PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O TREM ROSEANE MURRAY 6º ANO POEMA CONEXÃO E USO/JORNADAS

(MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987.
Fonte: Livro: CONEXÃO E USO  – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.222 a 224 239.


Roseana Murray

Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
                                         
Vem também, vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas,
girassóis e margaridas,
anõezinhos de voz fina
e afinadas flautas mágicas.
                                                           
Você vem, você vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
                                                           
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.

1) Você acha que é possível brincar com as palavras? De que forma?
.................................................................................................................
2) Leia apenas o título do poema a seguir. Sobre o que você imagina que um poema com esse título poderia trata?
.............................................................................................................

EXPLORAÇÃO DO TEXTO



1)   Sua hipótese sobre o assunto do poema se confirmou? De que trata o poema?
O poema fala de uma menina que viaja em um trem e, durante o trajeto, não se cansa de olhar a paisagem pela janela.

2) Leia o verbete enlaçar, extraído de um dicionário.
Enlaçar
Verbo
1 [...] prender (-se) com laços (a); atar (se) a < e. o vestido >
2 [...] por laço ou laçada em; laçar, prender < e. cavalgadura >
3 [...] passar o (s) braço (s) em torno de ou unir-se em abraço; abraçar (-se), apertar, cingir < enlaçou-a pela cintura> < enlaçaram-se e saíram dançando >
4 [...] unir (-se) por meio de sentimentos ou opiniões; harmonizar (-se), ligar (-se), combinar (-se) < o luto enlaçou as famílias> sobrenomes ilustres enlaçaram-se com o casamento> < países distantes enlaçaram-se pela paz>

Agora releia a primeira estrofe do poema "O trem" e responda às questões.

Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.

a) Com qual sentido o verbo enlaçar foi empregado no poema? Explique.
No sentido 4. A menina "se harmoniza" com a paisagem; ocorre uma ligação entre ela e a paisagem por meio do olhar.

b) O verbo enlaçar, nesse poema, foi usado em sentido próprio ou figurado? Explique.
Em sentido figurado, pois o sentido principal do verbo é "prender com laço" que não é o sentido atribuído a ele no poema.
c) O sentido desses versos seria diferente caso fosse dito que a menina apenas olhava a paisagem?
..............................................................................................................................

3) Releia estes versos do poema.

É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.

a) O que seriam sonhos alegres e sonhos tristonhos?
Os sonhos alegres são os que trazem felicidade, em que coisas boas acontecem; sonhos tristonhos são aqueles que nos deixam abatidos, pois neles acontecem coisas desagradáveis ou ruins.

b) No fragmento " e ninguém sabe para onde leva / a menina balançando", quem é que leva a menina? Para onde ela é levada?
Os sonhos da menina( que estão nabolsa) a levam a lugares desconhecidos.

c) É possível uma bolsa de menina conter tudo o que é dito no poema: pérolas, girassóis, margaridas, anõezinhos de voz fina, flautas mágicas? Explique sua resposta.
..........................................................................................................................

4. Releia estes versos.
I. enlaça a paisagem/ com seu olhar encantado.
II. pérolas coloridas, [...] afinadas flautas mágicas.
III. Vai que vai, vem que vem/ vem também, vem também.

a) indique em cada trecho a quem ou a que se referem as ações ou características.
I à menina
II aos objetos
III ao trem

5. Compare estas estrofes do poema de Roseane Murray com o fragmento de uma notícia e reflita; quais são as diferenças entre um texto poético e um texto de uma notícia.


I.
Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
                                          
Vem também, vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas,
girassóis e margaridas,
anõezinhos de voz fina
e afinadas flautas mágicas.

II.
[...] Um trem da linha 8 (Diamante) descarrilhou neste sábado (6) por volta das 17h, em São Paulo.
De acordo com a CPTM (companhia Paulista de trens metropolitanos) a falha ocorreu próxima à estação Itapevi.
[...]
Os passageiros que estavam nos vagões desembarcaram e caminharam a pé pelos trilhos até a próxima estação.

a) Como está organizada a estrutura de cada texto?
O poema está organizado em versos e estrofes; os versos não ocupam toda a linha.  O texto da notícia se organiza em frases ordenadas uma após a outra, seguindo a mesma linha até o final, sem quebras e organizado em parágrafos.

b) Escreva algumas diferenças entre um texto poético e uma notícia.
O poema é escrito em versos e organizado em estrofes; pode conter rimas e ritmo e ter linguagem figurada. A notícia é escrita em prosa, organizada em parágrafo, com linguagem objetiva para apresentar um fato.

RITMO DO POEMA
1. Releia estes versos de três estrofes do poema " O Trem"

Vem também, vem também
Faz o balanço do trem

Você vem, você vem
Faz o balanço do trem

Vai que vem, vem que vem
Vem também, vem também

a) há um som que se repete nesses versos. Qual é ele?
O som representado pelas letras v e por -em

b) em relação a esses versos pode se dizer que: I e III.
I. Com poucas modificações os versos são repetidos intencionalmente ao longo do poema.
II. Na última estrofe, retomam-se os versos iniciais de cada estrofe para visar o leitor que a menina partiu.
III. A repetição do som representado por -em é importante para dar ritmo ao poema.

c) Que efeito a repetição desses sons provoca?
A impressão de se estar ouvindo o som do trem em movimento nos trilhos ou experimentado o movimento cadenciado, o balanço do trem.








(MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987.
Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.238 e 239.


Roseana Murray

Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
                                         
Vem também, vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas,
girassóis e margaridas,
anõezinhos de voz fina
e afinadas flautas mágicas.
                                                           
Você vem, você vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
                                                           
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.

(MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987.
Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.238 e 239.







2)   O poema é composto de versos e estrofe?
a)   Quantos versos há na primeira estrofe?
Seis.

b)   Que informação nos trazem os versos da primeira estrofe?

A informação de que o poema vai falar de uma menina e de sua viagem de trem.

3)   Como a menina olha a paisagem? Encontre um trecho do poema que confirme sua resposta.
Encantada, maravilhada com o que vê. “A menina [...]/ enlaça a paisagem/com seu olhar encantado”.

4)   Qual a estrofe que traz a informação sobre os itens que a menina leva na bolsa?
A segunda estrofe: “[...] pérolas coloridas/ girassóis e margaridas, / anões de voz fina/ e afinadas flautas mágicas.”

5)   Identifique e copie os versos que explicam que há uma justificativa para a menina carregar na bolsa esses itens.
É que a bolsa é cheia de sonhos, /alegres e tristonhos.”

6)   Releia estes versos da primeira estrofe do poema.
“A menina, com o nariz
achatado na vidraça
enlaça a paisagem
com seu olhar encantado.”

Esse trecho nos permite dizer que a menina era:
a)   ansiosa.
b)   curiosa.
c)   distraída.
d)   satisfeita.

7)   Na segunda estrofe fala de sonhos. O que seriam sonhos alegres e sonhos tristonhos?
Sonhos alegres são os que nos dão felicidade, em que coisas boas acontecem; sonhos tristonhos são aqueles que nos deixam abatidos, pois neles acontece o que não desejamos.

8)   Releia :”e ninguém sabe para onde/leva a menina”. Quem leva a menina?
Os sonhos.

9)   Por que o eu poético descreve assim o conteúdo da bolsa?
Para descrever algo difícil de ser captado: no caso, como se sentia a menina com o coração cheio de sonhos.

10)              Trem tem coração? Como você interpreta o verso que diz que a menina seguia balançando no coração do trem?
Resposta pessoal.
Sugestão: A menina sentia o coração batendo na cadência do movimento do trem.








O trem

Vai que vem, vem que vem,
faz o balanço do trem.
A menina com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem com seu
olhar encantado.

Vem também, vem também,
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas, girassóis e
margaridas,
anões de voz fina e afinadas
flautas mágicas.

Você vem, você vem,
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres, tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina
balançando no coração do trem.

vai e vem, vem que vem,
vem também, vem também,
você vem, você vem,
faz o balanço do trem.

1-Sua hipótese sobre o assunto do poema se confirmou? De que trata poema?
.......................................................................................................................

2- O poema ''O trem '' é composto de versos e estrofes.
a) quantos versos há na primeira estrofe?
...........................................................................................................................
b) Que informação nos trazem os versos da primeira estrofe?
.................................................................................................................................
3-Como a menina olha a paisagem? Encontre um trecho do poema que confirme sua resposta.
..................................................................................................................................

4-Qual a estrofe que traz a informação sobre os itens que a menina leva na bolsa?
.................................................................................................................................
5- Identifique e copie no caderno os versos que explicam que há uma justificativa para a menina carregar na bolsa esses itens.
.............................

sábado, 7 de dezembro de 2019

IBAM PROVA AUXILIAR DE CUIDAODOS ESCOLARES RIO DAS OSTRAS 2019

IBAM PROVA AUXILIAR DE CUIDADOS ESCOLARES  RIO DAS OSTRAS 2019

Auxiliar de Cuidados Escolares

1D 2A 3C 4B 5C 6A 7D 8A 9C 10C

11B 12A 13B 14C 15D 16B 17D 18C 19A 20D

21C 22B 23A 24D 25D 26B 27A 28C 29B 30C

31C 32B 33 34C 35A 36A  37D 38 39B 40C

41D 42A 43C 44C 45B 46D 47A 48D 49C 50B