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quarta-feira, 4 de novembro de 2020

IBAM PROFESSOR I RIO DAS OSTRAS 2019 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 

( PESQUISE NO BLOG HÁ VÁRIAS OUTRAS PROVAS )

Questão 01

A educação especial já passou por varias trajetórias. Em uma delas a pessoa com deficiência seria responsável pela sua inserção na sociedade, ou seja, a pessoa com deficiência deve buscar os meios necessários para participar das instituições sociais.

Essa trajetória recebe o nome de:

A ( )     segregação

B ( )     inclusão

C ( )    especialização

D ( )    integração

 

Questão 02

Vygotsky em seus estudos percebeu que existe uma distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência. O que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante, ela certamente conseguirá fazer sozinha.

Com essa percepção, Vygotsky formulou o conceito de:

A ( )     espaço operacional-formal

B ( )     psicogenética

C ( ) zona de desenvolvimento proximal

D ( )    evolutiva da autonomia

 

Questão 03

Atualmente o bullying é um grande problema na escola em âmbito mundial. Ele pode ser realizado através de atos de propagar intrigas maliciosas, eliminar o individuo de prática com o grupo, discriminar o mesmo durante as aulas.

Esses exemplos de bullying se constituem de maneira:

A ( ) sutil

B ( ) indireta

C ( ) fechada

D ( ) direta

 

Questão 04

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.

É possível afirmar que a avaliação auxilia:

A ( ) ao professor no planejamento de suas ações

B ( ) a classificar o aluno pelo seu desempenho

C ( ) aos responsáveis a perceber o quanto o aluno está estudando

D ( ) a gestão escolar na observação do ranking de alunos e professores

 

Questão 05

Uma determinada escola tem uma concepção de promover uma formação puramente moral intelectual, lapidando o aluno para a convivência social e tem como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual. Seu foco principal está na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.

Essa é uma escola:

A ( ) montessoriana

B ( ) tradicional

C ( ) construtivista ·

D ( ) freiriana

 

Questão 06

Planejar uma ação faz com que vislumbremos sucesso. O professor possui um instrumento de trabalho onde especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar sua prática pedagógica bem como melhorar aprendizado dos alunos. Nesse instrumento o professor aborda de forma detalhada a atividades que pretende executar com seu alunos, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas.

Esse instrumento se chama:

A ( )     planejamento de curso

B ( )     proposta de atividade

C ( )    projeto anual

D ( )    plano de aula

 

Questão 07

Nas escolas temos um documento que orienta a atuações pedagógicas. Após a sua criação, ele deve ser de conhecimento de toda a comunidade escolar e deve ser colocado em prática. A construção desse documento parte dos princípio de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.

Essa é uma referência sobre o seguinte documento:           

A ( )     parâmetros pedagógicos parciais

B ( )     plano público professoral

C ( )    projeto político pedagógico

D ( )    programa pragmático pedagógico

 

Questão 08

O capitulo V, artigo 58, da Lei das Diretrizes e Bases Nacionais, 9394/96, trata da 'educação especial'. Ela é oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos   globais           do desenvolvimento e altas habilidades           ou  superdotação.

Esse artigo da LDB classifica a educação especial como:

A ( ) modalidade

B ( )     nível

C ( )    categoria

D ( )    particularidade

 

Questão 09

Os alunos com deficiências possuem um serviço que complementa e/ ou suplementa a formação do aluno, tendo como objetivo a sua autonomia na escola e fora dela, sendo uma oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. Esse serviço é gratuito e acontece no contraturno da escola regular.

Trata-se do serviço de:      

A ( )     apoio estudantil com especialista

B ( )     ajuda educativa experiente

C ( )    atendimento educacional  especializado

D ( )    auxilio escolar especificado

 

Questão 10

O ensino religioso é muito debatido. Esse rnsino pretende apresentar a diversidade do espirito religioso e a formação cidadã, que respeita as diferenças. Mostrando as diversas manifestações de cada religião, a escola ensina o principio da tolerância e o exercita na rotina escolar e na sala de aula. A Constituição Federal, no seu art. 33 dispõe sobre o ensino religioso como parte integrante da formação básica do cidadão.

Com base nesse artigo, a matrícula no ensino religioso, para o aluno, é:

A ( ) obrigatória

B ( ) integral.

C ( ) compulsória

D ( ) facultativa

 

Questão 11

 

A recuperação dos alunos é um direito daqueles que não conseguiram aprender com os métodos adotados pela escola, em um determinado tempo. Eles terão uma nova oportunidade de aprender o conteúdo do qual não houve o devido  aproveitamento.

Segundo o art. 12 da LDB 9394/96, os meios de recuperação de menor rendimento  providos:

A ( ) pela escola

B ( ) pelo professor

C ( ) pelos pais ou responsáveis

D ( ) pelos pais ou responsáveis professores e pelos professores

 

Questão 12

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988 .. É um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente.

Em relação ao direito à educação, pode-se afirmar que o ECA garante o direito de:

A ( )     ter um acompanhamento de um professor particular para tirar dúvidas escolares

B ( )     contestar critérios  avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores

C ( )    faltar até 40% das aulas durante o ano letivo

D ( )    realizarem,    as        crianças,       estágio remunerado como jovens aprendizes.

 

Questão 13

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Sendo assim, a BNCC é um documento de caráter:

A ( ) normativo

B ( ) regimental

C ( ) elucidativo

D ( ) de orientador

 

Questão 14

Em 2015 é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercicio dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Em relação à educação, essa lei descreve que:

A ( )     o sistema educacional inclusivo na educação infantil e no ensino fundamental está assegurado para todos os níveis

B ( )     o          Projeto           Pedagógico deve institucionalizar o suporte assistencial  educacional

C ( )    a educação constituí  direito da pessoa com deficiência, assegurado o sistema educacional inclusivo.

D ( ) a modalidade escrita da língua portuguesa será a primeira língua e Libras será a segunda língua

 

Questão 15

Existe um documento na área educacional que possui como diretrizes a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar e a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação, entre outras.

Esse documento se denomina:

A ( ) projeto de necessidades educativas

B ( ) programa norteador do educando

C ( ) proposta de normas educacionais

D ( ) plano nacional de educação

 

Questão 16

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. Existe uma metodologia na qual ensinar tem uma relação muito estreita com a interdisciplinaridade, pois esse trabalho permite romper com as fronteiras disciplinares, criando ligações entre diferentes áreas do conhecimento em uma situação de aprendizagem contextualizada.

Essa proposta pedagógica se refere ao seguinte:

A ( ) Metodologias ativas

B ( ) Pedagogia de Projetos  

C ( ) Didática Planificada

D ( ) Pedagogia Tradicional

 

Questão 17

Democratizar o ensino é ajudar os alunos a se expressarem bem, a se comunicarem de diversas formas, a desenvolverem o gosto pelos estudos, a dominarem o saber escolar; é ajudá-los na formação de sua personalidade social, enfim, na sua organização enquanto coletividade.

Portanto, a democratização da escola pública deve ser assim entendida:

A ( ) uma sequência de processos de transição que busca a autocracia das oportunidades educativas

B ( ) absorção de conhecimento de forma passiva      e organizada,           com invariabilidade de             currículos e métodos

C ( )aplicação de lições com referências exclusivamente abstratas e com incentivo  à competição entre alunos durante as avaliações

D ( ) ampliação        das     oportunidades educacionais,       difusão dos conhecimentos e sua reelaboração critica e aprimoramento da prática educativa

 

Questão 18

A interação entre os alunos, os conteúdos de aprendizagem e o professor dá origem ao conhecimento. Para os construtivistas, o processo de construção do conhecimento inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto. A origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e, por vezes, simultâneos.

Esses processos são denominados de

A ( )     apropriação e acomodação

B ( )     assimilação e adequação

C ( )    assimilação e acomodação

D ( )    adequação e apropriação

 

Questão 19

A educação é um pilar importante da sociedade; afinal, é por meio dela que o indivíduo que sai do convívio familiar aprende a se tornar um ser social critico e apto a viver entre seus pares. As novas tendências estão chegando nas escolas. Uma delas é o uso de jogos para atrair pessoas, engajando os jogadores em um processo de aprendizagem,

Essa tendência atual se denomina:

A ( )     gamificação

B ( )     desafio escolar

C ( )    play at school

D ( )    disputa cultural

 

Questão 20

A BNCC foi preparada por especialistas de cada área do conhecimento, com a valiosa participação crítica e propositiva de profissionais de ensino e da sociedade civil. Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento.

São estas as áreas de conhecimento, a saber:

A ( )     língua portuguesa.             matemática, ciências, história e geografia

B ( )     linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso

C ( )    língua portuguesa,             matemática, ciências naturais, ciências humanas e artes

D ( )    língua portuguesa,             matemática, ciências naturais, ciências sociais e educação física

 

GABARITO:

1.D

2.C

3.B

4.A

5.B

6.D

7.C

8.A

9.C

10.D

11.A

12.B

13.A

14.C

15.D

16.B

17.D

18.C

19.A

20.B

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