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sexta-feira, 23 de outubro de 2020

CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

ATIVIDADE  1

 

Macaé, 21de outubro de 2020

 

Ônibus

       Venho em nome de todos os usuários do Terminal Central, no Centro de Macaé, denunciar que no local os ônibus da SIT chegam a hora que querem. O mais revoltante é que a empresa orienta os motoristas a sair com os veículos somente após os ônibus estarem lotados. Por isso em alguns bairros como com Ajuda de Baixo e Lagomar demora quase duas horas de para chegar. Espero que alguma atitude seja tomada para reduzir o tempo entre os ônibus.

João Elias Megasso

 

1. O texto acima é uma carta;

a) de amor

b) de reclamação

c) pessoal

d) de declaração

 

2. O autor da carta faz um (a):

a) sugestão

b) elogio

c) reclamação

d) solicitação

 

3. Qual o item não está presente na carta acima:

a) endereço do problema

b) remetente

c) destinatário

d) data

 

4. Qual o assunto da carta acima?

a) demora entre um ônibus e outro.

b) demora para chegar ao destino.

c) falta de ônibus

d) falta de motoristas

 

Gabarito:

1. B

2. C

3. C

4. A

 

 

Atividade: 2 CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO/OUVIDORIA

 

        A Ouvidoria Geral da Prefeitura é o órgão que auxilia o cidadão em suas relações com a Prefeitura Municipal de Macaé. É o canal em que o cidadão pode registrar reclamações, denúncias, elogios, solicitações, informações e sugestões. Atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados.


Disponível em: <http://www.macae.rj.gov.br/ouvidoria/conteudo/titulo/fale-com-a-ouvidoria> acesso em18 deout.2020.


       SE UTILIZAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO ACIMA, FAÇA COM O ACOMPANHAMENTO DE UM RESPONSÁVEL.

 

A atividade está disponível em forma de formulário no endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScddHGc9JSfJM8C7vkGZhV-NYfGmcrgoYhNsC3mHCNXb5nAZg/viewform?usp=sf_link

 

 

1. Qual o tipo da sua  :

a) denúncia

b) elogio

c) informação

d) reclamação

e) solicitação

f) sugestão

 

2. De acordo com a alternativa marcada na questão 1, qual o assunto de sua reivindicação?

 

3. Qual o endereço da ocorrência?

 

4. Qual a sua reivindicação (Indique o assunto, as providências que você quer que sejam tomadas e os argumentos que justifiquem a necessidade do atendimento da sua reivindicação)?

 

5. A qual órgão deve ser enviada a sua reivindicação?

a) Geral

b) Saúde

c) Educação

d) Obras

e) Comunicação

f) Recursos Humanos

 

Leia a carta de reclamação abaixo e responda as questões sobre a estrutura desse gênero:

 

Maringá, 17 de novembro de 2014

 

SENHOR PRESIDENTE DA CÂMERA DOS VEREADORES DE MARINGÁ

 

        Venho, por meio desta, reclamar das árvores caídas ao longo da avenida principal, av. Colombo, pois as mesmas estão nos canteiros.

      As árvores estão atrapalhando as passagens dos pedestres, Eles estão com dificuldade de atravessarem os canteiros e muitos mães tem que rodeá-los com carrinho de bebe estão andando na rua correndo muito perigo para eles. Também os motoristas não estão podendo estacionar os seus carros perto do seu trabalho, as arvores caídas também nas ruas.

      Peço, na medida do possível, retirem as árvores caídas, devido o temporal do ultimo final de Semana.

Atenciosamente,

Nianque visconshini Lopes

 

Disponível e: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf > acesso em: 17 de out.2020.

6. O fragmento “Maringá, 17 de novembro de 2014” recebe o nome de
a) cabeçalho

b) cabeceira

c) cabeçario

 

7. O REMETENTE da carta é:

a) Nianque visconshini Lopes

b) SENHOR PRESIDENTE DA CÂMERA DOS VEREADORES DE MARINGÁ

 

8. Qual o LOCAL e a DATA em que a carta foi enviada?

9. Qual o assunto da carta de reclamação?

10. Qual o objetivo da carta, ou seja, o que o remetente deseja?

11. Quais argumentos o remetente utiliza?

 

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