ATIVIDADE 1
Macaé, 21de outubro de 2020 Ônibus Venho em nome
de todos os usuários do Terminal Central, no Centro de Macaé, denunciar que
no local os ônibus da SIT chegam a hora que querem. O mais revoltante é que a
empresa orienta os motoristas a sair com os veículos somente após os ônibus
estarem lotados. Por isso em alguns bairros como com Ajuda de Baixo e Lagomar
demora quase duas horas de para chegar. Espero que alguma atitude seja tomada
para reduzir o tempo entre os ônibus. João Elias Megasso |
1. O texto acima é uma carta;
a) de amor
b) de reclamação
c) pessoal
d) de declaração
2. O autor da carta faz um (a):
a) sugestão
b) elogio
c) reclamação
d) solicitação
3. Qual o item não está presente na carta acima:
a) endereço do problema
b) remetente
c) destinatário
d) data
4. Qual o assunto da carta acima?
a) demora entre um ônibus e outro.
b) demora para chegar ao destino.
c) falta de ônibus
d) falta de motoristas
Gabarito:
1. B
2. C
3. C
4. A
Atividade: 2 CARTA DE RECLAMAÇÃO
CARTA DE RECLAMAÇÃO/OUVIDORIA
A Ouvidoria
Geral da Prefeitura é o órgão que auxilia o cidadão em suas relações com a Prefeitura
Municipal de Macaé. É o canal em que o cidadão pode registrar reclamações,
denúncias, elogios, solicitações, informações e sugestões. Atua no processo de
interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as
manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria
dos serviços públicos prestados.
Disponível em: <http://www.macae.rj.gov.br/ouvidoria/conteudo/titulo/fale-com-a-ouvidoria>
acesso em18 deout.2020.
SE UTILIZAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO
ACIMA, FAÇA COM O ACOMPANHAMENTO DE UM RESPONSÁVEL.
A atividade está disponível em forma de formulário no
endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScddHGc9JSfJM8C7vkGZhV-NYfGmcrgoYhNsC3mHCNXb5nAZg/viewform?usp=sf_link
1. Qual o tipo da sua :
a) denúncia
b) elogio
c) informação
d) reclamação
e) solicitação
f) sugestão
2. De acordo com a alternativa marcada na questão 1, qual o
assunto de sua reivindicação?
3. Qual o endereço da ocorrência?
4. Qual a sua reivindicação (Indique o assunto, as
providências que você quer que sejam tomadas e os argumentos que justifiquem a
necessidade do atendimento da sua reivindicação)?
5. A qual órgão deve ser enviada a sua reivindicação?
a) Geral
b) Saúde
c) Educação
d) Obras
e) Comunicação
f) Recursos Humanos
Leia a carta de reclamação abaixo e responda as questões
sobre a estrutura desse gênero:
Maringá, 17 de novembro de 2014 SENHOR PRESIDENTE DA CÂMERA DOS VEREADORES DE MARINGÁ Venho, por
meio desta, reclamar das árvores caídas ao longo da avenida principal, av.
Colombo, pois as mesmas estão nos canteiros. As árvores
estão atrapalhando as passagens dos pedestres, Eles estão com dificuldade de
atravessarem os canteiros e muitos mães tem que rodeá-los com carrinho de
bebe estão andando na rua correndo muito perigo para eles. Também os
motoristas não estão podendo estacionar os seus carros perto do seu trabalho,
as arvores caídas também nas ruas. Peço, na
medida do possível, retirem as árvores caídas, devido o temporal do ultimo
final de Semana. Atenciosamente, Nianque visconshini Lopes |
Disponível e: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf
> acesso em: 17 de out.2020.
6. O fragmento “Maringá, 17 de novembro de 2014” recebe o
nome de
a) cabeçalho
b) cabeceira
c) cabeçario
7. O REMETENTE da carta é:
a) Nianque visconshini Lopes
b) SENHOR PRESIDENTE DA CÂMERA DOS VEREADORES DE MARINGÁ
8. Qual o LOCAL e a DATA em que a carta foi enviada?
9. Qual o assunto da carta de reclamação?
10. Qual o objetivo da carta, ou seja, o que o remetente
deseja?
11. Quais argumentos o remetente utiliza?
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