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terça-feira, 10 de novembro de 2020

MITO NARCISO

 

NARCISO 

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-narciso-4o-ano/

Mitologia grega

Há muito tempo, na floresta, passeava Narciso, o filho do sagrado rio Kiphissos. Era lindo, porém tinha um modo frio e egoísta de ser. Era muito convencido de sua beleza e sabia que não havia no mundo ninguém mais bonito que ele.

Vaidoso, a todos dizia que seu coração jamais seria ferido pelas flechas de Eros, filho de Afrodite, pois não se apaixonava por ninguém.

As coisas foram assim até o dia em que a ninfa Eco o viu e imediatamente se apaixonou por ele.

Ela era linda, mas não falava; o máximo que conseguia era repetir as últimas sílabas das palavras que ouvia.

Narciso, fingindo-se de desentendido, perguntou:

– Quem está se escondendo aqui perto de mim?

–… de mim – repetiu a ninfa assustada.

– Vamos, apareça! – ordenou. – Quero ver você!

–… ver você! – repetiu a mesma voz em tom alegre.

Assim, Eco aproximou-se do rapaz. Mas nem a beleza e nem o misterioso brilho nos olhos da ninfa conseguiram amolecer o coração de Narciso.

– Dê o fora! – gritou, de repente. – Por acaso pensa que eu nasci para ser um da sua espécie? Sua tola!

– Tola! – repetiu Eco, fugindo de vergonha.

A deusa do amor não poderia deixar Narciso impune depois de fazer uma coisa daquelas. Resolveu, pois, que ele deveria ser castigado pelo mal que havia feito.

Um dia, quando estava passeando pela floresta, Narciso sentiu sede e quis tomar água.

Ao debruçar-se num lago, viu seu próprio rosto refletido na água. Foi naquele momento que Eros atirou uma flecha direto em seu coração.

Sem saber que o reflexo era de seu próprio rosto, Narciso imediatamente se apaixonou pela imagem.

Quando se abaixou para beijá-la, seus lábios se encostaram na água e a imagem se desfez. A cada nova tentativa, Narciso ia ficando cada vez mais desapontado e recusando-se a sair de perto da lagoa. Passou dias e dias sem comer nem beber, ficando cada vez mais fraco.

Assim, acabou morrendo ali mesmo, com o rosto pálido voltado para as águas serenas do lago.

Esse foi o castigo do belo Narciso, cujo destino foi amar a si próprio.

Eco ficou chorando ao lado do corpo dele, até que a noite a envolveu. Ao despertar, Eco viu que Narciso não estava mais ali, mas em seu lugar havia uma bela flor perfumada. Hoje, ela é conhecida pelo nome de “narciso”, a flor da noite.

 

Questões

1)    Qual é o título do texto?

_____________________________________________________________________________________

2)    Quem é o personagem principal?

_____________________________________________________________________________________

3)    Quais são os personagens do texto?

_____________________________________________________________________________________

4)    Como era a personalidade de Narciso?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

5)    De quem Narciso era filho?

_____________________________________________________________________________________

6)    Por que Narciso acreditava que jamais seria flechado por Eros? Em sua opinião que flechas eram essas?

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_____________________________________________________________________________________

7)    Quem se apaixonou por Narciso? Cite algumas características desta ninfa.

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

8)    Qual foi a reação de Narciso quando encontrou a ninfa?

_____________________________________________________________________________________

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____________________________________________________________________________________

9)     Que castigo Narciso recebeu por sua atitude com a ninfa?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

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10)  Em qual flor Narciso se transformou?

_____________________________________________________________________________________

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MITO ARACNE TEXTO

 

     Aracne era uma jovem muito habilidosa quando ia tecer e fiar.        

      Sua habilidade era incrível, pois ela transformava as mais rudes lãs de carneiro, nas mais belas tecelagens, e por isso, seu trabalho chamava atenção de todos, inclusive de reis.

 

    Certo dia, um rei foi buscar uma encomenda, e ao vesti-la disse que só Atena seria capaz de criar algo mais bonito do que aquilo! Esse comentário irritou muito Aracne, e a mesma disse que iria desafiar Atena, pra saber qual seria o melhor trabalho.

     O rei a alertou que ela não deveria desafiar Atena, mas já era tarde demais, a deusa já havia aparecido com dois teares, para o desafio.

      Então, as duas começaram a trabalhar, criado lindas tecelagens. Em certo momento, ao olhar para a obra de Aracne, Atena se irritou com a ousadia da moça, e disse que Aracne realmente tecia bem, porém que ninguém iria dizer que a deusa tecia coisas menos bonitas que Aracne, então a deusa propôs algo:

      se Aracne aceitasse acabar com o desafio, a deusa a transformaria na maior fiandeira e tecelã de todos os tempos! Aracne aceitou, e por isso, a deusa a transformou em uma aranha!

Eric A. Kimmel

 

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

IBAM PROFESSOR I RIO DAS OSTRAS 2019 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 

( PESQUISE NO BLOG HÁ VÁRIAS OUTRAS PROVAS )

Questão 01

A educação especial já passou por varias trajetórias. Em uma delas a pessoa com deficiência seria responsável pela sua inserção na sociedade, ou seja, a pessoa com deficiência deve buscar os meios necessários para participar das instituições sociais.

Essa trajetória recebe o nome de:

A ( )     segregação

B ( )     inclusão

C ( )    especialização

D ( )    integração

 

Questão 02

Vygotsky em seus estudos percebeu que existe uma distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência. O que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante, ela certamente conseguirá fazer sozinha.

Com essa percepção, Vygotsky formulou o conceito de:

A ( )     espaço operacional-formal

B ( )     psicogenética

C ( ) zona de desenvolvimento proximal

D ( )    evolutiva da autonomia

 

Questão 03

Atualmente o bullying é um grande problema na escola em âmbito mundial. Ele pode ser realizado através de atos de propagar intrigas maliciosas, eliminar o individuo de prática com o grupo, discriminar o mesmo durante as aulas.

Esses exemplos de bullying se constituem de maneira:

A ( ) sutil

B ( ) indireta

C ( ) fechada

D ( ) direta

 

Questão 04

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.

É possível afirmar que a avaliação auxilia:

A ( ) ao professor no planejamento de suas ações

B ( ) a classificar o aluno pelo seu desempenho

C ( ) aos responsáveis a perceber o quanto o aluno está estudando

D ( ) a gestão escolar na observação do ranking de alunos e professores

 

Questão 05

Uma determinada escola tem uma concepção de promover uma formação puramente moral intelectual, lapidando o aluno para a convivência social e tem como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual. Seu foco principal está na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.

Essa é uma escola:

A ( ) montessoriana

B ( ) tradicional

C ( ) construtivista ·

D ( ) freiriana

 

Questão 06

Planejar uma ação faz com que vislumbremos sucesso. O professor possui um instrumento de trabalho onde especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar sua prática pedagógica bem como melhorar aprendizado dos alunos. Nesse instrumento o professor aborda de forma detalhada a atividades que pretende executar com seu alunos, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas.

Esse instrumento se chama:

A ( )     planejamento de curso

B ( )     proposta de atividade

C ( )    projeto anual

D ( )    plano de aula

 

Questão 07

Nas escolas temos um documento que orienta a atuações pedagógicas. Após a sua criação, ele deve ser de conhecimento de toda a comunidade escolar e deve ser colocado em prática. A construção desse documento parte dos princípio de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.

Essa é uma referência sobre o seguinte documento:           

A ( )     parâmetros pedagógicos parciais

B ( )     plano público professoral

C ( )    projeto político pedagógico

D ( )    programa pragmático pedagógico

 

Questão 08

O capitulo V, artigo 58, da Lei das Diretrizes e Bases Nacionais, 9394/96, trata da 'educação especial'. Ela é oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos   globais           do desenvolvimento e altas habilidades           ou  superdotação.

Esse artigo da LDB classifica a educação especial como:

A ( ) modalidade

B ( )     nível

C ( )    categoria

D ( )    particularidade

 

Questão 09

Os alunos com deficiências possuem um serviço que complementa e/ ou suplementa a formação do aluno, tendo como objetivo a sua autonomia na escola e fora dela, sendo uma oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. Esse serviço é gratuito e acontece no contraturno da escola regular.

Trata-se do serviço de:      

A ( )     apoio estudantil com especialista

B ( )     ajuda educativa experiente

C ( )    atendimento educacional  especializado

D ( )    auxilio escolar especificado

 

Questão 10

O ensino religioso é muito debatido. Esse rnsino pretende apresentar a diversidade do espirito religioso e a formação cidadã, que respeita as diferenças. Mostrando as diversas manifestações de cada religião, a escola ensina o principio da tolerância e o exercita na rotina escolar e na sala de aula. A Constituição Federal, no seu art. 33 dispõe sobre o ensino religioso como parte integrante da formação básica do cidadão.

Com base nesse artigo, a matrícula no ensino religioso, para o aluno, é:

A ( ) obrigatória

B ( ) integral.

C ( ) compulsória

D ( ) facultativa

 

Questão 11

 

A recuperação dos alunos é um direito daqueles que não conseguiram aprender com os métodos adotados pela escola, em um determinado tempo. Eles terão uma nova oportunidade de aprender o conteúdo do qual não houve o devido  aproveitamento.

Segundo o art. 12 da LDB 9394/96, os meios de recuperação de menor rendimento  providos:

A ( ) pela escola

B ( ) pelo professor

C ( ) pelos pais ou responsáveis

D ( ) pelos pais ou responsáveis professores e pelos professores

 

Questão 12

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988 .. É um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente.

Em relação ao direito à educação, pode-se afirmar que o ECA garante o direito de:

A ( )     ter um acompanhamento de um professor particular para tirar dúvidas escolares

B ( )     contestar critérios  avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores

C ( )    faltar até 40% das aulas durante o ano letivo

D ( )    realizarem,    as        crianças,       estágio remunerado como jovens aprendizes.

 

Questão 13

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Sendo assim, a BNCC é um documento de caráter:

A ( ) normativo

B ( ) regimental

C ( ) elucidativo

D ( ) de orientador

 

Questão 14

Em 2015 é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercicio dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Em relação à educação, essa lei descreve que:

A ( )     o sistema educacional inclusivo na educação infantil e no ensino fundamental está assegurado para todos os níveis

B ( )     o          Projeto           Pedagógico deve institucionalizar o suporte assistencial  educacional

C ( )    a educação constituí  direito da pessoa com deficiência, assegurado o sistema educacional inclusivo.

D ( ) a modalidade escrita da língua portuguesa será a primeira língua e Libras será a segunda língua

 

Questão 15

Existe um documento na área educacional que possui como diretrizes a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar e a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação, entre outras.

Esse documento se denomina:

A ( ) projeto de necessidades educativas

B ( ) programa norteador do educando

C ( ) proposta de normas educacionais

D ( ) plano nacional de educação

 

Questão 16

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. Existe uma metodologia na qual ensinar tem uma relação muito estreita com a interdisciplinaridade, pois esse trabalho permite romper com as fronteiras disciplinares, criando ligações entre diferentes áreas do conhecimento em uma situação de aprendizagem contextualizada.

Essa proposta pedagógica se refere ao seguinte:

A ( ) Metodologias ativas

B ( ) Pedagogia de Projetos  

C ( ) Didática Planificada

D ( ) Pedagogia Tradicional

 

Questão 17

Democratizar o ensino é ajudar os alunos a se expressarem bem, a se comunicarem de diversas formas, a desenvolverem o gosto pelos estudos, a dominarem o saber escolar; é ajudá-los na formação de sua personalidade social, enfim, na sua organização enquanto coletividade.

Portanto, a democratização da escola pública deve ser assim entendida:

A ( ) uma sequência de processos de transição que busca a autocracia das oportunidades educativas

B ( ) absorção de conhecimento de forma passiva      e organizada,           com invariabilidade de             currículos e métodos

C ( )aplicação de lições com referências exclusivamente abstratas e com incentivo  à competição entre alunos durante as avaliações

D ( ) ampliação        das     oportunidades educacionais,       difusão dos conhecimentos e sua reelaboração critica e aprimoramento da prática educativa

 

Questão 18

A interação entre os alunos, os conteúdos de aprendizagem e o professor dá origem ao conhecimento. Para os construtivistas, o processo de construção do conhecimento inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto. A origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e, por vezes, simultâneos.

Esses processos são denominados de

A ( )     apropriação e acomodação

B ( )     assimilação e adequação

C ( )    assimilação e acomodação

D ( )    adequação e apropriação

 

Questão 19

A educação é um pilar importante da sociedade; afinal, é por meio dela que o indivíduo que sai do convívio familiar aprende a se tornar um ser social critico e apto a viver entre seus pares. As novas tendências estão chegando nas escolas. Uma delas é o uso de jogos para atrair pessoas, engajando os jogadores em um processo de aprendizagem,

Essa tendência atual se denomina:

A ( )     gamificação

B ( )     desafio escolar

C ( )    play at school

D ( )    disputa cultural

 

Questão 20

A BNCC foi preparada por especialistas de cada área do conhecimento, com a valiosa participação crítica e propositiva de profissionais de ensino e da sociedade civil. Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento.

São estas as áreas de conhecimento, a saber:

A ( )     língua portuguesa.             matemática, ciências, história e geografia

B ( )     linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso

C ( )    língua portuguesa,             matemática, ciências naturais, ciências humanas e artes

D ( )    língua portuguesa,             matemática, ciências naturais, ciências sociais e educação física

 

GABARITO:

1.D

2.C

3.B

4.A

5.B

6.D

7.C

8.A

9.C

10.D

11.A

12.B

13.A

14.C

15.D

16.B

17.D

18.C

19.A

20.B

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

VERBO TRANSITIVO DIRETO VERBO TRANSITIVO INDIRETO / GABARITO

Atividade: VERBO TRANSITIVO DIRETO e VERBO TRANSITIVO INDIRETO

 

      Para iniciar o estudo sobre a TRANSITIVIDADE VERBAL precisamos rever as preposições. As preposições ligam duas palavras e também indicam circunstâncias de lugar, tempo, causa etc. As que estão em destaque no quadro abaixo são as mais importantes para o nosso estudo no momento.

 

PREPOSIÇÕES

A

Contra

Entre

Perante

Sobre

Ante

Com

Em

Per

Sem

Até

Desde

Para

 

Sob

Após

De

Por

 

Trás

Formas contraídas: À, ao, do, da, no, na, deste, nesse, naquele, pelo, pela

Leia as tirinhas abaixo:

https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/863521490359825/?type=3&permPage=1

1. Qual das alternativas abaixo não apresenta uma preposição após o verbo destacado?

a) Você acredita em Papai Noel?

b) Eu não gosto de contas.

c) Ele detesta contas...

2. A expressão facial da personagem Camilo no último quadrinho da primeira tirinha indica que:

a) Ele não entendeu o que o Armandinho disse.

b) Ele não havia entendido o que o Armandinho disse antes.

c) Ele está preocupado.

d) Ele está feliz.

3. Na segunda tirinha, ao dizer “eu acredito até nas pessoas” a preposição em destaque indica que:

a) É mais fácil acreditar em Papai Noel e Coelho da Páscoa do que nas pessoas.

b) É mais difícil acreditar em Papai Noel e Coelho da Páscoa do que nas pessoas.

c) Ele não acredita nas pessoas.

d) Ele não acredita em Papai Noel e Coelho da Páscoa.

        Os VERBOS TRANSITIVOS exigem complementos. São divididos em dois grupos os VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS e OS VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS.

        Os verbos transitivos indiretos exigem sempre uma preposição antes do seu complemento. Ex.: Eu gosto de bolo, Confio em você, Concordo com sua resposta.

        Os verbos transitivos diretos exigem complemento sem preposição. Ex.: Eu comi bolo, Encontrei você, Copiei sua resposta.

4. Coloque um complemento para os verbos transitivos diretos:

a) Os homens encontraram ____________________________________.

b) O aluno aprendeu ____________________________________.

c) O garoto quebrou ____________________________________.

d) O público quer conhecer ____________________________________.

e) A faxineira lavou ____________________________________.

5. Coloque um complemento para os verbos transitivos indiretos:

a) Nós precisamos ____________________________________.

b) O professor concordou ____________________________________.

c) Ele gosta ____________________________________.

d) Nunca acreditei ____________________________________.

e) Na velhice, geralmente os pais necessitam__________________________ .

6. Os verbos transitivos indiretos exigem um complemento com ______________________e os verbos transitivos diretos exigem complemento sem ______________________.

7. Classifique os verbos abaixo em verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto:

a) As plantas necessitam de água. ________________________________

b) Você gosta de chocolate? _____________________________________

c) As crianças visitaram o clube. _____________________________________

d) Eles participaram da festa. _____________________________________

e) Essa praia necessita de limpeza. _____________________________________

f) O cãozinho esperava seu dono. _____________________________________

g) O menino precisava de um amigo. _____________________________________

h) Raquel terminou o exercício. _____________________________________

 

UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO.

ATIVIDADE ELABORADA PELO PROFESSOR DIORGES FERRANTI GONÇALVES.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/1750369408341691/

https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/863521490359825/?type=3&permPage=1

 

GABARITO:

1. C

2. B

3. A

4.Resposta pessoal.

Sugestão de resposta;

a) Os homens encontraram a resposta.

b) O aluno aprendeu a lição.

c) O garoto quebrou o vaso.

d) O público quer conhecer o artista.

e) A faxineira lavou a louça.

 

5. Resposta pessoal.

Sugestão de resposta.

a) Nós precisamos de amigos.

b) O professor concordou com o aluno.

c) Ele gosta de chocolate.

d) Nunca acreditei em fantasma.

e) Na velhice, geralmente os pais necessitam dos filhos.

 

6. Os verbos transitivos indiretos exigem um complemento com PREPOSIÇÃO e os verbos transitivos diretos exigem complemento sem PREPOSIÇÃO.

 

7.

a) verbo transitivo indireto

b) verbo transitivo indireto

c) verbo transitivo direto

d) verbo transitivo indireto

e) verbo transitivo indireto

f ) verbo transitivo direto

g) verbo transitivo indireto

h) verbo transitivo direto

VERBO TRANSITIVO E VERBO INTRANSITIVO / GABARITO

 

Atividade: TRANSITIVIDADE VERBAL: VERBO TRANSITIVO E VERBO INTRANSITIVO.

 

Leia a tirinha do Armandinho.

 1. As expressões que indicam lugar. Respondem a pergunta (ONDE?) feita para o verbo.  Em qual das alternativas o termo destacado NÃO indica lugar?

a) O rio nasce lá na serra;

b) Passa por várias cidades;

c) Até chegar aqui na foz;

d) Ele se transforma em mar.

 

2. Observe as orações abaixo e indique a alternativa que está com sentido completo.

a) Eu prefiro.

b) A escola precisa.

c) Os alunos queriam.

d) O dia nasceu.

 

3. Nas orações abaixo, apesar de ter sido colocado algumas expressões. Qual a única alternativa que está com sentido completo. .

a) Eu prefiro de casa

b) A escola precisa na serra.

c) Os alunos queriam no feriado.

d) O dia nasceu em Macaé.

 

ADVÉRBIO / REVISÃO:

ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo (...). O advérbio é classificado de acordo com a circunstância que ele indica:

 

Circunstância de:

Exemplos:

Tempo

Agora, amanhã, ontem, hoje, antes, cedo, depois, já, logo, tarde...

Lugar

Aqui, ali, aí, acolá, abaixo, acima, adiante, atrás, cá, dentro,...

Modo

Depressa, devagar, mal, bem, melhor, pior, calmamente, levemente,

Intensidade

Bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, quase, tão...

Negação

Não, absolutamente...

Dúvida

Talvez, possivelmente, provavelmente...

Afirmação

Sim, certamente, realmente...

 

TRANSITIVIDADE VERBAL — VERBO TRANSITIVO E VERBO INTRANSITIVO:

Há verbos que possuem sentido completo. São chamados de VERBOS INTRANSITIVOS. E há verbos que NÃO possuem sentido completo. São chamados de VERBOS TRANSITIVOS. Os verbos transitivos exigem COMPLEMENTOS. Os ADVÉRBIOS NÃO SÃO COMPLEMENTOS VERBAIS.

 

4. Construa orações utilizando os cinco VERBOS INTRANSITIVOS abaixo:

Sujeito: (ALGO OU ALGUÉM).

VERBOS INTRANSITIVOS: 1-chegar,

2-trabalhar, 3-sofrer, 4-andar, 5- chorar.

Ex.: O ônibus

chegou.

1.

 

2.

 

3.

 

4.

 

5.

 

 

5. Observamos os VERBOS INTRANSITIVOS não exigem comp.....................................

 

6. Construa orações seguindo a estrutura abaixo, se quiser coloque um advérbio.

Sujeito

VERBOS INTRANSITIVOS: acordar, dormir, morrer, nascer, cair.

ADVÉRBIO

1.

 

 

2.

 

 

3.

 

 

4.

 

 

5.

 

 

7. Podemos concluir que os ADVÉRBIOS não são comp......................obrigatórios.

 

8. Construa orações seguindo a estrutura abaixo utilizando os cinco verbos transitivos:

Sujeito

VERBOSTRANSITIVOS: confiar, gostar, conversar, concordar, precisar.

COMPLEMENTO

1.

 

 

2.

 

 

3.

 

 

4.

 

 

5.

 

 

 

9. Verbos transitivos são verbos que exigem comp..............................................

GABARITO:

1. D

2. D

3. D

4. Resposta pessoal

Sugestão de resposta:

1. A encomenda / chegou.

2. Meu pai / trabalha.

3. O brasileiro / sofre.

4. A criança / anda.

5. O bebê / chora.

 

6. Resposta pessoal. ( O objetivo desse exercício é mostrar que o advérbio não é um termo obrigatório na oração)

Sugestão de resposta:

1. A criança acordou.

2. Pedro / dormiu.

3. O gato /  morreu.

4. O sol /  nasce.

5. O internet / caiu.

 

7. Complementos.

 

8. Resposta pessoal

Sugestão de resposta:

1. Eu / confio / em você.

2. Nós / gostamos / de chocolate.

3. Os alunos /conversaram / com o diretor.

4. Todos / concordaram / com a solução.

5. Alguém /precisa / de ajuda?

 

9. Complementos.


CRASE DE SEGUNDA À QUINTA OU DE SEGUNDA A QUINTA.

1. Na expressão “de segunda à sábado”  o emprego do acento grave para indicar a crase está:

a) correto, pois é uma EXPRESSÃO ADVERBIAL FEMININA.

b) errado, pois se trata de PALAVRAS REPETIDAS como CARA A CARA.

c) errado, pois não houve PARALELISMO: o correto seria “da segunda à quinta”, ou “de segunda a quinta”.

d) Correto, porém a palavra “promoção” deveria ser grafada “promossão”