PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

FIGURAS DE LINGUAGEM: METONÍMIA 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM METONÍMIA 7º ANO
 
1. Leia a letra da canção.
 
Pela luz dos olhos teus
 
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar
 
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar
 
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais larirurá
 
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar
https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87180/
 
1. O eu lírico declara seu amor a sua amada. Que diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com versos da letra de canção.
 
2. O amor entre o casal é representado por intermédio da luz dos olhos. De que outras formas o amor poderia ser representado nos dias de hoje?
 
a)        Se você pudesse usar uma palavra para substituir os termos grifados, qual seria?
 

Quando a luz dos olhos meus

E a luz dos olhos teus

Resolvem se encontrar

 
b) Em "a luz dos olhos meus já não pode esperar", o que o eu lírico quis dizer?
c) Que relação existe entre "a luz dos olhos" e os apaixonados? Copie no caderno.
 

Metonímia

       A substituição de uma palavra por outra de sentido próximo, evidenciando uma relação de proximidade ou dependência, consiste em uma metonímia.

 
A metonímia pode ocorrer de várias formas. Veja alguns exemplos:

A parte pelo todo

Varias pernas corriam desesperadas na rua. (pessoas)

A marca pelo produto

Você poderia me emprestar o durex? (qualquer fita adesiva)

O efeito pela causa

Sócrates bebeu a morte. (efeito: morte; causa: veneno)

O autor pela obra

Ler Machado de Assis e um grande prazer (os livros de Machado de Assis)

O concreto pelo abstrato

Lara tem ótima cabeça. (inteligência)

O continente pelo conteúdo

Comeu o prato todo. (o alimento que estava no prato)

O específico pelo geral

O cachorro é o melhor amigo do homem. (A frase não se refere a um cachorro ou a um homem determinados, mas a todos os cachorros e a todas as pessoas.)

 
 
2. Considerando os exemplos anteriores, qual é a importância da metonímia para a produção de textos? Copie no caderno o que você acha correto.
 
a) A metonímia serve para dar ao texto um aspecto mais formal.
b) Ela é importante para gerar mais expressividade e dar ênfase.
c) Pode ajudar a evitar repetições e a manter o texto mais enxuto, conciso.
 
 
I. Relação de sinonímia: palavras que apresentam entre si sentidos semelhantes.
II. Relação de pertencimento: algo que contém, faz parte ou existe na relação com outra coisa.
 
GABARITO:
1. Prazer ("Ai, que bom que isso é, meu Deus), raiva, medo ("Me sinto incendiar''), ansiedade ("já não pode esperar"), certeza ("Precisa se casar").
 
2. Resposta pessoal.
 
Atividades
1a. Eu, você.
1b. Ele quis dizer que ele não podia esperar, que queria ficar com sua amada.
1c. Relação de pertencimento: algo que contém, faz parte ou existe na relação com outra coisa.
 
2. "Ela é importante para gerar maior expressividade e dar ênfase" e "Pode ajudar a evitar repetições e a manter o texto mais enxuto, conciso".

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.260.

FIGURAS DE LINGUAGEM: METÁFORA 7º ANO

 

FIGURAS DE LINGUAGEM 7º ANO METÁFORA
 
Como é que é?
       A língua é polissêmica, pode apresentar sentidos diversos de acordo com o contexto. Mas você sabe que recursos linguísticos temos para expressar nossas ideias de forma criativa e interessante? Neste capítulo, você vai aprender sobre algumas figuras de  linguagem:            ·
 
     Você sabe o que é metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, sinestesia e ironia?
     Em que contexto podemos usar essas figuras?
     Qual a finalidade delas em um texto?
 
1.Leia a tirinha.
1.Que sentimento a mãe nutre por seu filho? Que frase da tira comprova isso?
 
2. Como é a relação entre eles de acordo com a frase do menino no segundo quadro?
 
3. Qual a relação entre a fala final do menino e a afirmação feita pela mãe?
 
a) Quais são as principais características do Sol?
b) No dia a dia, uma criança comum costuma ter essas características?
c) Considerando a comparação entre o Sol e o menino, o que a mãe estava querendo dizer ao filho?
 

Metáfora

      A metáfora ocorre quando relacionamos em um texto seres ou elementos que, em um primeiro momento, não têm relação entre si e os aproximamos para fazer uma comparação indireta.

 
2. Leia a manchete de um jornal.
Azedou: leite longa vida aumenta 17,6% na capital
https://rm.metrolatam.com/pdf/2018/07/19/20180719_metro-sao-paulo.pdf
 
a) Qual a relação entre o aumento do preço e o verbo azedar no contexto dessa manchete?
b) É possível dizer que esse verbo foi empregado com um sentido  metafórico? Explique.

GABARITO:
1. Grande amor. Você É Sol.
2. Ela não é tão presente na vida do menino.
 
3. Ele está dizendo que precisa pegar mais Sol está pálida, sem cor. Foi uma estratégia para pedir à mãe que passe mais tempo ele.
 
1a. Brilha, é grande, é im­portante para a vida do pla­neta, pode queimar/bronzear a pele.
 
1b. Não.
 
1c. A mãe estava dizendo que ele era a coisa mais im­portante de sua vida e que ela o amava.
 
2a. Nesta manchete, a re­lação estabelecida entre os dois termos evidencia que a situação ficou pior do que estava.
 
2b. Sim, pois foi feita uma comparação indireta entre o aumento do preço e o verbo azedar e, de forma geral, es­ses dois termos não têm re­lação entre si. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.257.

CONTO PEQUENO PIRILLO, Marília. 60 contos diminutos.

 

Azar ou sorte?
 
       Impossível ela não ter percebido. Ele havia escrito em letras garrafais com caneta bem escura. O mais forte que pôde. Era só ela sentar no seu lugar de sempre e colocar os livros sobre a mesa para perceber. Estava ali, sua declaração de amor, bem na cara dela!
       Por que ela não fez nada? Nenhuma reação?! Aquela espera estava acabando com seus nervos e suas unhas.
       OK, decidiu: se ela olhasse pra ele nos próximos 30 segundos ele a convidaria pra sair. Se não, desistiria dela. Respirou fundo e cravou os olhos na menina. 1, 2, 3... começou... 12, 13, 14... sem pressa... 18, 19, 20... com fé... 25, 26, 26 e meio, 27, 27 e meio, 27 e meio e mais um pouquinho, quase 28. Olha pra mim vai! Ooooolha... Por favooooor...
      —E então senhor Gustavo, será que poderia repetir o que eu acabei de explicar? – disse uma voz ao longe. A voz da professora, que parou a explicação para chamar sua atenção.
       Todos na sala olharam para ele. Todos.
       Gustavo sorriu feliz:
      —Olhou! Me olhou! Ela me olhou! Me olhoooou!
PIRILLO, Marília. 60 contos diminutos. São Paulo: Gaivota, 2012. p. 26.
 
1. Gustavo, apaixonado por uma colega de classe, deixou uma declaração de amor sobre a carteira da moça. Que sensações ele evidencia ter experimentado enquanto aguardava alguma reação da moça?
a) ( ) tristeza
b) ( ) ódio
c) ( ) raiva
d) ( ) ansiedade
e) ( ) coragem
 
2. Retire uma frase do texto que comprove sua resposta anterior.
...............................................................................................................................
 
3. Releia o parágrafo em que o rapaz faz a contagem de 30 segundos. O que indica a forma com que ele fez a contagem?
a) ( ) Ele estava com pressa.
b) ( ) Ele estava com sono.
c) ( ) Ele queria ganhar tempo.
d) ( ) Ele não sabia contar.
e) ( ) Ele não queria ouvir a professora.
 
4. Imagine que Gustavo quisesse relatar o ocorrido em uma revista juvenil, na seção “Aconteceu comigo”, como seria o depoimento dele? Escreva-o.
..........................................................................................................................................................................................................................................................
 
5. Gustavo acreditou ter sido correspondido pela moça, mas, de fato, não se pode ter certeza disso. Observe as frases abaixo:
O garoto tinha esperanças em ser correspondido.
Seu coração tinha uma chama de esperança.
A expressão em destaque na segunda frase, pode ser considerada, em relação a primeira frase, uma:
a) ( ) Metáfora
b) ( ) Metonímia
c) ( ) Personificação
d) ( ) Ironia
e) ( ) Sinestesia
 
6. Qual das frases abaixo evidencia o uso de uma hipérbole?
a) ( ) Cansei de chorar por uma garota que não me quer.
b) ( ) Cem mil vezes eu esperaria para tê-la de novo comigo.
c) ( ) Eu a amo tanto que quero vê-la sempre.
d) ( ) Faltam dez horas para eu reencontrar meu grande amor.
e) ( ) Sofri muito, mas agora aprendi e vou cuidar de mim.
 
7. Relacione a coluna da direita com a da esquerda, numerando essa última de acordo com a classificação apresentada na primeira.
1 Personificação
2 Sinestesia
3. Ironia
4. Metonímia
(   ) Ocorre quando se quer expressar o contrário do que se pensa.
(  ) Ocorre quando ações e sentimentos humanos são atribuídos a objetos ou animais.
(   ) Ocorre quando um termo é usado no lugar do outro, por haver entre eles uma relação de proximidade.
(   ) Ocorre quando em uma mesma expressão, mesclam-se sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
 
8. Em relação à linguagem poética, coloque (F) falso ou (V) verdadeiro.
( ) A poesia tem mais compromisso com a representação da realidade.
( ) Na poesia há um trabalho com a sonoridade e com jogos de imagens.
( ) A poesia apela para nossa imaginação e nos faz ver um mundo diferente.
( ) O ritmo, as rimas e as palavras combinadas não são comuns no poema.
 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

MITO: MITOLOGIA EGÍPCIA.

MITO: MITOLOGIA EGÍPCIA

 1. De onde você acha que surgiu o primeiro deus da mitologia egípcia?
2. Crie hipóteses sobre como foi criado o homem na mitologia egípcia.
Nut (céu) se erguendo sobre Geb (Terra)
 
       Os antigos egípcios possuíam vários mitos da criação, que mudavam de acordo com o território.
       Um desses mitos conta que tudo começou nas águas do oceano Nun, de onde surgiu Atum, um ser sem gênero e que possuía um olho que tudo vê. Ele então criou Shu, deus do ar, e Tefnut, deusa da umidade.
      Esses dois deuses foram encarregados de criar ordem a partir do caos. Eles então geraram Geb, a terra, e Nut, o céu. Quando o céu foi levantado acima da terra, a ordem do mundo se formou, porém Shu e Tefnut se perderam na escuridão.
      Atum então removeu seu olho e o enviou em busca de seus filhos.  Quando eles foram encontrados, Atum chorou de felicidade, e no local onde suas lágrimas atingiram a Terra nasceram os homens.
 
3. De acordo com essa mitologia, como surgiu o homem?
4. Como Atum fez para encontrar seus filhos?
 

MITO: MITOLOGIA GREGA - ORIGEM DA TERRA

 MITO: Mitologia grega: Prometeu e a punição de Zeus

 
1. Você sabe o que a imagem abaixo representa?
 

2. Como você acha que surgiu a terra?
 
3. O que você sabe sobre a origem da humanidade?
 
4. Como você acha que surgiu o sofrimento na terra?
 
Prometeu e a criação do homem
       No começo havia apenas o vazio e o Caos, e nele morava Nyx, um pássaro de asas negras. Esse pássaro pôs um ovo de ouro, de onde surgiu Eros, o deus do amor. Uma parte da casca subiu e se tornou o céu e a outra se tornou a Terra.
       Eros então nomeou o céu de Urano e a Terra de Gaia. Depois, fez eles se apaixonarem.
      Urano e Gaia tiveram muitos filhos, tanto deuses quanto monstros. Um deles, chamado Cronos, matou seu pai e tomou o posto como governante, e para que ele não fosse traído também, sempre engolia seus filhos ao nascerem.
      Quando seu sexto filho nasceu, sua mãe o escondeu para que ele não tivesse o mesmo destino. Esse filho era Zeus, que quando cresceu conseguiu enganar seu pai e salvar seus irmãos. Assim, Zeus se tornou líder dos Deuses.
      Mas ainda não haviam homens e animais na Terra. Então Zeus pediu à seus filhos Prometeu e Epimeteu que fossem à Terra, criassem esses seres e dessem um presente a cada um deles.
       Prometeu criou os homens à imagem dos deuses, enquanto Epimeteu trabalhou nos animais. Epimeteu terminou primeiro a sua obra, dando um presente a cada um dos animais, e quando Prometeu terminou sua criação, já não havia presentes para dar ao homem.
       Por isso, Prometeu decidiu roubar o fogo dos deuses e dar aos homens. Zeus ficou furioso quando descobriu, e além de castigar seu filho com o sofrimento eterno, resolveu punir também os homens.
       Para isso, ele criou uma mulher muito bela chamada Pandora, e a fez esposa de Epimeteu. Zeus deu à Pandora uma caixa que nunca deveria ser aberta, mas movida pela curiosidade, ela o fez.
      Quando Pandora abriu a caixa, dela saíram todos os males que assolam a humanidade até hoje, como a dor, a doença e a ganância.
 
 
5. De acordo com a mitologia grega como surgiu a Terra?
6. De onde vieram os seres humanos de acordo com a mitologia grega?
7. Segundo a mitologia grega por que há tantos males no mundo?
 

MITO: MITOLOGIA NÓRDICA ODIN

 
Mitologia nórdica: a morte de Ymir e a criação de Midgard
 
1. O que você sabe sobre a origem da humanidade?
2. De onde veio os seres humanos?
 
 

 
       Antes da existência da Terra que os homens habitam, chamada de Midgard, havia apenas um grande vazio: Ginungagap. Em seu norte existia uma terra coberta de gelo e neblina, chamada de Niflheim, e ao sul estava Muspelheim, a terra do fogo.
      Quando o gelo e a lava desses dois mundos se encontraram em Ginungagap, surgiu o primeiro gigante da mitologia nórdica: Ymir. Junto com ele, naquele momento nasceu uma vaca, de nome Audhumla.
        Um dia, enquanto a vaca lambia um bloco de gelo, de dentro dele surgiu um homem. Este era Buri, o primeiro dos deuses. Do gelo também nasceu sua mulher Bestla, e os dois tiveram um filho chamado Borr, que posteriormente gerou os deuses Odin, Vili e Ve.
       Odin e seus irmãos começaram a se incomodar com o fato de que existiam mais gigantes do que deuses, e resolveram matar Ymir. Quando o fizeram, sua carne se tornou a terra, seu sangue criou os rios e oceanos, as montanhas vieram de seus ossos e seus cabelos viraram as árvores.
      Seu cérebro foi jogado no ar, criando as nuvens, e seu crânio vazio se transformou no céu estrelado. E foi assim que foi criado o mundo dos humanos, Midgard.
         Quando Odin e seus irmãos foram andar por essas terras e apreciar sua criação, eles viram que faltava algo. Então, ao avistar dois troncos de árvore caídos, Odin os transformou no primeiro homem e na primeira mulher, chamados de Askr e Embla, e os deu o dom da vida.
Vili, seu irmão, lhes deu sentimento e raciocínio, e Ve os presenteou com o dom da fala, da audição e da visão.
 
 
3. De acordo com a mitologia nórdica como foi criado o primeiro home e a primeira mulher?
4. Como se deu a criação da terra?
4. Como foi criado o céu estrelado de acordo com a mitologia nórdica?
5. De que forma nasceu o primeiro SER da mitologia nórdica?
6. A imagem no começo do texto faz referência a que parte do mito nórdico?
7. Odin era filho de que?
 

MITO: MITOLOGIA JAPONESA

 

Mitologia japonesa: a história de Izanagi e Izanami

1. O que você sabe sobre a origem da humanidade?
2. Como se originou a Terra?
 

Izanagi e Izanami tocando o oceano primordial com sua lança
 
       No início, existia apenas um deus, que por se sentir solitário decidiu criar os deuses irmãos Izanagi e Izanami. Esses deuses ficavam em cima de uma ponte flutuante. Curiosos sobre o que havia abaixo deles, os deuses mergulharam uma lança de joias no oceano primordial, e quando a balançaram, uma gota caiu de sua ponta se transformando em uma ilha. Essa ilha era o Japão.
      Os dois então desceram para essa ilha e começaram a explorá-la em direções diferentes, criando diversos tipos de plantas em seu caminho. Quando eles se encontraram novamente, decidiram se casar e ter filhos para povoar essa terra.
      A primeira de suas filhas era uma garota tão bela que os deuses decidiram que ela não poderia viver no Japão. Então, a colocaram no céu.
       Essa deusa, chamada de Amaterasu, se tornou o sol. A segunda filha de Izanagi e Izanami tornou-se a lua, e o terceiro transformou-se no mar.
      Segundo o mito, o primeiro imperador do Japão foi filho de Amaterasu, e todos os imperadores seguintes alegaram ser seu descendente.
 
 
3. De acordo com a mitologia japonesa o Japão surgiu como?
4. De onde vieram os seres humanos de acordo com a mitologia japonesa?
5. Por que os japoneses reverenciam os imperadores?