HABILIDADES: (EF07LP14) Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade. (EF69LP01RO) refletir sobre a função apelativa nos textos publicitários. (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
MODALIZAÇÃO
1. Será que nossas palavras
dão pistas das nossas opiniões sobre o que estamos falando?
2. Os veículos de comunicação, TV, JORNAL, REVISTAS, ETC. são
objetivos ou subjetivos (expressam suas opiniões).
3. Como podemos identificar se um texto é objetivo ou está tentando
nos influenciar?
Leia o diálogo entre as personagens Pudim e Armandinho.
4. De acordo com o ponto de vista
das personagens podemos afirmar que
a) Ambas possuem a mesma opinião sobreo mundo;
b) A tese da personagem Pudim é de que o mundo pode mudar;
c) A posição de Armandinho é que o mundo pode mudar.
d) O sapo acha que o Armandinho está errado, por isso pulou para o seu lado.
5. O que nos permite responder a questão 1 corretamente é o contraste entre os VERBOS:
a) encare / é
b) preocupe / encare
c) é / está
d) não / só
Leia a tirinha.
6. No quarto quadrinho o personagem
resolve ouvir o plano, Por quê?
a) Porque ele se preocupa com o
meio ambiente;
b) Porque ele se preocupa em ganhar
dinheiro;
c) Porque nós devemos proteger o
meio ambiente;
d) Porque proteger o meio ambiente
é responsabilidade de todos.
7. A palavra que nos permite
responder a questão corretamente é a observação do adjetivo:
a) ambiental
b) lucrativo.
c) filhos
d) prossiga.
Leia a tirinha abaixo.
9. Na opinião dos criadores de aves
essa notícia é positiva ou negativa?
10. Qual palavra (ADJETIVO) da
tirinha ajudou você responder as questões 5 e 6?
https://www.cartacapital.com.br/politica/datafolha-russomanno-despenca-e-Boulos-chega-a-14-pontos/ |
.........................................
12. Quais VERBOS foram usados na manchete 1 e 2 para indicar o desempenho do candidato Russomano.
.......................................
10. Marque a única alternativa ERRADA.
a) As pessoas podem ter opiniões diferentes sobre um mesmo
assunto.
b) Ao dizer que a vida é um teatro,
a personagem Maluquinho quer dizer que nos comportamos diferentes de acordo com
a situação.
c) Nem sempre a opinião que temos de uma pessoa reflete
o que ela é.
d) Se em sua opinião alguém for
bom, todos concordarão.
11. As tirinhas possuem um
objetivo. Qual a finalidade das tirinhas em geral?
a) provocar humor;
b) provocar reflexão;
c) contar uma história;
d) relatar um fato.
12. Na tirinha do Maluquinho, no
ultimo quadrinho ao dizer “Mas quem escreveu seus papéis não tem nenhuma originalidade!”. O humor nesse
fragmento deriva do fato de:
a) Sermos sempre comportados diante
de visitas;
b) A imagem estar escura;
c) A palavra originalidade estar em negrito;
d) O Maluquinho deixar a amiga
sozinha.
MODALIZAÇÃO
O falante representa seu conhecimento de
mundo através de algumas palavras, observe abaixo como o nível de possibilidade
pode variar da total possibilidade para a total impossibilidade dependendo das
palavras utilizadas:
1.É absolutamente possível que a história se repita.
2.É indiscutivelmente possível que a história se repita.
3.É bem possível que a história se repita.
4.É possível que a história se repita.
5.Seria possível que a história se repetisse.
6. A história se repete?
7.É pouco possível que a história se repita.
8.Seria pouco possível que a história se repetisse.
9.É muito pouco possível que a história se repita.
10.Seria muito pouco possível que a história se repetisse.
11.É quase impossível que a história se repita.
12.Seria quase impossível que a história se repetisse.
Neves, 2007, p.172:
Há vários recursos modalizadores do
discurso:
1. A prosódia, como nos
alongamentos vocálicos e na mudança de tessitura, em “trabalhei muuuuuuuito.
2. Os modos verbais: imperativo
– ordem, subjuntivo – hipótese, indicativo – afirmação.
3. Os verbos auxiliares como dever, poder, querer ...
4. Adjetivos, sozinhos ou em expressões como “é possível”, “é claro”,
“é desejável”;
5. Advérbios como possivelmente, exatamente, obviamente etc.;
6. Locuções adverbiais: “na verdade”, “em realidade”, “por certo” etc.
(CASTILHO; CASTILHO, 1993, p.217-218.
Leia a tirinha da Mafalda.
a) Beba Coca-Cola
b) Compre Batom
c) Não perca a promoção
d) Vamos participar da promoção
14. O modo imperativo e
caracterizado pelas terminações A ou E, as campanhas publicitárias utilizam
esse modo verbal para convencer as pessoas a comprarem. Marque a alternativa em
que esse recurso NÃO foi usado.
a) Não tenha vergonha de pagar menos;
b) Peça Friboi;
c) anúncios para celulares crescem cada vez mais
d) não deixe a dengue estragar seu verão.
Leia a
tirinha abaixo.
a) posso comer
b) poderia me ajudar
c) gostaria de comprar
d) fala com seu pai
16 O humor da tira se baseia no fato de:
a) A expressão “fala com seu pai”
significar peça ao seu pai;
b) A personagem Armandinho entender
a fala de sua mãe de modo literal;
c) O pai de Armandinho ter deixado
o menino comer o chocolate;
d) A mãe ter mudado de ideia.
REVISÃO
Os modalizadores são palavras que
representam opiniões, pontos de vista. As principais palavras que indicam
modalização são: adjetivos, advérbios,
modos verbais como o imperativo, locuções verbais etc. |
Leia fragmento de um o artigo de opinião abaixo.
Dr. Luizinho: A tragédia da covid na Educação brasileira
É hora de União, estados e municípios se
entenderem e darem respostas para esse importante tema – mesmo que já seja
tarde demais para isso.
Além dos óbitos, dos impactos ainda não
dimensionados das sequelas do Covid-19 sobre o SUS dos efeitos desastrosos na
economia, a pandemia do coronavírus fará outras vítimas silenciosas no Brasil:
nossas crianças e jovens que estão tempo demais fora das escolas.
17. Em qual das alternativas abaixo NÃO há modalização do discurso ( opinião)?
a) É hora de União, estados e
municípios se entenderem e darem respostas para esse importante tema;
b) pesquisa realizada pela ONG
Vozes da Educação
c) Além dos óbitos, dos impactos
ainda não dimensionados das sequelas do Covid-19 sobre o SUS dos efeitos
desastrosos na economia;
d) Nossas crianças e jovens que estão tempo demais fora das escolas;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
NEVES, Maria H.M. A modalidade. In: KOCH, Ingedore G.
Villaça. : Gramática do
português falado. Vol. 6. São Paulo, Unicamp, 1996, p.
163-199.
https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/1771864399525525/
https://br.pinterest.com/pin/272045633711510136/?nic_v2=1a3UCdx8F
http://www.nanihumor.com/2014/07/as-galinhas-filosoficas_11.html
https://www.cartacapital.com.br/politica/datafolha-russomanno-despenca-e-Boulos-chega-a-14-pontos/
http://joaosejoanas.com/459-o-ponto-de-vista-cria-o-objeto/
http://diogoprofessor.blogspot.com/2014/01/atividade-sobre-adjetivo-6-ano-ii.html
https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/np.21065214.100005065987619/949164798462160
1. Resposta pessoal.
2. Resposta pessoal. Os veículos
de comunicação deveriam ser objetivos, porém na prática podemos observar que
isso não acontece.
3. Resposta pessoal.
4.c
5. c
6. b
7. b
8. Positiva
9. Negativa
10. Boa
11. 3
12. Derrete, despenca
10. d
11. a
12. a
13.d
14. c
15. d
16. b
17.b
Ótima atividade. Deus continue te iluminando
ResponderExcluirParabéns atividades bem elaboradas!
ResponderExcluirGostei muito das atividades...Elas estão bem fáceis de serem compreendidas pelos alunos.
ResponderExcluirÓtima atividade.
ResponderExcluirExcelente atividade!!!!
ResponderExcluirNão tem a resposta?
ResponderExcluirOu não?
ResponderExcluirEssa atividade não tem gabarito. Vou fazer, mas estou meio atarefado.
ExcluirFaz o gabarito aí professor
ExcluirParabéns pelo Blog! Muito bom!!
ResponderExcluirMuito bom professor, parabéns!!
ResponderExcluirnao tem resposta kkkkk
ResponderExcluirCadê as respostas ????
ResponderExcluirParabéns Professor!
ResponderExcluiramei todas as atividades. Todas muito bem elaboradas!
Onde fica as respostas?
ResponderExcluirótimo material, parabéns! Professor Diorges.
ResponderExcluirGostei bastante das atividades, obrigada professor Diorges
ResponderExcluirParabéns, atividade incrível.
ResponderExcluirTem gabarito?
ResponderExcluir