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sábado, 27 de junho de 2020

FIGURAS DE LINGUAGEM TEORIA EXERCÍCIOS COM GABARITO


FIGURAS DE LINGUAGEM
    Há várias formas para empregamos as palavras em sentido figurado (conotativo) essas maneiras diferentes recebem o nome de figuras de linguagem. Dentre elas temos:

1. METÁFORA
  É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas.
Exemplo:
  Minha boca é um tumulo.
  Essa rua é um verdadeiro deserto.

2. COMPARAÇÃO
  Muito parecida com a metáfora, porém precisa dos seguintes elementos comparativos: com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece...
  Exemplo:
 O meu coração está igual a um céu cinzento.
  O carro dele é rápido como um avião.

3. PROSOPOPÉIA/PERSONIFICAÇÃO
  É uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados. Também podemos chamá-la de PERSONIFICAÇÃO.
  Exemplo:
  O céu está mostrando sua face mais bela.
  O cão mostrou grande esperteza.

4. ANTÍTESE
Consiste no uso de palavras de sentidos opostos.
 Exemplo:
  Nada com Deus é tudo.
Tudo sem Deus é nada.

5. EUFEMISMO
Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.
  Exemplo:
  Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer)
  Os homens públicos envergonham o povo. (homens públicos = políticos)

I) Classifique as figuras de linguagem abaixo em: METÁFORA, COMPARAÇÃO,  PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO, ANTÍTESE E EUFEMISMO.

1. A noite é como um olhar longo e claro de mulher.
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2. O prédio ergue seus braços para o céu de estrelas e de paz.
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3.Lá fora a noite é um pulmão ofegante.
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4.O gato disse ao pássaro que tinha uma asa partida.
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5. O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
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6. O Sol amanheceu triste e escondido.
...................................................................
7.Tristeza não tem fim, felicidade sim.
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8. Aquela mulher é uma víbora.
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9. O médico comunicou à família que ela estava com uma doença ruim.
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10. A lua beijava a face do lago adormecido.
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11. Foi inaugurada uma escola para deficientes visuais.
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12. O fogo dançava com a chuva.
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13. A vida é como um sopro.
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14. Os sinos da matriz chamam os fiéis.
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15. Ele enriqueceu por meios ilícitos.
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16. A pobreza do eu, a riqueza do mundo.
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17. Você faltou com a verdade.
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18. A saudade é a memória do coração.
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19. Ele passou desta para a melhor.
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20. O jovem subtraiu a bolsa da senhora.
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21. Seus olhos são dois oceanos.
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22. Alegria e tristeza são duas constantes da vida.
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23. Eu sou um poço de dor e amargura.
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24.Todos os dias, os médicos lidam com a vida e a morte.
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25. O pavão é um arco-íris de plumas.
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26. Meu avô gosta muito de me contar suas vitórias e derrotas.
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27. Meu coração ruminava o ódio.
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28. Essa casa é firma como uma rocha.
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29. Sem a escuridão, não saberíamos apreciar a luz.
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30. Eu sou igual um bicho sem sentimentos.
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31.Tristeza não tem fim, Felicidade, sim.”.
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32. Minha namorada é uma gata.
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33. Minha boca é um cadeado.
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34. O mito é o nada que é tudo.
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35. A vida é chuva de verão.
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36. Minha rua acordou mudada.
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37. A vida é mesmo assim, Dia e noite, não e sim.
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38. Fecha-se a pálpebra do dia.
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39. Estou acordado e todos dormem, todos dormem.
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40. Durante toda a noite o rouxinol chorou.
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41. Que vai, pisando a terra e olhando o céu.
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42. O amor é como a criança: deseja tudo o que vê.
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43. Não fique pensando que o povo é nada.
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44. Na imensa descida a catarata se suicida.
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45. A vida vem em ondas como um mar.
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46. Tremem de medo os lampiões sombrios.
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47. Avião parece passarinho que não sabe bater asa.
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48. Entra pela janela a preguiçosa brisa.
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49. Eu faço versos como quem chora.
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50. Seus olhos são como duas jabuticabas.
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GABARITO
1. Comparação
2. Personificação
3. Metáfora
4. Personificação
5. Personificação
6. Personificação
7. Antítese
8. Metáfora
9. Eufemismo
10. Personificação
11. Eufemismo
12. Personificação
13. Comparação
14. Personificação
15. Eufemismo
16. Antítese
17. Eufemismo
18. Metáfora
19. Eufemismo
20. Eufemismo
21. Metáfora
22. Antítese
23. Metáfora
24. Antítese
25. Metáfora
26. Antítese
27. Personificação
28. Comparação
29. Antítese
30. Comparação
31. Antítese
32. Metáfora
33. Metáfora
34. Antítese
35. Metáfora
36. Personificação
37. Antítese
38. Personificação
39. Antítese
40. Personificação
41. Antítese
42. Comparação
43. Metáfora
44. Personificação
45. Comparação
46. Personificação
47. Comparação
48. Personificação
49. Comparação
50. Comparação.





terça-feira, 23 de junho de 2020

CONTO: A PRINCESA E O SAPO 6º ANO


A PRINCESA E O SAPO
        Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol. Por ser muito jovem e mimada, a princesinha tornou-se uma jovem cheia de caprichos.
      No dia do seu aniversário, o pai presenteou-a com um maravilhoso pingente de ouro, em forma de coração.
      E a princesinha, encantada com o presente, pendurou-o numa corrente e nunca mais se separou de seu dourado coraçãozinho.
     Perto do palácio real, havia uma grande floresta onde a princesa costumava passear todas as tardes.
     Às vezes, passava longas horas lendo contos de fadas, sentada à beira de um riacho que corria ali.
     Um dia, porém, tendo esquecido de levar seu livro de leitura, a jovem pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas águas do rio.
     Esteve brincando assim distraída durante longo tempo. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas.
     Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água.
     A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó. Até que, de repente, ouviu uma voz que dizia:
     – O que aconteceu, princesa? Qual a razão para um choro tão desesperado assim?
     A jovem voltou-se e viu um sapo.
     – Diga-me! – insistiu o sapo. – Posso ajudá-la?
     Aos prantos, a princesinha contou que o coraçãozinho de ouro que ganhara do pai havia sumido nas águas do riacho. O sapo prometeu encontrar a joia.    Mas exigiria algo em troca.
     – Peça o que quiser, mas traga-me o pingente de volta! – pediu a jovem.
     O sapo queria tornar-se o companheiro inseparável da princesa. Sentar-se à mesa junto dela, comer no mesmo prato e dormir na mesma cama.
     Para obter novamente seu precioso coração, a princesa fingiu que concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas ficou imaginando uma maneira de livrar-se dele.
    Feito o juramento, o sapo mergulhou no rio e retornou, logo depois, com o pequeno coração.
     Aproximou-se da princesa e, delicadamente, depositou a joia a seus pés.
     A moça apanhou o pingente e, mais que depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo, sem poder acompanhá-la.
     O pobre coitado ficou amargurado da vida e voltou para a beira do rio, pensando no que fazer.
     No dia seguinte, estando à mesa com o pai para almoçar, a jovem começou a ouvir pequenas pancadas na porta e uma voz que pedia:
     – Abra a porta, princesa! Exijo que cumpra o que me prometeu!
     Era o sapo que viera cobrar a promessa feita.
     Ao ver aquela confusão, o rei quis saber de que se tratava.
     Envergonhada, a princesa confessou ao pai como enganara o sapo para recuperar o pingente de ouro.
     O rei era um homem bom e justo. Por isso mesmo, não gostou nem um pouquinho da atitude da filha.
      – Apesar da aparência feia, o sapo ajudou-a num momento difícil, minha filha! Ordeno que cumpra a sua promessa.
     A princesinha já estava mesmo arrependida. Abriu a porta e acolheu o sapo.
     E assim os dois começaram uma convivência incomum, porém amigável.
     Com o tempo, ficaram tão amigos que a princesinha já não fazia mais nada sem ouvir os sábios conselhos do sapo. Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita.
      – Dê-me um beijo de adeus! – pediu o sapo.
      A princesa não conseguiu negar-se a um pedido tão comovente. Ergueu o sapo nas mãos, colocando-o em sua cama macia. Em seguida, abaixou-se e encostou ligeiramente os lábios sobre a sua pele rugosa.
      Para seu espanto, o sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e invejosa o transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o encanto se desfez e o príncipe voltou ao normal.
     Depois disso, os jovens se casaram e foram felizes.
GRIMM, Jacob e GRIMM, Wilhelm. A princesa e o sapo. São Paulo, FTD, 2006

1 – Entendendo elementos contextuais.
a) Quem é o autor do texto?
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b) Quando o texto foi publicado?
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c) Para quem você acha que o texto foi escrito?
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d) Que outras pessoas poderiam ler um texto como este?
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e) Para que você acha que o texto foi escrito? Ou seja, qual é o objetivo do texto?
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f) Onde podemos encontrar um texto como este?
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g) Onde este texto foi publicado? É possível reconhecer isto no texto?
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2 – Entendendo a organização da história e como ela pode ser escrita.
1) Em quantos e quais momentos a história se divide?
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2) Qual seria a situação inicial da história?
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3) Onde está a complicação ou o conflito gerador na história?
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4) Quando ocorre o clímax?
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5) Como acontece o desfecho da história?
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6) Quais são os personagens da história?
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7) Quem conta a história? Como podemos perceber isto?
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8) Que tipo de narrador temos nesta história?
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9) Onde a história aconteceu?
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10) Onde a princesa costumava passear todas as tardes?
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11) Quando a história aconteceu? Que palavras ou expressões marcam isto?
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12) Que expressão foi utilizada para expressar quando a princesa deixou o pequeno coração escapar-lhe das mãos?
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13) O sapo acompanhou o desespero da princesa e prometeu encontrar a joia. O que ele exigiu em troca?
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14) Como é explicado o fato de o príncipe ter assumido o aspecto de um sapo por todo aquele tempo?
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15) Em um conto de fadas, há um elemento de transformação da situação inicial para a situação final do conto. Qual é o elemento de transformação do conto “A princesa e o sapo”?
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16) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Personagens principais
(2) Local onde aconteceram os fatos
(3) Tempo em que acontece a história
(4) Narrador onisciente
( ) A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó.
( ) A jovem, o rei e o sapo.
( ) No palácio e próximo a um riacho.
( ) ... a princesa costumava passear todas as tardes.
17) Para entendermos o enredo da história, é preciso entendermos a sequência dos fatos. Enumere os fatos abaixo na ordem em que ocorrem na história.
 ( ) Começou a chorar de fazer dó, de repente apareceu um sapo dizendo-lhe que poderia ajudar com uma condição: queria tornar-se o companheiro inseparável da princesa.
( ) Como era seu aniversário, o rei deu-lhe um maravilhoso pingente de ouro, em forma de coração.
( ) Os jovens se casaram e foram felizes.
( ) Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água
( ) Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol.
(  ) A princesa recuperou o pingente e não cumpriu o combinado.
( ) Seu pai, como era um homem bom e justo, não gostou nem um pouquinho da atitude da filha, ordenou que se cumprisse o combinado.
( ) A jovem pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas águas do rio. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas.
( ) E assim os dois começaram uma convivência incomum, porém amigável.
( ) Até que um dia, sapo adoeceu gravemente. Aflita, a jovem dá-lhe um beijo e este se transforma em um belo príncipe.

18) Vamos identificar quais os tempos verbais que aparecem na história para melhor entendermos em que tempo ela é contada. Identifique no texto e copie abaixo os verbos que pertencem a cada tempo diferente:
a) TEMPO PRESENTE
............................................................................................................................
b) TEMPO PASSADO
.............................................................................................................................
c) OUTROS
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19) Para relacionarmos as ações acontecidas na história às personagens, identifique as palavras correspondentes às ações de cada personagem:
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular) - ação:
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b) A princesa - ação:
...................................................................................................................
c) O sapo – ação:
...................................................................................................................
d) O rei – ação:
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20) As expressões em destaque nas frases abaixo indicam tempo ou espaço?
1- Organizadores temporais
2- Organizadores espaciais
( ) O pobre coitado ficou amargurado da vida e voltou para a beira do rio, pensando no que fazer.
( ) Às vezes, passava longas horas lendo contos de fadas, sentada à beira de um riacho que corria ali.
( ) Perto do palácio real, havia uma grande floresta onde a princesa costumava passear todas as tardes.
( ) Um dia, porém, tendo esquecido de levar seu livro de leitura, a jovem pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas águas do rio.
( ) Esteve brincando assim distraída durante longo tempo. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas.
( ) Aos prantos, a princesinha contou que o coraçãozinho de ouro que ganhara do pai havia sumido nas águas do riacho.
( ) No dia seguinte, estando à mesa com o pai para almoçar, a jovem começou a ouvir pequenas pancadas na porta e uma voz que pedia:
( ) Com o tempo, ficaram tão amigos que a princesinha já não fazia mais nada sem ouvir os sábios conselhos do sapo. Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita.

21) Por que é importante o uso dos marcadores de tempo e espaço em uma narrativa?
..............................................................................................................................
22) Quais outras palavras fazem uma referência aos personagens?
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular)
............................................................................................................................
b) A princesa
.............................................................................................................................
c) O sapo
............................................................................................................................
d) O rei
.............................................................................................................................
23) Quantas e quais as vozes que aparecem no texto?
...............................................................................................................................
24) Qual voz aparece mais no texto? Por quê? .
............................................................................................................................
25) Você concorda com o desfecho da história? Por quê?
..............................................................................................................................
26) Se você pudesse daria um outro fim à história? Por quê?
.............................................................................................................................
27) Que outro fim você daria à história? Justifique sua opinião.
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28) Geralmente, os personagens são caracterizados nas histórias. Identifique no texto as palavras ou expressões que mostram as características dos personagens.
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular)
..................................................................................................................
b) A princesa
..............................................................................................................
c) O sapo
...............................................................................................................
d) O rei
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REVISANDO A ORGANIZAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CONTO
       O conto, em geral, é uma narrativa curta e linear (com início, meio e fim) de um único fato com a participação de um numero limitado de personagens. Sua função não é a de informar objetivamente sobre o fato, mas de contá-lo com uma certa graça, para seduzir, encantar, enredar o leitor na história. Sua linguagem busca cumprir a função de seduzir, encantar, sendo chamada de linguagem literária, o que é diferente da linguagem objetiva da informação veiculada, por exemplo, em uma notícia de jornal.
      O conto deve apresentar os seguintes momentos da narrativa:
• Situação inicial (equilíbrio) – Apresentação das noções de tempo e espaço da narrativa; descrição da situação como habitualmente vivem os personagens principais.
• Conflito ou complicação – Introdução de um problema na história, quando um fato ou uma situação nova muda a trama. O desenvolvimento da narrativa envolve a intensificação do problema apresentado anteriormente. Os personagens principais são envolvidos em situações diversas e obrigados a agir, a lutar com todas as forças para que a paz volte a reinar.
• Ponto alto ou clímax – Momento de maior tensão na narrativa. Nessa etapa da história, o personagem principal entra em confronto direto com o mal e luta com todas as forças para restaurar a paz ou conseguir o que deseja.
• Desfecho – Finalização do enredo. Momento em que se procura solucionar o conflito.
      Em toda narrativa, identificamos quatro grandes estágios: situação inicial, complicação, clímax e desfecho.
1 - Leia, no quadro abaixo, as partes que compõem a narrativa do texto “A princesa e o sapo”. A seguir, associe a primeira coluna à segunda, de forma a exemplificar cada parte da narrativa.
a) Situação Inicial – o narrador explica algumas circunstâncias da história. Apresenta a época, o local e os personagens que participam da narrativa.
b) Complicação – fase em que se inicia o conflito entre personagens.
c) Clímax – momento de maior tensão, estágio em que o conflito entre os personagens centrais chega a um ponto em que não é mais possível adiar o desfecho.
d) Desfecho – solução de um ou mais conflitos apresentados na narrativa.

(   )  “Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água.
A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó.”
(   )  “Para seu espanto, o sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e invejosa o transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o
encanto se desfez e o príncipe voltou ao normal.
Depois disso, os jovens se casaram e foram felizes.”
(   ) “Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol. Por
ser muito jovem e mimada, a princesinha tornou-se uma jovem cheia de
caprichos.”
(   ) “Para obter novamente seu precioso coração, a princesa fingiu que
concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas ficou imaginando
uma maneira de livrar-se dele.(...) A moça apanhou o pingente e, mais que
depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo, sem poder
acompanhá-la.”
(   ) “Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita.
– Dê-me um beijo de adeus! – pediu o sapo.”

CONTO: HISTÓRIA PARA O REI 6º ANO


Histórias para o Rei
       Nunca podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.
       Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a considerá-la um defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história. Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record, 1999.

1 – Entendendo elementos contextuais.
a) Quem é o autor do texto?
.............................................................................................................................
b) Quando o texto foi escrito?
............................................................................................................................
c) Para quem você acha que o texto foi escrito?
...........................................................................................................................
d) Que outras pessoas poderiam ler um texto como este?
..........................................................................................................................
e) Para que você acha que o texto foi escrito? Ou seja, qual é o objetivo do texto?
.............................................................................................................................
f) Onde podemos encontrar um texto como este?
...........................................................................................................................
g) Onde este texto foi publicado? É possível reconhecer isto no texto?
.........................................................................................................................

2 – Entendendo a organização da história e como ela pode ser escrita.
1) Leia o texto novamente e faça as atividades abaixo.
a) Quantos parágrafos há no texto?
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b) Que tipo de informações aparecem em cada parágrafo?
1º. Parágrafo:
.........................................................................................................................
2º. Parágrafo:
..........................................................................................................................
c) Quem participa da história, ou, a quem a história se refere?
............................................................................................................................
d) A história é contada por alguém? Quem?
..........................................................................................................................
e) Onde a história acontece?
............................................................................................................................
f) Quando a história acontece?
.........................................................................................................................
g) Que palavras mostram o tempo em que acontece a história?
............................................................................................................................
h) Como a história se inicia?
............................................................................................................................
i) Qual é a situação problema da história?
............................................................................................................................
j) Como a história termina ou como o personagem resolve o problema na história?
...........................................................................................................................

2) Volte ao texto e relacione as informações de acordo com cada parágrafo:
1º. Parágrafo.
2º. Parágrafo
( ) A rainha reclamou ao rei que o contador de historias estava exagerando e este foi substituído por um mudo.
( ) O personagem é convidado a narrar histórias para o rei.
( ) A confiança do rei fez com que a personagem desenvolvesse a habilidade de contar histórias.
( ) O personagem ficou muito triste ao ver sua qualidade se tornar um defeito.

3) Você saberia dizer por que a palavra “pois” está sendo usada no 1º e 2º parágrafos  do texto? Ela está sendo usada para fazer o que no texto?
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4) E qual o sentido da palavra “mas” no 1º parágrafo? Por que ela está sendo usada ali?
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5) Você acha que a história está sendo contada em um tempo presente, passado ou futuro?
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6) Como podemos reconhecer isto? Identifique cinco palavras que podem nos mostrar em que tempo a história está sendo contada.
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7) Vamos identificar quais os tempos verbais que aparecem na história para melhor entendermos em que tempo ela é contada. Identifique no texto e copie abaixo os verbos que pertencem a cada tempo diferente:
TEMPO PRESENTE
................................................................................................................................................................................................................................................
TEMPO PASSADO
...................................................................................................................................................................................................................................................
OUTROS
...............................................................................................................................................................................................................................................
8) Como podemos identificar as ações ocorridas em uma história? Pelos verbos, pois a maioria dos verbos são palavras que indicam ação nos textos. Para relacionarmos as ações acontecidas na história às personagens, identifique as palavras correspondentes às ações de cada personagem:
a) O narrador
(1ª. Pessoa do singular, eu)
Ação:
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b) O Rei (3ª. Pessoa do singular)
Ação:
...................................................................................................................................................................................................................................................

c) A Rainha (3ª. Pessoa do singular)
Ação:
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d) O mudo (3ª. Pessoa do singular)
Ação:
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
9) Quais outras palavras fazem uma referência aos personagens?
a) O narrador (1ª. Pessoa do singular, eu)
....................................................................................................................
b) O Rei (3ª. Pessoa do singular)
....................................................................................................................
c) A Rainha (3ª. Pessoa do singular)
................................................................................................................
d) O mudo (3ª. Pessoa do singular)
.....................................................................................................................

10) Qual voz aparece mais no texto? Por quê?
.........................................................................................................................
11) Você concorda com o desfecho da história? Por quê?
...........................................................................................................................
12) Se você pudesse daria um outro fim à história? Por quê?
.............................................................................................................................
13) Que outro fim você daria à história? Justifique sua opinião.
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

PARTE B - ENTENDENDO A ORGANIZAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CONTO



1- Leia o texto abaixo, observando a estrutura e os elementos narrativos deste pequeno conto e responda as questões que se seguem.



1) Quanto ao personagem que conta a história, trata-se de um narrador-personagem, que participa da história, ou de um narrador-observador (onisciente), que conta o que se passou com outros personagens? Identifique uma frase que exemplifique isto.
...............................................................................................................................
2) Quem são os personagens?
...............................................................................................................................
3) Que palavras ou expressões indicam quando aconteceu a história?
.............................................................................................................................
4) Em que lugar os fatos aconteceram?
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5) Qual é a situação inicial da história?
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6) Em que momento essa situação se complica? Por quê?
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7) O que deixou o personagem principal triste?
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8) Como o narrador termina sua história?
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3 – Recontando a história.
1) Se você pudesse recontar esta história, como você faria para que ela tivesse uma linguagem mais atual? Leia cada parágrafo e reescreva-o abaixo.

     Nunca podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.
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       Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a considerá-la um defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história. Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.
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fonte: http://www.qnlsaojudas.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/5/2130/209/arquivos/File/textos/cleunice/modelo_didatico.pdf


POEMA: MINHAS FILHAS - PATATIVA DO ASSARÉ- 7º ANO


ISPINHO E FULÔ Patativa do Assaré:

Cresci entre os campos belos
De minha adorada Serra,
Compondo versos singelos
Brotados da própria terra,
Inspirados nos primores*
Nos campos com suas flores
De variados formatos
Que pra mim são obras-primas,
Sem nunca invejar as rimas
Dos poetas literatos.
(Ispinho e fulô. Fortaleza: UECE, 2001.)
*Primores: Perfeição, excelência. 2. Beleza; encanto.

01. O poema lido tem a finalidade de:
a) contar uma história de vida.
b) caracterizar a Serra, onde vivia o poeta.
c) destacar a importância da criação de versos.
d) criticar a obra dos poetas literatos.
e) falar de emoções.

02. Em todos os versos, nota-se a marca da 1ª pessoa, exceto em:
a) “Cresci entre os campos belos”.
b) “De minha adorada Serra”.
c) “Brotados da própria terra”.
d) “Que pra mim são obras-primas”.

03. Identifique a alternativa em que um substantivo rima com um adjetivo:
a) “belos” e “singelos”.
b) “primores” e “flores”.
c) “formatos” e “literatos”.
d) “obras-primas” e “rimas”.
e) “ serra” e “terra”.

04. Registra-se um traço da linguagem informal em:
a) “Cresci entre campos belos”
b) “Compondo versos singelos”.
c) “Inspirados nos primores”.
d) “De variados formatos”.
e) “Que pra mim são obras-primas”.

MINHAS FILHAS
Minhas filhas eu vejo que são três
E cada qual é da beleza irmã,
Se eu quero Lúcia, muito quero Inês
Da mesma forma quero Miriam.
Vendo a meiguice da primeira filha,
Vejo a segunda que me prende e encanta
A mesma estrela que reluz e brilha,
Se olho a terceira, vejo a mesma santa.
Se a cada uma com fervor venero*,
Fico confuso sem saber das três
Qual a mais linda e qual mais eu quero
Se é Miriam, se é Lúcia ou se é Inês.
E já velho, a pensar de quando em quando
Que brevemente voltarei ao pó,
Eu sou feliz e morrerei pensando
Que as três filhas que tenho é uma só.
(PATATIVA DO ASSARÉ. Antologia Poética. 4. ed. rev. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004. p.233.)

*Venerar: Tributar grande respeito a; reverenciar. 2.Ter em grande consideração.

05. Para o velho, a primeira filha se destaca pela
a) beleza.
 b) comportamento
c) meiguice.
d) obediência
e) inteligência.

06. Ao dizer “brevemente voltarei ao pó”, o velho revela que:
a) reconhece que seu fim está próximo.
b) sabe das dificuldades da sua sobrevivência.
c) sente necessidade de se afastar de casa.
d) vai percorrer estradas empoeiradas.
e) é um velho muito solitário.

07. “Minhas filhas” é um poema porque está organizado em:
a) orações e versos.
b) versos e estrofes.
c) parágrafos e estrofes.
d) períodos e parágrafos.
e) parágrafos e versos.

08. O velho acha que suas filhas são igualmente:
a) belas.
b) dedicadas.
c) meigas
d) obedientes.
e) inteligentes.

09. O poema trata especialmente
a) das preferências de um pai.
b) de uma relação familiar harmoniosa.
c) do afeto de um homem por suas filhas.
d) do respeito das filhas pelo pai.
e) do amor de um pai para uma só filha.

10. Copie do 1º poema exemplos de rimas.
belos e singelos; Serra e terra; primores e flores; formatos e literatos; obras-primas e rimas

11. Circule as sílabas tônicas de:
a) Cresci entre os campos belos
b) Inspirados nos primores
c) Nos campos com suas flores
d) Sem nunca invejar as rimas
e) Dos poetas literatos.
f) Minhas filhas eu vejo que são três
g) E cada qual é da beleza ir,
h) A mesma estrela que reluz e brilha,
i) Se a cada uma com fervor venero,
j) Se é Miriam, se é Lúcia ou se é Inês.
k) E já velho, a pensar de quando em quando
l) Que as três filhas que tenho é uma .

12. Copie do 2º poema exemplos de rimas.
três e Inês;
irmã e Miriam;
filha e brilha;
encanta e santa;
Venero e quero;
quando e pensando;
pó e só.

13. Quantos versos há no 1º poema? E no 2°?
No 1º há 10 versos e no 2° há 16 versos.

14. Quantas estrofes têm os poemas?
No 1° há apenas uma estrofe e no 2° há 4 estrofes.

15. No 1° poema há uma comparação. O que ele compara?
Os campos com suas flores variadas são como as obras-primas dos poetas.

16. A que o poeta compara cada uma das suas três filhas?
A 1ª é meiga; a 2ª é brilhante como uma estrela e a 3ª é uma santa.

17. Explique a expressão destacada em “Que brevemente voltarei ao pó”.
Ele morrerá.

18. Agora é sua vez: Escreva um parágrafo de 8 a 10 linhas em que você fale sobre:
_ Como deve ser “envelhecer”;
_ Use uma personificação;
_ Faça uma comparação entre a infância e a velhice;
_ Fale dos sentimentos possíveis ao fim da vida.

CONTOSDE FADAS E CONTOS MARAVILHOSOS TEORIA


Contos de Fadas e Contos Maravilhosos


De origem celta, os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera".

Características dos contos de fadas

Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos; Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína buscam a realização pessoal); Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína;

Os contos maravilhosos têm origem oriental, e diferentemente dos contos de fadas, lidam com uma temática social: o herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder. Por exemplo: "Ali Babá e os 40 Ladrões", "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa" e "Simbad, o Marujo".




CONVERSA SOBRE OS CONTOS DA TRADIÇÃO
1-O que são contos de fadas?
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2-O que são contos maravilhosos?
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3-Qual é a diferença entre contos de fadas e contos maravilhosos?
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4-Quais contos das narrativas de tradição oral que você já leu?
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5-Você gosta de ler esse tipo de narrativa? Por quê?
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6-O que você lembra dos contos que você já leu?
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7-Você sabe o nome de alguns escritores de contos de fadas? E nome de
personagens?
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8-Quais tipos de personagens sempre aparecem nos contos de fadas?
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9-O que os contos das narrativas de tradição oral têm em comum?
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10-Quais são as expressões que iniciam a maioria dos contos das narrativas de tradição oral?
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RECONHECENDO AS VELHAS HISTÓRIAS

1-Quem usou “sapatinhos de cristal” no baile oferecido pelo príncipe?
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2-Quem teve que dormir nas cinzas do fogão por ordem da madrasta?
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3-Quem era a moça que tinha longas tranças e ficou presa em uma torre?
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4-Quem era o personagem que queria pegar os três porquinhos?
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5-Qual personagem de contos maravilhosos se transforma em um boneco de
madeira?
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6-Que personagem de contos é devorada pelo lobo?
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7-Que personagem de história usa botas sete léguas?
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8-Que personagem de história teve que morar com uma fera?
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9-Quem foi parar na casa dos sete anões?
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10-Quem foi roubada pela bruxa quando era bebê?
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