípios conservadores que norteiam a imprensa no brasil favorecem a exacerbar da criatividade.
C. "Os profissionais que descolando-se da orientação centralizadora, ganham distinção pelo trabalho independente" - os profissionais que, alinhando-se à orientação centralizadora, ganham distinção pelo trabalho independente.
D. "e seja trabalhado até a edição final sob o crivo das múltiplas possibilidades de interpretação" - e seja laborado até a edição final isentando-se das múltiplas possibilidades de interpretação.

A correta interpretação do excerto apresentado deu-se adequadamente em:

a)  uma das proposições somente.
b)  duas proposições somente.
c)  três proposições somente.
d)  todas as proposições apresentadas.
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10. Avalie os elementos sublinhados em cada um dos excertos seguintes.
A - "uma questão que a evita quanto pode".
B - no Brasil induz a concluir que".
C - "muitos outros aspectos a serem comtemplados".
D - "encoraja a mediocridade com melhores oportunidades de carreira".

Considerando-os sob o ponto de vista morfológico, é valido afirmar que:
a)  três deles classificam-se como artigo e um como preposição.
b)  dois deles classificam-se como artigo e dois como preposição.
c)  um deles classifica-se como artigo e três como preposição.
d)  temos, no caso, dois artigos, um pronome e uma preposição.
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11. Leia os trechos seguintes e avalie os vocábulos neles sublinhados.
I.  " A deterioração da linguagem jornalística" - título.
II. "Analisada contra o cenário deteriorado da mídia brasileira" - parágrafo II.

Agora, assinale a alternativa verdadeira.
a)  Em ambos observamos a ocorrência de hiatos.
b)  Nos dois o número de fonemas é superior ao de letras.
c)  Há ocorrência de hiato em I e de ditongo em II.
d)  Em I o número de letras é superior ao de fonemas; em II ocorre o inverso.
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CLIC

Cidadão se descuidou e roubaram seu celular. Como era um executivo e não sabia mais viver sem celular, ficou furioso. Deu parte do roubo, depois teve uma idéia. Ligou para o número do telefone. Atendeu uma mulher.
— Aloa.
— Quem fala?
— Com quem quer falar?
— O dono desse telefone.
— Ele não pode atender.
— Quer chamá-lo, por favor?
— Ele esta no banheiro. Eu posso anotar o recado?
— Bate na porta e chama esse vagabundo agora.
Clic. A mulher desligou. O cidadão controlou-se. Ligou de novo.
— Aloa.
— Escute. Desculpe o jeito que eu falei antes. Eu preciso falar com ele, viu? É urgente.
— Ele já vai sair do banheiro.
— Como é seu nome?
— Quem quer saber?
O cidadão inventou um nome.
— Taborda. Sou primo dele.
— Primo do Amleto?
— É. De Quaraí.
— Vem cá. Como você sabia o número do telefone dele? Ele recém-comprou.
_______________________________________________________________

12. O texto em referência foi publicado originalmente em 2000 e nele mantivemos sua grafia original. Assinale a alternativa que contém o excerto no qual um vocábulo está incorretamente acentuado em face das mudanças introduzidas pela recente reforma ortográfica da língua portuguesa.

a) "Deu parte do roubo, depois teve uma idéia".
b)  "Quer chamá-lo, por favor?"
c)  "De Quaraí"
d) "Ele recém comprou".
_______________________________________________________________

13. Sobre o texto de Verissimo, é correto asseverar que:

a)  o autor optou por redigi-lo integralmente utilizando o discurso direto.
b)  há passagens em que o autor optou pelo discurso direto, como em "De Quaraí" em outras pelo discurso indireto livre, como em "- Eu posso anotar o recado?".
c) foi redigido predominantemente utilizando-se do discurso indireto; na passagem - "O cidadão inventou um nome".-, contudo, optou-se pela adoção do discurso direto livre.
d)  nele observamos a presença predominante do discurso direto e eventuais passagens redigidas na forma de discurso indireto.
______________________________________________________________

14.  Analisando-se os dois textos apresentados, podemos afirmar que:
a)  o primeiro texto, de autoria de Luciano Martins Costa é um texto dissertativo do tipo não argumentativo, no qual não observamos a tentativa de influenciar o leitor, o segundo, de Verissimo, trata-se também de um texto dissertativo, porém, de caráter argumentativo.
b)  a presença de personagens e elementos de clímax permite-nos classificar o texto de Luís Fernando Verissimo como uma crônica narrativa; o de Luciano Martins Costa, por sua vez, no qual há a predominância da utilização do predicado verbal, bem como o emprego de metáforas e comparações, como descritivo.
c)  o de Luciano Martins Costa é um texto dissertativo argumentativo, nele inferimos pontos de vista do autor a respeito do assunto tratado, já o de Luís Fernando Verissimo melhor se enquadra no estilo narrativo, com a presença de personagens, espaço e tempo.
d)  em ambos os textos observamos a presença de elementos narrativos, descritivos e dissertativos.
_______________________________________________________________
15. Leia e avalie os períodos apresentados em I,II e III.
I.   Não contive-me expulsei-o de minha casa assim que soube do seu comportamento inadequado.
II.   Assisti confortavelmente acomodado no sofá da minha sala o filme que, segundo a crítica, apresenta enredo tão controverso.
III.   Ao sair do palco, comprimentou graciosamente o público que ali aparecera para lhe prestar justa homenagem.

No que se refere aos chamados vícios de linguagem, o que é correto afirmar?

a)  Em I observamos a chamada cacofonia, que consiste no erro de grafia de um vocábulo; em II, um desvio no tocante a sintaxe no que concerna à concordância; em III, contudo, não foram detectados quaisquer desvios da norma padrão.
b)   Em I não foram observados quaisquer afrontas à norma culta; em II, e III, todavia, constatamos desvios no tocante à semântica  - em II no que se refere a regência de um verbo e em III na concordância nominal.
c)   Foram observados os chamados barbarismos nos três exemplos; em I e III, no tocante à grafia de um vocábulo e, em III, a chamada silabada - erro na pronuncia do acento tônico.
d)  Em I e II observamos desvios da norma no que concerne à sintaxe - em , no tocante à colocação pronominal, em II, à regência; em III, por sua vez, observamos desvio semântico, pelo emprego  inapropriado de um vocábulo.



 1.C

2.C
3.D
4. D
5. A
6. X
7.A
8.C
9. A
10. B
11. C
12. A
13. D
14. C
15. D




sexta-feira, 4 de outubro de 2019

ADJUNTO NOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL EXERCICIOS


DESCRIÇÃO: COMPLEMENTO NOMINAL: fonte: colegionomelini

COMPLEMENTO NOMINAL: é o termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e liga-se a ele por meio de preposição.
Ex.: Tenho confiança em você.  nome (confiança - substantivo) complemento nominal

Atividades:
1) Faça como no exemplo:
Todos admiram você.
Todos têm admiração por você.
a) As pessoas necessitam de ajuda.
___________________________________________________________________________________________________________
b) Não é tão difícil amar o próximo.
___________________________________________________________________________________________________________
c) Os diretores se interessam por seu trabalho.
___________________________________________________________________________________________________________
d) Os jovens resistem mais ao fracasso.
___________________________________________________________________________________________________________
e) Sempre é bom conversar com nossos pais.
___________________________________________________________________________________________________________
f) Comer frutas beneficia a saúde.
___________________________________________________________________________________________________________
g) Conheço minha profissão.
___________________________________________________________________________________________________________

2) Circule os complementos nominais das orações seguintes:
a) A poluição é prejudicial à saúde.
b) A construção da casa demorou muito tempo.
c) Toda criança tem necessidade de carinho.
d) A invenção da imprensa foi um fato muito importante.
e) É preciso que haja respeito à natureza.
f) A leitura de jornais mantinha-o informado.
g) Carlos ficou aflito com a notícia.
h) O consumidor tem interesse por novos produtos.
i) A propaganda pode ser útil à comunidade.
j) Você tem confiança nesse anúncio?
k) Luís ficou responsável por tudo.
l) Eles tinham inclinação para a guerra.



3) Circule os COMPLEMENTOS NOMINAIS das orações seguintes: INDIQUE COM UMA SETA  SE ELE SE REFERE A UM ADJETIVO, SUBSTANTIVO OU ADVERBIO
a) Essa lei é benéfica à cidade.
b) O cãozinho é obediente ao treinador.
c) A explicação será útil aos presentes.
d) Ele tem necessidade de ajuda.
e) Temos confiança em você.
f) Márcia é muito dedicada à família.
g) Ela está preparada para o exame.
h) O nadador está orgulhoso do resultado obtido.
i) Bruno está ansioso por esse encontro.
j) O cigarro é prejudicial à saúde.




4) Classifique os termos destacados em:
OBJETO INDIRETO COMPLEMENTO NOMINAL
a) Todos nós precisamos de liberdade. ___________________________________________________________________________
b) Eu espero minha volta ao antigo emprego. ______________________________________________________________________
c) Quem não precisa de ajuda? _________________________________________________________________________________
d) Não tenho muita resistência ao calor. __________________________________________________________________________
e) Cada um sabe de suas necessidades. ___________________________________________________________________________
f) Os conselhos foram úteis a todos. ______________________________________________________________________________
g) Sempre gostei muito de poesia. _______________________________________________________________________________
h) A deputada foi atenciosa para com todos. _______________________________________________________________________
i) Mamãe tem muita confiança em você. __________________________________________________________________________
j) Eles estão precisando de ti. ___________________________________________________________________________________

5) Analise a função dos termos destacados: objeto direto, objeto indireto ou complemento nominal.
a) Duvidamos da sinceridade dela. ______________________________________________________________________________
b) Vocês receiam a vitória. _____________________________________________________________________________________
c) A invenção da imprensa foi uma revolução. _____________________________________________________________________
d) Você deve ter confiança no médico. ___________________________________________________________________________
e) O desenhista enviou os projetos à diretoria. ______________________________________________________________________
f) Era necessária uma ajuda aos desamparados. ____________________________________________________________________
g) O Ministério da Educação venderá material escolar. ______________________________________________________________

6) Classifique os termos destacados em:

ADJUNTO ADNOMINAL COMPLEMENTO NOMINAL
a) As paredes da casa estavam manchadas. ________________________________________________________________________
b) A venda da casa foi realizada pela imobiliária. ___________________________________________________________________
c) A discussão dos alunos não acabou bem. ________________________________________________________________________
d) As noites de inverno são frias. ________________________________________________________________________________
e) O adiamento do jogo foi mal recebido. __________________________________________________________________________
f) Foi conveniente a prisão do criminoso. _______________________________________________________________________

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMEMENTO NOMINAL EXERCICIOS DE ESCRITA E X


1. Classifique os termos destacado em adjunto adnominal ou complemento nominal.
Dicas: 1 complemento nominal é passivo (sofre ação) e completa:
substantivo abstrato, derivado de verbo.
adjetivo
advérbio

Dica: 2 adjunto adnominal é ativo (pratica):
Não fica separado por pontuação.
Completa substantivo concreto ou abstrato.
Indica posse.

a) A explicação do diretor não convenceu os pais dos alunos
......................................................................................................
b) A explicação do assunto ficou a cargo do professor de física.
........................................................................................................
c) A procura de ingressos para o jogo continua intensa.
......................................................................................................
d) A procura da polícia foi infrutífera.
......................................................................................................
e) Os ladroes de carro fugiram.
........................................................................................................
f) A polícia exigiu da testemunha um relato fiel do acontecimento.
........................................................................................................
g) A polícia exigiu o relato fiel da testemunha.
........................................................................................................
h) O mapeamento da região será feito pelo Estado.
.........................................................................................................
i) o mapeamento do Estado não agradou o prefeito da cidade.
........................................................................................................
j) A limpeza dos dentes é fundamental para saúde.
......................................................................................................
Respostas:
A) CN - passivo, AA - pais, substantivo concreto.
b) CN - passivo, AA - professor, substantivo concreto.
c) CN - passivo
d) AA - ativo.
e) AA. carro, substantivo concreto
f) CN - passivo
g) AA. ativo
h) CN - passivo
i) AA - ativo, AA, prefeito substantivo concreto
j) CN- passivo, CN, fundamental  adjetivo


. Classifique em AA ou CN.
1. Decisão do juiz.
....................................................................
2. Decisão da pendência.
....................................................................
3. Compra do apartamento
.............................................................
4. Compra dos vizinhos.
..............................................................
5. Pagamento do devedor.
..................................................................
6. Pagamento do carne.
.....................................................................
7. Julgamento do juiz.
......................................................................
8. Julgamento do réu.
....................................................................
9. Medo da criança.
.............................................................
10. Medo da guerra.
....................................................................
11. Redação de cartas.
.....................................................................
12. Redação dos alunos.
.....................................................................
13. Promoção de festas.
.......................................................................
14. Promoção do supermercado.
......................................................................
15. Saída da sala.
.......................................................................
16. Saída dos alunos.
......................................................................
17. Punição do irresponsável.
.....................................................................
18. Punição de Deus.
...................................................................
19. Preparação do trabalho.
....................................................................
20. Preparação do atleta.
.....................................................................
21. Execução do plano.
.....................................................................
22. Defesa dos fracos.
........................................................................
23. Gratidão dos filhos.
........................................................................
24. Discussão do assunto.
.......................................................................
25. Prisão dos culpados.
......................................................................
26. Prisão do Estado.
.......................................................................
27. Perto de casa.
.........................................................................
28. Longe de tudo.
....................................................................
29. Além da imaginação.
..................................................................

Gabarito:
1. AA - ativo, o juiz decidiu
2. CN - passivo a pendência foi decidida.
3. CN - passivo.
4. AA - ativo, posse.
5. AA - ativo.
6.CN - passivo.
7. AA - ativo
8. CN - passivo.
9. CN - passivo.
10. AA - ativo.
11. CN - passivo.
12. AA -  redação - substantivo concreto
13. CN - passivo
14. AA - ativo.
15. AA - saída-substantivo concreto
16. AA - ativo.
17. CN - passivo.
18. AA - ativo.
19. CN - passivo.
20. AA - ativo.
21. CN - passivo.
22. CN - passivo.
23. AA - ativo.
24. CN - passivo.
25. CN - passivo.
26. AA - prisão - substantivo concreto.
27. CN - perto advérbio.          
28. CN - longe advérbio.
29. CN - além - advérbio.

2. Dadas as sentenças abaixo, é correto afirmar que há complemento nominal em:
I - Sua opinião é favorável ao povo.
II- Sua opinião favorece ao povo.
III- Fiz a entrega dos prêmios.
IV- Proibido entrar pessoas estranhas nesta propriedade.
V- É proibida a entrada de pessoas estranhas.

(a) I, II e III
(b) III, IV e V
(c) II, III e IV
(d) I,III e V
(e) IV, II e I

4. Dadas as sentenças abaixo, é correto afirmar que os termos grifados são  adjunto adnominal em:

I- O aluno comportado chegou.
II- O aluno chegou comportado.
III- Tenho um amigo orgulhoso
IV- O dinheiro deixou meu amigo orgulhoso.
V- A mãe, orgulhosa, recebeu o filho.

(a) I,III e IV
(b) II, IV e V
(c) IV, V e I
(d) I,III e II
(e) III, II e IV


quarta-feira, 2 de outubro de 2019

EXERCÍCIO ADJUNTO ADVERBIAL CAUSA,CONCESSÃO, CONDIÇÃO, MEIO E FIM






1. Classifique os adjuntos adverbiais em causa, concessão, condição meio e fim:
a) Com o calor, o poço secou.
......................................................................
b) Sem minha autorização, você não irá.
.......................................................................
c) Ela vive para o amor.
..........................................................................
d) Apesar do estado precário do gramado, o jogo foi ótimo.
.........................................................................
e) Enriqueceram mediante fraude.
...................................................................
f) Não comentamos nada por discrição.
..................................................................
g) Sem erros, não há acertos.
.......................................................................
h) Daniel estudou para o exame.
.........................................................................
i) Apesar de ignorante, tem sensibilidade.
.......................................................................
j) Viajei de trem.
......................................................................
k) O menor trabalha por necessidade.
..........................................................................
l) sem recibo, não pago
........................................................................
m) Ela viajou a passeio.
......................................................................
n) Em que pese o mau tempo, viajaram.
.......................................................................
o) Fui de avião.
.....................................................................
p) Morreu de fome.
......................................................................
q) sem você na festa, nada terá sentido.
.....................................................................
r) Ele estuda para engenheiro.
.....................................................................
s) Apesar da gripe, saiu.
..........................................................................
t) Mandou o recado pelo e-mail.
......................................................................
u) As folhas caem com o vento.
........................................................................
v) Não discuta por ninharia.
.......................................................................
x) Só alugarei a casa mediante cheque.
.......................................................................
w) Trabalho para o meu sustento.
....................................................................
y) Não obstante sua má vontade, vencemos.
................................................................

domingo, 15 de setembro de 2019

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO/ TEXTO ARGUMENTATIVO ATIVIDADE ESCRITA

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO/
TEXTO ARGUMENTATIVO







• O que está sendo promovido?
.............................................................................................................................................................................................................................
• Qual é o público-alvo?
..............................................................................................................................................................................................................................
• Vocês consomem esse produto?
..............................................................................................................................................................
• O anúncio atrai sua atenção? Por quê?
..............................................................................................................................................................
• Qual frase foi usada como base para criar o slogan “Viva o lado Coca-cola da vida”?
..............................................................................................................................................................................................................................
• Qual associação a marca pretende fazer entre o produto anunciado e a frase em que o slogan se baseia?
..............................................................................................................................................................................................................................


• Vocês acham que um produto pode ser o lado bom da vida?

..............................................................................................................................................................................................................................
• Para você, o que é o lado bom da vida?
.............................................................................................................................................................................................................................
• Já que o objetivo do anúncio é influenciar o consumidor. Qual foi a estratégia utilizada pelos publicitários para convencer o consumidor a comprar o refrigerante?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
• Por que o anúncio usa preponderantemente a cor vermelha?
..............................................................................................................................................................................................................................
• Os canudos dentro da garrafa são de diversos tamanhos, formatos e cores. Por quê?
..............................................................................................................................................................................................................................

Que efeito isso pode causar no público? Seria o mesmo efeito se houvesse apenas um canudo branco saindo da garrafa?
..............................................................................................................................................................................................................................
• Qual relação vocês estabelecem entre essa característica dos canudos e o slogan?
....................................................................................................................................................
Qual o tipo de linguagem foi usada no anúncio
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

PLANEJAMENTO QUINZENAL GRAMATICA 8º ANO ADVÉRBIO BNCC/ IFF


COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANILHA DE PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 01 A 15 de SETEMBRO
PROFESSOR/A: DIORGES F. GONÇALVES
ANO DE ESCOLARIDADE: 8º
TURMA: (S) F8 102 
PRIMEIRA SEMANA
AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS des
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO

Morfossintaxe
Advérbio
Adjunto adverbial
Valores semânticos

(EF08LP06) Identificar, (...) os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, (aposto, vocativo) verbo e seus complementos e modificadores) modificadores (adjuntos, advérbios). etc.
(DES) Identificar o efeito de sentido decorrente do deslocamento de palavras ou expressões na frase.
Livro didático, quadro branco e caneta.
Visto no caderno.
SEGUNDA SEMANA
    AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Morfossintaxe
Advérbio
Adjunto adverbial
Valores semânticos

(EF08LP10) Interpretar, (...)  efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais)

(DES) Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, pronomes etc.
Livro didático, quadro branco e caneta.
Visto no caderno.