FIGURAS DE LINGUAGEM 7º ANO METÁFORA
Como é que é?
Você sabe o que é
metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, sinestesia e ironia?
Em que contexto podemos usar essas figuras?
Qual a finalidade delas em um texto?
1.Leia a tirinha.
1.Que sentimento a mãe nutre por seu filho? Que frase da tira comprova isso?
2. Como é a relação entre eles de acordo com a frase do
menino no segundo quadro?
3. Qual a relação entre a fala final do menino e a afirmação
feita pela mãe?
a) Quais são as principais características do Sol?
b) No dia a dia, uma criança comum costuma ter essas características?
c) Considerando a comparação entre o Sol e o menino, o que a mãe estava querendo dizer ao filho?
2. Leia a manchete de um jornal.
Azedou: leite longa vida aumenta 17,6% na capital
https://rm.metrolatam.com/pdf/2018/07/19/20180719_metro-sao-paulo.pdf
a) Qual a relação entre o aumento do preço e o verbo azedar
no contexto dessa manchete?
b) É possível dizer que esse verbo foi empregado com um sentido metafórico? Explique.
A língua é polissêmica,
pode apresentar sentidos diversos de acordo com o contexto. Mas você sabe que recursos
linguísticos temos para expressar nossas ideias de forma criativa e interessante?
Neste capítulo, você vai aprender sobre algumas figuras de linguagem: ·
Em que contexto podemos usar essas figuras?
Qual a finalidade delas em um texto?
1.Que sentimento a mãe nutre por seu filho? Que frase da tira comprova isso?
b) No dia a dia, uma criança comum costuma ter essas características?
c) Considerando a comparação entre o Sol e o menino, o que a mãe estava querendo dizer ao filho?
Metáfora A metáfora ocorre
quando relacionamos em um texto seres ou elementos que, em um primeiro
momento, não têm relação entre si e os aproximamos para fazer uma comparação
indireta. |
Azedou: leite longa vida aumenta 17,6% na capital
https://rm.metrolatam.com/pdf/2018/07/19/20180719_metro-sao-paulo.pdf
b) É possível dizer que esse verbo foi empregado com um sentido metafórico? Explique.
GABARITO:
1. Grande amor. Você É Sol.
2. Ela não é tão presente na vida do menino.
3. Ele está dizendo que precisa pegar mais Sol está pálida, sem cor. Foi uma estratégia para pedir à mãe que passe mais tempo ele.
1a. Brilha, é grande, é importante para a vida do planeta, pode queimar/bronzear a pele.
1b. Não.
1c. A mãe estava dizendo que ele era a coisa mais importante de sua vida e que ela o amava.
2a. Nesta manchete, a relação estabelecida entre os dois termos evidencia que a situação ficou pior do que estava.
2b. Sim, pois foi feita uma comparação indireta entre o aumento do preço e o verbo azedar e, de forma geral, esses dois termos não têm relação entre si.
1. Grande amor. Você É Sol.
2. Ela não é tão presente na vida do menino.
3. Ele está dizendo que precisa pegar mais Sol está pálida, sem cor. Foi uma estratégia para pedir à mãe que passe mais tempo ele.
1a. Brilha, é grande, é importante para a vida do planeta, pode queimar/bronzear a pele.
1b. Não.
1c. A mãe estava dizendo que ele era a coisa mais importante de sua vida e que ela o amava.
2a. Nesta manchete, a relação estabelecida entre os dois termos evidencia que a situação ficou pior do que estava.
2b. Sim, pois foi feita uma comparação indireta entre o aumento do preço e o verbo azedar e, de forma geral, esses dois termos não têm relação entre si.
Ótima atividade
ResponderExcluirObrigado!
Excluir