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terça-feira, 27 de outubro de 2020

MODALIZAÇÃO 7º ANO GABARITO

 HABILIDADES: (EF07LP14) Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade. (EF69LP01RO) refletir sobre a função apelativa nos textos publicitários. (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

MODALIZAÇÃO

1. Será que nossas palavras dão pistas das nossas opiniões sobre o que estamos falando?

2. Os veículos de comunicação, TV, JORNAL, REVISTAS, ETC. são objetivos ou subjetivos (expressam suas opiniões).

3. Como podemos identificar se um texto é objetivo ou está tentando nos influenciar?

Leia o diálogo entre as personagens Pudim e Armandinho.

https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/1771864399525525/

4. De acordo com o ponto de vista das personagens podemos afirmar que

a) Ambas possuem a mesma opinião sobreo mundo;

b) A tese da personagem Pudim é de que o mundo pode mudar;

c) A posição de Armandinho é que o mundo pode mudar.

d) O sapo acha que o Armandinho está errado, por isso pulou para o seu lado.

5. O que nos permite responder a questão 1 corretamente é o contraste entre os VERBOS:

a) encare / é

b) preocupe / encare

c) é / está

d) não / só

Leia a tirinha.

https://br.pinterest.com/pin/272045633711510136/?nic_v2=1a3UCdx8F

6. No quarto quadrinho o personagem resolve ouvir o plano, Por quê?

a) Porque ele se preocupa com o meio ambiente;

b) Porque ele se preocupa em ganhar dinheiro;

c) Porque nós devemos proteger o meio ambiente;

d) Porque proteger o meio ambiente é responsabilidade de todos.

 

7. A palavra que nos permite responder a questão corretamente é a observação do adjetivo:

a) ambiental

b) lucrativo.

c) filhos

d) prossiga.

Leia a tirinha abaixo.

 8. Na opinião das galinhas essa notícia é positiva ou negativa?

9. Na opinião dos criadores de aves essa notícia é positiva ou negativa?

10. Qual palavra (ADJETIVO) da tirinha ajudou você responder as questões 5 e 6?

 Observe no quadro abaixo três manchetes sobre a eleição para prefeito de São Paulo.

 1.Russomanno derrete e cai para 20% em SP, e Covas chega a 23%, diz Datafolha

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/russomanno-derrete-e-cai-para-20-e-covas-chega-a-23-diz-datafolha.shtml

 2.Datafolha: Russomanno despenca e Boulos chega a 14%

https://www.cartacapital.com.br/politica/datafolha-russomanno-despenca-e-Boulos-chega-a-14-pontos/

 3.Pesquisa Datafolha em São Paulo: Covas, 23%; Russomanno, 20%; Boulos, 14%; França, 10%

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/noticia/2020/10/22/pesquisa-datafolha-em-sao-paulo-covas-23percent-russomanno-20percent-boulos-14percent-franca-10percent.ghtml

 11. Qual das três manchetes parece ser mais imparcial, ou seja, não demonstrar apoio a nenhum dos candidatos?

.........................................

12. Quais VERBOS foram usados na manchete 1 e 2 para indicar o desempenho do candidato Russomano.

.......................................

 10. Observa abaixo duas tirinhas uma do Maluquinho e a outra das Joanas.


10.  Marque a única alternativa ERRADA.

a) As pessoas podem ter opiniões diferentes sobre um mesmo assunto.

b) Ao dizer que a vida é um teatro, a personagem Maluquinho quer dizer que nos comportamos diferentes de acordo com a situação.

c) Nem sempre a opinião que temos de uma pessoa reflete o que ela é.

d) Se em sua opinião alguém for bom, todos concordarão.

 

11. As tirinhas possuem um objetivo. Qual a finalidade das tirinhas em geral?

a) provocar humor;

b) provocar reflexão;

c) contar uma história;

d) relatar um fato.

 

12. Na tirinha do Maluquinho, no ultimo quadrinho ao dizer “Mas quem escreveu seus papéis não tem nenhuma originalidade!”. O humor nesse fragmento deriva do fato de:

a) Sermos sempre comportados diante de visitas;

b) A imagem estar escura;

c) A palavra originalidade estar em negrito;

d) O Maluquinho deixar a amiga sozinha.

 

MODALIZAÇÃO

 

      O falante representa seu conhecimento de mundo através de algumas palavras, observe abaixo como o nível de possibilidade pode variar da total possibilidade para a total impossibilidade dependendo das palavras utilizadas:

 

1.É absolutamente possível que a história se repita.

2.É indiscutivelmente possível que a história se repita.

3.É bem possível que a história se repita.

4.É possível que a história se repita.

5.Seria possível que a história se repetisse.

6. A história se repete?

7.É pouco possível que a história se repita.

8.Seria pouco possível que a história se repetisse.

9.É muito pouco possível que a história se repita.

10.Seria muito pouco possível que a história se repetisse.

11.É quase impossível que a história se repita.

12.Seria quase impossível que a história se repetisse.

Neves, 2007, p.172:

 

Há vários recursos modalizadores do discurso:

1. A prosódia, como nos alongamentos vocálicos e na mudança de tessitura, em “trabalhei muuuuuuuito.

2. Os modos verbais: imperativo – ordem, subjuntivo – hipótese, indicativo – afirmação.

3. Os verbos auxiliares como dever, poder, querer ...

4. Adjetivos, sozinhos ou em expressões como “é possível”, “é claro”, “é desejável”;

5. Advérbios como possivelmente, exatamente, obviamente etc.;

6. Locuções adverbiais: “na verdade”, “em realidade”, “por certo” etc.

(CASTILHO; CASTILHO, 1993, p.217-218.

Leia a tirinha da Mafalda.

13. A TV utiliza em anúncios publicitários o modo imperativo (indica ordem) para nos convencer a comprar determinado produto. Marque a única alternativa em que NÃO foi usado esse recurso.

a) Beba Coca-Cola

b) Compre Batom

c) Não perca a promoção

d) Vamos participar da promoção

 

14. O modo imperativo e caracterizado pelas terminações A ou E, as campanhas publicitárias utilizam esse modo verbal para convencer as pessoas a comprarem. Marque a alternativa em que esse recurso NÃO foi usado.

a) Não tenha vergonha de pagar menos;

b) Peça Friboi;

c) anúncios para celulares crescem cada vez mais

d) não deixe a dengue estragar seu verão.

 

Leia a tirinha abaixo.


15. Os verbos auxiliares são usados em locuções ou perífrases verbais ( dois verbos para indicar uma ação)   Em qual das alternativas abaixo NÃO foi utilizado verbo auxiliar como recurso modalizador.

a) posso comer

b) poderia me ajudar

c) gostaria de comprar

d) fala com seu pai

16 O humor da tira se baseia no fato de:

a) A expressão “fala com seu pai” significar peça ao seu pai;

b) A personagem Armandinho entender a fala de sua mãe de modo literal;

c) O pai de Armandinho ter deixado o menino comer o chocolate;

d) A mãe ter mudado de ideia.

REVISÃO

Os modalizadores são palavras que representam opiniões, pontos de vista. As principais palavras que indicam modalização são: adjetivos, advérbios, modos verbais como o imperativo, locuções verbais etc.

Leia fragmento de um o artigo de opinião abaixo.

Dr. Luizinho: A tragédia da covid na Educação brasileira

      É hora de União, estados e municípios se entenderem e darem respostas para esse importante tema – mesmo que já seja tarde demais para isso.

       Além dos óbitos, dos impactos ainda não dimensionados das sequelas do Covid-19 sobre o SUS dos efeitos desastrosos na economia, a pandemia do coronavírus fará outras vítimas silenciosas no Brasil: nossas crianças e jovens que estão tempo demais fora das escolas.

     Somos, em todo o mundo, o país que manteve por mais tempo os estudantes sem aulas. Os gestores não se prepararam para a reabertura e, em todo o Brasil, vimos a Justiça interferir nas decisões tomadas pelos poderes executivos neste sentido. Essa inação e interferência cobrarão um preço muito alto no futuro dessas gerações. Convidamos autoridades de vários países para compreender como eles lidaram com essa situação. Foi debatida, ainda, pesquisa realizada pela ONG Vozes da Educação com 20 países que haviam retomado as aulas até o mês de agosto.

17. Em qual das alternativas abaixo NÃO há modalização do discurso ( opinião)?

a) É hora de União, estados e municípios se entenderem e darem respostas para esse importante tema;

b) pesquisa realizada pela ONG Vozes da Educação

c) Além dos óbitos, dos impactos ainda não dimensionados das sequelas do Covid-19 sobre o SUS dos efeitos desastrosos na economia;

d) Nossas crianças e jovens que estão tempo demais fora das escolas;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

NEVES, Maria H.M. A modalidade. In: KOCH, Ingedore G. Villaça. : Gramática do

português falado. Vol. 6. São Paulo, Unicamp, 1996, p. 163-199.

https://odia.ig.com.br/opiniao/2020/10/6011817-dr--luizinho-a-tragedia-da-covid-na-educacao-brasileira.html

https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/1771864399525525/

https://br.pinterest.com/pin/272045633711510136/?nic_v2=1a3UCdx8F

http://www.nanihumor.com/2014/07/as-galinhas-filosoficas_11.html

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/russomanno-derrete-e-cai-para-20-e-covas-chega-a-23-diz-datafolha.shtml

https://www.cartacapital.com.br/politica/datafolha-russomanno-despenca-e-Boulos-chega-a-14-pontos/

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/noticia/2020/10/22/pesquisa-datafolha-em-sao-paulo-covas-23percent-russomanno-20percent-boulos-14percent-franca-10percent.ghtml

http://joaosejoanas.com/459-o-ponto-de-vista-cria-o-objeto/

http://diogoprofessor.blogspot.com/2014/01/atividade-sobre-adjetivo-6-ano-ii.html

https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/np.21065214.100005065987619/949164798462160

 

 GABARITO: 

1. Resposta pessoal.

2. Resposta pessoal. Os veículos de comunicação deveriam ser objetivos, porém na prática podemos observar que isso não acontece.

3. Resposta pessoal.

4.c

5. c

6. b

7. b

8. Positiva

9. Negativa

10. Boa

11. 3

12. Derrete, despenca

10. d

11. a

12. a

13.d

14. c 

15. d

 16. b

17.b

 

sábado, 24 de outubro de 2020

INTERPRETAÇÃO TEXTOS IMAGÉTICOS

 Atividade: INTERPRETAÇÃO

 

Leia os textos abaixo:

TEXTO1

https://br.pinterest.com/rodacdf/campanha-anti-tabagismo/



 http://umbrasil.com/charges/charge-23-09-2019/

 1. Marque a alternativa ERRADA sobre o TEXTO 1:

a) O texto informa que o cigarro mata;

b) Trata-se de um texto não verbal, pois não há palavras;

c) A finalidade do texto é conscientizar sobre os perigos do consumo de cigarros;

d) Não é um texto, pois não há palavras.

2. Sobre o TEXTO 2 a única alternativa INCORRETA é:

a) É composto de linhagem verbal (palavras) e linguagem não verbal (imagens, gestos, cores, etc.)

b) A posição do livro perto da cabeça tem a finalidade de mostrar o local para a vacina contra a ignorância.

c) A expressão “vacina contra a ignorância” foi usada em sentido figurado, ou seja, sentido conotativo.

d) A expressão “vacina contra a ignorância” foi usada em sentido real, ou seja, sentido denotativo.

Leia os texto abaixo.

TEXTO 3


TEXTO 4

3. No TEXTO 3 foram utilizados vários recursos, EXCETO:

a) No segundo quadrinho fonte maior para indicar que a personagem está falando alto.

b) No terceiro quadrinho fonte menor para indicar que a personagem está falando baixo

c) No primeiro quadrinho a posição da mão encostada no ouvido para indicar que está com dor.

d) No primeiro quadrinho a posição da mão encostada no ouvido para indicar que não está ouvindo.

 

4. Sobre o TEXTO 4 só NÃO podemos afirmar que:

a) a finalidade do texto é pregar a intolerância.

b) Há dois personagens: um é patrão e o outro é empregado.

c) O recurso utilizado para indicar grito foi a posição da boca bastante aberta.

d) Para indicar que a personagem está com raiva no terceiro quadrinho, o autor utilizou a posição dos dentes e um sinal de “fumacinha” em cima da cabeça.

 

5. Marque a alternativa correta sobre as características de textos como charges, textos publicitários e tirinhas.

a) Emprego de linguagem verbal e não verbal.

b) Palavras com sentido figurado, ou seja, conotativo.

c) Uso de fontes variadas (letras pequenas, letras grandes).

d) Uso de gestos, expressões faciais, posição das mãos.

e) Todas alternativas estão corretas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

https://br.pinterest.com/rodacdf/campanha-anti-tabagismo/

http://umbrasil.com/charges/charge-23-09-2019/

http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/tirarock.jpg p.26

http://www.cicero.art.br/novoSite/portifolio-2/tirinha/

VERBO TRANSITIVO E INTRANSITIVO

Atividade: TRANSITIVIDADE VERBAL: VERBO TRANSITIVO E VERBO INTRANSITIVO.

Leia a tirinha do Armandinho.

 1. As expressões que indicam lugar. Respondem a pergunta (ONDE?) feita para o verbo.  Em qual das alternativas o termo destacado NÃO indica lugar?

a) O rio nasce lá na serra;

b) Passa por várias cidades;

c) Até chegar aqui na foz;

d) Ele se transforma em mar.

2. Observe as orações abaixo e indique a alternativa que está com sentido completo.

a) Eu prefiro.

b) A escola precisa.

c) Os alunos queriam.

d) O dia nasceu.

3. Nas orações abaixo, apesar de ter sido colocado algumas expressões. Qual a única alternativa que está com sentido completo. .

a) Eu prefiro de casa

b) A escola precisa na serra.

c) Os alunos queriam no feriado.

d) O dia nasceu em Macaé.

ADVÉRBIO / REVISÃO:

ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo (...). O advérbio é classificado de acordo com a circunstância que ele indica:

Circunstância de:

Exemplos:

Tempo

Agora, amanhã, ontem, hoje, antes, cedo, depois, já, logo, tarde...

Lugar

Aqui, ali, aí, acolá, abaixo, acima, adiante, atrás, cá, dentro,...

Modo

Depressa, devagar, mal, bem, melhor, pior, calmamente, levemente,

Intensidade

Bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, quase, tão...

Negação

Não, absolutamente...

Dúvida

Talvez, possivelmente, provavelmente...

Afirmação

Sim, certamente, realmente...

 

TRANSITIVIDADE VERBAL — VERBO TRANSITIVO E VERBO INTRANSITIVO:

Há verbos que possuem sentido completo. São chamados de VERBOS INTRANSITIVOS. E há verbos que NÃO possuem sentido completo. São chamados de VERBOS TRANSITIVOS. Os verbos transitivos exigem COMPLEMENTOS. Os ADVÉRBIOS NÃO SÃO COMPLEMENTOS VERBAIS.

4. Construa orações utilizando os cinco VERBOS INTRANSITIVOS abaixo:

Sujeito: (ALGO OU ALGUÉM).

VERBOS INTRANSITIVOS: 1-chegar,

2-trabalhar, 3-sofrer, 4-andar, 5- chorar.

Ex.: O ônibus

chegou.

1.

 

2.

 

3.

 

4.

 

5.

 

5. Observamos os VERBOS INTRANSITIVOS não exigem comp.....................................

6. Construa orações seguindo a estrutura abaixo, se quiser coloque um advérbio.

Sujeito

VERBOS INTRANSITIVOS: acordar, dormir, morrer, nascer, cair.

ADVÉRBIO

1.

 

 

2.

 

 

3.

 

 

4.

 

 

5.

 

 

7. Podemos concluir que os ADVÉRBIOS não são comp......................obrigatórios.

8. Construa orações seguindo a estrutura abaixo utilizando os cinco verbos transitivos:

Sujeito

VERBOSTRANSITIVOS: confiar, gostar, conversar, concordar, precisar.

COMPLEMENTO

1.

 

 

2.

 

 

3.

 

 

4.

 

 

5.

 

 

9. Verbos transitivos são verbos que exigem comp..............................................

 

UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO

ATIVIDADE ELABORADA PELO PROFESSOR DIORGES FERRANTI GONÇALVES

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159509475364/tirinha-original

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MEU IDEAL SERIA ESCREVER... – Rubem Braga

 

TEXTO: MEU IDEAL SERIA ESCREVER... – Rubem Braga

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a  cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”

Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário ((autoridade policial) do distrito (divisão territorial em que se exerce autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã), na Nigéria (país da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso até nosso conhecimento; é divina.”

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”

E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

 

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ( 0,5 cada questão)

 

01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

02) Por que ele diz que a moça tem uma casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

03) Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça. Cite algumas dessas características opostas.

.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

04) Como você interpretaria a oração “que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?

.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

 

 

6) Por que o autor não contaria aos outros que havia inventado a história engraçada para alegrar a moça triste e doente? 

(a) porque, na verdade, a moça triste não existia

(b) por que ele mesmo não achava a história engraçada

(c) por modéstia e humildade

(d) porque não acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela história

 

7) Afinal, que história Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

8) Na sua opinião, o que mais sensibiliza as pessoas: histórias engraçadas ou dramáticas? Justifique.

...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

GABARITO:
1. Para tornar as pessoas mais felizes, principalmente uma moça triste e doente que mora numa casa cinzenta.

 

2.Porque a cor cinza lembra tristeza.

3. Raio de sol: louro, quente, vivo;
Moça: enlutada (sombria), triste, doente

4.Que todos se tornassem mais alegres e humanos.


5. Não. Ele imagina sua história espalhada pelo mundo e fosse contada de mil maneiras por pessoas de várias nacionalidades.

6. DCBEA

 

7. C

 

8. Na crônica, o autor não contou a história engraçada, ficou apenas no desejo, na aspiraçao.

 

9.     Resposta Pessoal.

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

ATIVIDADE  1

 

Macaé, 21de outubro de 2020

 

Ônibus

       Venho em nome de todos os usuários do Terminal Central, no Centro de Macaé, denunciar que no local os ônibus da SIT chegam a hora que querem. O mais revoltante é que a empresa orienta os motoristas a sair com os veículos somente após os ônibus estarem lotados. Por isso em alguns bairros como com Ajuda de Baixo e Lagomar demora quase duas horas de para chegar. Espero que alguma atitude seja tomada para reduzir o tempo entre os ônibus.

João Elias Megasso

 

1. O texto acima é uma carta;

a) de amor

b) de reclamação

c) pessoal

d) de declaração

 

2. O autor da carta faz um (a):

a) sugestão

b) elogio

c) reclamação

d) solicitação

 

3. Qual o item não está presente na carta acima:

a) endereço do problema

b) remetente

c) destinatário

d) data

 

4. Qual o assunto da carta acima?

a) demora entre um ônibus e outro.

b) demora para chegar ao destino.

c) falta de ônibus

d) falta de motoristas

 

Gabarito:

1. B

2. C

3. C

4. A

 

 

Atividade: 2 CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO/OUVIDORIA

 

        A Ouvidoria Geral da Prefeitura é o órgão que auxilia o cidadão em suas relações com a Prefeitura Municipal de Macaé. É o canal em que o cidadão pode registrar reclamações, denúncias, elogios, solicitações, informações e sugestões. Atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados.


Disponível em: <http://www.macae.rj.gov.br/ouvidoria/conteudo/titulo/fale-com-a-ouvidoria> acesso em18 deout.2020.


       SE UTILIZAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO ACIMA, FAÇA COM O ACOMPANHAMENTO DE UM RESPONSÁVEL.

 

A atividade está disponível em forma de formulário no endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScddHGc9JSfJM8C7vkGZhV-NYfGmcrgoYhNsC3mHCNXb5nAZg/viewform?usp=sf_link

 

 

1. Qual o tipo da sua  :

a) denúncia

b) elogio

c) informação

d) reclamação

e) solicitação

f) sugestão

 

2. De acordo com a alternativa marcada na questão 1, qual o assunto de sua reivindicação?

 

3. Qual o endereço da ocorrência?

 

4. Qual a sua reivindicação (Indique o assunto, as providências que você quer que sejam tomadas e os argumentos que justifiquem a necessidade do atendimento da sua reivindicação)?

 

5. A qual órgão deve ser enviada a sua reivindicação?

a) Geral

b) Saúde

c) Educação

d) Obras

e) Comunicação

f) Recursos Humanos

 

Leia a carta de reclamação abaixo e responda as questões sobre a estrutura desse gênero:

 

Maringá, 17 de novembro de 2014

 

SENHOR PRESIDENTE DA CÂMERA DOS VEREADORES DE MARINGÁ

 

        Venho, por meio desta, reclamar das árvores caídas ao longo da avenida principal, av. Colombo, pois as mesmas estão nos canteiros.

      As árvores estão atrapalhando as passagens dos pedestres, Eles estão com dificuldade de atravessarem os canteiros e muitos mães tem que rodeá-los com carrinho de bebe estão andando na rua correndo muito perigo para eles. Também os motoristas não estão podendo estacionar os seus carros perto do seu trabalho, as arvores caídas também nas ruas.

      Peço, na medida do possível, retirem as árvores caídas, devido o temporal do ultimo final de Semana.

Atenciosamente,

Nianque visconshini Lopes

 

Disponível e: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf > acesso em: 17 de out.2020.

6. O fragmento “Maringá, 17 de novembro de 2014” recebe o nome de
a) cabeçalho

b) cabeceira

c) cabeçario

 

7. O REMETENTE da carta é:

a) Nianque visconshini Lopes

b) SENHOR PRESIDENTE DA CÂMERA DOS VEREADORES DE MARINGÁ

 

8. Qual o LOCAL e a DATA em que a carta foi enviada?

9. Qual o assunto da carta de reclamação?

10. Qual o objetivo da carta, ou seja, o que o remetente deseja?

11. Quais argumentos o remetente utiliza?