PáginasDESCRITOR

terça-feira, 23 de junho de 2020

CONTO: A PRINCESA E O SAPO 6º ANO


A PRINCESA E O SAPO
        Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol. Por ser muito jovem e mimada, a princesinha tornou-se uma jovem cheia de caprichos.
      No dia do seu aniversário, o pai presenteou-a com um maravilhoso pingente de ouro, em forma de coração.
      E a princesinha, encantada com o presente, pendurou-o numa corrente e nunca mais se separou de seu dourado coraçãozinho.
     Perto do palácio real, havia uma grande floresta onde a princesa costumava passear todas as tardes.
     Às vezes, passava longas horas lendo contos de fadas, sentada à beira de um riacho que corria ali.
     Um dia, porém, tendo esquecido de levar seu livro de leitura, a jovem pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas águas do rio.
     Esteve brincando assim distraída durante longo tempo. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas.
     Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água.
     A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó. Até que, de repente, ouviu uma voz que dizia:
     – O que aconteceu, princesa? Qual a razão para um choro tão desesperado assim?
     A jovem voltou-se e viu um sapo.
     – Diga-me! – insistiu o sapo. – Posso ajudá-la?
     Aos prantos, a princesinha contou que o coraçãozinho de ouro que ganhara do pai havia sumido nas águas do riacho. O sapo prometeu encontrar a joia.    Mas exigiria algo em troca.
     – Peça o que quiser, mas traga-me o pingente de volta! – pediu a jovem.
     O sapo queria tornar-se o companheiro inseparável da princesa. Sentar-se à mesa junto dela, comer no mesmo prato e dormir na mesma cama.
     Para obter novamente seu precioso coração, a princesa fingiu que concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas ficou imaginando uma maneira de livrar-se dele.
    Feito o juramento, o sapo mergulhou no rio e retornou, logo depois, com o pequeno coração.
     Aproximou-se da princesa e, delicadamente, depositou a joia a seus pés.
     A moça apanhou o pingente e, mais que depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo, sem poder acompanhá-la.
     O pobre coitado ficou amargurado da vida e voltou para a beira do rio, pensando no que fazer.
     No dia seguinte, estando à mesa com o pai para almoçar, a jovem começou a ouvir pequenas pancadas na porta e uma voz que pedia:
     – Abra a porta, princesa! Exijo que cumpra o que me prometeu!
     Era o sapo que viera cobrar a promessa feita.
     Ao ver aquela confusão, o rei quis saber de que se tratava.
     Envergonhada, a princesa confessou ao pai como enganara o sapo para recuperar o pingente de ouro.
     O rei era um homem bom e justo. Por isso mesmo, não gostou nem um pouquinho da atitude da filha.
      – Apesar da aparência feia, o sapo ajudou-a num momento difícil, minha filha! Ordeno que cumpra a sua promessa.
     A princesinha já estava mesmo arrependida. Abriu a porta e acolheu o sapo.
     E assim os dois começaram uma convivência incomum, porém amigável.
     Com o tempo, ficaram tão amigos que a princesinha já não fazia mais nada sem ouvir os sábios conselhos do sapo. Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita.
      – Dê-me um beijo de adeus! – pediu o sapo.
      A princesa não conseguiu negar-se a um pedido tão comovente. Ergueu o sapo nas mãos, colocando-o em sua cama macia. Em seguida, abaixou-se e encostou ligeiramente os lábios sobre a sua pele rugosa.
      Para seu espanto, o sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e invejosa o transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o encanto se desfez e o príncipe voltou ao normal.
     Depois disso, os jovens se casaram e foram felizes.
GRIMM, Jacob e GRIMM, Wilhelm. A princesa e o sapo. São Paulo, FTD, 2006

1 – Entendendo elementos contextuais.
a) Quem é o autor do texto?
...............................................................................................................................
b) Quando o texto foi publicado?
...........................................................................................................................
c) Para quem você acha que o texto foi escrito?
..............................................................................................................................
d) Que outras pessoas poderiam ler um texto como este?
............................................................................................................................
e) Para que você acha que o texto foi escrito? Ou seja, qual é o objetivo do texto?
............................................................................................................................
f) Onde podemos encontrar um texto como este?
...............................................................................................................................
g) Onde este texto foi publicado? É possível reconhecer isto no texto?
..............................................................................................................................

2 – Entendendo a organização da história e como ela pode ser escrita.
1) Em quantos e quais momentos a história se divide?
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2) Qual seria a situação inicial da história?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) Onde está a complicação ou o conflito gerador na história?
................................................................................................................................................................................................................................................

4) Quando ocorre o clímax?
................................................................................................................................................................................................................................................
5) Como acontece o desfecho da história?
....................................................................................................................................................................................................................................................

6) Quais são os personagens da história?
..................................................................................................................................................................................................................................................
7) Quem conta a história? Como podemos perceber isto?
................................................................................................................................................................................................................................................
8) Que tipo de narrador temos nesta história?
..................................................................................................................................................................................................................................................

9) Onde a história aconteceu?
.................................................................................................................
10) Onde a princesa costumava passear todas as tardes?
....................................................................................................................................................................................................................................................
11) Quando a história aconteceu? Que palavras ou expressões marcam isto?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
12) Que expressão foi utilizada para expressar quando a princesa deixou o pequeno coração escapar-lhe das mãos?
..................................................................................................................................................................................................................................................
13) O sapo acompanhou o desespero da princesa e prometeu encontrar a joia. O que ele exigiu em troca?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
14) Como é explicado o fato de o príncipe ter assumido o aspecto de um sapo por todo aquele tempo?
.................................................................................................................................................................................................................................................
15) Em um conto de fadas, há um elemento de transformação da situação inicial para a situação final do conto. Qual é o elemento de transformação do conto “A princesa e o sapo”?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
16) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Personagens principais
(2) Local onde aconteceram os fatos
(3) Tempo em que acontece a história
(4) Narrador onisciente
( ) A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó.
( ) A jovem, o rei e o sapo.
( ) No palácio e próximo a um riacho.
( ) ... a princesa costumava passear todas as tardes.
17) Para entendermos o enredo da história, é preciso entendermos a sequência dos fatos. Enumere os fatos abaixo na ordem em que ocorrem na história.
 ( ) Começou a chorar de fazer dó, de repente apareceu um sapo dizendo-lhe que poderia ajudar com uma condição: queria tornar-se o companheiro inseparável da princesa.
( ) Como era seu aniversário, o rei deu-lhe um maravilhoso pingente de ouro, em forma de coração.
( ) Os jovens se casaram e foram felizes.
( ) Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água
( ) Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol.
(  ) A princesa recuperou o pingente e não cumpriu o combinado.
( ) Seu pai, como era um homem bom e justo, não gostou nem um pouquinho da atitude da filha, ordenou que se cumprisse o combinado.
( ) A jovem pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas águas do rio. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas.
( ) E assim os dois começaram uma convivência incomum, porém amigável.
( ) Até que um dia, sapo adoeceu gravemente. Aflita, a jovem dá-lhe um beijo e este se transforma em um belo príncipe.

18) Vamos identificar quais os tempos verbais que aparecem na história para melhor entendermos em que tempo ela é contada. Identifique no texto e copie abaixo os verbos que pertencem a cada tempo diferente:
a) TEMPO PRESENTE
............................................................................................................................
b) TEMPO PASSADO
.............................................................................................................................
c) OUTROS
.......................................................................................................................
19) Para relacionarmos as ações acontecidas na história às personagens, identifique as palavras correspondentes às ações de cada personagem:
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular) - ação:
....................................................................................................................

b) A princesa - ação:
...................................................................................................................
c) O sapo – ação:
...................................................................................................................
d) O rei – ação:
...................................................................................................................................................................................................................................................
20) As expressões em destaque nas frases abaixo indicam tempo ou espaço?
1- Organizadores temporais
2- Organizadores espaciais
( ) O pobre coitado ficou amargurado da vida e voltou para a beira do rio, pensando no que fazer.
( ) Às vezes, passava longas horas lendo contos de fadas, sentada à beira de um riacho que corria ali.
( ) Perto do palácio real, havia uma grande floresta onde a princesa costumava passear todas as tardes.
( ) Um dia, porém, tendo esquecido de levar seu livro de leitura, a jovem pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas águas do rio.
( ) Esteve brincando assim distraída durante longo tempo. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas.
( ) Aos prantos, a princesinha contou que o coraçãozinho de ouro que ganhara do pai havia sumido nas águas do riacho.
( ) No dia seguinte, estando à mesa com o pai para almoçar, a jovem começou a ouvir pequenas pancadas na porta e uma voz que pedia:
( ) Com o tempo, ficaram tão amigos que a princesinha já não fazia mais nada sem ouvir os sábios conselhos do sapo. Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita.

21) Por que é importante o uso dos marcadores de tempo e espaço em uma narrativa?
..............................................................................................................................
22) Quais outras palavras fazem uma referência aos personagens?
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular)
............................................................................................................................
b) A princesa
.............................................................................................................................
c) O sapo
............................................................................................................................
d) O rei
.............................................................................................................................
23) Quantas e quais as vozes que aparecem no texto?
...............................................................................................................................
24) Qual voz aparece mais no texto? Por quê? .
............................................................................................................................
25) Você concorda com o desfecho da história? Por quê?
..............................................................................................................................
26) Se você pudesse daria um outro fim à história? Por quê?
.............................................................................................................................
27) Que outro fim você daria à história? Justifique sua opinião.
................................................................................................................................................................................................................................................
28) Geralmente, os personagens são caracterizados nas histórias. Identifique no texto as palavras ou expressões que mostram as características dos personagens.
a) O narrador (3ª. Pessoa do singular)
..................................................................................................................
b) A princesa
..............................................................................................................
c) O sapo
...............................................................................................................
d) O rei
..................................................................................................................

REVISANDO A ORGANIZAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CONTO
       O conto, em geral, é uma narrativa curta e linear (com início, meio e fim) de um único fato com a participação de um numero limitado de personagens. Sua função não é a de informar objetivamente sobre o fato, mas de contá-lo com uma certa graça, para seduzir, encantar, enredar o leitor na história. Sua linguagem busca cumprir a função de seduzir, encantar, sendo chamada de linguagem literária, o que é diferente da linguagem objetiva da informação veiculada, por exemplo, em uma notícia de jornal.
      O conto deve apresentar os seguintes momentos da narrativa:
• Situação inicial (equilíbrio) – Apresentação das noções de tempo e espaço da narrativa; descrição da situação como habitualmente vivem os personagens principais.
• Conflito ou complicação – Introdução de um problema na história, quando um fato ou uma situação nova muda a trama. O desenvolvimento da narrativa envolve a intensificação do problema apresentado anteriormente. Os personagens principais são envolvidos em situações diversas e obrigados a agir, a lutar com todas as forças para que a paz volte a reinar.
• Ponto alto ou clímax – Momento de maior tensão na narrativa. Nessa etapa da história, o personagem principal entra em confronto direto com o mal e luta com todas as forças para restaurar a paz ou conseguir o que deseja.
• Desfecho – Finalização do enredo. Momento em que se procura solucionar o conflito.
      Em toda narrativa, identificamos quatro grandes estágios: situação inicial, complicação, clímax e desfecho.
1 - Leia, no quadro abaixo, as partes que compõem a narrativa do texto “A princesa e o sapo”. A seguir, associe a primeira coluna à segunda, de forma a exemplificar cada parte da narrativa.
a) Situação Inicial – o narrador explica algumas circunstâncias da história. Apresenta a época, o local e os personagens que participam da narrativa.
b) Complicação – fase em que se inicia o conflito entre personagens.
c) Clímax – momento de maior tensão, estágio em que o conflito entre os personagens centrais chega a um ponto em que não é mais possível adiar o desfecho.
d) Desfecho – solução de um ou mais conflitos apresentados na narrativa.

(   )  “Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água.
A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó.”
(   )  “Para seu espanto, o sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e invejosa o transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o
encanto se desfez e o príncipe voltou ao normal.
Depois disso, os jovens se casaram e foram felizes.”
(   ) “Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol. Por
ser muito jovem e mimada, a princesinha tornou-se uma jovem cheia de
caprichos.”
(   ) “Para obter novamente seu precioso coração, a princesa fingiu que
concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas ficou imaginando
uma maneira de livrar-se dele.(...) A moça apanhou o pingente e, mais que
depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo, sem poder
acompanhá-la.”
(   ) “Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita.
– Dê-me um beijo de adeus! – pediu o sapo.”

12 comentários:

  1. Excelente essa atividade. Mas preciso do gabarito

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho! Parabéns! Gostaria de saber se posso usar a sua atividade em minha sala de aula! Caso tenha o gabarito, se possível me envie. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Pode utilizar à vontade. Algumas atividades ainda então sem gabarito, mas vou preparar. Envie o e-mail que este fim de semana eu farei o gabarito.

      Excluir
  3. Excelente poderia me enviar o gabarito por favor.

    ResponderExcluir
  4. excelente atividade. você tem o gabarito?

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa atividade, você tem o gabarito, poderia me enviar

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto e o questionário, vc pode me enviar o gabarito?

    ResponderExcluir