PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

FIGURAS DE LINGUAGEM: METONÍMIA 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM METONÍMIA 7º ANO
 
1. Leia a letra da canção.
 
Pela luz dos olhos teus
 
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar
 
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar
 
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais larirurá
 
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar
https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87180/
 
1. O eu lírico declara seu amor a sua amada. Que diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com versos da letra de canção.
 
2. O amor entre o casal é representado por intermédio da luz dos olhos. De que outras formas o amor poderia ser representado nos dias de hoje?
 
a)        Se você pudesse usar uma palavra para substituir os termos grifados, qual seria?
 

Quando a luz dos olhos meus

E a luz dos olhos teus

Resolvem se encontrar

 
b) Em "a luz dos olhos meus já não pode esperar", o que o eu lírico quis dizer?
c) Que relação existe entre "a luz dos olhos" e os apaixonados? Copie no caderno.
 

Metonímia

       A substituição de uma palavra por outra de sentido próximo, evidenciando uma relação de proximidade ou dependência, consiste em uma metonímia.

 
A metonímia pode ocorrer de várias formas. Veja alguns exemplos:

A parte pelo todo

Varias pernas corriam desesperadas na rua. (pessoas)

A marca pelo produto

Você poderia me emprestar o durex? (qualquer fita adesiva)

O efeito pela causa

Sócrates bebeu a morte. (efeito: morte; causa: veneno)

O autor pela obra

Ler Machado de Assis e um grande prazer (os livros de Machado de Assis)

O concreto pelo abstrato

Lara tem ótima cabeça. (inteligência)

O continente pelo conteúdo

Comeu o prato todo. (o alimento que estava no prato)

O específico pelo geral

O cachorro é o melhor amigo do homem. (A frase não se refere a um cachorro ou a um homem determinados, mas a todos os cachorros e a todas as pessoas.)

 
 
2. Considerando os exemplos anteriores, qual é a importância da metonímia para a produção de textos? Copie no caderno o que você acha correto.
 
a) A metonímia serve para dar ao texto um aspecto mais formal.
b) Ela é importante para gerar mais expressividade e dar ênfase.
c) Pode ajudar a evitar repetições e a manter o texto mais enxuto, conciso.
 
 
I. Relação de sinonímia: palavras que apresentam entre si sentidos semelhantes.
II. Relação de pertencimento: algo que contém, faz parte ou existe na relação com outra coisa.
 
GABARITO:
1. Prazer ("Ai, que bom que isso é, meu Deus), raiva, medo ("Me sinto incendiar''), ansiedade ("já não pode esperar"), certeza ("Precisa se casar").
 
2. Resposta pessoal.
 
Atividades
1a. Eu, você.
1b. Ele quis dizer que ele não podia esperar, que queria ficar com sua amada.
1c. Relação de pertencimento: algo que contém, faz parte ou existe na relação com outra coisa.
 
2. "Ela é importante para gerar maior expressividade e dar ênfase" e "Pode ajudar a evitar repetições e a manter o texto mais enxuto, conciso".

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.260.

Um comentário: