(MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987.
Fonte: Livro: CONEXÃO E USO – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B.
de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.222 a 224 239.
Roseana
Murray
Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
Vem também, vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas,
girassóis e margaridas,
anõezinhos de voz fina
anõezinhos de voz fina
e afinadas flautas mágicas.
Você vem, você vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.
Você vem, você vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.
1) Você acha que é possível brincar com as
palavras? De que forma?
.................................................................................................................
2) Leia apenas o título do poema a seguir. Sobre o
que você imagina que um poema com esse título poderia trata?
.............................................................................................................
EXPLORAÇÃO DO TEXTO
1) Sua hipótese sobre o assunto do poema se confirmou? De que trata o
poema?
O poema fala de uma
menina que viaja em um trem e, durante o trajeto, não se cansa de olhar a
paisagem pela janela.
2)
Leia o verbete enlaçar, extraído de um dicionário.
Enlaçar
Verbo
1 [...] prender (-se) com laços (a); atar (se) a < e. o vestido >
2 [...] por laço ou laçada em; laçar, prender < e. cavalgadura >
3 [...] passar o (s) braço (s) em torno de ou unir-se em abraço; abraçar
(-se), apertar, cingir < enlaçou-a pela cintura> < enlaçaram-se e saíram
dançando >
4 [...] unir (-se) por meio de sentimentos ou opiniões; harmonizar (-se),
ligar (-se), combinar (-se) < o luto enlaçou as famílias> sobrenomes ilustres
enlaçaram-se com o casamento> < países distantes enlaçaram-se pela
paz>
Agora releia a primeira estrofe do poema "O
trem" e responda às questões.
Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
a) Com qual sentido o verbo enlaçar foi empregado no poema? Explique.
No sentido 4. A menina "se harmoniza" com
a paisagem; ocorre uma ligação entre ela e a paisagem por meio do olhar.
b) O verbo enlaçar, nesse
poema, foi usado em sentido próprio ou figurado? Explique.
Em sentido figurado, pois o sentido principal do
verbo é "prender com laço" que não é o sentido atribuído a ele no
poema.
c) O sentido desses versos seria diferente caso fosse dito que a menina
apenas olhava a paisagem?
..............................................................................................................................
3) Releia estes versos do poema.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
a) O que seriam sonhos alegres e sonhos tristonhos?
Os sonhos alegres são os que trazem felicidade, em
que coisas boas acontecem; sonhos tristonhos são aqueles que nos deixam
abatidos, pois neles acontecem coisas desagradáveis ou ruins.
b) No fragmento " e ninguém sabe para onde leva / a menina balançando",
quem é que leva a menina? Para onde ela é levada?
Os sonhos da menina( que estão nabolsa) a levam a
lugares desconhecidos.
c) É possível uma bolsa de menina conter tudo o que é dito no poema: pérolas,
girassóis, margaridas, anõezinhos de voz fina, flautas mágicas? Explique sua
resposta.
..........................................................................................................................
4. Releia estes versos.
I. enlaça a paisagem/ com seu olhar encantado.
II. pérolas coloridas, [...] afinadas flautas mágicas.
III. Vai que vai, vem que vem/ vem também, vem também.
a) indique em cada trecho a quem ou a que se referem as ações ou
características.
I à menina
II aos objetos
III ao trem
5. Compare estas estrofes do poema de Roseane Murray com o fragmento de
uma notícia e reflita; quais são as diferenças entre um texto poético e um
texto de uma notícia.
I.
Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
Vem também, vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas,
girassóis e margaridas,
anõezinhos de voz fina
e afinadas flautas mágicas.
II.
[...] Um trem da linha 8 (Diamante) descarrilhou neste sábado (6) por
volta das 17h, em São Paulo.
De acordo com a CPTM (companhia Paulista de trens metropolitanos) a
falha ocorreu próxima à estação Itapevi.
[...]
Os passageiros que estavam nos vagões desembarcaram e caminharam a pé
pelos trilhos até a próxima estação.
a) Como está organizada a estrutura de cada texto?
O poema está organizado em versos e estrofes; os
versos não ocupam toda a linha. O texto
da notícia se organiza em frases ordenadas uma após a outra, seguindo a mesma
linha até o final, sem quebras e organizado em parágrafos.
b) Escreva algumas diferenças entre um texto poético e uma notícia.
O poema é escrito em versos e organizado em
estrofes; pode conter rimas e ritmo e ter linguagem figurada. A notícia é
escrita em prosa, organizada em parágrafo, com linguagem objetiva para
apresentar um fato.
RITMO DO POEMA
1. Releia estes versos de três estrofes do poema " O Trem"
Vem também, vem também
Faz o balanço do trem
Você vem, você vem
Faz o balanço do trem
Vai que vem, vem que vem
Vem também, vem também
a) há um som que se repete nesses versos. Qual é ele?
O som representado pelas letras v e por -em
b) em relação a esses versos pode se dizer que: I
e III.
I. Com poucas modificações os versos são repetidos intencionalmente ao
longo do poema.
II. Na última estrofe, retomam-se os versos iniciais de cada estrofe
para visar o leitor que a menina partiu.
III. A repetição do som representado por -em é importante para dar ritmo
ao poema.
c) Que efeito a repetição
desses sons provoca?
A impressão de se estar ouvindo o som do trem em
movimento nos trilhos ou experimentado o movimento cadenciado, o balanço do
trem.
(MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987.
Fonte: Livro: JORNADAS.port –
Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora
Saraiva. p.238 e 239.
Roseana
Murray
Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
Vem também, vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas,
girassóis e margaridas,
anõezinhos de voz fina
anõezinhos de voz fina
e afinadas flautas mágicas.
Você vem, você vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.
Você vem, você vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.
(MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987.
Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz
B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.238 e 239.
2) O poema é composto de versos e estrofe?
a) Quantos versos há na primeira estrofe?
Seis.
b) Que informação nos trazem os versos da primeira estrofe?
A informação de que o
poema vai falar de uma menina e de sua viagem de trem.
3) Como a menina olha a paisagem? Encontre um trecho do poema que confirme
sua resposta.
Encantada, maravilhada
com o que vê. “A menina [...]/ enlaça a paisagem/com seu olhar encantado”.
4) Qual a estrofe que traz a informação sobre os itens que a menina leva na
bolsa?
A segunda estrofe:
“[...] pérolas coloridas/ girassóis e margaridas, / anões de voz fina/ e
afinadas flautas mágicas.”
5) Identifique e copie os versos que explicam que há uma justificativa para
a menina carregar na bolsa esses itens.
É que a bolsa é cheia
de sonhos, /alegres e tristonhos.”
6) Releia estes versos da primeira estrofe do poema.
“A menina, com o
nariz
achatado na vidraça
enlaça a paisagem
com seu olhar
encantado.”
Esse trecho nos
permite dizer que a menina era:
a) ansiosa.
b) curiosa.
c) distraída.
d) satisfeita.
7) Na segunda estrofe fala de sonhos. O que seriam sonhos alegres e sonhos
tristonhos?
Sonhos alegres são os
que nos dão felicidade, em que coisas boas acontecem; sonhos tristonhos são
aqueles que nos deixam abatidos, pois neles acontece o que não desejamos.
8) Releia :”e ninguém sabe para onde/leva a menina”. Quem leva a menina?
Os sonhos.
9) Por que o eu poético descreve assim o conteúdo da bolsa?
Para descrever algo
difícil de ser captado: no caso, como se sentia a menina com o coração cheio de
sonhos.
10) Trem tem coração? Como você interpreta o verso que diz que a menina
seguia balançando no coração do trem?
Resposta pessoal.
Sugestão: A menina
sentia o coração batendo na cadência do movimento do trem.
O trem
Vai que vem, vem que vem,
faz o balanço do trem.
A menina com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem com seu
olhar encantado.
Vem também, vem também,
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas, girassóis e
margaridas,
anões de voz fina e afinadas
flautas mágicas.
Você vem, você vem,
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres, tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina
balançando no coração do trem.
vai e vem, vem que vem,
vem também, vem também,
você vem, você vem,
faz o balanço do trem.
1-Sua hipótese sobre o assunto do poema se confirmou? De que
trata poema?
.......................................................................................................................
2- O poema ''O trem '' é composto de versos e estrofes.
a) quantos versos há na primeira estrofe?
...........................................................................................................................
b) Que informação nos trazem os versos da primeira estrofe?
.................................................................................................................................
3-Como a menina olha a paisagem? Encontre um trecho do poema
que confirme sua resposta.
..................................................................................................................................
4-Qual a estrofe que traz a informação sobre os itens que a
menina leva na bolsa?
.................................................................................................................................
5- Identifique e copie no caderno os versos que explicam que
há uma justificativa para a menina carregar na bolsa esses itens.
.............................
Nenhum comentário:
Postar um comentário